Renault Twingo
Projetado no governo socialista de François Mitterrand, o simpático Twingo foi a última criação da Renault enquanto estatal. Obra máxima do designer Patrick le Quément, tem carroceria diminuta por fora e enorme por dentro. Prefira os modelos pré-1998, com o visual original e interior colorido. São vendidos por menos de R$ 6 mil.
Ka XR
É o carro mais divertido já fabricado no Brasil. Nunca mais fizeram um esportivo tão simples e puro. Lançado em 2001, trazia motor 1.6 de 95cv, suspensão bem acertada, embreagem pesadinha, câmbio curto e um ronco que falava ao lado negro da alma. Hoje vale uns R$ 12 mil – mas é preciso achar um que não tenha sido muito lenhado.
BMW Série 3 (E36)
No início dos anos 90, na euforia da reabertura das importações, os BMW 325i foram tão vendidos no Brasil que ganharam o apelido de “Fuscão de rico”. Até hoje é um tremendo carro, mais enxuto do que seus sucessores. Pode-se encontrar um bom por R$ 14 mil.
Alfa Romeo 164
O sedã italiano foi um dos primeiros modelos de luxo a chegar ao Brasil nos anos Collor. Espaçoso, bom de dirigir e com desenho da Pininfarina, custava mais de US$ 100 mil quando chegou por aqui. Hoje, um exemplar em bom estado pode ser comprado por R$ 14 mil.
Chevrolet Omega CD 3.0
É um dos melhores carros nacionais já feitos. A luxuosa versão CD começou a ser fabricada aqui com um motor Opel alemão de 3,0 litros – infelizmente substituído pouco depois pelo velho motor 4.1 do Opala. Na decadência, muitos Omega acabaram detonados e com kits GNV. Preços em torno de R$ 10 mil.
Uno Turbo
Qualquer Uno feito antes da desatrosa plástica de 2004 é um potencial clássico. Sua carroceria limpa e espaçosa é uma genial criação de Giorgetto Giugiaro. Destacamos o Uno Turbo, de 1994: foi o primeiro carro com turbocompressor feito em série no Brasil. Seu motor 1.3 rendia 116cv. O acerto de chão era ótimo. Hoje, valem uns R$ 11 mil.
Suzuki Swift
Esses compactos japoneses eram bem construídos, equipados e muito mais avançados do que seus rivais brasileiros na década de 90. Já naquela época, uma versão tinha motor 1.0 de três cilindros (55cv). Mas divertida mesmo era o GTi 1.3 16v, de 100cv. Os Swift sumiram de cena. Quando aparecem à venda, valem uns R$ 3 mil.
Fiat Tipo 2.0 Sedicivalvole
O italiano Tipo chegou em 1993 e logo bateu os rivais brasileiros na lista dos mais vendidos. Vários incêndios, contudo, queimaram seu filme por aqui. Destacamos a rara versão 2.0 Sedicivalvole (“16 válvulas”, em italiano). Por conta de tributação, a Fiat declarava que o motor rendia 137cv – mas eram 145cv! Hoje esses carros saem por uns R$ 7 mil.
Peugeot 205
Foi um dos modelos mais produzidos da França e eleito o melhor carro da década de 80 pela inglesa “Car Magazine”. Não fez sucesso no Brasil, onde chegou na década de 90. Lá fora, já é um clássico. Aqui, quase todos viraram sucata. Os sobreviventes são vendidos por valores em torno de R$ 4.500. Fique atento à versão conversível.
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O Globo
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