Geral

[IMAGENS] Obra da engorda de Ponta Negra inicia nesta terça-feira

O Secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, já havia falado sobre a chegada da Draga para início da Obra da engorda de Ponta Negra, na tarde desta terça-feira. A expectativa é de que a obra dure cerca de três meses e começará a partir do Hotel Serhs, na Via Costeira.

O início dos trabalhos da draga foi autorizado após a obtenção do licenciamento ambiental pelo Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A draga já havia estado em Natal entre os dias 26 de junho e 7 de julho, mas precisou deixar a cidade devido à ausência do licenciamento na época. Com a licença liberada no dia 13 de agosto, o consórcio agora está pronto para iniciar os serviços.

Com informações Tribuna do Norte e O Poti News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Sesed mobiliza efetivos para localizar criminosos que atentaram contra prefeito de João Dias e mataram seu pai

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social informa que já mobilizou efetivos operacionais da Polícia Militar e Polícia Civil com o objetivo de identificar, localizar e prender os criminosos envolvidos no atentado a tiros que deixou ferido o prefeito Francisco Damião de Oliveira (também conhecido como Marcelo Oliveira), da cidade de João Dias, e vitimou letalmente o pai dele, Sandi Alves de Oliveira.

O crime foi registrado nesta manhã, no próprio município de João Dias, em condições ainda a serem esclarecidas. A motivação também está sendo investigada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Relatório sobre acidente em voo da Voepass será divulgado em 6 de setembro

Foto: Secretária de Segurança São Paulo

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgará no próximo dia 6 de setembro o relatório preliminar das investigações sobre o acidente aéreo envolvendo o ATR-72 da Voepass, que caiu no último dia 9, em Vinhedo, no interior de São Paulo, matando todas as 62 pessoas que estavam a bordo.

O voo havia saído de Cascavel (PR) e tinha como destino o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Segundo o site FlightRadar24, o avião saiu de Cascavel às 11h56 e caiu às 13h22.

Conforme monitoramento do voo feito pelo site, a aeronave perdeu o equivalente a 5 quilômetros de altitude em menos de 2 minutos. O horário previsto para chegada em Guarulhos era às 13h30.

Compartilhamento de informações

Integrantes da Polícia Federal (PF) e do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) começaram a compartilhar dados das investigações sobre a queda do avião da Voepass, nesta segunda-feira (26). Uma reunião, em Brasília (DF), definiu as diretrizes para a troca de informações entre os órgãos.

Segundo fontes presentes na reunião, há “milhares” de análises a serem feitas que vão ser divulgadas aos poucos, por meio de notas técnicas.

Parte das apurações é feita no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. Os técnicos, agora, aguardam o acesso a conversas gravadas por áudio e dados do voo e que estão nas caixas-pretas da aeronave que que caiu em Vinhedo (SP).

Fonte: CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito do RN é baleado em atentado; pai dele é morto pelos criminosos

Foto: Reprodução

O prefeito de João Dias, Marcelo, foi baleado em um atentado ocorrido na cidade na manhã desta terça-feira (27). As informações ainda são imprecisas, mas apontam para a morte do pai dele, que estava junto no momento do ataque criminoso.

João Dias é uma das cidades mais polêmicas do RN no sentido de influência de organizações criminosas. Marcelo foi eleito ao lado de uma vice chamada Damares e pouco depois renunciou. Alguns meses depois, conseguiu voltar ao cargo, alegando que havia renunciado porque foi ameaçado por um grupo criminoso que pertence a familia da vice.

Lembrando que o município já teve vários atentados em 2019, 2020 e 2023

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Hino é cantado em linguagem neutra em comício de Boulos com Lula

Vídeo: Reprodução

Uma intérprete usou linguagem neutra ao declamar o Hino Nacional brasileiro durante um comício do candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A candidata a vice-prefeita Marta Suplicy (PT) e a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) também estiveram presentes no evento, realizado no sábado (24.ago.2024) na Praça do Campo Limpo. Em trecho que circula nas redes sociais, a mulher declama “des filhes” no verso “dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil”.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. CANALHAS, VAGABUNDOS LACRADORES… não respeitam NADA!!!! Façam um hino só pra sua corja e cantem só em seus chiqueiros de depravação, RESPEITEM O HINO NACIONAL!

  2. Perguntar não ofende; Pq a esquerda chama Dilma de “presidenta” e não presidente?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministro prevê crescimento do PT em prefeituras no Nordeste

Foto: Fábio Rodrigues

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, previu a possibilidade de vitória do PT e aliados em diversos municípios no país durante as eleições municipais deste ano, especialmente no Nordeste.

Dos 224 municípios no Piauí, local de origem do ministro, ele cogita que seja possível vencer a prefeitura de até 70 cidades, com o PT, e 190, somando os aliados. “Nós vamos crescer, tanto o Partido dos Trabalhadores como os outros”, disse sobre as coligações.

“Hoje já tem pesquisas sinalizando a possibilidade de vitória no primeiro turno”, falou de Teresina (PI), com chapa petista encabeçada por Fábio Novo.

Entre as apostas de vitória de nomes petistas, Dias citou Goiânia (GO), representada pela delegada Adriana Accorsi, e Natália Bonavides, candidata para a prefeitura de Natal (RN).

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Povo BURRO , tem
    Os políticos que merecem , vejam o exemplo de Santa Catarina , a qualidade da população, lá esses ratos PODRES PTRALHAS MAO TEM VEZ

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Especialista político de renome nacional avalia campanha de Allyson como a melhor do país

Fotos: Reprodução 

A campanha eleitoral do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), que disputa à reeleição é destaque nacional, se apresentando entre as principais campanhas do país até o momento. A avaliação é de Lucas Pimenta, especialista em marketing político e um dos maiores influenciadores da área.

Em post publicado nas redes sociais nesta terça-feira (27), Lucas cita Allyson como a número 1 do Brasil ‘’Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró-RN, é uma figura cativa aqui. E assim como na pré-campanha, ele continua acertando. Como? Mensagem. Storytelling, testemunhais emocionantes, reforçando o arquétipo do Homem-Simples. Uma marca clara.

No ranking de avaliação de Lucas Pimenta, ele cita como exemplos de grandes campanhas até o momento os candidatos Pablo Marçal, em segundo lugar, que disputa a Prefeitura de São Paulo-SP, e José Sarto, candidato a prefeito de Fortaleza-CE, em terceiro.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

74% dos empresários consideram infraestrutura do Nordeste regular, ruim ou péssima

Foto: Divulgação

A Confederação Nacional da Indústria (CNI)lançou o relatório “Panorama da Infraestrutura – Edição Nordeste”, com o detalhamento do setor na Região Nordeste. De acordo com o estudo, 74% dos empresários industriais consideram as condições de infraestrutura da região como regular, ruim ou péssima. O trabalho reúne informações sobre as áreas de transporte, energia e saneamento básico, bem como os gargalos e propostas para melhorias da infraestrutura nos nove estados do Nordeste.

 

Este trabalho é o segundo de uma série de cinco produzidos pela CNI com o objetivo de estabelecer um retrato das condições de infraestrutura nas regiões brasileiras, identificando necessidades de investimento e pleitos do setor industrial. O relatório do Nordeste será apresentado durante encontro na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) nesta segunda-feira (26) e na Reunião de Diretoria da CNI, marcada para esta terça-feira (27), também na sede da FIEC, em Fortaleza.

 

O presidente da CNI, Ricardo Alban, ressalta que o relatório contribuirá para a melhoria da infraestrutura na região, fator fundamental para o fortalecimento da indústria e da economia. “Esse estudo é fruto de uma articulação com empresários e com as federações das indústrias da Região Nordeste no intuito de preparar e fortalecer a infraestrutura dos estados para a neoindustrialização que o Brasil precisa”, afirma Alban.

 

Ao fornecer serviços básicos à cadeia produtiva, a infraestrutura é fundamental para viabilizar o crescimento econômico, o aumento da produtividade e a redução de custos no processo produtivo. Por isso, pensar em soluções para diminuir as ineficiências nesse setor é uma necessidade urgente, avalia CNI.

 

Para o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, a infraestrutura é um dos principais motores para o desenvolvimento nacional ao desempenhar um papel significativo na geração de valor à cadeia produtiva, com potencial amplo para redução das desigualdades regionais. “No Nordeste, o avanço das energias renováveis, como a produção de hidrogênio verde (H2V), representa um grande impulso para a região”, destaca Cavalcante.

 

“Além disso, a conclusão de projetos estruturantes, como a Transnordestina, impulsionará a economia regional, facilitando a dinamização da sua produção, além de fomentar uma maior integração com o resto do mundo. Em um país continental como o Brasil, a ampliação da infraestrutura logística tem papel determinante para acelerar o crescimento de setores inovadores, como também ampliar a competitividade da indústria tradicional, bem como sua inserção internacional”, acrescenta o presidente da FIEC.

 

Na Região Nordeste, três em cada quatro executivos de grandes e médias indústrias consideram a infraestrutura da região como regular, ruim ou péssima. Os problemas logísticos refletem em altas taxas de acidentes rodoviários e de sucateamento da malha ferroviária.

 

O trabalho é dividido em três partes principais:

 

  • Retrato da Infraestrutura: Etapa descritiva que contempla diversos dados do setor de infraestrutura extraídos de diferentes fontes oficiais;

 

  • Pesquisa de percepção do empresário industrial: Diagnóstico realizado por empresários locais sobre as condições de infraestrutura e prioridades de investimento na região;

 

  • Propostas para avançar na infraestrutura: Uma série de propostas regionais (Federações de Indústria) e nacionais (CNI) para mitigação dos principais problemas de infraestrutura.

 

O diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz, alerta que a infraestrutura deficiente é um dos principais componentes do Custo Brasil. Para ele, encontrar formas de superar os obstáculos colocados pelo Custo Brasil deve ser uma prioridade da indústria brasileira. “Se de um lado o Nordeste possui grande potencial de geração de energia e produção agrícola, por outro, a deterioração das malhas rodoviária e ferroviária representa um problema crônico que limita severamente a eficiência logística na região”, pontua.

 

“A infraestrutura deficitária de transportes afeta a segurança viária, eleva a emissão de poluentes, gera engarrafamentos e pressiona os custos logísticos em virtude do aumento do consumo de combustível e deterioração dos veículos. Como consequência, o setor produtivo perde competitividade em relação a outros mercados”, acrescenta Muniz.

 

Gargalos dos transportes identificados por empresários da Região Nordeste:

 

– Infraestrutura das rodovias

– Custo do combustível

– Pouca malha ferroviária

– Acesso aos portos/Infraestrutura dos portos

– Problemas no transporte aéreo

– Investimento em infraestrutura de tecnologia

 

Apesar das dificuldades em estabelecer uma carteira prioritária de projetos para investimento, o governo federal tem feito esforços para reduzir o déficit de infraestrutura no país. O Novo PAC, elaborado em parceria com estados e municípios, foi anunciado no ano passado com previsão de R$ 700 bilhões em obras, serviços e empreendimentos na Região Nordeste.

 

Energia renovável se destaca no Nordeste

 

O relatório da CNI aponta que o grande destaque da região é a “revolução das novas renováveis”. O Nordeste lidera a produção de energia eólica com 92% da capacidade instalada no país, e 60% da potência instalada na geração solar. Quanto à novos projetos já outorgados, a região tem 90% dos novos projetos de eólica e 62% dos novos investimentos em energia solar.

 

A região importava aproximadamente 360 MW médios anualmente e, a partir de 2019, esse fluxo se inverteu. Em 2023, o Nordeste enviou 3.100 MW médios ao sistema interligado nacional. “Com a expressiva expansão da geração eólica e solar, o Nordeste passou de tradicional importador de energia das demais localidades do país, para importante exportador”, destaca o estudo da CNI.

 

Números do trabalho

 

O “Panorama da Infraestrutura – Edição Nordeste” contempla uma série de dados regionais, os quais são confrontados com informações nacionais, de modo que o leitor possa ter um parâmetro de comparação nos diferentes segmentos da infraestrutura.

 

Dez principais aeroportos em movimentação de passageiros na Região Nordeste (2023)

 

1 – Aeroporto de Recife – 8.834.631

2 – Aeroporto de Salvador – 7.079.023

3 – Aeroporto de Fortaleza – 5.492.442

4 – Aeroporto de Maceió – 2.300.225

5 – Aeroporto de Natal – 2.210.961

6 – Aeroporto de Porto Seguro – 2.006.912

7 – Aeroporto de São Luís – 1.527.293

8 – Aeroporto de João Pessoa – 1.387.960

9 – Aeroporto de Aracaju – 1.150.504

10 – Aeroporto de Teresina – 1.040.542

 

Avaliação dos empresários industriais

 

– 74% dos empresários industriais consideram as condições de infraestrutura como regular, ruim ou péssima na Região Nordeste. No Brasil, esse patamar é de 45%.

 

– No Brasil, 54% dos empresários industriais apontam a infraestrutura rodoviária como regular, ruim ou péssima. Na Região Nordeste, a situação relatada é pior (78%).

 

– Cerca de 62% dos empresários industriais consideram a infraestrutura ferroviária como regular, ruim ou péssima na Região Nordeste. No Brasil, essa participação equivale a 52%.

 

– Na Região Nordeste, 43% dos empresários industriais dizem que a infraestrutura aeroportuária é regular, ruim ou péssima. Já no Brasil, esse percentual atinge 31% dos entrevistados.

 

– Na Região Nordeste, 34% dos empresários industriais afirmam que a infraestrutura portuária é ótima ou boa. Já no Brasil, equivale a 39%.

 

– Na Região Nordeste, 45% dos empresários industriais afirmam que a infraestrutura de energia é regular, ruim ou péssima. Já no Brasil, equivale a 34%.

 

– Na Região Nordeste, 17% dos empresários industriais afirmam que a infraestrutura de saneamento é ótima ou boa. Já no Brasil, equivale a 48%.

 

Confira parte das propostas de obras prioritárias recomendadas pelo setor industrial:

 

Segurança Hídrica

– Concluir as obras do Eixo Norte do Projeto de Integração da Bacia do São Francisco (PISF)

  • Ampliar os sistemas de bombeamento por meio de novos dutos e equipamentos hidromecânicos
  • Garantir a construção do Ramal do Salgado
  • Finalizar as obras do Ramal do Apodi

Rodovias

– Realizar obras de adequação, manutenção e expansão de corredores rodoviários estratégicos

Ferrovias

– Avançar na construção, adequação, aprovação e renovação de empreendimentos ferroviários:

  • Ferrovia Transnordestina Logística (Salgueiro-Suape); Ferrovia Transnordestina Logística S/A (TLSA); Ferrovia Centro Atlântica (FCA), Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL II e III); e Terminal Intermodal TUP-NE-LOG/CSN

Portos e Hidrovias

– Modernizar as administrações portuárias públicas e assegurar obras de adequação e expansão das infraestruturas

  • Porto de Natal; Píer H2 no Porto de Pecém; Porto do Recife; Porto de Mucuripe; Porto de Suape; Porto de Maceió; Porto de Ilhéus; Porto de Luís Correia; e Porto Caiçara do Norte

– Garantir melhores condições de navegabilidade nas hidrovias

  • Hidrovia do São Francisco e Hidrovia do Parnaíba

Energia, Petróleo e Gás

– Dar celeridade aos procedimentos necessários para o cumprimento das exigências ambientais, e garantir a exploração de petróleo na Margem Equatorial nos quatro estados do Nordeste (MA; PI; CE e RN)

– Fomentar a produção de hidrogênio verde e o desenvolvimento de toda a sua cadeia produtiva no Nordeste, alinhada à produção de energia renovável

– Viabilizar as obras para a expansão da Refinaria Abreu e Lima

– Retomar as discussões sobre a implementação da Usina Nuclear em Itacuruba

– Expandir as redes do Gasoduto Polo Costa Branca

Opinião dos leitores

  1. Isso é por conta dos sábios nordestinos que voltaram no ébrio que adora os pobres e ANALFABETOS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Natal será sede do Torneio Regional de Ginástica Rítmica Nordeste 2024

Fotos: Divulgação

500 atletas de Ginástica Rítmica distribuídas em 47 clubes de todo o Nordeste estarão em Natal entre os dias 28 de agosto até 01 de setembro, quando acontece o Torneio Regional Nordeste.

Realizado pela Federação Norte Riograndense de Ginástica em parceria com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e a Aginat América, a competição acontece no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal.

Considerado o mais importante da região nordeste, o torneio é classificatório para a etapa nacional, que vai acontecer em Cuiabá ainda este ano. Todas as regiões do país realizam os seus torneios regionais para classificar as melhores ginastas da sua região para representá-las no torneio nacional.

“Esse ano recebi o desafio de dirigir a organização da competição. Estou muito honrada. E junto a esse desafio, também veio o desafio da inovação. Inovar o torneio regional é proporcionar para as ginastas uma experiência única, com a melhor estrutura que a gente pode ter.”, revela a diretora da organização, Júlia Melo.

De Natal participarão 3 equipes, com grande destaque para o clube Aginat América que vem em busca do Penta Campeonato com 23 ginastas das categorias pré infantil, infantil, juvenil e adulto.

“Os clubes de Natal sempre se destacaram no Torneio, e trazer esse evento de volta depois de tantos anos contribui para continuarmos massificando e buscando a excelência da modalidade no nosso estado.” revela Gilmara Lira, diretora técnica do clube Aginat América.

Sobre a AGINAT

A AGINAT (Associação de Ginástica de Natal) é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 2014. Surgiu do desejo de cinco treinadoras popularizar a Ginástica Rítmica e proporcionar a prática da modalidade, independente de classe social, dando a oportunidade de inclusão de atletas de rede pública de ensino, no intuito de incentivar a prática esportiva e mudar a vida dessas crianças através do mesmo.

A associação desenvolve um trabalho totalmente gratuito, com cerca de 80 crianças entre 6 e 17 anos, em 2 polos (Mãe Luiza e Caic). São captados possíveis talentos para que sejam levados para o centro de treinamento de rendimento para que possam competir e ganhar destaque a cenário nacional e internacional.

Nos últimos anos, a equipe de alto rendimento vem ganhando destaque nacional e internacional com títulos de campeão regional, Brasileiro, sul americano, Pan americano. Alem disso, uma das atletas da associação, participou do I MUNDIAL de Ginástica Rítmica representando o Brasil em 2019.

Programação

Confira os horários e as datas

28/08 – 14h as 18h (competição)
28/08 – 19h (abertura)
29/08 – 9h às 21h
30/08 – 9h às 21h
31/08 – 9h às 21h
01/09 – 9h às 13h30

Mais informações @aginatrn @fnginastica

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ TOUROS/ ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 56,2%

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ TOUROS apontou o grau de aprovação da gestão federal.

 

Gestão de Lula foi aprovada por 56,2%, 37,3% reprovam e 6,4% não sabe.

 

 A pesquisa foi realizada no dia 19 de agosto, com 450 entrevistas, margem de erro de 4,6% e confiança de 95%. Foi registrada no TSE com o número RN – 09060/2024.

Opinião dos leitores

  1. Touros. Cidade do maior farol do Brasil é de pessoas que estão vendo a verdade, o país em crescimento, economia forte, inflação controlada, pessoas felizes e satisfeitas com o presidente que escolhemos nas urnas. Que venha 2026 com Lula reeleito.

    1. Lula (PT) foi o candidato mais votado para a Presidência da República em Touros (RN). Ele recebeu 13.053 votos, o equivalente a 💩64,01%👺do total da cidade. Já Jair Bolsonaro
      (PL) foi a escolha de 35,99% dos eleitores e recebeu 7.338 votos

      A🫏🫏🫏 TÁ ABANDONANDO O 🛶🛶🛶

  2. Bg só uma sugestão, quando vcs forem divulgar resultado de pesquisas adicionem os partidos dia candidatos, porque nós acompanhamos mais muitas vezes não sabemos a quê partido pertencem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *