Foto 1: CLAUDIO REYES / AFP; foto 2:
Milhares de manifestantes se reuniram neste domingo (18) na Praça Itália, no centro de Santiago, no Chile, para uma manifestação que terminou em confronto com a polícia e vandalismo.
O ato foi organizado para celebrar o primeiro aniversário do início dos protestos no Chile, que exigiam maior igualdade social e reformas no Estado.
Depois de um início pacífico, à tarde foram registrados atos de violência. Mais de 15 estações de metrô foram temporariamente fechadas em meio aos tumultos.
Manifestantes atacaram uma sede da polícia e a igreja da Assunção, que foi incendiada.
Absolute chaos in Santiago – the church spire has come down in flames pic.twitter.com/FZHmrVCquy
— John Bartlett (@jwbartlett92) October 18, 2020
O fogo provocou o desabamento da torre sineira do edifício, e sete corpos de bombeiros da capital trabalharam para controlar o incidente.
? El momento exacto en que la cúpula de la Parroquia de la Asunción cae tras ser consumida por el fuego ➡ https://t.co/Daz3ggkZdB pic.twitter.com/9Y7PBWc7DG
— Meganoticias (@meganoticiascl) October 19, 2020
O momento exato em que a cúpula da Paróquia da Assunção cai após ser consumida pelo fogo.
A polícia de Santiago prendeu dez pessoas por suposta participação no evento e estimou que o comício deste domingo (18) atraiu cerca de 25 mil manifestantes, bem menos do que os maiores protestos de 2019.
Protestos em 2019
As manifestações do ano passado, que eclodiram no dia 18 de outubro, levaram milhões de chilenos às ruas para pedir reformas nos sistemas de pensões, saúde e educação.
Em meio aos episódios de saques, motins e incêndios nas estações de metrô, o governo chileno decretou estado constitucional de exceção para deixar a segurança da capital nas mãos dos militares, o que não acontecia desde a ditadura de Augusto Pinochet.
Sputnik Brasil
Disse a esses mininos do MSF (movimento dos Sem Fosco), que ficasse na Amazoinha, aí vão pru xile, se meter na vida alêia, bandi besta.
Isso me parece a estratégia do marketing reverso que vem sendo usado pela direita. Vide BR e USA.
Os comunas tocam o terror e a culpa é da direita.
Cadê o Papa esquerdista ? Cristianismo e esquerda é água e óleo.
Se brincar, o clero chileno é mais esquerdista do que esses vândalos. Cria cuervos…
Onde há comunismo as pessoas vivem bem.
Onde as pessoas vivem bem não há comunismo.
É nisque dá décadas de lavagem cerebral nas universidades.
Formam jovens com merda na cabeça.
Gleise Hoffman apoia esse pessoal.
Foi até lá para parabenizar há um ano.
E disse que desejava esse tipo de bagunça no Brasil.
Esquerda é bagunça.
Cara vc ñ sabe nem o que é comunismo. Comunismo nunca existiu em nenhum país, o que se tem são regimes totalitários de esquerda que se apoderam do termo comunismo mas ñ praticam em nada o que se define como comunismo.
Comunismo, como movimento, é só… um movimento.
Não é um lugar a se chegar. Igualdade plena é uma inviabilidade material, lógica, mental, espirtual, econômica. Pesoas são diferentes em aspectos voluntários e involuntários. Comunismo hoje é uma 'cenoura de burro' , usada para que massas ajudem a concentrar poderes, se valendo das pautas identitárias. Tudo é uma quimera feita para motivar imbecis cheios de inveja que precisam de um discurso racionalizador para se lidar com esse sentimento mal resolvido. Enquanto isso concentram poderes em Georges Soros dos vida.
Venezuela, chile, Argentina, o comunismo avançando e ainda tem gente que não quer enxergar, esquerda é uma coisa! comunismo é outra que usa a esquerda para ocupar espaços, O Brasil se livrou de uma ladeira sem fim , mais ainda é muito cedo para dizer que estamos livres, basta ver predizes de ditadores que com o curso intensivo durante a pandemia já demostraram seu intimo e sua vontade de poder e destruição, e ainda falam em defesa da Democracia, o que é justamente ao contrário!!
Você destilou um texto bem bom com relação a esquerda, opinião sua, OK!
Agora me diga, desde quando a direita é sinônimo de riqueza e progresso?
Desde quando passou a se identificar com liberdade econômica e respeito aos pactos e direitos de propriedade. Isso tornou os países ricos, a ponto de começarem a dazer graça no welfare.
Defensores da democracia…
Isso é vandalismo, isso é desrespeito as outras religiões. Ato abominável!
Atos assim, não representam o pensamento de alguns de direita, ou de esquerda.
Parece que o Chile está voltando ao "normal" segundo alguns esquerdistas por aqui…
A esquerda detesta o cristianismo.
O papa fala mal de Bolsonaro, mas não critica isso.
Nos Estados Unidos, a esquerda incendeia delegacias de Polícia.
Esquerda é bagunça.
Cristofobia.