Cidades

FOTOS: Incêndio destrói fábrica de tecelagem em cidade do Seridó potiguar

Fotos: Cedida/Corpo de Bombeiros

Uma fábrica de tecelagem ficou completamente destruída na tarde deste domingo (8), em Jardim de Piranhas, região do Seridó potiguar. De acordo com relato de moradores, o fogo teria começado no inicio da tarde e se alastrado rapidamente.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, do grupamento de Caicó, foi enviada até o local para conter as chamas. Apesar da destruição, ninguém ficou ferido.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram parte da população mobilizada na tentativa de salvar maquinários e outros produtos que ainda não tinham sido consumidos pelas chamas.

Um caminhão foi utilizado para o transporte dos tecidos retirados da parte interna da empresa. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado no final da tarde.

Opinião dos leitores

  1. Pelas péssimas condições da Rodovia Estadual que liga Caicó a Jardim de Piranhas, o caminhão do bombeiros demorou no mínimo uma hora até chegar ao local. Graça aos desgoverno da chefa Fátima Bezerra do PT.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alexandre de Moraes suspende X no Brasil

Foto: Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão imediata, completa e integral do funcionamento do X no Brasil. A decisão vale até que todas as ordens judiciais proferidas sejam cumpridas e as multas pagas. Além disso, deve ser indicado um representante legal da plataforma.

O prazo para dono do X, Elon Musk, responder às solicitações feitas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e não ter a plataforma retirada do ar expirou às 20h07 desta quinta-feira (29/8). Sem indicar um representante legal da plataforma no Brasil ou responder à demanda judicial, foi emitida a decisão para a retirada da rede X do ar no Brasil.

Antes de tomar a decisão, Moraes foi informado por sua equipe técnica que não hove manifestação do X. Agora, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve ser notificada para que encaminhe para as operadoras, que executam o bloqueio site.

Moraes emitiu um mandado de intimação digital contra o dono do X, Elon Musk, na noite desta quarta-feira (28/8). No documento, o magistrado determinou que a empresa identificasse um representante legal no Brasil em 24h, sob pena de tirar a plataforma do ar caso a decisão não seja cumprida.

O documento alertava que a rede social poderia ser suspensa por tempo indeterminado “até que as ordens judiciais sejam efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas”.

A decisão foi compartilhada pelo STF em uma publicação na própria plataforma comandada por Musk, em resposta a um post da Conta Global Government Affairs onde foi anunciado o encerramento das operações do X no Brasil.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Starlink recorre contra decisão de Moraes que bloqueou contas e ativos financeiros da empresa

Foto: Gustavo Moreno/STF

A empresa de internet via satélite Starlink apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) um mandado de segurança contra decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou o bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros da companhia que pertence ao bilionário Elon Musk. A ideia é assegurar o pagamento de eventuais multas que sejam aplicadas pela Justiça brasileira à rede social X (antigo Twitter), que também é de Musk. A informação foi confirmada pelo R7.

Em resposta à ordem de Moraes, a empresa fez uma publicação no X afirmando que “esta ordem é baseada em uma determinação infundada de que a Starlink deve ser responsável pelas multas cobradas — inconstitucionalmente — contra o X”. “Ela foi emitida em segredo e sem dar à Starlink qualquer um dos devidos processos legais garantidos pela Constituição do Brasil. Pretendemos abordar o assunto legalmente”, informou a empresa.

Na ação, a empresa alega que não tem qualquer ingerência sobre a rede social X, “limitando-se a oferecer serviço de internet via satélite” e que “não deixou de cumprir nenhuma ordem judicial”.

A empresa diz ainda que os ativos foram bloqueados “sem justificativa plausível e à míngua de um procedimento regular e válido, sem que sequer lhes fossem assegurados o direito da ampla defesa e do contraditório”.

“A ausência do processo de execução ou cumprimento de sentença não é simples formalidade cujo descumprimento não trouxe prejuízo às impetrantes. A não observação do procedimento legal lhe impediu de exercer o seu direito à ampla defesa e à garantia ao devido processo legal e ocasionou o bloqueio de todos os bens de propriedade das impetrantes, impedindo-as de exercer a sua atividade comercial. Por essa razão é imperiosa a anulação do ato coator”, disse.

X continua no ar

O X (antigo Twitter) permanece no ar no Brasil mesmo após o encerramento do prazo determinado pelo ministro Alexandre de Moraes para que a empresa indicasse um representante legal no país. Moraes havia estabelecido o prazo até 20h07 desta quinta-feira (29) para o cumprimento da determinação. Para que a rede social seja efetivamente bloqueada no Brasil, é necessária uma ordem formal do ministro, que deve notificar a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A Anatel, por sua vez, deve repassar a determinação às operadoras.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SE PREPARE SGA: Esse sábado tem a Carreata do Ingrato. Só Eraldo, Natália, Fátima e Mineiro

Pobre São Gonçalo do Amarante, se prepare!

Na tarde deste sábado (31) tem a carreata do desmantelo passando pelo Golandin, Amarante e Jardim Lola.

Eraldo ‘O Ingrato’, Natália Bonavides, Fátima Bezerra e Mineiro juntos. É para espantar até assombração!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Não cabe ao “X” questionar bloqueio de contas na plataforma, diz Moraes em voto

Foto: Carlos Moura/SCO/STF]

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (30) para rejeitar uma série de recursos do X (antigo Twitter) que contestam decisões de bloqueios de perfis e contas nas redes sociais.

Para Moraes, não cabe à rede social demandar, em seu nome, o direito do usuário afetado pelo bloqueio.

“Não cabe ao provedor da rede social pleitear direito alheio em nome próprio, ainda que seja o destinatário da requisição dos bloqueios determinados por meio de decisão judicial para fins de investigação criminal, eis que não é parte no procedimento investigativo”, declarou o ministro, em seu voto.

O magistrado também considerou que a plataforma não apresentou argumentos “minimamente” aptos contra as decisões.

Os votos do ministro foram dados em diversas ações diferentes. O conteúdo, no entanto, é semelhante em todos e vem na esteira da possibilidade de uma decisão de suspender a plataforma X no Brasil.

Moraes defendeu as ordens de bloqueio de perfis por ser uma medida que visa conter um uso abusivo da liberdade de expressão.

“Dessa maneira, uma vez desvirtuado criminosamente o exercício da liberdade de expressão, a Constituição Federal e a legislação autorizam medidas repressivas civis e penais, tanto de natureza cautelar quanto definitivas”, afirmou.

“Com efeito, e conforme destaquei na decisão que impôs o bloqueio aos canais/perfis/contas do investigado, imprescindível a realização de diligências, inclusive com o afastamento excepcional de garantias individuais que não podem ser utilizados como um verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas, tampouco como argumento para afastamento ou diminuição da responsabilidade civil ou penal por atos criminosos, sob pena de desrespeito a um verdadeiro Estado de Direito”.

O ministro Flávio Dino também votou pela rejeição às séries de recursos do X. O voto do ministro seguiu o do relator, Alexandre de Moraes.

Julgamento

O voto de Moraes foi dado em julgamento virtual da primeira turma do STF que começou nesta sexta-feira (30) e vai até 6 de setembro.

Além de Moraes, fazem parte da primeira turma os ministros Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Parte dos recursos foi apresentada pelo X, mas há também contestações apresentadas pelas plataformas Discord e Rumble.

Nas decisões de Moraes que são questionadas pelos recursos, o ministro determinou o bloqueio das contas de alvos de apurações que tramitam na Corte ou de usuários que tenham feito publicações com discurso de ódio ou de teor golpista.

Em recursos do tipo, as big techs costuma argumentar que bloquear todo o perfil, no lugar de publicações específicas que tenham irregularidades, configura como “censura prévia”.

Suspensão do X
Terminou na noite de quinta-feira (29) o prazo para que o X informasse ao STF um representante legal da empresa no Brasil.

A empresa afirmou que não cumpriria a ordem

A intimação de Moraes à empresa impôs a suspensão da plataforma no país em caso de descumprimento.

Até a publicação deste texto, o X ainda permanecia disponível no Brasil.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Obra da engorda de Ponta Negra deve durar três meses

Foto: Abraão Júnior – SEGEPE/PMN

As obras da engorda de Ponta Negra foram iniciadas na manhã desta sexta-feira (30) e devem durar três meses. Ao longo dos próximos 20 dias, os serviços devem acontecer de forma contínua, com os operários se revezando nos turnos estabelecidos. Os primeiros 200 metros onde os serviços estão acontecendo foram interditados. O secretário de infraestrutura, Carlson Gomes, alerta a população que evite chegar nas proximidades dos trechos das obras.

“É uma obra que é feita a cada 200 metros. São 4 km de obra, temos 3,800 km sem bloqueio para o turista e para o banhista. Pedimos cautela, porque o pessoal mais curioso quer chegar perto e isso corre risco e temos que trabalhar com segurança”, destacou o secretário.

Nessa fase inicial, os trabalhos vão se concentrar na área em frente ao Hotel Ocean Palace. Na sequência, as máquinas vão fazer a engorda do trecho próximo ao Hotel Serhs. Depois de concluída essa parte, o planejamento é seguir pela orla até alcançar o Morro do Careca: “Essa dinâmica foi definida através dos estudos ambientais, que contratamos. Vamos intensificar o trabalho agora para poder finalizar a obra dentro do cronograma estabelecido, que é de até 90 dias”, disse o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Carlson Gomes.

Sobre a obra

O projeto da engorda prevê a dragagem e aterro hidráulico para preenchimento artificial da praia, garantindo uma faixa de areia de 50 metros na maré cheia e até 100 metros na maré seca. Serão investidos cerca de R$ 80 milhões nesses serviços em uma parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal. Essa obra de alargamento da faixa de areia é a sequência de uma série de intervenções executadas pela gestão do prefeito Álvaro Dias, que tiveram início com o enrocamento. Ao todo, foram instalados 19 mil blocos de concreto em com mais de 1.173 metros de extensão, no trecho da altura do hotel Serhs até o início do calçadão. Além disso, o projeto também contempla a construção de escadarias e rampas de acesso à praia.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sob Governo Lula, rombo fiscal atinge R$ 1,128 trilhão e bate recorde histórico

Foto: Ricardo Stuckert

O setor público consolidado –formado por União, Estados, municípios e estatais– registrou um rombo de R$ 1,128 trilhão no acumulado de 12 meses até julho. O deficit nominal foi o maior registrado na série histórica, iniciada em 2001. O BC (Banco Central) divulgou o relatório “Estatísticas Fiscais” nesta sexta-feira (30).

O saldo negativo aumentou R$ 19,6 bilhões em comparação com o resultado de julho, quando o deficit foi de R$ 1,108 trilhão. O resultado nominal do setor público consolidado é formado pelo saldo das receitas sob as despesas e inclui o pagamento dos juros da dívida pública.

O rombo fiscal de R$ 1,128 trilhão corresponde a 10,02% do PIB (Produto Interno Bruto).

O setor público consolidado gastou R$ 869,8 bilhões do juros da dívida no acumulado de 12 meses até julho. A despesa com o serviço da dívida corresponde a 77,1% de todo o rombo nominal nas contas públicas.

Parte para a explicação do gasto elevado é a taxa básica, a Selic. O juro base está acima de 2 dígitos desde fevereiro de 2022, o que contribui para o aumento da dívida.

DÍVIDA BRUTA 

A DBGG (Dívida Bruta do Governo Geral) –formado por governo federal, INSS e governos regionais– atingiu 78,5% do PIB em julho. Subiu 0,7 ponto percentual no mês. No ano, cresceu 4,1 pontos percentuais. Em valores nominais, corresponde a R$ 8,8 trilhões.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso a extrema pobreza diminuiu, os empregos aumentaram, a renda melhorou, a inflação baixou.. É sobre isso!

  2. Aguenta idiotas, isso é só a cabeça. LULADRAO não brinca em serviço, sujo, cada governo é pior que o outro. No anterior LULADRAO deixou um rombo de mais de três trilhões e meio, votar em bandido dá nisso, só é bom para os cúmplices de crime e para os idiotas inúteis.

