Foto: NurPhoto via Getty Image
As notificações de fraudes no Pix têm crescido e superaram a média de 390 mil por mês em 2024, mostram dados do Banco Central. Em janeiro de 2025, último mês com informações, 324.752 notificações de fraude foram registradas e aceitas pelas instituições participantes do arranjo. A média mensal de fraudes vem crescendo, em linha com a disseminação do Pix. Em 2021, primeiro ano completo de funcionamento do sistema de pagamentos, foram 30.892 fraudes por mês. O número cresceu para 136.882 em 2022, e para 216.046 em 2023.
Em termos porcentuais, o número de notificações representa, em média, 0,007% do total mensal de operações desde abril de 2023. Apenas em janeiro, foram registradas 5,682 bilhões de transações no Pix. Os dados dizem respeito a notificações abertas pelas instituições participantes do Pix solicitando a devolução de valores transferidos ou o cancelamento de uma devolução, por suspeita fundamentada de fraude. Levam em conta apenas as notificações “fechadas” e aceitas em cada período – ou seja, que foram analisadas e consideradas procedentes.
Existe alguma operação bancária invulnerável a fraudes ? Claro que não ! Então o problema não é o pix é quem implantou o pix , esse é o viés político real pra acabar com o procedimento ,que inseriu e facilitou a vida de toda as camadas da população. Mas os perversos canhotos insistem em acabar esse dispositivo. Acorda povo Brasileiro !
Os grandes bancos sonham em acabar com o Pix, fraudes existem em todos os meios de operação bancária, mais os caras só criticam o Pix.
Pq será em??!!!