Judiciário

Fux diz que Bolsonaro ataca integrantes do STF e cancela reunião entre Poderes

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, anunciou nesta quinta-feira (5) o cancelamento da reunião que haveria dos chefes dos poderes.

“O presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Mores. Sendo certo que, quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro. Além disso, sua excelência [Bolsonaro] mantém a divulgação de interpretações equivocadas de decisões do plenário bem como insiste em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro”, afirmou Fux na sessão.

“Diante dessas circunstâncias, o Supremo Tribunal Federal informa que está cancelada a reunião outrora anunciada entre os chefes de poder, entre eles o presidente da República”, completou.

“O pressuposto do diálogo entre os poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes”, completou Fux.

O ministro também afirmou que “diálogo eficiente pressupõe compromisso permanente com as próprias palavras, o que, infelizmente, não temos visto no cenário atual”.

A declaração é uma reposta aos ataques feitos pelo presidente e a ameaça de que pode atuar fora da Constituição, uma vez que foi incluído como investigado no inquérito que apura a disseminação de notícias falsas e ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal.

A TV Globo apurou que as falas de Bolsonaro contra ministros do tribunal foram tema de uma conversa dos magistrados antes do início da sessão desta quinta-feira do Supremo. Ministros da Corte defenderam uma resposta oficial do tribunal ao presidente. Causou preocupação na corte a sinalização do presidente de que pode não atuar nas quatro linhas.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou, nesta quinta-feira (5), que “ameaças vazias” e “agressões” não vão impedir a Corte de exercer a missão de defesa da democracia e do Estado de Direito, previstas na Constituição.

“Ameaças vazias e agressões covardes não afastarão o Supremo Tribunal Federal de exercer, com respeito e serenidade, sua missão constitucional de defesa e manutenção da Democracia e do Estado de Direito”, afirmou Moraes em uma rede social.

A declaração, que não cita nomes, foi feita horas depois de o presidente Jair Bolsonaro afirmar que a hora do ministro “vai chegar”. “A hora dele [Moraes] vai chegar. Porque está jogando fora das quatro linhas da Constituição há muito tempo. Não pretendo sair das quatro linhas para questionar essas autoridades, mas acredito que o momento está chegando”, declarou Bolsonaro. “Não dá para continuarmos com ministro arbitrário, ditatorial”, acrescentou.

Nesta quarta-feira (4), Moraes determinou a inclusão do presidente como investigado no inquérito que apura a divulgação de informações falsas. A decisão de Moraes atendeu ao pedido aprovado por unanimidade pelos ministros do TSE na sessão da última segunda (2).

A apuração levará em conta os ataques, sem provas, feitos pelo presidente às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral do país. Mesmo após ser eleito, Bolsonaro tem feito nos últimos três anos reiteradas declarações colocando em dúvida a lisura do processo eleitoral.

O inquérito das fake news foi aberto em março de 2019, por decisão do então presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, para investigar notícias fraudulentas, ofensas e ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal.

Em outra frente, também nesta quarta-feira, a ministra Cármen Lúcia enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de parlamentares para que seja aberta uma investigação contra Bolsonaro por suas declarações na live do dia 29, em que questionou a segurança das urnas eletrônicas.

Na live, transmitida em rede social e pela TV Brasil, Bolsonaro admitiu não ter provas de fraudes nas eleições e disseminou fake news baseadas em teses já desmentidas por órgãos oficiais.

O pedido, de deputados do PT, envolve a apuração de indícios de improbidade administrativa e crimes eleitorais, pelo uso de um recurso público para propaganda eleitoral antecipada.

G1

Opinião dos leitores

  1. Jair Bolsonaro é um homem visivelmente perturbado e atormentado, perdido em um labirinto muito próprio, onde cada porta aberta o conduz para um nível ainda pior de alienação, isolamento e descolamento da realidade. Para piorar, cercou-se de gente tão ou mais atormentada; tão ou mais intelectualmente limitada; tão ou mais incapaz de exercer qualquer tipo de atividade que impacte a vida de terceiros. A agressividade de suas falas, sempre truncadas, ilógicas e quebradiças na forma e no conteúdo, agrava os efeitos e consequências que sua doença traz ao País.

  2. O kra atenta diuturnamente desde 1° de janeiro de 2019 contra a democracia, incita guerra civil e quer usar as forças armadas contra o povo brasileiro. E descaradamente acusa o STF de tudo o que ele faz. Nossas crianças não merecem o futuro que esse irresposável do presidente tem em sua cabeça malígna!

    1. QUEM É ATACADO É O BOLSONARO DIUTURNAMENTE É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, NÃO TEM PAZ PARA TRABALHAR.

  3. Bolsonaro não quer o diálogo. Ele quer palco para dar o seu showzinho barato que ainda encanta meia dúzia de bestas.

    1. Meia dúzia não idiota, vc compare as manifestações dos apoiadores do seu governo e as manifestações dos idiotas igual vc, é fácil perceber a diferença, vai te catar mongoloide.

    2. Como Mainha dizia: – Ohhhh popa! Pense numa pegada de ar!

  4. Só para avivar a memória: Tribunal desmoralizado, boicotadores do Brasil, usurpadores das atribuições do legislativo e executivo, ministros soltando chefes de fações criminosas, proibindo a polícia de entrar em locais onde atuam alguns daqueles que os financiam, que anularam as condenações do maior chefe de quadrilha do país para torná-lo elegível, que travam o desenvolvimento do Brasil e criam insegurança jurídica, prendem e perseguem jornalistas e deputado por crime de opinião, que não quer transparência e segurança no processo eleitoral e por ameaça a ditadura do judiciário quer imputar crimes a um presidente honesto que está acabando com a “mamilocracia” e à ameaça socialista/comunista que estava destruindo nosso país. Já chegou a hora de Barroso com a prova de um hacker que passou 7 (sete) meses dentro do sistema do TSE e vai chegar a hora de Morais, o ex advogado ligado ao pcc e de todos os demais membros do escritório do crime.

  5. Tadinho do STF tão inocente ! Bichinho ! Tribunal político, sujo, corrupto, vendido e bandido. Bolsonaro ta mostrando sozinho ao congresso como se enfrenta esses crápulas, escancarou o que antes era por debaixo do pano e o Sft caiu que nem um pato ! Só assim p ver se o congresso reage deixando de lado o medo do rabo preso, para atacar tbm o STF através do impeachment dos ministros !

  6. Uma cela bem fétida, em Bangu ou na papuda… esse é o destino do bunda suja.
    Esse facínora vai pagar pelos crimes que cometeu aqui na terra.

    1. Pois é Pilantra de nove dedos paz e amor já passou uma temporada isolado, fazer o que? Quem mandou se meter com Palocci, Vacari, Silvinho Land rover, Cervero olho de gato, Pedrinho Barusco, Sérgio Machado, Paulinho Costa, os aloprados, não sei a razão de vc não lembrar desse povo, memória curta ou defeito de caráter?

  7. Preparem o lombo.
    Hoje quinta feira, é dia de live.
    O cancão vai piar.
    O véi Bolsonaro não tem medo.
    Ele enfrenta.
    Vai pra cima e denuncia mesmo.
    Esse homem, esse soldado capitão, já entrou pra história do Brasil.
    Dsqui a mil anos, ninguém esquece mais esse Bravo Guerreiro.
    Pense num véi duro.
    Duro!
    Duro!

  8. Ei,sério mesmo,uma piada lê uns esquerdopatas desses fazendo um comentário em quem merece ir para cadeia,cidadão vc não lembra que sua coja quase toda foram esbarrar nesta cadeia que vc fala,uns pilantras desse querendo voltar a colocar a mão na chave do cofrinho,😂😂😂,MITO 2022.

  9. Sonho com o dia em que o maluco do Planalto vá para cadeia, tornando-se o primeiro presidente militar preso. A diferença da corrupção no meio militar para o civil é que no militar, a corrupção promove seguindo a hierarquia, quanto maior a autoridade será o nível de corrupção.