  3. Obrigado a todos os potiguares por eleger o governo q vai destruir o resto do país. Faz o L!!!

  4. EU ACHO É POUCOOOOO. OOOOHHHHDDDAAAAACCCIIII!!!! TODO PELA DEMOCRACIA. ➡️ CHAPÉU DE OTÁRIO É MARRETA!
    ➡️PÁSSARO QUE COME PEDRA CONHECE BEM O ORIFÍCIO DE EVACUAÇÃO.
    ➡️QUEM TEM PORTA APERTADA NÃO SE METE COM MÓVEIS GRANDES.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça multa Marçal em R$ 30 mil por associar Boulos, sem provas, a uso de drogas

Imagem/Arte: CNN / Fotos: Divulgação / Estadão Conteúdo

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) multou o empresário Pablo Marçal (PRTB) a pagar o valor de R$ 30 mil por “propaganda eleitoral negativa e inverídica” contra Guilherme Boulos (PSOL). Ambos são candidatos à Prefeitura da capital paulista.

A sentença emitida nesta quinta-feira (29) e assinada pelo juiz Rodrigo Marzola Colombini concorda com o pedido de liminar de Boulos, que argumentou que o adversário divulgou novamente em seu Instagram inverdades contra ele.

As alegações foram dadas durante entrevista na CNN. Na ocasião, Marçal afirma que o candidato do PSOL “já foi preso portando drogas” e que iria comprovar o fato no último debate, pois o “processo está em segredo de Justiça”. O trecho do vídeo foi recortado e publicando nas redes sociais do empresário.

Juiz concorda com argumento de candidato do PSOL

Conforme a apuração da Folha de S. Paulo, Guilherme Bardauil Boulos (Solidariedade), candidato a vereador de São Paulo, foi quem sofreu um processo por “posse de drogas para consumo pessoal” em 2001. Marçal estaria o confundindo com Guilherme Castro Boulos, nome completo do candidato à prefeitura.

À CNN, Bardauil Boulos revelou que o caso ocorreu quando tinha 21 anos e a droga em questão era a maconha, não cocaína como Marçal tem citado.

Segundo a decisão, a defesa de Marçal não apresentou qualquer comprovação das alegações realizadas e praticou conduta ofensiva à honra de Boulos, o que foi classificado como um ataque pessoal ofensivo contra o adversário.

“Ao novamente imputar, em suas redes sociais, fato de caráter pessoal, totalmente alheio ao debate eleitoral e sem qualquer comprovação, o requerido novamente ultrapassou os limites do questionamento político”, escreveu Colombini em trecho da sentença.

A deliberação ressalta que “mensagens com conteúdo dessa natureza devem ser desestimuladas, pois reduzem o debate político à violência verbal, ao invés de incentivar um ambiente saudável de discussão baseada em fatos e propostas construtivas para a sociedade”.

Pablo Marçal foi procurado pela CNN via assessoria de comunicação para comentar a condenação. Não houve resposta até a publicação dessa matéria; o espaço segue aberto.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Pede um exame toxicológico! Eu só pagaria a multa se ele fizesse um exame em laboratório confiável. A prova real é essa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Criminosos fazem rifa de armas e munições e enviam ‘prêmios’ pelos Correios, diz Polícia Civil

Fotos: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou uma operação nesta quinta-feira (29) para investigar suspeitos de realizarem rifas de armas de fogo. Os “prêmios” eram enviados para os vencedores do sorteio pelos Correios.

Um homem foi preso e quatro armas de fogo foram apreendidas durante os cumprimentos de três mandados de busca e apreensão realizados nos municípios de Tangará, na região Agreste; e Angicos, na região Central do estado.

Munições e insumos para fabricação de balas também foram localizados e apreendidos pela polícia.

A ação foi realizada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), em colaboração com o Exército Brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz que Musk tem que respeitar decisão do STF e não pode ficar ofendendo autoridades

Foto: Sérgio Lima/Poder360 e YouTube/TED

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que o dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, deve respeitar as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e não pode ofender autoridades brasileiras. As declarações foram dadas durante entrevista nesta sexta-feira (30).

“Todo e qualquer cidadão, de qualquer parte do mundo, que tem investimento no Brasil está subordinado à Constituição brasileira e às leis brasileiras. Portanto, se a Suprema Corte tomou uma decisão para o cidadão cumprir determinadas coisas, ou ele cumpre ou vai ter que tomar outra atitude”, disse o presidente à rádio MaisPB, em João Pessoa.

“Não é porque o cara tem muito dinheiro que o cara pode desrespeitar. Esse cidadão é um cidadão americano, ele não é um cidadão do mundo. Ele não pode ficar ofendendo os presidentes, ofendendo os deputados, ofendendo o Senado, ofendendo a Câmara, ofendendo a Suprema Corte. Ele pensa que é o quê?”, acrescentou.

Segundo Lula, Musk tem que “respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira”. “Se quiser, bem, se não quiser, paciência. Se não for assim, esse país nunca será soberano. Esse país não é um país que tem uma sociedade com complexo de vira-lata”, continuou.

Na última quarta-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o X nomeasse, em até 24 horas, um representante da empresa no Brasil.

Logo após vencer o prazo estabelecido por Moraes, a rede social anunciou que não iria cumprir a determinação do magistrado.

“Em breve, esperamos que o ministro Alexandre de Moraes ordene o bloqueio do X no Brasil — simplesmente porque não cumprimos suas ordens ilegais para censurar seus opositores políticos”, diz um comunicado publicado na própria plataforma.

Caso o ministro publique uma decisão determinando o bloqueio do X no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) dependerá de uma notificação para encaminhar para as operadoras de internet no país a suspensão do acesso à rede social.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. A verdade é que Musk tá é cagando pras autoridades brasileiras.
    Disse inclusive, que o Luladrão é um cachorrinho de colo do xandão.
    Pegue!!!
    Republiqueta desmoralizada essa nossa, a tendência com essa galera aí, é esculhambar mais ainda.
    Esse episódio ainda vai dar muitos panos pras mangas ainda, o mundo todo vai ficar sabendo o que se passa nessa currutela chamada Brasil.
    Lembrando que o Brasil é rico viu??
    Mas falta gestores, pessoas que realmente sejam voltadas pro país, hoje a grande maioria, é voltada pro próprio umbigo.

  2. Ou presidente sabido, vai receber uma cangaia nos peito pelo que disse, devia aproveitar e mandar prender Musk, Maduro e Noriega, de quebra, mandar abrir um inquérito para apurar a agressão do filho a ex esposa e o passeio de Janja porta de cadeia na França.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Taxista suspeito de envolvimento em assassinato do prefeito de João Dias foi investigado em operação sobre fuga de presos de Mossoró, diz Sesed

Foto: Flávio Soares/Inter TV Costa Branca

Um taxista preso suspeito de ajudar assassinos do prefeito Marcelo Oliveira (União Brasil) e do pai ele, Sandi Oliveira, no município de João Dias, na última terça-feira (27), foi um dos investigados na operação realizada pela Polícia Federal após a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró em fevereiro deste ano – a primeira na história do sistema penitenciário federal.

A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (30). O taxista foi preso horas após o assassinato do prefeito na zona rural de João Dias, junto com um outro homem, suspeito de ser um dos executores de Marcelo Oliveira. Uma arma de fogo foi apreendida no veículo.

Ainda segundo a polícia, outros dois suspeitos também estavam no carro do taxista e conseguiram fugir da polícia na ocasião, mas acabaram detidos posteriormente. Um foi preso na noite de quarta-feira (28) em Antônio Martins e outro na manhã de quinta (29) em uma van de transporte de passageiros, em uma estrada entre Pilões e Alexandria. e Oeste potiguar.

Nesta quinta-feira (29), o taxista e outros presos passaram por audiência de custódia e tiveram a prisão em flagrante transformada em prisão preventiva.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o carro usado pelo taxista no dia do assassinato do prefeito foi o mesmo que ajudou um casal que teria prestado apoio comprando roupas para fugitivos Rogério Mendonça e Deibson Nascimento. O casal foi preso durante as operações de busca pelos fugitivos. Rogério e Deibson foram recapturados em abril, 50 dias após a fuga.

A secretaria, no entanto, não divulgou a identidade do preso.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *