Assim como aconteceu na semana passada em apoio a Aécio(PSDB), com estudantes de medicina, nesta segunda-feira(13), um grupo de alunos, professores e servidores e funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN realizou uma manifestação de apoio a Dilma(PT).
Não se baseiem por essas fotos que Bruno Giovanni fez um grande esforço para pegar as piores! No grupo do facebook: "UFRN com Dilma" temos as fotos e vídeos oficiais, sem manipulação!
Não seja injusta Regina, foi a que recebemos. Abraços
Prestei vestibular 2009, ingressando na UFRN na primeira turma de GPP em 2009.2, antes mesmo do mandato da presidente Dilma. Nunca assisti aula em salas sem equipamentos, pelo contrário, antes mesmo de ingressar já havia plano de aumentar o número de alunos até 2014 se não me falha a memória, além de já haver o projefo da ampliação e modernização da Universidade. Nada disso é médito de Dilma, mas do Presidente Lula. Não me atrevo a comparar ambos os presidentes, pois Lula foi experto a comseguiu crescer e melhorar o Brasil, coisa que Dilma não fez. Eu acreditava que Dilma seria a sucessão de Lula, o que não foi. Da mesma forma como não comparo Lula a Dilma, não compararei FHC a Aécio. O ÚNICO ponto que vi a evolução nos últimos 3 anos e 10 meses foi no ensino federal, nos outros itens apenas retrocesso. Não sou a favor de partido político, voto em candidato, mas se Dilma não fez em 4 anos mesmo colocando a tapa para se reeleger, acho pouco provável que ela mude nos próximos 4 anos. Prefiro dar meu voto em outro candidato e ver se algo muda nos próximos 4 anos, pois se Dilma for reeleita, as coisas comtinuarão no mínimo iguais, talvez melhore para os usineiros com uns 35% de álcool anidro adicionado a gasolina, para quem tem carro flex só irá aumentar o consumo, quero ver os carros carburados movidos a gasolina. As montadoras estão demitindo a rodo, as carroças nacionais não tem tecnologia nacional para serem seguras, tendo que importar peças de qualidade, sendo sobretaxado pelo governo. Há 6 anos o mundo entrou em recessão, hoje quem entra é o Brasil. Se continuar assim, em poucos anos uma empresa com 10 funcionários terão 05, aonde estarão os outros? Desempregados vivendo do bolsa família. É uma triste realidade. A classe média subiu? Óbvio, o governo diz que uma família com renda per capita de F$ 291,00 é classe média! Aonde mei Deus? Duas pessoas com um salário mínimo é classe média aonde? Consulte os sites oficiais do governo que achará. Ensino de qualidade é bom, "grátis" é ainda melhor, mas não será apenas isso que fará o nosso país melhor. Hoje faço uma segunda graduação em instituição privada, agora sim encontrei estrutura e organização. Sinceramente? Se eu tiver condições, na UFRN meus filhos não estudam.
Gente,muito justa a reunião dos alunos da ufrn. Afinal, mtos deles sequer teriam faculdade se não fosse PT. Essa é a 'COTA' deles em retribuição. Assim, qdo mais velhos, ou mais conscientes, verão quão boba foi a atitude de invejar o ato da turma de medicina. Ser mais criativo é o esperado de todo discente. Assim, ainda está em tempo. Vamos lá, vamos melhorar. Ainda cabe…
Típico dos PTralhas!!! Alunos matando aula, e servidores (pagos com nosso R$), deixando as atribuições de lado para bater perna no meio da rua. Muda Brasil!!!
O ato foi realizado entre 12 e 13 horas. Horário de almoço, entre os turnos de aula.
Ninguém tava gazeando aula ou serviço.
CHOOOOOOOOOORAAAAAAAA
Marcelo, se eu fosse você teria vergonha de mencionar a situação da falta de água em SP, ocasionada pela incompetência do partido do seu idolatrado e amado candidato – PSDB.
Acho melhor juntar essa turma toda, inclusive o que se diz apartidário e está participando de uma passeada pró-PTralhas, e mandar chorar depois do dia 26 láááá em São Paulo, na Cantareira… O choro vai ser grande e os paulistas estão precisando, kkkkk… Chega de roubalheira. #FORAPT.
Entao quer dizer que quem apoia um candidato é partidário?
TA SABENDO LEGAL DE POLÍTICA.
PODE CHORAAAAAAR!
pessoal só doido não ver como a universidade pública melhorou, um exemplo que temos é a UFERSA em mossoró, coisa de primeiro mundo, é 13 é isso ai 13 neles.
O blogueiro fez um esforço descomunal para escolher uma foto do Drone que mostrasse menos pessoa…..se preocupe nao BG, as mídias sociais se encarregam de mostrar o mar de gente que apoia Dilma e nao quer mais uma UFRN sucateada!
Parabéns a todos q voluntariamente participaram dessa resposta aos conservadores que só pensam no seu umbigo.
Boa tarde Bruno,
Apenas estou lhe parabenizando pela veiculação da reportagem, muitos o criticam pelas fotos mas não há um que mande novas fotos. Novamente agradeço pelo papel democrático exercido em seu blog.
O mais interessante disso tudo é que a grande maioria desses estudantes são bem de vida estudaram em escola privada e mesmo assim estudam em uma universidade de graça tirando o direito de quem não pode pagar. Enquanto isso a maioria dos carentes tem que estudar em faculdade paga. Esse é o governo dos petralhas. Ainda bem que está bem perto de acabar isso com a vitória de Aécio Neves.
Porque não fazer este movimento no sábado ou domingo? Melhor é fazer em dia de expediente e de estudo, um bando de Estrelas Decatentes. O Brasil já decidiu mudar, mas não se preocupem, vai melhorar para todos! Fora PT!!!!!!
O MOVIMENTO FOI FEITO NUM DIA ESCOLHIDO POR VOTAÇÃO! E O HORARIO ESCOLHIDO (12:00) FOI O HORÁRIO DE INTERVALO DE TURNOS. O HORARIO DO ALMOÇO! DEBAIXO DE UM SOL FOOOORTE E MESMO ASSIM, TODOS FORAM DE FORMA ESPONTÂNEA!!!!!!!
O CHORO É LIIIVREEE
Bem, o proposito da passeata está exposto: dá um troco no pessoal de medicina. Assim, fica claro que o movimento não foi voluntario, mas armado e com fins de revanche. Inválido portanto para os fins colimados pelo alunado de direito daUFRN. E mais: também tem o boato da privatização da universidade e, mtos profesdores e alunos estam temendo isso. Pode? É cômico. Deu sombra o PT se escora. Brincadeira gente. As pesquisas estam ai.
ALUNADO DE DIREITO!?????
TINHA GENTE DE TOOOODOS OS CURSOS! INCLUSIIIIVE, ALUNOS DE MEDICINA!!!!!
O CHORO É LIIIIVREEE!
AÉCIO NEVES TEM UM CURSO! DILMA TEM A UNIVERSIDADE INTEIRA!
CHOOOORAAAA
Dá para ver claramente que um protesto desse não foi espontâneo e sim pago pelos PT ralha , abuso econômico nas eleições os PTralhas fazem e acusam a imprensa e o PSDB de fazer, pense nuns cabra sem vergonha na cara, o desespero tá grande.
SOU APARTIDÁRIO E ESTIVE NO MOVIMENTO, ASSIM COMO MUITOS COLEGAS QUE ENCONTREI! #CHUUUPAAA
Alunos da querida UFRN, o que fez o Brasil crescer não foi o bolso , mas o equilíbrio econônmico. e isso foi feito na época de FHC. Vão estudar, vão já para salas de aula. Dia 26 de out. vamos votar Aécio. E fora Dilllllllmmmmmaaaaaa. e fora Ptttttttttralhas.
CHUPA MEDICINA! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ERA GENTE DEMAAAAAIS, EM PLENO SOL DO MEIO DIA!
OS CHOROES DIRAO QUE ERAM "MANIFESTANTES PROFISSIONAIS", MAS ISSO AI É MILITANCIA! ALUNOS DISPOSTOS!
TINHA ALUNO, PROFESSOR ESPECIALIZADO, PROFESSOR MESTRE, PROFESSOR DOUTOR, SERVIDORES… FOI LINDO!
COLOCA A FOTO DO DRONE, BG!
Olha gente! um ABESTADO tentando implantar mentiras!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Todo investimento so se torna possível com estabilidade econômica, que foi uma conquista do governo do PSDB. Não ha duvidas que houve melhora no investimento da UFRN, mas nada seria possível se não houvesse o Plano Real e a estabilidade da moeda.
Contudo, passados 12 anos de governos do PT, é hora de mudar, pois a alternância do poder é o oxigênio da democracia.
Nenhuma democracia no mundo se sustentou com um único partido no poder por muitos anos. Essa alternância faz os governos mais eficientes, o que é ótimo para a sociedade.
Neste momento vivemos uma grave crise ética no governo do PT, o Estado ta inchado, ineficiente, burocrático e corrupto, por isso, é hora de mudar.
Estudei na UFRN no tempo de FHC e hoje em dia tudo é MUITO MELHOR. Parabéns aos alunos pelo reconhecimento ao trabalho do governo federal, só lamento não poder ter
participado. Mas o meu voto também é 13.
20% de estudantes e 80% de manifestantes profissionais que recebem 70 reais e lanche para comparecerem. Estão cheios deles por ai, se manifestam por qualquer coisa, desde que o contratante pague.
Mostra a foto do DRONE! Tinha no mínimo 3mil alunos….simplesmente humilhou aquele encontro dos alunos ricos de medicina que mais parece um cartel. Quem viveu e conhece o que o governo tucano fez com a UFRN/IF não vota jamais nessa turma!
Quem estudou na Ufrn na década de 90 sabe o quanto era sucateado o ensino superior com o Sr. FHC. Só não enxerga a trabsformação da Ufrn em termos de estrutura quem não quer.
A Prefeitura de Ingá demitiu, nesta quarta-feira (12), um médico da UPA do município após o profissional divulgar uma imagem de um raio-X de um paciente que inseriu um desodorante no ânus.
De acordo com o médico, ele não enxergou problema na publicação e ainda marcou a localização da Unidade de Saúde. No entanto, a repercussão do caso levou à sua dispensa imediata por parte da Prefeitura de Ingá.
Em entrevista ao Portal MaisPB e Programa Hora H, a secretária de Saúde do município, Ezilãene Chaves, afirmou que a prefeitura enxergou o caso como uma “infantilidade” e total falta de ética.
“É falta de ética profissional, a postagem na verdade foi hoje, mas o ocorrido não foi hoje, mas a postagem sim. Mesmo não sendo um acontecimento hoje, mas uma postagem que além de não poder ser feita, ainda marcou o local que foi a UPA de Ingá. Isso é uma falta de ética profissional não aceitamos de maneira alguma de nenhum profissional de nenhum funcionário então desligamos o médico do município. Ele não tem mais nenhum vínculo com o município. Não podemos deixar isso acontecer, não sei nem dizer se foi maldade, infantilidade dele, mas em resumo falta de ética profissional”, concluiu.
O América jogou mal e acabou sendo goleado por 5 a 1 pelo Bahia, na noite desta quarta-feira (12), pela Copa do Nordeste, na Arena Fonte Nova. O Alvirrubro fica com quatro pontos e joga na próxima terça em Natal, contra o Confiança/SE.
O Alvirrubro entrou em campo mal posicionado taticamente e pagou caro pelo erro inicial. A última linha de defesa rubra contava com quatro jogadores contra cinco do adversário, que chegava como queria. Com três minutos de bola rolando o Tricolor já havia criado duas chances claras de gol.
Outro erro crasso da equipe potiguar foi não ter dado a atenção merecida ao principal jogador do time baiano. O meia Everton Ribeiro “deitou e rolou” pelo lado direito ofensivo do Bahia, esquerda da defesa do América.
Jogando assim o Bahia não demorou a iniciar a goleada na Arena Fonte Nova. Aos 12 minutos Éverton Ribeiro cruzou e achou Lucho Rodrigues para abrir o marcador. Quatro minutos depois saiu o segundo tento dos donos da casa. Ademir recebeu e marcou com facilidade.
A essa altura o time de Natal já não encontrava os jogadores de meio e ataque do Bahia. Aos 24 veio o terceiro gol. Escanteio cobrado pela direita. A troca de passes chegou até o Erick Pulga que chutou firme para ampliar.
Antes do fim do primeiro o Bahia anotou o quarto gol praticamente definindo o marcador. Erick Pulga recebeu o passe na saída errada do América e não tomou conhecimento da marcação para fazer 4 a 0 aos 31 minutos. Antes de acabar a etapa, percebendo a desvantagem, Leston Júnior tirou um jogador de meio campo e colocou um terceiro zagueiro.
Na volta para o segundo tempo o domínio do Bahia continuou. No entanto, a combinação da melhora da marcação alvirrubra com a diminuição do ritmo do Tricolor fez o jogo cair num certo “marasmo”. As alterações de Ceni ajudaram o jogo a cair de produção, poupando titulares.
Apesar disso, o Bahia ainda chegou ao quinto gol. Aos 33 minutos, num lançamento pela esquerda o time avançou. A bola foi cruzada para a área e encontrou Everaldo, que tinha acabado de entrar. Ele pegou de primeira e marcou.
Antes do apito final, o América fez o chamado “gol de honra”. Numa roubada no meio de campo, Henrique, jovem talento que tinha acabado de entrar, recebeu na frente e chutou de primeira para colocar números finais. Bahia 5 x 1 América.
O crime organizado no Brasil lucra mais com a venda de combustíveis e outros produtos, como ouro, cigarro e bebidas, do que com o tráfico de cocaína. É o que aponta um relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgado nesta terça-feira. Segundo o estudo, a receita anual do comércio paralelo destes mercados para as facções é de aproximadamente R$ 147 bilhões, enquanto a venda da droga gera cerca de R$ 15 bilhões aos criminosos.
Entre os quatro mercados, o setor de combustíveis e lubrificantes aparece à frente, com um total estimado de R$ 61,5 bilhões — 41,8% da receita deste grupo. O de bebidas aparece em seguida com R$56,9 bilhões. Na sequência aparecem os mercados de extração e produção de ouro, com R$ 18,2 bilhões, e de tabaco e cigarros, com R$ 10,3 bilhões.
— A alta circulação e demanda destes setores, atrelado ao baixo controle estatal e de circulação, explica o interesse das facções em atuar neles. Mas, os mercados de drogas e armas continuam sendo atividades centrais para o crime organizado — avalia Nívio Nascimento, assessor de relações internacionais do FBSP.
Segundo o pesquisador, o interesse dos criminosos nos quatros mercados se explica por penas mais brandas do que para tráfico de drogas. Este cenário propicia a atuação das facções nestes setores de “alta rentabilidade”.
“Apesar de avanços, o setor de combustíveis carece de um sistema nacional integrado de rastreamento, dificultando o combate à ilegalidade. Práticas como adulteração, contrabando, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro são amplamente utilizadas por organizações criminosas, exigindo uma resposta integrada do Estado e do setor produtivo para enfrentar os amplos impactos econômicos, sociais e ambientais dessas atividades ilícitas”, aponta o relatório.
Dados disponíveis no relatório demonstram o crescimento destes quatro mercados paralelos nos últimos anos:
Cerca de 38% da produção nacional de ouro entre 2015 e 2020 tem indícios de ilegalidade, movimentando R$ 40 bilhões com forte impacto na Amazônia;
A comercialização ilegal de combustíveis alcança 13 bilhões de litros anuais, com perdas fiscais de R$ 23 bilhões;
O mercado ilegal de tabaco representa 40% do consumo nacional, acumulando prejuízos fiscais de R$ 94,4 bilhões nos últimos 11 anos;
A falsificação e o contrabando de bebidas geraram perdas tributárias de R$ 72 bilhões somente em 2022.
Já o setor de crimes virtuais e os furtos de celulares geraram uma receita ainda maior para o crime organizado: foram R$ 186 bilhões de julho de 2023 até o mesmo mês de 2024. De acordo com os pesquisadores, o avanço das facções nos outros setores é um “exemplo da capacidade de adaptação do crime às evoluções tecnológicas”.
“A alta taxa de furtos de celulares facilita essas mudanças, uma vez que os equipamentos eletrônicos, e os celulares em especial, se tornaram portões de entrada para crimes digitais”, diz o documento.
O relatório destaca como as “atividades ilícitas se entrelaçam e formam um ecossistema que ultrapassa o narcotráfico e contrabando tradicionais”. Neste cenário, os grupos criminosos exploram brechas institucionais e regulatórias para lavar dinheiro e ocultar ganhos ilícitos, como tráfico de drogas e extorsões.
Os pesquisadores apontam que o cenário é agravado por uma “falta de integração de dados e informações sobre produção, rastreamento, tributação e segurança entre órgãos como Receita Federal, Polícia Federal e agências reguladoras prejudica o enfrentamento ao crime organizado”.
Para combater o crescimento destes mercados clandestinos, o Fórum aponta a “necessidade de incorporação de dados sobre controle de produção e rastreamento às iniciativas de inteligência financeira, como as conduzidas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)”.
O objetivo da proposta é fortalecer a capacidade do Estado e dos órgãos de segurança de mapear fluxos financeiros ilícitos e redes de comércio ilegal de produtos.
— É necessário complementar a dinâmica de atuação das forças de segurança para frear estas potencialidades de novas fronteiras do crime organizado. Para além de monitorar o dinheiro, é preciso complementar a estratégia aumentando o nível de controle e rastreamento de produtos — aponta Eduardo Pazinato, coordenador do estudo.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, convidou o presidente da República e seu governo para um jantar entre eles. Nenhum membro do Congresso Nacional foi convidado. Você, então, nem pensar – seu papel se limita, como sempre, a pagar a conta.
Tudo bem: o ministro Barroso não é obrigado, legalmente, a incluir nenhum deputado em seus convites, e muito menos o pagador da conta. Mas a partir do minuto em que o STF anuncia esse jantar como um evento de alta importância pública, equivalente à assinatura do Tratado de Versalhes ou coisa parecida, passa a ser a sua obrigação, sim, explicar o que está fazendo. Aí fica tudo errado.
O convite, para começar, é impróprio – para usar uma palavra que os analistas políticos gostam de escrever quando, com todo o respeito, pedem vênia ao Excelso Pretório para discordar, civilizadamente, de alguma coisa que os ministros fazem.
O STF não tem nada de convidar um dos poderes, e não o outro, para festejos a portas fechadas – ou abertas. Não vivem dizendo que “isso aqui não é a casa da Maria Joana”? Então: se vamos para um incesto público entre Poder Judiciário e Poder Executivo, a própria Maria Joana pensaria duas vezes antes de abrir a sua casa para um negócio desses.
A finalidade do jantar, segundo se anunciou, é tratar de assuntos de Estado entre o STF e o governo Lula. Mas não existe rigorosamente nenhum assunto de Estado, um único que seja, para ser tratado em particular entre o comando do Poder Judiciário e o comando do Poder Executivo.
Alguém é capaz de sugerir alguma questão que o STF e Lula tenham de tratar entre si? No tempo em que o Brasil tinha juízes de verdade, um magistrado não ia jantar com os paxás do governo. “Se o senhor tem algum assunto a discutir, por favor venha aqui ao Fórum”, dizia o juiz, “e fale o que quiser, na frente do escrivão”. Ponto final.
O STF atual dá a impressão de achar incompreensível este tipo de conduta – que fazia parte do código de ética mais elementar de um integrante do sistema de justiça. “Como assim? Qual é o problema da gente se trancar com o presidente da República e a turma dele para tratar das nossas coisas? Ninguém tem nada a ver com isso”. É o que estão dizendo os ministros do STF – é este, hoje em dia, o seu procedimento operacional padrão.
Não há, como se constata pela aplicação dos princípios básicos da lógica, nenhum assunto de interesse público que possa ser tratado no escurinho de um jantar desses. Há, do lado de Lula, assuntos que são do interesse direto de Lula. Do lado dos ministros, os assuntos são do interesse direto dos ministros. O resto é conversa jogada fora.
Que assuntos poderiam ser esses? Muitos, mas uma coisa é 100% certa: nada do que eles conversarem entre si, nada de nada, poderia ser dito em público. Se não fosse assim, por que a conversa fechada, sem o testemunho de nenhum parlamentar?
O STF formou maioria, e há muito tempo, para banir a moral da vida pública brasileira. Um cidadão decente, no Brasil de hoje, é uma ameaça à “democracia”; não pode ouvir o que eles dizem, porque se souber o que estão dizendo vai fazer “ataques” ao “Poder Judiciário”. Transparência nos atos do governo tornou-se uma agressão às instituições.
A Meta alertou, nesta quarta-feira (12), para as falsas promessas de relacionamento na internet, já que os golpistas estão utilizando personalidades falsas para se aproveitar de quem está em busca do amor.
“Esta é uma nova ferramenta no arsenal dos golpistas”, disse aos jornalistas o diretor de políticas de interrupção de ameaças globais da Meta, David Agranovich.
“Esses golpistas estão em constante evolução; nós precisamos evoluir para manter as coisas sob controle”, acrescentou.
Os sistemas de detecção da família de aplicativos da Meta, que inclui Instagram e WhatsApp, se baseiam amplamente em padrões de comportamento e sinais técnicos, em vez de imagens, o que significa que eles espionam a atividade dos golpistas, apesar dos truques de inteligência artificial (IA), segundo Agranovich.
“Isso torna nossa detecção e aplicação mais resistentes à IA generativa”, afirmou Agranovich. Para ilustrar, ele deu o exemplo de um golpe recentemente desmantelado que, aparentemente, se originou no Camboja e estava direcionado a pessoas que falavam chinês e japonês.
Pesquisadores da OpenAI determinaram que o “composto de golpes” parecia estar utilizando as ferramentas da empresa de inteligência artificial de San Francisco para gerar e traduzir conteúdo, segundo a Meta.
A tecnologia de IA generativa existe há mais de um ano, mas, nos últimos meses, seu uso por golpistas se fortaleceu, disse durante a reunião informativa a “hacker ética” e diretora executiva da SocialProof Security, Rachel Tobac.
As ferramentas GenAI, disponíveis gratuitamente nas principais empresas, permitem que os golpistas alterem seus rostos e vozes nas videochamadas para se passarem por outra pessoa.
“Também podem usar bots falsos que permitem criar um personagem ou realizar chamadas telefônicas utilizando um clone de voz, sem a necessidade de intervenção humana”, disse Tobac.
“Eles os chamam de agentes, mas não são usados para trabalho de atendimento ao cliente. São usados para fraudes de forma automatizada.”
O isolamento e a tristeza que podem acompanhar o clima de inverno no hemisfério norte, junto com a celebração do Dia de São Valentim (Dia dos Namorados), em 14 de fevereiro, são considerados um momento oportuno pelos golpistas.
“Definitivamente vemos um aumento de golpistas se aproveitando dessa solidão no inverno”, disse Tobac.
O objetivo principal do golpista é o dinheiro, com a tática de gerar confiança rapidamente e, em seguida, inventar uma razão para pedir dinheiro ou dados pessoais que possam ser usados para acessar contas bancárias, segundo Tobac.
“Ser educadamente paranoico ajuda muito, assim como verificar se as pessoas são realmente quem dizem ser”, apontou Tobac.
Segundo Agranovich, os golpistas atuam em toda a gama de aplicativos sociais, e a Meta monitora apenas uma parte da atividade.
No ano passado, a empresa removeu mais de 408 mil contas de países da África Ocidental que os golpistas usavam para se passar por militares ou empresários e cortejar pessoas na Austrália, Reino Unido, Europa, Estados Unidos e outros lugares.
Além de desmantelar redes de golpistas, a Meta está testando tecnologia de reconhecimento facial para verificar possíveis impostores online detectados por seus sistemas ou denunciados pelos usuários.
O senador Sergio Moro (União-PR) e o deputado federal Mário Frias (PL-SP) discutiram no X, antigo Twitter, nesta quarta-feira (12).
A discussão começou quando o senador repostou um tweet feito por Frias no dia 10 de fevereiro, em que o deputado federal criticava a Lava Jato.
No repost, Moro chama o deputado federal de “palhaço” e diz que a Operação Lava Jato foi a responsável por prender, na época, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mas a réplica sofreu uma tréplica de Frias. O deputado federal proferiu diversas ofensas contra o senador, bem como disse que o ex-juiz federal não defendeu o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) durante o processo de cassação.
Frias ainda postou outro tweet em que acusa o senador de defender uma suposta censura do Judiciário nacional.
Moro admite candidatura antes de briga com Frias
Antes da discussão com Frias nas redes sociais, Moro admitiu em entrevista o jornalista Reinaldo Bessa, que deseja disputar o cargo de governador do Paraná nas Eleições de 2026.
“Sim, até porque meu nome está bem nas pesquisas e não podemos deixar que o PT assuma o estado ou alguém que mesmo não sendo do partido, mas tem simpatia”, disse.
A expectativa é que a pré-candidatura de Moro seja anunciada ainda neste ano.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou mais informações e dados complementares sobre a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Em nota, ela informou que concluiu, de forma antecipada, a análise de dados de qualidade, segurança e eficácia apresentados.
“A equipe técnica da agência solicitou informações e dados complementares necessários para o seguimento da análise. Os questionamentos enviados contemplam dúvidas relacionadas aos três pacotes de dados apresentados pelo Instituto Butantan”, destacou a Anvisa.
Ainda de acordo com o comunicado, por se tratar de um processo de submissão contínua, não há prazo definido para que o Butantan apresente as respostas solicitadas à agência reguladora. “Neste momento, a Anvisa aguarda o protocolo do pedido de registro da vacina”.
Entenda
A Anvisa recebeu, até o momento, três pacotes de dados referentes à vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, distribuídos da seguinte forma:
do primeiro pacote, constam documentos administrativos e informações gerais sobre os estudos não clínicos e clínicos;
no segundo pacote, foram apresentadas informações sobre bula e rotulagem, visão geral clínica, relatório da análise de benefício-risco e relatórios de estudos clínicos controlados;
o terceiro pacote contempla a atualização de documentos entregues nos pacotes anteriores, além de resumos de qualidade e de dados não clínicos e clínicos em formato adequado.
O procedimento de submissão contínua – criado pela agência em meio à pandemia de covid-19 – permite que o Instituto Butantan apresente dados e documentos em etapas, à medida que o trabalho de pesquisa e desenvolvimento for realizado.
Vacinação em massa
Em janeiro, o centro bioindustrial do Instituto Butantan anunciou o início da produção da vacina contra a dengue.
Apesar da iniciativa, a população brasileira não será vacinada em massa contra a doença este ano. A dificuldade é fazer com que a fabricação ganhe escala de produção para chegar a uma centena de milhões de doses.
“O Butantan está produzindo, mas não há previsão de uma vacinação em massa neste ano de 2025, isso é muito importante colocar, independente da Anvisa, porque é preciso ter escala nessa produção”, afirmou, à época, a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A previsão do Butantan é fornecer um milhão de doses este ano e totalizar 100 milhões em 2027. A entrega, entretanto, só poderá ocorrer após a liberação da Anvisa.
Posteriormente, a vacina deverá ser submetida à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu derrubar a decisão liminar que bloqueou R$ 6 bilhões no orçamento do programa Pé-de-Meia. Por unanimidade, os ministros da Corte de Contas entenderam que, apesar da falta de previsão orçamentária, o programa, uma das principais bandeiras deste terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é importante para estudantes brasileiros.
A Corte ainda atendeu o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para que o governo tenha 120 dias para elaborar e encaminhar ao Congresso Nacional projeto de lei visando à abertura de crédito suplementar, ou outro expediente legal que respeite o regime constitucional do orçamento público, destinado ao financiamento do Programa Pé-de-Meia.
A medida foi deliberada pela Corte de Contas após semanas de negociações de ministros de Estado e do TCU. O ministro relator Augusto Nardes votou, primeiramente, pela suspensão da cautelar que bloqueou a verba com 90 dias de prazo para o Executivo alcançar uma solução para a regularização orçamentária e fiscal do programa e enviá-la ao Congresso Nacional.
Após voto do ministro Bruno Dantas, a Corte iniciou uma discussão sobre mudar o entendimento e não suspender a cautelar, mas, sim, derrubar. Para atender ao pedido do governo, também ficou estipulado o prazo de 120 dias, mas não como determinação. O prazo de 120 dias ficou fixado como recomendação.
“Foi uma convergência de sugestões para chegarmos ao resultado final e não provocar suspensão do programa”, afirmou Nardes no término do julgamento. Nardes mudou seu voto e o entendimento do TCU terminou com unanimidade.
Recursos
Nos 120 dias, ficará permitido o uso de R$ 6 bilhões em recursos de fundos para custear o programa. Esses estavam bloqueados. Segundo Nardes argumentou em seu voto, os recursos que vêm do Fundo Garantidor de Operações (FGO) e do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc) precisam estar previstos no orçamento antes de serem destinados ao Pé-de-Meia.
Nardes criticou com veemência a atuação do governo Lula na organização do Pé-de-Meia: “Faltou um bom centro de governo com capacidade de avaliar para evitar que o caso viesse para cá com essas invalidades. Sugiro que o governo analise melhor”, disse.
O ministro ainda completou: “No programa Pé-de-Meia, a falta de uma coordenação estratégica adequada pode comprometer um programa de combate à evasão escolar e incentivo à educação. Trago aqui uma proposta de conciliação para que a gente possa continuar com ele”, completou.
Trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) decidiram entrar em greve. Segundo a categoria, o motivo para a paralisação é o descumprimento de um acordo, por parte do Governo do Estado, para reajuste do auxílio alimentação.
De acordo com assembleia do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), a greve começará em 17 de fevereiro (próxima segunda-feira).
Em 2024, os servidores assinaram um acordo com o governo prevendo que as negociações sobre o reajuste do auxílio começariam em janeiro, o que não aconteceu. Por causa da frustração de receitas, o governo afirma que só terá como negociar o aumento do repasse em junho.
O Sinai diz que os trabalhadores ficaram ainda mais “indignados” após o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, supostamente ter faltado a uma reunião que teria com representantes do sindicato nesta terça-feira (11). Por causa disso, a categoria chegou a ocupar o prédio da Secretaria.
Depois, a categoria foi recebida pelo secretário adjunto de Administração, Carlos Cerveira, mas a reunião foi improdutiva. “Carlos nos disse que o governo não irá mais centralizar as negociações no secretário Pedro Lopes, e sim em cada gestor. Mas o diretor do Detran já falou que não tem autonomia para decidir. A verdade é que o governo quebrou parte do acordo”, afirma Alexandre Guedes, coordenador de comunicação do Sinai.
Além de cobrar reajuste do auxílio alimentação, os servidores pedem concurso público e o fim do processo de terceirização no Detran.
Parabéns aos estudantes, professores e funcionários pela iniciativa. Só quem não quer enxergar não vê a melhora. Bora Brasil é Dilma 13!!!!
Não se baseiem por essas fotos que Bruno Giovanni fez um grande esforço para pegar as piores! No grupo do facebook: "UFRN com Dilma" temos as fotos e vídeos oficiais, sem manipulação!
Não seja injusta Regina, foi a que recebemos. Abraços
Prestei vestibular 2009, ingressando na UFRN na primeira turma de GPP em 2009.2, antes mesmo do mandato da presidente Dilma. Nunca assisti aula em salas sem equipamentos, pelo contrário, antes mesmo de ingressar já havia plano de aumentar o número de alunos até 2014 se não me falha a memória, além de já haver o projefo da ampliação e modernização da Universidade. Nada disso é médito de Dilma, mas do Presidente Lula. Não me atrevo a comparar ambos os presidentes, pois Lula foi experto a comseguiu crescer e melhorar o Brasil, coisa que Dilma não fez. Eu acreditava que Dilma seria a sucessão de Lula, o que não foi. Da mesma forma como não comparo Lula a Dilma, não compararei FHC a Aécio. O ÚNICO ponto que vi a evolução nos últimos 3 anos e 10 meses foi no ensino federal, nos outros itens apenas retrocesso. Não sou a favor de partido político, voto em candidato, mas se Dilma não fez em 4 anos mesmo colocando a tapa para se reeleger, acho pouco provável que ela mude nos próximos 4 anos. Prefiro dar meu voto em outro candidato e ver se algo muda nos próximos 4 anos, pois se Dilma for reeleita, as coisas comtinuarão no mínimo iguais, talvez melhore para os usineiros com uns 35% de álcool anidro adicionado a gasolina, para quem tem carro flex só irá aumentar o consumo, quero ver os carros carburados movidos a gasolina. As montadoras estão demitindo a rodo, as carroças nacionais não tem tecnologia nacional para serem seguras, tendo que importar peças de qualidade, sendo sobretaxado pelo governo. Há 6 anos o mundo entrou em recessão, hoje quem entra é o Brasil. Se continuar assim, em poucos anos uma empresa com 10 funcionários terão 05, aonde estarão os outros? Desempregados vivendo do bolsa família. É uma triste realidade. A classe média subiu? Óbvio, o governo diz que uma família com renda per capita de F$ 291,00 é classe média! Aonde mei Deus? Duas pessoas com um salário mínimo é classe média aonde? Consulte os sites oficiais do governo que achará. Ensino de qualidade é bom, "grátis" é ainda melhor, mas não será apenas isso que fará o nosso país melhor. Hoje faço uma segunda graduação em instituição privada, agora sim encontrei estrutura e organização. Sinceramente? Se eu tiver condições, na UFRN meus filhos não estudam.
Gente,muito justa a reunião dos alunos da ufrn. Afinal, mtos deles sequer teriam faculdade se não fosse PT. Essa é a 'COTA' deles em retribuição. Assim, qdo mais velhos, ou mais conscientes, verão quão boba foi a atitude de invejar o ato da turma de medicina. Ser mais criativo é o esperado de todo discente. Assim, ainda está em tempo. Vamos lá, vamos melhorar. Ainda cabe…
Típico dos PTralhas!!! Alunos matando aula, e servidores (pagos com nosso R$), deixando as atribuições de lado para bater perna no meio da rua. Muda Brasil!!!
O ato foi realizado entre 12 e 13 horas. Horário de almoço, entre os turnos de aula.
Ninguém tava gazeando aula ou serviço.
CHOOOOOOOOOORAAAAAAAA
Marcelo, se eu fosse você teria vergonha de mencionar a situação da falta de água em SP, ocasionada pela incompetência do partido do seu idolatrado e amado candidato – PSDB.
Acho melhor juntar essa turma toda, inclusive o que se diz apartidário e está participando de uma passeada pró-PTralhas, e mandar chorar depois do dia 26 láááá em São Paulo, na Cantareira… O choro vai ser grande e os paulistas estão precisando, kkkkk… Chega de roubalheira. #FORAPT.
Entao quer dizer que quem apoia um candidato é partidário?
TA SABENDO LEGAL DE POLÍTICA.
PODE CHORAAAAAAR!
pessoal só doido não ver como a universidade pública melhorou, um exemplo que temos é a UFERSA em mossoró, coisa de primeiro mundo, é 13 é isso ai 13 neles.
O mais engraçado é ler os comentários deste post e ver o recalque dos simpatizantes de Aécio. Chupa essa manga, tucanos!!
O blogueiro fez um esforço descomunal para escolher uma foto do Drone que mostrasse menos pessoa…..se preocupe nao BG, as mídias sociais se encarregam de mostrar o mar de gente que apoia Dilma e nao quer mais uma UFRN sucateada!
Parabéns a todos q voluntariamente participaram dessa resposta aos conservadores que só pensam no seu umbigo.
Vc é doente????? Publiquei o que recebi.
Boa tarde Bruno,
Apenas estou lhe parabenizando pela veiculação da reportagem, muitos o criticam pelas fotos mas não há um que mande novas fotos. Novamente agradeço pelo papel democrático exercido em seu blog.
O mais interessante disso tudo é que a grande maioria desses estudantes são bem de vida estudaram em escola privada e mesmo assim estudam em uma universidade de graça tirando o direito de quem não pode pagar. Enquanto isso a maioria dos carentes tem que estudar em faculdade paga. Esse é o governo dos petralhas. Ainda bem que está bem perto de acabar isso com a vitória de Aécio Neves.
Porque não fazer este movimento no sábado ou domingo? Melhor é fazer em dia de expediente e de estudo, um bando de Estrelas Decatentes. O Brasil já decidiu mudar, mas não se preocupem, vai melhorar para todos! Fora PT!!!!!!
O MOVIMENTO FOI FEITO NUM DIA ESCOLHIDO POR VOTAÇÃO! E O HORARIO ESCOLHIDO (12:00) FOI O HORÁRIO DE INTERVALO DE TURNOS. O HORARIO DO ALMOÇO! DEBAIXO DE UM SOL FOOOORTE E MESMO ASSIM, TODOS FORAM DE FORMA ESPONTÂNEA!!!!!!!
O CHORO É LIIIVREEE
Bem, o proposito da passeata está exposto: dá um troco no pessoal de medicina. Assim, fica claro que o movimento não foi voluntario, mas armado e com fins de revanche. Inválido portanto para os fins colimados pelo alunado de direito daUFRN. E mais: também tem o boato da privatização da universidade e, mtos profesdores e alunos estam temendo isso. Pode? É cômico. Deu sombra o PT se escora. Brincadeira gente. As pesquisas estam ai.
ALUNADO DE DIREITO!?????
TINHA GENTE DE TOOOODOS OS CURSOS! INCLUSIIIIVE, ALUNOS DE MEDICINA!!!!!
O CHORO É LIIIIVREEE!
AÉCIO NEVES TEM UM CURSO! DILMA TEM A UNIVERSIDADE INTEIRA!
CHOOOORAAAA
Dá para ver claramente que um protesto desse não foi espontâneo e sim pago pelos PT ralha , abuso econômico nas eleições os PTralhas fazem e acusam a imprensa e o PSDB de fazer, pense nuns cabra sem vergonha na cara, o desespero tá grande.
PQ haveria de ter sido pago? EU nao recebi NADA e estava lá!
PODE CHORAAAAAAR!
Praia do PT e da ala mais radical do Psol – NADA de NOVO!
SOU APARTIDÁRIO E ESTIVE NO MOVIMENTO, ASSIM COMO MUITOS COLEGAS QUE ENCONTREI! #CHUUUPAAA
Alunos da querida UFRN, o que fez o Brasil crescer não foi o bolso , mas o equilíbrio econônmico. e isso foi feito na época de FHC. Vão estudar, vão já para salas de aula. Dia 26 de out. vamos votar Aécio. E fora Dilllllllmmmmmaaaaaa. e fora Ptttttttttralhas.
CHUPA MEDICINA! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ERA GENTE DEMAAAAAIS, EM PLENO SOL DO MEIO DIA!
OS CHOROES DIRAO QUE ERAM "MANIFESTANTES PROFISSIONAIS", MAS ISSO AI É MILITANCIA! ALUNOS DISPOSTOS!
TINHA ALUNO, PROFESSOR ESPECIALIZADO, PROFESSOR MESTRE, PROFESSOR DOUTOR, SERVIDORES… FOI LINDO!
COLOCA A FOTO DO DRONE, BG!
Me pagaram 70 reais para gritar fora fhc e vestir a camisa de dilma…
Foi bom demais, tomara que me chamem de novo.
Olha gente! um ABESTADO tentando implantar mentiras!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Todo investimento so se torna possível com estabilidade econômica, que foi uma conquista do governo do PSDB. Não ha duvidas que houve melhora no investimento da UFRN, mas nada seria possível se não houvesse o Plano Real e a estabilidade da moeda.
Contudo, passados 12 anos de governos do PT, é hora de mudar, pois a alternância do poder é o oxigênio da democracia.
Nenhuma democracia no mundo se sustentou com um único partido no poder por muitos anos. Essa alternância faz os governos mais eficientes, o que é ótimo para a sociedade.
Neste momento vivemos uma grave crise ética no governo do PT, o Estado ta inchado, ineficiente, burocrático e corrupto, por isso, é hora de mudar.
Estudei na UFRN no tempo de FHC e hoje em dia tudo é MUITO MELHOR. Parabéns aos alunos pelo reconhecimento ao trabalho do governo federal, só lamento não poder ter
participado. Mas o meu voto também é 13.
Tudo estudante do setor 2.
20% de estudantes e 80% de manifestantes profissionais que recebem 70 reais e lanche para comparecerem. Estão cheios deles por ai, se manifestam por qualquer coisa, desde que o contratante pague.
Mostra a foto do DRONE! Tinha no mínimo 3mil alunos….simplesmente humilhou aquele encontro dos alunos ricos de medicina que mais parece um cartel. Quem viveu e conhece o que o governo tucano fez com a UFRN/IF não vota jamais nessa turma!
Filippe, foi no horário do almoço, e os estudantes participaram
por livre e espontânea vontade. E você, estudou onde? Deve ter sido na UnP…
Quem estudou na Ufrn na década de 90 sabe o quanto era sucateado o ensino superior com o Sr. FHC. Só não enxerga a trabsformação da Ufrn em termos de estrutura quem não quer.
Foram mais de cinco mil pessoas entre técnicos, professores e até estudantes de medicina.
GOVERNO NOVO, NOVAS IDÉIAS, NOVOS ROUBOS!!! PT NUNCA MAIS!!!!
Estudar que é bom….
Parabéns a todos que participaram ! Vamos vencer o poder econômico e a tentativa de golpe da mídia. É Dilma 13, pra o Brasil seguir mudando.