  10. Bolsonaro não será preso enquanto estiver na presidência, mas no início de 2023, pode preparar um ” muquifo ” pra ele na Papuda. O STF irá colocá-lo atrás das grades bem facinho kkkkk. Não vai faltar gente para querer conduzir ele ao presídio. Nesse país, acabou mandato, acabou a moral kkkk

    1. Vá esperando a volta do chacareiro ladrão chefe de quadrilha e defensor de ditadura, vão comendo mortadela com pão até 2.026 e se quiser vá morar na Venezuela ou Cuba .

  11. Sei que os bichos de chifres aqui, não possuem nenhuma capacidade de enxergar um dedo a frente do nariz, mas o Brasil caiu em um buraco que não tem ideia da profundidade.

  12. Bolsonaro tem razão.
    Esses caras querem governar sem ter um voto.
    Essas respostas esfarrapadas, faz parte do plano deles.
    Arbitrários são eles.
    Tá na cara que nem papeira, isso vem acontecendo a muito tempo.
    Voto auditado sim!!
    Qual o problema??
    Tem que ser, não tem outro jeito.
    Estão querendo passar mantega na cara do povo, na minha não, já percebi a cachorrada em curso.
    Eu disse, em curso.
    Só não vê quem não quer.

  13. Triste Brasil! Urnas eletrônicas incomodam mais que urnas funerárias Brasil 550 mil mortos de COVID, o Presidente nunca encontrou tempo para visitar um hospital.

    1. Você só faz cagar quando abre a boca. kkkkkkkk Titia, chamavis sobrinhos e vai dormir, véia descarada.

  14. Sr Fux, o supremo tribunal Federal de injustiça, quando solta corruptos, traficantes, homicidas, o stf ofende o povo honesto brasileiro .

    1. Inquérito sem a participação do Ministério Público, Deputado preso sem condenação e Presidente indiciado no Inquérito do Fim do Mundo, sem autorização do Congresso.
      O Corrupto Lula solto pelo STF após várias condenações.
      Esta é a Democracia que queremos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Estudos sobre o corpo humano indicam que um em cada cinco homens é gay secretamente

Foto: Reprodução

Um estudo da Universidade da Geórgia apontou que cerca de 20% dos homens que se declaram heterossexuais apresentaram respostas fisiológicas de excitação ao consumir conteúdos com temática gay. E essa não é a única pesquisa que evidencia a complexidade da sexualidade humana.

Outra investigação, conduzida pela Universidade de Essex, no Reino Unido, também indica que muitas pessoas demonstram algum grau de atração que vai além da heterossexualidade, mesmo que nem sempre expressem isso publicamente.

Em síntese, a sexualidade não é algo rígido nem limitada a rótulos tradicionais. A ciência mostra que o desejo humano é mais diverso do que se imagina, e que viver a própria sexualidade ainda é, para muitos, um processo cercado de silêncio, receios e repressões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Após anos de repressão, chavismo liberta centenas de presos políticos

O regime chavista está libertando centenas de prisioneiros políticos. Durante anos, o ditador Nicolás Maduro prendeu opositores e pessoas contrárias à “revolução bolivariana”, e agora, como resultado da captura do ditador e da pressão feita pelo presidente Trump, centenas estão sendo finalmente libertados.

As libertações, uma reivindicação frequente da oposição do país, são um gesto de paz, disse Rodríguez, acrescentando que a ação foi unilateral e não foi acordada com nenhuma outra parte.

“O governo bolivariano, juntamente com as instituições estatais, decidiu libertar um número significativo de venezuelanos e estrangeiros, e esses processos de libertação estão ocorrendo neste exato momento”, acrescentou Rodríguez.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social

Verão do Povo começa com estrutura, segurança e grandes atrações na gestão Nilda

Foto: Divulgação

Parnamirim já vive o clima do melhor verão de sua história. A Prefeitura deu início à programação oficial do Verão do Povo, um amplo conjunto de ações, eventos e serviços coordenados pela gestão da prefeita Nilda Cruz, que transforma o litoral do município em um grande espaço de lazer, entretenimento, esporte e cidadania, com segurança, organização e qualidade para moradores e turistas.

Com uma programação intensa, diversificada e pensada para toda a família, o Verão do Povo une eventos gratuitos e privados, grandes atrações musicais, atividades esportivas, ações de saúde, bem-estar e serviços públicos ampliados, consolidando Parnamirim como um dos principais destinos do verão potiguar. O Verão do Povo reúne grandes parceiros de mídia, iniciativa privada e instituições, garantindo uma agenda diversa que contempla música, esporte, saúde, bem-estar e entretenimento para todas as idades.

“O Verão do Povo é resultado de muito planejamento, trabalho e compromisso com a nossa cidade. Preparamos Parnamirim para viver a melhor época do ano com alegria, segurança, conforto e serviços de qualidade. Nossa orla está pronta para receber moradores e turistas com uma programação imperdível, que movimenta a economia, gera oportunidades e valoriza o que temos de melhor”, destacou a prefeita Nilda Cruz.

Para garantir conforto e bem-estar, a Prefeitura ampliou significativamente os serviços de limpeza urbana durante o período de verão, com aumento de efetivo e horários estendidos, assegurando praias limpas e organizadas diariamente. A segurança também foi reforçada e funciona de forma integrada, com atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Guarda Municipal, agentes de trânsito do RN e de Parnamirim, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

O litoral conta ainda com Delegacia Móvel, funcionando e segunda a sexta: das 18h à 0h e Sábados e domingos: das 18h às 6h. Além da Delegacia Fixa, que opera: De segunda a quinta: das 18h à 0h Fins de semana: a partir da sexta-feira, às 18h, até a segunda-feira, às 6h

“Pensamos em cada detalhe para que as pessoas possam aproveitar o verão com tranquilidade. Ampliamos a segurança, organizamos os serviços e fortalecemos parcerias. É uma gestão que executa, cuida e entrega”, reforçou a prefeita.

A programação segue durante todo o mês de janeiro e início de fevereiro, com destaque para:

📆 SÁBADO | 10 DE JANEIRO

Projeto Se Cuida Parnamirim
* 9h — Devocional e oração
* 9h30 — Aula de mobilidade
* 10h — Ritmos
* 11h — Zumba
* 12h — Alongamento
* 13h — Ginástica
📍 Em frente ao Bar do Suvaco – Pirangi
Aberto ao público

📺 TV Ponta Negra
🎉 Atrações: Ferro na Boneca
⏰ A partir das 15h30
📍 Em frente ao Bar do Suvaco – Pirangi
Aberto ao público

🎉 Verão Pan — 98 FM
Atração: Soanata
⏰ A partir das 13h
Yoga | Hitbox | Aula de dança
⏰ A partir das 17h
📍 Próximo ao letreiro I Love Parnamirim – Pirangi
Aberto ao público

ℹ Além disso, acontece simultaneamente: Futmesa, quadra para esportes de praia,
massagem, drinks não alcoólicos, jogos e outras ativações.
Torneio Pirangi Beach Sports
📍 Arena Verão Unimed e 97 FM – próximo ao posto da CAERN – Pirangi
Aberto ao público

Arena de Verão — Clube FM
⏰ Das 8h às 11h — Fit Dance
⏰ 17h — Wrestling
📍 Próximo ao posto da CAERN- Pirangi
Aberto ao púbico

Corrida HiLife Run
⏰ A partir das 04h15
📍 Cirquinho
Privado

96 FM — Estação Verão 96
⏰ Das 10h às 12h
📍 Cotovelo
Abeto ao púbico

 

🎉 Puro Suco de Verão — Ilha Ecomax
Atrações: Menos é Mais, Felipe Amorim e Thiago Freitas
⏰ A partir das 19h00
📍 Ilha Ecomax
Evento privado

🎉 Sambinha Pirangi — Cirquinho
Atrações: Fabinho Miranda, Ribeira Boêmia, Preto no Branco e Mesa Doze
⏰ A partir das 17h00
📍 Cirquinho, Pirangi
🔒 Evento privado

📆 DOMINGO | 11 DE JANEIRO
Torneio Pirangi Beach Sports
📍 Arena Verão Unimed e 97 FM – próximo posto CAERN – Pirangi
Aberto ao público

Arena de Verão — Clube FM
Movimenta Parnamirim:
* Das 7h às 8h — Fit Dance
* Das 8h às 17h — Beach Handebol
📍 Próximo ao posto da CAERN – Pirangi
Aberto ao público

96 FM — Estação Verão 96
⏰ Das 10h às 12h
📍 Em frente aos Corais de Cotovelo
Aberto ao público

Luau do Alan Persa
⏰16h30
📍Cotovelo, gramado em frente ao In Mare Bali
Aberto ao público

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Verão SL movimenta a Praia de Pirangi com nove arenas esportivas e ações voltadas ao público estudantil e comunidade

Foto: Divulgação 

A SL Educação realiza, a partir deste sábado (10), o Verão SL, um projeto especial que ocupa a Praia de Pirangi durante a temporada de verão, com uma programação que reúne esporte, lazer, convivência e ações de integração voltadas a estudantes e ao público em geral. A iniciativa será realizada em um dos trechos mais movimentados do litoral potiguar.

Ao todo, o projeto contará com nove arenas esportivas, além de ativações interativas e ações pensadas para estimular o encontro, o movimento e a troca de experiências em um ambiente aberto, acessível e voltado ao convívio coletivo. A proposta é criar um espaço de participação ativa, integrando jovens, professores e a comunidade local.

O Verão SL nasce com a ideia de ir além da presença institucional, reforçando que o processo educacional também se constrói fora da sala de aula. A programação valoriza momentos de bem-estar, socialização e aprendizado informal, alinhados a um estilo de vida saudável e participativo, especialmente durante o período de férias escolares.

Durante os finais de semana, o público que passar pelas arenas poderá participar de atividades esportivas, ações interativas, experiências de convivência e iniciativas voltadas ao engajamento estudantil. As ações foram planejadas para dialogar com jovens que vivem um momento de planejamento acadêmico e definição de novos caminhos educacionais.

O projeto acontece em um período estratégico do calendário educacional, próximo à divulgação dos resultados do SISU, quando muitos estudantes avaliam escolhas profissionais e possibilidades de formação. A presença no litoral reforça a proposta de acompanhamento contínuo dos alunos, inclusive fora do ambiente formal de ensino.

Com o Verão SL, a SL Educação amplia sua atuação para além dos espaços tradicionais, apostando em iniciativas que unem educação, lazer e experiência social, fortalecendo a proximidade com os estudantes e a comunidade em um dos principais destinos de verão do Rio Grande do Norte.

*Mais informações nos canais oficiais da SL Educação ou pelo o Instagram:* @prof.sergiolima

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Viver Saúde amplia acesso com telemedicina de urgência 24h e atendimento na Zona Norte de Natal

Foto: Divulgação 

O Viver Saúde, plano de saúde genuinamente potiguar, ampliou seus serviços com a oferta de telemedicina para atendimentos de urgência, disponível por meio do aplicativo Viver Saúde, gratuito para Android, na Google Play, e iOS, na App Store.

O serviço funciona com atendimento imediato, 24 horas por dia, para pacientes adultos e pediátricos, oferecendo orientação médica online em situações de urgência e mais praticidade no cuidado com a saúde.

Além do atendimento digital, o Viver Saúde iniciou o atendimento presencial em uma unidade de atendimento na Zona Norte de Natal, localizada na Avenida Dr. João Medeiros Filho, nº 500, em Igapó, ampliando a proximidade com os beneficiários da região.

Com menos de 50 dias de operação, o plano já ultrapassou a marca de 13 mil vidas, refletindo a rápida adesão do público à proposta de ampliar o acesso à saúde no Rio Grande do Norte.

Ao unir tecnologia, atendimento presencial e atuação local, o Viver Saúde segue fortalecendo sua presença entre os potiguares.

Serviço
App Viver Saúde – gratuito para Android (Google Play) e iOS (App Store)
Telemedicina de urgência: atendimento imediato, 24h, adulto e pediatra
Unidade de atendimento: Av. Dr. João Medeiros Filho, 500 – Igapó, Natal/RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Femurn diz que veto de Fátima é desrespeito à população e aos municípios

Foto:  Adriano Abreu

O veto integral da governadora Fátima Bezerra (PT) ao Projeto de Lei nº 632/2025, que estabelecia novos critérios para o repasse aos municípios de parcelas do ICMS, IPVA e Fundeb, segue gerando forte reação entre prefeitos e entidades municipalistas. Ainda na quinta-feira (8), a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) classificou a decisão como um “desrespeito” aos gestores municipais, à Assembleia Legislativa e à população potiguar.

A proposta, de autoria do deputado estadual Gustavo Carvalho (PL), havia sido aprovada por unanimidade pelos parlamentares em dezembro passado. O texto buscava dar maior previsibilidade e regularidade aos repasses constitucionais que pertencem aos municípios para evitar atrasos.

O Governo do Estado, por sua vez, justificou o veto com base em pareceres da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que apontaram risco fiscal, interferência na gestão da Conta Única do Tesouro e insegurança jurídica.

Na avaliação do presidente da Femurn, Babá Pereira, o veto representa um desrespeito institucional e traz impactos diretos para a população. “Nós achamos um total desrespeito por parte da governadora para com os prefeitos e as prefeitas, para com os deputados, todos da Casa Legislativa que aprovaram a unanimidade e principalmente com a população, que é quem vai sofrer, quem está sofrendo, na verdade, com o atraso desse repasse.”

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Cadê os idiotas úteis defensores do Luladrão, para defender o desgoverno da teja inaugurado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prazo para pagar IPTU com desconto de 16% termina hoje em Natal; saiba como

Foto: Magnus Nascimento

Contribuintes de Natal têm até esta sexta-feira (9) para garantir o desconto de 16% no pagamento antecipado do IPTU 2026, em parcela única. A Prefeitura orienta que os contribuintes priorizem os canais digitais da Sefin para emitir o boleto e efetuar o pagamento, evitando deslocamentos desnecessários. O desconto é válido apenas para quem estava regularizado com o município até 30 de dezembro de 2025.

No boleto do IPTU já estão incluídas a Taxa de Lixo e, no caso de imóveis do tipo terreno, a Contribuição de Iluminação Pública (Cosip). Segundo a Sefin, pessoas que regularizaram pendências após o prazo não têm direito ao desconto, mesmo quitando débitos agora.

Até o fim de novembro do ano passado, a Prefeitura enviou pelos Correios mais de 118 mil carnês a contribuintes adimplentes. Desse total, cerca de 32 mil já quitaram o imposto à vista. Quem não recebeu o carnê pode emitir o boleto pelo portal da Sefin ou pelo WhatsApp (84) 98786-1990.

O IPTU 2026 pode ser pago via PIX, em qualquer banco, além de cartão de crédito e pelos canais digitais do Banco do Brasil. Correntistas do BB também podem consultar e pagar o imposto diretamente pelo aplicativo, internet banking ou terminais de autoatendimento, sem necessidade de boleto.

Opinião dos leitores

  1. Eu como funcionária pública aposentada não vou poder pagar com esse desconto. Vou torcer q prorroguem para eu poder pagar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump diz que cancelou segundo ataque contra a Venezuela após cooperação

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (9) que cancelou uma segunda onda de ataques contra a Venezuela, anteriormente prevista, após a cooperação do país sul-americano.

“Os EUA e a Venezuela estão trabalhando bem juntos, especialmente no que diz respeito à reconstrução, em uma forma muito maior, melhor e mais moderna, de sua infraestrutura de petróleo e gás”, escreveu Trump em uma publicação na Truth Social. “Devido a essa cooperação, cancelei a segunda onda de ataques anteriormente prevista, que parece não ser necessária”, continuou o presidente.

Porém, ele afirmou que os navios anteriormente enviados para a região continuarão perto do país por “questões de segurança”.

“Pelo menos 100 bilhões de dólares serão investidos pelas grandes empresas petrolíferas, com as quais me reunirei hoje na Casa Branca”, completou Trump

CNN

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Novo comando na Venezuela acena aos EUA e abre negociações sobre petróleo e direitos humanos

Foto: Jesus Vargas/Getty Images

Poucos dias após a queda de Nicolás Maduro, o novo governo da Venezuela, liderado por Delcy Rodríguez, começou a emitir sinais de aproximação com os Estados Unidos. As primeiras movimentações envolvem negociações sobre o petróleo venezuelano, mudanças na relação comercial entre os países e gestos no campo dos direitos humanos.

O primeiro anúncio feito pelo presidente norte-americano Donald Trump após a captura de Maduro teve como foco o petróleo — principal interesse estratégico dos EUA no país sul-americano, que detém as maiores reservas do mundo. Na última terça-feira (6), Trump afirmou que o governo interino venezuelano concordou em entregar entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo aos Estados Unidos. Segundo ele, os recursos obtidos com a venda seriam administrados diretamente por Washington, com a promessa de uso em benefício “do povo venezuelano e dos Estados Unidos”.

Apesar da declaração, autoridades em Caracas não se manifestaram de imediato. A resposta oficial veio no dia seguinte, por meio da estatal PDVSA, que confirmou estar em negociações com os EUA para a venda de petróleo, classificando o diálogo como “estritamente comercial”. A empresa citou como precedente a continuidade das operações da petroleira americana Chevron no país, mesmo sob sanções internacionais.

Além da pauta energética, Trump anunciou, de forma unilateral, um novo marco comercial. Segundo o presidente dos EUA, o governo liderado por Delcy Rodríguez teria concordado em adquirir exclusivamente produtos norte-americanos com recursos provenientes do petróleo, incluindo alimentos, medicamentos, equipamentos médicos e itens para recuperação da rede elétrica. Paralelamente, houve um gesto na área de direitos humanos: o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, anunciou a libertação de presos políticos, embora persistam denúncias de censura, novas prisões e perseguição a jornalistas no país.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa diz que Vorcaro não contratou influenciadores e afirma que banqueiro é vítima de campanha difamatória

Foto: Arte Metrópoles

A defesa do banqueiro Daniel Vorcaro negou, nesta quinta-feira (8), que ele tenha contratado influenciadores digitais para difamar o Banco Central (BC) ou autoridades públicas. Em petição protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF), os advogados afirmam que Vorcaro é, na verdade, alvo de uma campanha difamatória organizada e pedem que a Corte investigue a origem das publicações que o envolvem.

A informação é da coluna Dinheiro & Negócios, do Metrópoles. O pedido foi endereçado ao ministro Dias Toffoli e assinado pelos advogados Roberto Podval, Pierpaolo Cruz Botini e Sérgio Leonardo. No documento, a defesa sustenta que o banqueiro sofre um “massivo ataque reputacional”, com disseminação constante de fake news de forma “orquestrada e coordenada”. Segundo os advogados, Vorcaro não difamou nem contratou terceiros para atacar qualquer instituição.

A manifestação ocorre no mesmo dia em que a Polícia Federal informou analisar a abertura de um inquérito para investigar a suposta contratação de influenciadores digitais com o objetivo de defender o Banco Master e atacar o BC após a liquidação da instituição financeira. O caso ganhou repercussão depois que um influenciador relatou ter sido procurado para participar da suposta campanha.

Na petição, a defesa afirma que Vorcaro tem sido alvo recorrente de matérias que extrapolariam o direito à informação, citando “perseguição sistemática” e até “cyberstalking” por parte de sites e blogs. Os advogados anexaram links que, segundo eles, comprovariam os ataques ao banqueiro. Também destacam que Vorcaro nega qualquer envolvimento com uma suposta milícia digital e que vem cumprindo medidas cautelares impostas pela Justiça, como o uso de tornozeleira eletrônica.

Com informações do Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Bandido é bandido, mané e mané, e os bandidos e os mau-caráter defensores do Luladrão, ficam defendendo bandido

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *