Saúde

FOTOS: Ratos migram em massa para as áreas residenciais durante o lockdown em Londres

Fotos: CNN

É pouco antes do amanhecer em Richmond, na margem sul do rio Tâmisa, e o controlador de pragas Michael Coates está vasculhando as latas de lixo em busca do que normalmente é um inimigo esquivo, ratos.

“Tem algo aqui, com certeza”, diz ele, chutando um recipiente de lixo transbordando. “Os ratos são como pequenas máquinas de sobrevivência, onde quer que você dê acesso seguro ao desperdício de comida, eles continuarão frequentando.”

Os ratos se tornam cada vez mais visível em Londres quanto mais tempo dura o confinamento na Inglaterra.

Além do mais, os animais estão se movimentando pela cidade.

Os controladores de pragas dizem que, como muitos restaurantes e prédios de escritórios no movimentado centro da cidade de Londres permanecem vazios, os ratos são forçados a migrar para áreas residenciais em busca de comida.

As famílias que passam mais tempo em casa – e ali fazem todas as suas refeições – têm produzido mais lixo, e isso está atraindo ratos para habitações suburbanas. Enquanto isso, os comedouros para pássaros, que são sempre abastecidos durante o inverno, estão atraindo os roedores, que se entocam nos quintais.

Exterminadores dizem que os ratos estão migrando para áreas residenciais em busca de comida durante o confinamento.

“Tivemos o caso de uma senhora que costumava alimentar seus amados pássaros”, disse Coates à CNN. “Quando ela nos ligou, havia cerca de 10 a 15 ratos cavando em volta dos canteiros de flores”, acrescenta.

Paul Claydon, outro exterminador que atua na orla da Floresta Epping, no leste da capital, já viu coisas piores. Ele diz que, recentemente, matou uma colônia que tentava violar uma gaiola para comer um animal de estimação desavisado.

“Pode ser que estejamos vendo e ouvindo os ratos com mais frequência, trabalhando em casa, no escritório sob o sótão… Mas acho que Londres pode ter uma grande surpresa quando for reaberta”, diz Claydon. “Especialmente se as empresas e propriedades que tiveram problemas não mantiveram seus planos de controle de pragas.”

Coates e Claydon deixaram longas carreiras em outras áreas para abrir pequenas empresas no que se tornou um setor em expansão.

Coates, um veterano da Guerra do Iraque, fundou sua unidade há cinco anos e, desde então, escreveu um e-book chamado “Guerra e Peste: de Basra aos percevejos”.

Claydon passou 25 anos trabalhando com tecnologia da informação em uma empresa de serviços financeiros antes de abrir seu negócio, há dois anos. “Eu queria algo que fosse à prova de recessão, e tenho estado constantemente ocupado”, diz ele.

Claydon diz que normalmente recebe cerca de 10 chamados por semana para combater roedores, mas, durante o bloqueio, tem sido “facilmente, mais de 20”.

Controle

A Associação Britânica de Controle de Pragas (BPCA), que representa 700 combatentes de pragas em todo o país, disse que seus membros relataram um aumento de 51% na atividade de roedores durante o primeiro lockdown, na primavera de 2020, e um aumento de 78% em novembro, após outro fechamento.

Eles ainda não calcularam os números para este ano, mas disseram à CNN que o encontro com animais desse tipo aumentou, o que representa um problema de saúde pública que muitos moradores têm que resolver por conta própria.

“Podemos ver ratos agora onde normalmente não veríamos, porque eles estão muito desesperados”, disse Natalie Bungay, do BPCA. “Os ratos podem mastigar substâncias muito duras, como metais macios e tijolos.”

Quando se trata de controlar ratos, Londres não parece ter um plano abrangente.

A prefeitura de Londres disse à CNN que o Conselho de Londres, que reúne representantes dos 32 distritos da região da Grande Londres, está em melhor posição para responder sobre o assunto. O gabinete do prefeito diz que não coleta dados sobre isso porque é o trabalho de cada um dos 32 distritos.

Um porta-voz do distrito de Richmond upon Thames, no entanto, disse à CNN que não coleta dados sobre ratos e não oferece serviços de controle de pragas.

Em 2017, depois que um vídeo de ratos saindo de um canteiro de flores em Harrow viralizou, os conservadores na Assembleia da Grande Londres (GLA) encomendaram um relatório e descobriram que mais de 100 reclamações eram registradas nos conselhos todos os dias.

Chamada de “Terra dos Ratos”, o relatório alertava que o distrito de Harrow deveria controlar seu problema com roedores antes que as notícias ruins começassem a prejudicar a imagem do local, como aconteceu em Paris depois que surgiram vídeos de “super ratos” em parques públicos próximos ao Louvre.

Ninguém sabe ao certo quantos ratos existem em Londres, embora algumas pesquisas privadas de exterminadores afirmem que a população de roedores desse tipo pode chegar a 20 milhões. É provável que haja mais deles do que os nove milhões de habitantes humanos da cidade, cujo crescimento populacional está diminuindo, de acordo com o Escritório de Estatísticas Nacionais.

Os ratos, entretanto, continuam a se multiplicar rapidamente. Pesquisa da empresa de controle de pragas Rentokil, citada no relatório GLA, afirmou que apenas um casal reprodutor de ratos pode levar ao nascimento de cerca de 1.250 por ano.

O tamanho dos ratos também está aumentando. Claydon afirma que não é incomum para ele pegar um rato medindo até 40 centímetros. Muitos, diz ele, requerem armadilhas mais fortes e mais veneno para matar.

Bungay, da Associação Britânica de Controle de Pragas, diz que o melhor remédio é a prevenção. Isso significa vedar qualquer resíduo de comida fora de casa em recipientes de lixo apropriados, manter os alimentos trancados dentro de casa e verificar se todas as saídas de ar estão protegidas com tela de aço e se as rachaduras foram preenchidas com aço e cimento. Aqueles que praticam a jardinagem também devem estar cientes de que montes de compostos atraem ratos, diz ela.

Os moradores de Londres também estão se acostumando a ver seus novos vizinhos, e estão cada vez mais espantados com a ousadia deles.

“Eu vi um vir até mim enquanto eu caminhava”, disse Jen Johnson, que mora no distrito oriental de Tower Hamlets.

“Eu vi outro subir em um prédio de apartamentos e gritei. Moro em Londres há quatro anos e nunca vi nada parecido”, diz ela. “Eles estão aparecendo em lugares que eu costumava pensar que eram belas paisagens.”

As autoridades de Tower Hamlets, que oferece aos seus residentes alguma ajuda gratuita com pragas, disse à CNN que “curiosamente, nossa equipe de controle de pragas recebeu menos chamadas durante a pandemia.” No entanto, um porta-voz do distrito não forneceu dados que confirmassem isso, e disse que não mantém números sobre o número de ratos mortos.

A cidade de Westminster e os distritos de Harrow, Waltham Forest e Redbridge, que ficam próximos à floresta de Epping, não responderam até o momento da publicação.

CNN

Opinião dos leitores

  1. É mesmo meme, vacina, grupo de risco, terceira idade, amigo, titia, casa animada? Como vc é escolado, será que vc tem certeza de sua hombridade, se não tiver não tenha vergonha, a gente tem visto muito desses casos como o seu por aí, bom para estudo. ???????????? se irritar não resolve.

  2. É melhor vc ir procurar sua vacina, 3ª idade é grupo de risco.
    Tenho um amigo que tem um tio (a) assim idosa, ele fala que é a animação da casa. ???

  3. É mesmo meme? Vc já teve ou tem algum amor desses, ou é daqueles enrustidos que gostam de fofoca. O problema hoje são só as ratazanas e os camundongos, se vc estiver outro defeito não precisa dizer, assuma em casa que o resto é sociedade ?????????

  4. Aqui no Brasil tem um que vale por mil, prenderam e soltaram, só toma cachaça, gosta de charutos cubanos (coisa de rico), triplex, sítio, palestra, bons amigos delatores, é chegado numa ratazana e sempre tem camundongos amestrados para o defender.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Com conexão mais estável, ‘5G puro’ é liberado para todo o país; saiba como vai funcionar

Foto: James Yarema/Unsplash

A principal faixa do 5G, conhecida como 5G standalone (SA), começou a operar em todo o território nacional nesta segunda-feira (2).

As operadoras já podem ativar esse 5G puro em qualquer cidade do país, caso desejem. No entanto, mesmo com a faixa liberada, isso não significa que a tecnologia será imediatamente implementada em todas as cidades.

O edital do leilão do 5G, realizado em 2021, estabelece que as empresas devem ativar a tecnologia em todas as cidades até o final de 2029.

Enquanto a velocidade do 4G no Brasil é de cerca de 19,8 Mbps, a do 5G pode alcançar velocidades entre 1 e 10 Gbps, o que representa um aumento de 100 vezes ou mais em relação ao 4G.

Na última terça-feira (26), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram a conclusão do processo de “limpeza” do sinal utilizado pelo 5G no Brasil.

No Brasil, a faixa utilizada pelo 5G é a de 3,5 gigahertz (GHz), anteriormente ocupada por serviços de satélites e radiodifusão, como as antenas parabólicas.

Por isso, para que o 5G puro pudesse ser ativado, foi necessário “limpar” a faixa, instalando filtros e kits para recepção do sinal de TV. Esse processo ficou sob a responsabilidade da EAF.

A liberação da faixa anunciada na terça-feira passada significa que não há risco de interferência no sinal 5G, permitindo que as operadoras ativem o standalone.

“A liberação da faixa de 3,5 GHz é o primeiro passo necessário para a chegada do 5G. O edital do 5G fixou um cronograma de instalação da nova tecnologia, que tem sido cumprido e mesmo antecipado pelas operadoras”, disse o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, que representa as operadoras, Marcos Ferrari.

Benefícios do 5G standalone

No início da operação, os usuários podiam se conectar ao 5G nas versões “non-standalone” (NSA), que utilizam parte da infraestrutura do 4G. Também existe o “DSS” (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, na sigla em inglês), que algumas operadoras promoveram como “5G” desde 2020, mas que na verdade usa apenas a estrutura do 4G.

O 5G SA se destaca pela “ultrabaixa” latência, o tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet – aquele “delay” que acontece em ligações em vídeo, quando é preciso esperar uns segundos até que a pessoa do outro lado veja e ouça o que falamos.

“No 4G, quando é muito boa a latência, ela é de 50 a 70 milissegundos. No 5G, pode ficar de 1 a 5 milissegundos. Estamos falando em reduzir numa ordem de 10 vezes o tempo que uma informação leva para percorrer a rede”, disse Leonardo Capdeville, chefe de inovação tecnológica da TIM.

Outra característica do 5G SA, que o difere das gerações de rede anteriores, é que ele pode lidar com muito mais dispositivos ligados ao mesmo tempo.

A conexão também será mais confiável, pois um aparelho vai poder se conectar com mais de uma antena ao mesmo tempo. Isso é que vai revolucionar áreas como a indústria, a telemedicina, ambientes de realidade virtual, carros autônomos, entre outras.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bancada federal do RN discute destinação de R$ 528 milhões em emendas coletivas no orçamento de 2025

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Deputados e senadores do Rio Grande do Norte participaram nesta segunda-feira (2), em Natal, de uma reunião com representantes de entidades do setor produtivo, universidades, prefeitos e a governadora Fátima Bezerra (PT) para ouvir demandas em relação à destinação das emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2025.

Nesta terça-feira (3) à noite, a bancada federal deve definir, em Brasília, os projetos que serão contemplados.

Para 2025, a emenda coletiva da bancada potiguar será de R$ 528 milhões. Além disso, cada um dos oito deputados federais terá direito a R$ 37 milhões em emendas individuais, enquanto os três senadores poderão destinar R$ 72 milhões, cada um.

Entre as demandas destacadas na reunião estão investimentos em saúde, infraestrutura e turismo.

A governadora Fátima Bezerra pediu recursos para a continuidade do programa de recuperação de rodovias estaduais e para a construção do Parque da Costeira, na Via Costeira, em Natal. O fortalecimento da agricultura familiar foi outra prioridade apresentadas pela gestora.

Os prefeitos de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), e de Mossoró, Alysson Bezerra (União), solicitaram recursos para hospitais municipais.

O prefeito da capital, que está no fim do mandato, pediu R$ 40 milhões para a segunda etapa do hospital que já está em obras e outros R$ 40 milhões para drenagem de conjuntos na Zona Norte.

Alysson, por sua vez, destacou a importância de um hospital municipal em Mossoró, para atender cerca de 60 municípios da região Oeste.

O turismo foi outra área destacada, com o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, pedindo investimentos em divulgação turística para impulsionar o setor.

De acordo com o deputado Robinson Faria (sem partido) coordenador da bancada federal, o encontro foi essencial para ouvir as demandas e alinhar as prioridades.

“Tem obras importantes para o estado que devemos abraçar, que independe de quem esteja governando. É fundamental termos consciência sobre isso”, disse.

Recursos e mudanças legislativas

Uma mudança recente na legislação reduziu de 15 para 8 o número de emendas que cada bancada estadual pode apresentar por estado, priorizando projetos estruturantes. Metade dessas emendas precisa ser destinada à saúde.

“O que vai pesar na decisão, acho que de todos os parlamentares, não só a minha é a eficácia do recurso. Porque as demandas são muito maiores do que a disponibilidade de recurso”, disse o senador Rogério Marinho (PL), que apontou a necessidade de recursos para atender demanda por cirurgias, bem como melhorias dos hospitais regionais e realização de projetos estruturantes, como as obras hídricas.

“Eu acho que foi um avanço, porque agora as emendas têm que ser aplicadas em obras e ações estruturantes, ou seja, proíbe aquele pecadinho, aquela dispersão das emendas. Agora, para isso, a bancada tem que deixar de lado a disputa menor e fazer um debate sobre o que é estruturante para o Estado. Se for cada um querer agradar o nosso grupo individualmente, nós não vamos conseguir entender o que é prioritário”, disse o deputado Fernando Mineiro (PT).

“Nós temos trabalhado enquanto bancada para encontrar o caminho de forma que contribua com o estado do Rio Grande Norte em diversas áreas. São oito ações que podem ser apontadas, além de três já em execução obrigatoriamente. No total, 11 ações que iremos, amanhã, definir através da reunião”, afirmou o deputado Sargento Gonçalves.

O evento também marcou um dos últimos compromissos do mandato do deputado Paulinho Freire (União), que assumirá a prefeitura de Natal em 2024.

“Estou aqui agora do outro lado da moeda, tentando sensibilizar os parlamentares a mandar recursos para Natal, porque Natal é a capital do estado e necessita de muitos recursos para várias áreas, principalmente, algumas áreas na zona do Planalto que necessitam ainda de drenagem, pavimentação, a questão de algumas UBS (unidades básicas de saúde)”, declarou.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em meio a alta do dólar, Galípolo diz que BC não vai segurar moeda ‘no peito’

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Pode haver atuação do BC devido a movimento sazonal. Ele sinalizou que há a possibilidade de uma atuação do BC no câmbio no final do ano, devido a um movimento sazonal de envio de dividendos para fora do país.

Economia está mais dinâmica do que se imaginava. Galípolo disse que as projeções sobre endividamento do governo não mudaram tanto quanto as projeções para inflação e juros. Para ele, isso pode ser consequência de uma situação de mais dinheiro na mão das pessoas, e menos devido a um maior endividamento público.

Talvez a surpresa se dê menos numa despesa adicional que surgiu no caminho, de que o governo passou a gastar mais, e mais porque a economia esteja se mostrando mais dinâmica do que se imaginava. Talvez a progressividade da política fiscal praticada esse ano, colocou mais dinheiro na mão das pessoas e isso levou a um dinamismo superior ao que se imaginava”, disse Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do Banco Central.

Cenário do país demandou “juros mais altos por mais tempo”. O diretor disse ainda que o cenário atual do país pediu uma política monetária mais contracionista, o que levou o BC a elevar os juros.

“Parece lógico que, para uma economia mais dinâmica do que se esperava, desemprego na mínima da série histórica, somada a uma moeda mais desvalorizada, que isso demanda uma política mais contracionistas, juros mais altos por mais tempo. É em cima desse cenário que o BC foi caminhando de um corte, para uma pausa e um ciclo de alta de juros que iniciamos nas duas últimas reuniões”, diz Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do Banco Central

Situação econômica atual é “desafio para uma geração”. Para Galípolo, o fato de o Brasil ter juros de 11,25% em uma situação de pleno emprego é algo que não se resolve com uma reunião do Copom, mas sim um “desafio para uma geração”. Segundo ele, a perspectiva de desaceleração da economia “tem sido frustrada sistematicamente”. “Todos nós temos sido surpreendidos e isso passa por um desafio de uma geração”, diz.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula torra R$150 milhões com viagens em 20 dias

O governo Lula (PT) torrou mais de R$150 milhões apenas entre os dias 8 e 28 de novembro, segundo dados do Portal da Transparência, no qual é por lei obrigado a informar despesas. Em 2024, a administração petista gastou mais de R$1,65 bilhão com passagens aéreas e especialmente as diárias pagas aos funcionários deslocados.

Diárias custaram mais de R$1,03 bilhão aos pagadores de impostos brasileiros este ano, enquanto as passagens, quase todas aéreas, custaram outros R$605,4 milhões. As informações são do jornalista Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder.

O valor com diárias pagas a funcionários de Lula em 2024 já supera todos os gastos com viagens em todo o ano de 2021 (R$790 milhões).

O ano não acabou, mas 2024 já é o segundo ano com as maiores despesas do governo federal na História, só perde para… 2023.

Em 2023, o governo Lula bateu todos os recordes de gastos com viagens e diárias: R$2,3 bilhões.

Diário do Poder

Opinião dos leitores

    1. Onde vc leu isso? No grupo de ZAP da gadolândia?
      As emissoras de TV e rádio tem regras e são regulamentadas, então qual seria o motivo das redes sociais não poderem ter regras e serem regulamentadas?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dino libera pagamento de emendas parlamentares suspensas desde agosto, mas impõe regras de transparência

Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino decidiu nesta segunda-feira (2) liberar o retorno do pagamento das emendas parlamentares.

A decisão, no entanto, define ressalvas para cada modalidade de emendas (veja abaixo) – e deixa claro que os repasses deverão obedecer a regras de transparência e rastreabilidade, tanto da origem da indicação quanto do destino do recurso.

As emendas parlamentares são um reserva dentro do Orçamento usadas conforme indicação de deputados e senadores. É esse o dinheiro enviado pelos parlamentares às suas bases eleitorais.

“É precoce afirmar – e nem se constitui objeto específico destas ações (processos estruturais) – que houve ou há crimes em razão da esdrúxula situação constatada. Mas é de clareza solar que jamais houve tamanho desarranjo institucional com tanto dinheiro público, em tão poucos anos. Com efeito, somadas as emendas parlamentares entre 2019 e 2024, chegamos ao montante pago de R$ 186,3 bilhões de reais”, diz Dino na decisão.

No despacho, Flávio Dino também:

  • determina que a Controladoria-Geral da União (CGU) siga monitorando o tema e produzindo relatórios, nas próximas semanas e ao longo de 2025, para garantir que as novas regras sejam cumpridas;
  • envia a decisão para análise do plenário do STF. Os ministros podem confirmar a determinação de Dino ou propor mudanças – a data do julgamento ainda será marcada.

“Esclareço que as liberações de emendas – observados estritamente os termos desta decisão – podem ocorrer caso a caso, mediante informações e análises que competem aos órgãos dos Poderes Legislativo e Executivo. Com a publicação da Lei Complementar nº. 210/2024, não há bloqueio judicial generalizado à execução de emendas parlamentares, mas sim trilhos constitucionais e legais a serem observados, consoante a presente decisão”, diz o ministro.

A lei citada por Flávio Dino foi aprovada pelo Congresso e sancionada por Lula em novembro, justamente em uma tentativa de dar maior transparência às emendas e convencer o STF a derrubar a proibição.

Os repasses tinham sido suspensos por Dino em agosto deste ano, após entidades questionarem em ações no STF a baixa transparência na destinação e na aplicação desses recursos.

Com isso, ficam restabelecidos os pagamentos das três categorias de emendas impositivas – aquelas que o governo é obrigado a executar:

  • as emendas individuais de transferência especial, ou “emendas PIX”: cada parlamentar tem uma cota anual para essas indicações – que chegam à ponta sem assinatura e sem destino definido.
  • as emendas individuais com finalidade definida: como o nome diz, se diferenciam das “emendas PIX” porque o dinheiro chega ao destino “carimbado”, com indicação de uso.
  • e as emendas de bancadas estaduais: deputados e senadores de cada estado decidem, em conjunto, para onde enviar aquele recurso.

Ficaram de fora desse bloqueio, nos últimos meses, apenas aquelas emendas usadas para bancar obras já em andamento ou para atender a calamidades públicas

As ressalvas de Dino

Emendas PIX

Em relação às “emendas PIX”, Dino determinou que, nos próximos anos, a liberação dos recursos só será possível mediante um plano de trabalho apresentado e aprovado previamente.

 

Essa aprovação caberá ao ministério da área em que o recurso será aplicado – Saúde ou Educação, por exemplo.

Para as emendas PIX de 2024 e de anos anteriores que ainda estão pendentes, Dino definiu prazo de 60 dias corridos para o Legislativo fazer o ajuste nos planos de trabalho.

Se isso não acontecer, o ministro diz que os repasses serão suspensos novamente para que sejam apuradas as responsabilidades civil e criminal pelo descumprimento.

g1

Opinião dos leitores

    1. Nossa Constituição abarca a Teoria da Separação dos Poderes conhecida, também, como Sistema de Freios e Contrapesos. Não há uma independência total e sim uma interdependência em que um “limita” o outro…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Suspeito de matar a mãe e colar olhos da vítima é preso no interior do RN

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Policiais civis da 8ª Delegacia Regional (DR) de Alexandria prenderam, na tarde deste domingo (2), um homem de 22 anos, pela suspeita da prática do crime de homicídio.

De acordo com as investigações, o homem teria realizado o homicídio que vitimou a própria mãe, uma mulher de 44 anos, no último sábado (30), na Zona Rural do município de Tenente Ananias. Na ocasião, o corpo da mulher apresentava hematomas e, além disso, foi constatado que a vítima teve os olhos colados com um produto de auto-fixação.

Durante as diligências, foi constatado que um dos filhos da vítima teria comprado uma cola em um estabelecimento comercial do município. Após descobrir o fato os polícias da 8ª DR foram até a residência do suspeito para fazer uma vistoria no imóvel. No quarto do homem, foi encontrado a suposta cola utilizada no crime, vestígios de cabelo da mulher e uma mala repleta de roupas que seira levada pelo suspeito em uma fuga.

Após a prisão, ele foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

Fonte: Comunicação Polícia Civil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Criminosos fazem arrastão em hamburgueria na zona Sul de Natal

Um arrastão foi realizado no início da madrugada desta segunda-feira (2) em uma hamburgueria localizada no bairro de Lagoa Nova, em Natal.

Era por volta da 01h, da madrugada, quando cerca de seis homens, todos armados, desceram de um carro branco e invadiram a hamburgueria. Os clientes foram rendidos e tiveram seus celulares e aparelhos eletrônicos roubados.

De acordo com imagens de segurança, a ação durou três minutos. A Polícia Militar foi acionada, mas não encontrou os suspeitos.

Fonte: Ponta Negra News

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Dia Nacional do Samba: 16ª Edição acontece no Natal em Natal e deve atrair um grande público

Foto: Secult

O Dia Nacional do Samba chega à sua 16ª edição em Natal, e a festa ocorre hoje durante a tradicional roda de samba “Segunda de Vagabundo”, que tem conquistado cada vez mais fãs do samba potiguar. O evento começa às 17h e vai até meia-noite, na Rotatória da Vila Rocas, prometendo uma celebração vibrante da cultura brasileira.

Nesta edição, o evento contará com a presença dos anfitriões Debinha Ramos e a roda de samba da Segunda de Vagabundo, além de artistas cariocas que trarão a essência do samba direto da Portela. Entre os convidados especiais estão os irmãos Mauro Diniz e Marquinhos Diniz, o compositor Adilson Bispo e Didu Nogueira, que representa a tradição da família Nogueira e do Clube do Samba, idealizado pelo saudoso João Nogueira.

“Estamos proporcionando uma roda de samba em uma data tão significativa, integrando a programação do Natal em Natal como uma verdadeira homenagem às raízes do samba nas Rocas”, afirma Danielle Mafra, secretária Municipal de Cultura.

O evento faz parte da programação “Natal em Natal”, reafirmando o compromisso da Prefeitura do Natal e da Secretaria de Cultura em valorizar e promover as tradições culturais da cidade. A celebração será aberta ao público, garantindo que todos possam participar dessa grande festa.

Fonte: Prefeitura do Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

RN tem saldo positivo de 34.493 empregos formais em dez meses de 2024

Foto: Reprodução

O saldo da geração de emprego neste ano, no Rio Grande do Norte, até outubro foi de 34.493 empregos formais. A constatação é com base nos números disponíveis no Boletim Econômico divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). No mês de outubro, o saldo positivo chegou a 2.847 postos de trabalho.

“Esses números, consolidados pela nova plataforma do CAGED [Sistema de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados], evidenciam que o mês de outubro foi especialmente favorável para a geração de empregos no estado potiguar”, destaca a análise feita a partir do Boletim.

O levantamento identificou que a Construção Civil obteve resultados significativos, com 3.865 admissões em outubro, “impulsionadas, sobretudo, pelas obras de infraestrutura, com ênfase na reestruturação das rodovias estaduais executadas pelo governo do Estado”. Segundo o Boletim, essas obras específicas geraram 1.357 contratações.

O Boletim aponta que entre os setores que se destacam estão os de Serviços, Comércio e Construção Civil. “O setor de Serviços consolidou-se como o maior empregador do período, contabilizando 8.258 admissões, impulsionado especialmente pelo grupamento de Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas, que, isoladamente, somou 4.765 contratações”, constata o levantamento.

“O Comércio também apresentou um desempenho notável, com 5.627 admissões no mês, sendo o comércio varejista o principal destaque, ao registrar 3.862 contratações. Este segmento reafirma sua relevância como um motor estratégico para a geração de emprego e renda no estado”, acrescenta.

O Boletim Econômico é elaborado mensalmente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico com base dos dados do Sistema de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), disponibilizados pelo Ministério do Trabalho.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Dólar registra mais uma alta na abertura, cotado a R$ 6,030

Foto: Reprodução

O dólar à vista abriu em alta, mais uma vez, nesta segunda-feira (2/12). Por volta das 9h10, a moeda americana registrava elevação de 0,51%, cotada a R$ 6,030.

Na sexta-feira (29/11), o dólar fechou a R$ 6,00, computando o terceiro recorde seguido da cotação em valores nominais (ou seja, sem levar em conta fatores como a inflação). A moeda acumulou alta de 3,21% na semana passada e de 3,79% no mês. No ano, a valorização é de 23,66%.

Na última semana, a cotação do dólar tem sido fortemente influenciada pelo pacote de corte de gastos apresentado pelo governo. As contestações ocorrem porque o mercado considera as medidas insuficientes para atenuar a trajetória de alta da dívida pública brasileira.

Os investidores também reagiram mal à proposta do governo de isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Com isso, a moeda chegou a bater R$ 6,1156 na máxima da última sexta-feira. A medida foi apresentada na última semana pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *