Polícia

Geddel Vieira Lima é preso pela Polícia Federal

Foto: Alan Marques – 22.nov.2016/Folhapress

Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Secretaria de Governo de Michel Temer, foi preso preventivamente nesta segunda-feira (3). O Ministério Público Federal (MPF) argumenta que ele agiu para atrapalhar investigações, ao tentar barrar possíveis delações premiadas do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do doleiro Lúcio Funaro.

Segundo o MPF, Geddel tem atuado para garantir que Cunha e Funaro recebam vantagens indevidas e para constranger o doleiro a não fechar o acordo.

Na petição apresentada à Justiça, foram citadas mensagens enviadas recentemente (entre os meses de maio e junho) por Geddel à esposa de Lúcio Funaro. Para provar, tanto a existência desses contatos quanto a afirmação de que a iniciativa partiu do político, Funaro entregou à polícia cópias de diversas telas do aplicativo.

Nas mensagens, o ex-ministro, identificado pelo codinome “carainho”, sonda a mulher do doleiro sobre a disposição dele em se tornar um colaborador do MPF. Para os investigadores, os novos elementos deixam claro que Geddel continua agindo para obstruir a apuração dos crimes e ainda reforçam o perfil de alguém que reitera na prática criminosa.

Geddel é um dos investigados na Operação Cui Bono. Deflagrada no dia 13 de janeiro, a frente investigativa tem o propósito de apurar irregularidades cometidas na vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, durante o período em que foi comandada pelo político baiano. A investigação teve origem na análise de conversas registradas em um aparelho de telefone celular apreendido na casa do então deputado Eduardo Cunha.

A prisão se baseia em depoimentos de Funaro e nas delações premiadas do empresário Joesley Batista e do diretor jurídico do grupo J&F, Francisco de Assis e Silva.

Leia a íntegra da nota do Ministério Público Federal:

Em cumprimento a uma ordem judicial que atendeu a pedido da Polícia Federal e da Força-Tarefa Greenfield – que também é responsável pelas operações Sépsis e Cui Bono – , foi preso nesta segunda-feira (3), o ex-ministro Geddel Vieira Lima. A prisão é de caráter preventivo e tem como fundamento elementos reunidos a partir de informações fornecidas em depoimentos recentes do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, do empresário Joesley Batista e do diretor jurídico do grupo J&F, Francisco de Assis e Silva, sendo os dois últimos, em acordo de colaboração premiada. No pedido enviado à Justiça, os autores afirmaram que o político tem agido para atrapalhar as investigações. O objetivo de Geddel seria evitar que o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o próprio Lúcio Funaro firmem acordo de colaboração com o Ministério Público Federal (MPF). Para isso, tem atuado no sentido de assegurar que ambos recebam vantagens indevidas, além de “monitorar” o comportamento do doleiro para constrangê-lo a não fechar o acordo.

Na petição apresentada à Justiça, foram citadas mensagens enviadas recentemente (entre os meses de maio e junho) por Geddel à esposa de Lúcio Funaro. Para provar, tanto a existência desses contatos quanto a afirmação de que a iniciativa partiu do político, Funaro entregou à polícia cópias de diversas telas do aplicativo. Nas mensagens, o ex-ministro, identificado pelo codinome “carainho”, sonda a mulher do doleiro sobre a disposição dele em se tornar um colaborador do MPF. Para os investigadores, os novos elementos deixam claro que Geddel continua agindo para obstruir a apuração dos crimes e ainda reforçam o perfil de alguém que reitera na prática criminosa. Por isso, eles pediram a prisão “ como medida cautelar de proteção da ordem pública e da ordem econômica contra novos crimes em série que possam ser executados pelo investigado”.

Com a prisão de Geddel, passam a ser cinco os presos preventivos no âmbito das investigações da Operação Sépsis Cui Bono. Já estão detidos os ex-presidentes da Câmara, Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, o doleiro Lúcio Funaro e André Luiz de Souza, todos apontados como integrantes da organização criminosa que agiu dentro da Caixa Econômica Federal (CEF). No caso de Cunha, Alves e Funaro, já existe uma ação penal em andamento. Os três são réus no processo que apurou o pagamento de propina em decorrência da liberação de recursos do FI-FGTS para a construção do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Além deles, respondem à ação, Alexandre Margoto e Fábio Cleto.

Mais sobre as investigações

Geddel Vieira Lima é um dos investigados na Operação Cui Bono. Deflagrada no dia 13 de janeiro, a frente investigativa tem o propósito de apurar irregularidades cometidas na vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, durante o período em que foi comandada pelo político baiano. A investigação teve origem na análise de conversas registradas em um aparelho de telefone celular apreendido na casa do então deputado Eduardo Cunha. O teor das mensagens indicam que Cunha e Geddel atuavam para garantir a liberação de recursos por vários setores da CEF a empresas que, após o recebimento, pagavam vantagens indevidas aos dois e a outros integrantes do esquema, entre eles Fábio Cleto. Cleto, que ocupou por indicação de Eduardo Cunha a vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias, foi quem forneceu as primeiras informações aos investigadores. Em meados do ano passado, ele fechou acordo de colaboração premiada com a Procuradoria Geral da República (PGR).

Em conversas datadas de 2012, por exemplo, os envolvidos revelam detalhes de como agiram para viabilizar a liberação de recursos para sete empresas e um partido político. Entre os beneficiados do esquema ilícito aparecem companhias controladas pela holding J&F, cujos acionistas firmaram recentemente acordo com o MPF. O aprofundamento dos indícios descobertos com a análise do conteúdo armazenado no aparelho telefônico apreendido permitiu aos investigadores constatarem intensa e efetiva participação de Geddel Vieira Lima no esquema criminoso. Além da prisão preventiva, a Justiça acatou os pedidos de quebra de sigilos fiscal, postal, bancário e telemático do ex-ministro.

G1

.

Opinião dos leitores

  1. Esse Gedel, como todos os bandidos do PMDB, participou ativamente dos governos petistas, onde agiu de forma criminosa, sob o beneplácito de Lula e Dilma. Foi Ministro do Lula (há um vídeo correndo na net mostrando o Lula se rasgando em elogios a ele) e foi Vice presidente da CEF no governo da Dilma. E assim ocorreu com TODOS os ladrões do PMDB, que roubaram junto com seus comparsas petistas. PT e PMDB são apenas facções de uma mesma quadrilha.

  2. Esse Geddel tem uma cara de bandido, daquele que se vende por qq pedaço de rapadura.

  3. Kkkkk é uma piada mesmo. É so entrarem com recurso no STF que esse cidadão será libera. Não vai dura muito tempo preso.

  4. Só não pode acontecer é o STF vir a soltar novamente esse politipo corrupto que reinterã sua disposição em prejudicar as apurações dos desviado resposta do dinheiro público.

  5. BG
    Esse aí era integrante dos ANÕES do orçamento, bandido que faz um sexto faz um cesteiro. Cadeia nele e nos outros também, lulla, cupaera dirma e tantos outros.

  6. Não se pode roubar pouco!

    Em fevereiro, Edson Fachin, que libertou Rodrigo Rocha Loures, negou habeas corpus a uma mulher que havia sido presa em 2011, por tentativa de furto de dois desodorantes e cinco embalagens de chiclete.
    Os brasileiros precisam entender que não se pode roubar… pouco.

    1. "Cumpanhero", a enorme roubalheira investigada na Lava Jato (no Mensalão também) foi referente a ações criminosas executadas nos governos petistas. Começou com a Petrobrás e depois foi aparecendo corrupção em todos os órgãos federais. Quem roubou? Quem estava no governo, é óbvio. PT, PMDB e outros aliados. O PSDB foi oposição em todos os governos petistas. Como vc queria que os tucanos participassem de falcatruas nos governos de seus adversários políticos? Como isso seria possível? Certamente, há casos de corrupção de tucanos, como há em outros partidos. O Azevedo (Minas Gerais) é prova disso. Mas são casos isolados e não relacionados à Lava Jato. Raciocine e deixe o fanatismo de lado, "cumpanhero". E vamos torcer pela prisão do canalha de 9 dedos, o grande chefão de toda essa roubalheira.

    1. Falta prender Aécio e Temer pelos crimes praticados, falta apresentar as provas contra Lula e Dilma, e falta também o povo brasileiro parar de encarar a política como torcedor de futebol.

    2. Petista é interessante. Quando fala em prender seus bandidos "heróis", eles dão logo um pinote. Como alguém pode achar que não existem provas contra Lula e Dilma? Enquanto esse fanáticos se ainda se fizer presente, o nosso Brasil não vai dar certo. E ainda tem a cara de pau de falar em considerar a política como partida de futebol. E o que fazem os petistas, comandados pelo canalha de 9 dedos? Francamente…

    1. Iludido. Geddel é das antigas! E continuará na ativa. Ele sabe como fazer o negócio, sempre precisarão dele. Basta ver a história política brasileira e vc vai entender que o Brasil só funciona na base da corrupção. Aqui, corruptos são necessários, nós os bestas trabalhadores é quem pagamos o pato.

  7. Kkkkķkkkkkkkk…..Cara…que coisa né?
    Kkkkķkkkkkkkk Kkkkķkkkkkkkk
    Ainda tem mais ladrão pra cair…tá só começando. ..mais panelas, mais panelas…kkkkkkk

    1. Tem que prender mesmo. Não se pode ter bandido de estimação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pai do noivo de Marina Ruy Barbosa alega que filho já gastou mais de R$ 22 milhões com “despesas pessoais” desde que começou a namorar a atriz

Foto: reprodução/redes sociais

A disputa judicial envolvendo Abdul Fares, herdeiro da Marabraz e noivo de Marina Ruy Barbosa, chegou ao fim. Abdul havia movido uma ação para interditar seu pai, Jamel Fares, fundador da rede varejista avaliada em mais de R$ 1 bilhão. O processo, que corria em segredo de Justiça, também buscava a curatela dos bens do patriarca.

R$ 22,5 milhões em ‘despesas pessoais’

Jamel contestou, argumentando estar apto a administrar seus negócios e a própria vida. Fotos anexadas ao caso expuseram o estilo de vida de Abdul, incluindo um anel de noivado para Marina, avaliado em R$ 6 milhões.

O casal começou a namorar há dois anos e o pai alega que filho gastou mais de R$ 22,5 milhões nesses nesse período com “despesas pessoais”, conforme informações do jornal Extra. Nesta quinta (12), a família anunciou um consenso, desistindo da ação.

InfoMoney, com informações de Extra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quadrilha que roubou carro-forte e assaltou lanchonete em Natal tinha vasto material explosivo e armamento para derrubar até helicóptero, diz polícia


Fotos: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte acredita que conseguiu desarticular uma quadrilha suspeita de ter roubado um carro-forte e assaltado uma lanchonete em crimes que marcaram pela atuação dos bandidos nos últimos meses em Natal.

Segundo a polícia, durante as operações, surpreendeu o nível e a quantidade de armamentos e explosivos encontrados com a quadrilha – algumas capazes de derrubar até helicópteros.

O grupo foi desarticulado após duas operações, segundo a Civil:

  • na quarta-feira (11), três suspeitos de integrarem o grupo criminoso foram mortos em confronto com a polícia em Cabo de Santo Agostinho, na Grande Recife;
  • outros dois suspeitos haviam morrido em um confronto na cidade de Pureza, no interior do RN, na sexta-feira passada (6), sendo um deles, segundo a Polícia Civil, considerado o maior assaltante de bancos do Nordeste.

Segundo o delegado Yuri Cabral, da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), na operação do dia 6 de dezembro a polícia se deparou com o arsenal do grupo criminoso.

“Um vasto material explosivo, mais de 20 quilos de explosivo. E esse material também de outros calibres. Nós vimos ali munição de ponto 50, arma de guerra, utilizada para parar motores de carro-forte”, disse.

“Nos preocupou, por isso que nós empreendemos esforços para conseguir prender todos os criminosos”.

A quadrilha se autodenominava como “Cangaço” e era, segundo o diretor da Deicor, delegado Joacir Rocha, “extremamente violenta”.

“O que causa preocupação a gente foi a apreensão de munições calibre ponto 50. Essas munições são utilizadas para derrubar helicóptero, para atirar contra carro-forte, então ultrapassa muitas blindagens”, explicou.

Segundo a Deicor, o grupo era especializado em roubos a bancos e veículos, caixas-fortes e explosão de caixas eletrônicos. Com o grupo, também havia dinheiro, uniformes e muita munição.

“A gente entende que conseguiu fazer esse grande trabalho com o apoio de todos e desarticulamos, sim, essa facção”, frisou Joacir Rocha.

Cinco mortos, um foragido

Ao todo, cinco criminosos suspeitos de participarem dos crimes morreram nas operações, segundo a Polícia Civil. Foram eles:

  1. Wesley Victor, conhecido como Rosinha ou Bart Simpson (operação em Pernambuco)
  2. Rariel Douglas Celestino, conhecido como Branco (operação em Pernambuco)
  3. Madson Roberto Alves Fonseca, conhecido como Pé de Chumbo (operação em Pernambuco)
  4. José Ari Dantas da Silva (operação no RN)
  5. José Carlos Renato Santos da Silva (operação no RN)

De acordo com a Polícia Civil, um outro integrante do grupo é considerado foragido – ele fugiu do cerco feito em Pernambuco. Um delegado e um policial civil do RN foram feridos na ação, mas não correm risco de morte, segundo a polícia.

De acordo com a Polícia Civil, além do cometimento dos crimes, a quadrilha também ostentava armas nas redes sociais e desafiava as autoridades.

“Eles estavam divulgando em todos os locais que eram o ‘Novo Cangaço’, que eles iam tomar o território do Rio Grande do Norte”, alertou o secretário de Segurança e Defesa Social do RN, Coronel Francisco Araújo.

Crimes cometidos em Natal

De acordo com a investigação da Deicor, os dois crimes cometidos pela facção considerado de grande impacto em Natal nos últimos meses foram:

No dia 5 de agosto, a quadrilha roubou malotes de um carro-forte dentro de um supermercado no bairro Capim Macio, Zona Sul de Natal. Os criminosos chegaram a invadir o estabelecimento e atiraram contra um vigilante, que morreu no dia seguinte;

No dia 1º de dezembro, os criminosos, fortemente armados, invadiram e assaltaram uma lanchonete no bairro Lagoa Nova, na Avenida Prudente de Morais, também na Zona Sul de Natal. Ninguém ficou ferido.

 g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula não deveria se candidatar em 2026 para 52%, mostra pesquisa Genial/Quaest

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026 para a maioria dos brasileiros, de acordo com pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (12).

Os contrários à reeleição são 52%. Já os favoráveis, são 45%. Não sabem ou não responderam, 3%.

Se comparado ao último levantamento, em outubro, o “não deveria” caiu seis pontos. Já o “sim, deveria”, subiu cinco. Não sabe ou não respondeu, subiu um.

Foram entrevistadas 8.598 pessoas pela Quaest, pessoalmente, entre 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF já deflagrou 20 operações de combate ao abuso sexual infantil no RN em 2024

Foto: PF

Somente neste ano de 2024, a Polícia Federal já deflagrou 20 operações policiais de combate ao abuso sexual infantil no Rio Grande do Norte.

Na manhã desta quinta-feira, 12/12, foi deflagrada mais uma. Desta vez, a 17ª fase da Operação Carancho, de combate à produção, armazenamento e compartilhamento de material relacionado a abuso sexual infantil na internet.

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão no município de Caiçara do Norte, tendo resultado na apreensão de um aparelho celular que será submetido à perícia.

Os crimes investigados estão tipificados no Estatuto da Criança e do Adolescente, cujas penas somadas chegam dez anos de reclusão, sendo que, com a recente alteração trazida pela Legislação, o crime do Art. 241-B passou a ser considerado crime hediondo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mercado automotivo brasileiro é o que mais cresce no mundo em 2024, diz Anfavea

Foto: Roosevelt Cassio/Reuters

As vendas de veículos novos cresceram 15% em 2024 quando comparado aos 12 meses anteriores. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Esse é o maior crescimento percentual do setor desde 2007. Foram emplacados 2,654 milhões de veículos leves e pesados em 2024, contra 2,309 milhões no ano passado.

Comparando o primeiro contra o segundo semestre deste ano, a alta foi de 32%.

No ano, o Brasil obteve o maior crescimento entre os 10 principais mercados globais de veículos, devido ao ciclo de investimento de R$ 180 bilhões anunciado pelas montadoras, o maior da história do setor automotivo brasileiro.

“O primeiro semestre deste ano já tinha sido melhor que em 2023, mas foi no segundo semestre que crescemos 32%, voltando aos níveis pré-pandemia”, disse Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

O resultado coloca o país à frente de países como Estados Unidos, Alemanha, Índia e China. Veja abaixo a lista.

  • Brasil: 15%;
  • Canadá: 10,5%;
  • México: 9,4%;
  • China: 3,8%;
  • Índia: 3,4%;
  • Estados Unidos: 2,8%;
  • Reino Unido: 2,5%;
  • Alemanha: – 0,4%;
  • França: – 3%
  • Japão: – 7,2%.

Para 2025, a Anfavea prevê um crescimento de 5,8% nos emplacamentos de veículos leves, passando de 2,5 milhões para 2,6 milhões de unidades. Os pesados devem ter alta de 2,1%, passando de 146 mil para 149 mil no ano que vem.

A estimativa foi reduzida pela associação depois da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) nesta quarta-feira (11), que elevou a taxa básica de juros do país em 1 ponto percentual, chegando a 12,25% ao ano.

“O cenário para o ano que vem nos fez rever as projeções para 2025, pois estamos trabalhando com a expectativa de que a taxa básica de juros deva girar entre 14,25% e 14,5%”, afirmou Lima Leite.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Operação Lei Seca efetua 27 prisões no período de 10 dias em Natal

Foto: CPRE/Divulgação

A Operação Lei Seca, realizada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual, registrou em 10 dias a prisão de 27 condutores pela mistura de álcool e direção em Natal.

De acordo com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual, a fiscalização foi no período de 01/12/2024 a 10/12/2024.

O crime é capitulado no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro e prevê pena de detenção de 06(seis) meses a 03(três) anos, além de multa.

Diante dos festejos de final de ano, a Polícia Militar segue intensificando ainda mais a fiscalização para coibir a condução de veículos por pessoas sob efeito de álcool, garantindo um trânsito mais seguro.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Donald Trump é novamente eleito “Personalidade do Ano” pela revista Time

Foto: Reprodução/Time

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi escolhido nesta quinta-feira (12) como a pessoa do ano de 2024 pela revista “Time”.

O republicano fez “uma impressionante retomada política” neste ano, segundo a publicação norte-americana: se em maio ele estava sentado no banco dos réus em um tribunal de Nova York recebendo uma condenação criminal, em novembro ele retornava ao cargo mais poderoso do mundo ao vencer a democrata Kamala Harris para um segundo mandato, não consecutivo, como presidente dos EUA. Trump toma posse em 20 de janeiro de 2025.

Segundo a “Time”, Trump remodelou o eleitorado americano nas eleições deste ano, mobilizando jovens eleitores do sexo masculino que o impulsionaram à “notável” vitória, para atingir uma vitória contundente, vencendo no voto popular pela primeira vez e conquistando todos os estados-chave.

Esta é a segunda vez que Trump é eleito pessoa do ano pela “Time”. A primeira foi em 2016, quando ele foi eleito presidente dos EUA pela primeira vez. Na edição deste ano, o republicano desbancou personalidades como a própria Kamala, o bilionário Elon Musk, a princesa Kate Middleton, Yulia Navalnaya, viúva do opositor russo Alexei Navalny, e o premiê israelense Benjamin Netanyahu.

O editor-chefe da “Time”, Sam Jacobs, afirmou no programa “Today” da rede “NBC” nesta quinta que Trump foi “para o bem ou para o mal, quem teve a maior influência nas notícias em 2024”.

“Trata-se de alguém que realizou um retorno histórico, que remodelou a presidência americana e está reorganizando a política dos Estados Unidos. É difícil contestar o fato de que a pessoa que está prestes a ocupar o Salão Oval é a mais influente no noticiário”, disse Jacobs.

g1

Opinião dos leitores

  1. A última vez que tivemos a personalidade do ano,Lula estava preso,o STF cumpria a Constituição Federal,as Forças Armadas eram respeitadas por todos e pelas instituições e o sonho do brasileiro ver gente graúda presa por corrupção se realizava,era um outro país e uma outra era e a personalidade do ano foi o Sr. Sérgio Moro,gostem ou não gostem essa é a história.🇧🇷

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula está ‘neurologicamente perfeito’ e deve ter alta na próxima semana, dizem médicos

Coletiva no Hospital Sírio-Libanês sobre estado de saúde do presidente Lula — Foto: TV Globo

A equipe médica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na manhã desta quinta-feira (12), em entrevista à imprensa, que o presidente está bem e “superestável” após a realização de procedimento para evitar um novo sangramento na cabeça. A previsão de alta está mantida para o início da semana que vem, na segunda ou terça-feira.

Segundo os médicos, o exame neurológico do presidente está normal. A única recomendação é de repouso relativo para que ele não faça esforço físico e evite estresse emocional.

A técnica realizada em Lula não é considerada uma cirurgia, mas um “procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média)”. A intervenção faz parte do protocolo pós-cirúrgico.

O petista, que tem 79 anos, fez uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça – ainda em decorrência da queda que sofreu no banheiro de casa em outubro.

“O procedimento foi feito com sucesso, é um complemento ao procedimento cirúrgico [de terça]. O presidente está acordado, na UTI, já está comendo, está superestável. Então, isso não atrasou nem um pouco a programação dos próximos dias, que, dependendo da evolução do presidente, ele deverá ter alta no começo da semana”, afirmou Roberto Kalil, que é médico pessoal de Lula, acrescentando depois que a alta deverá ser na segunda ou terça.

Segundo ele, o presidente sempre se manteve sereno, seguindo ordens médicas e protocolos de tratamento. “Desde o primeiro momento pós drenagem, ele estava sentado, comendo e consciente”, disse.

O procedimento teve início por volta das 7h10 e durou menos de uma hora. Foi usada apenas sedação por se tratar de uma intervenção minimamente invasiva e não precisou de anestesia geral.

O neurologista Rogério Tuma explicou que a intervenção foi feita em caráter preventivo – não houve um novo sangramento. “A chance de [o hematoma] se refazer é baixa”, disse.

Segundo o neurologista Marcos Stavale, que também integra a equipe de Lula, o “risco de ter um novo sangramento é estatisticamente desprezível”. “Ele está neurologicamente perfeito, está ótimo, conversando”, ressaltou.

O dreno que está no local da cirurgia de terça “será, provavelmente, retirado no final desta tarde”, afirmou Kalil. Lula continuará no mesmo quarto onde está, mas, a partir de amanhã, a monitoração dos parâmetros de saúde dele deverá ser reduzida.

“Ele vai continuar nos próximos dias a rotina de fisioterapia. Os cuidados intensivos vão diminuindo, evidentemente. E, se tudo correr como está correndo, no começo da semana, o presidente deve ter alta”, esclareceu.

Sobre o quadro gripal que o presidente aparentava ter na segunda-feira (9), antes da cirurgia, a infectologista Ana Helena Germoglio, chefe da equipe médica da Presidência da República, disse que ele chegou a ter febre, mas que os exames já estão normais.

“Ele teve episódio de febre. Os exames são compatíveis com um quadro viral, que ainda não conseguimos identificar o vírus responsável porque nem todos os vírus a gente consegue identificar de forma pronta, mas os exames já se normalizaram. Então, não há mais sinal sugestivo de doença viral, mas, sim pode ter sido uma concomitância de fatores, que podem ter precipitado esse quadro inflamatório que chegou na hemorragia”, disse.

Logo que o procedimento desta manhã terminou, Kalil já tinha dado uma declaração afirmando que havia sido feito com “sucesso”.

g1

Opinião dos leitores

  1. Mas eu li num grupo de zap da gadolândia que o Lula que está na presidência é um robô e que foram trocar o chip dele agora…Alguém pode confirmar isso? Sem mugidos por favor!

  2. Perfeito,troca de clone realizada com sucesso,agora arrocha fumo na miséria.Tomaaaaa misééérrriiiaas!🇧🇷👿👻🦓

  3. Não sei se tem alguma relação ou não
    Ontem com a notícia de outra cirurgia, a bolsa subiu e o dólar caiu, hoje com a notícia que o Lula poderá voltar para Brasília na próxima semana o dólar já começou a subir.
    Será que é só coincidência?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Comissão de Constituição e Justiça derruba emenda que mantinha ICMS em 18% e projeto deve ir a plenário com alíquota de 20%

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recusou, nesta quinta-feira (12), a emenda que tinha sido aprovada na quarta-feira (11) pelas Comissões de Finanças e de Administração e previa manter em 18% a alíquota do Imposto Sobre Comércio e Serviços (ICMS) no estado.

O projeto de lei apresentado pelo governo do Rio Grande do Norte para aumentar o imposto para 20% tinha sido aprovado na CCJ em novembro, mas recebeu uma emenda (modificação parlamentar) ao chegar na comissão de Finanças.

Essa emenda mudava o principal ponto do projeto e previa que o imposto deveria continuar em 18%.

Opinião dos leitores

  1. Fátima é um saco sem fundo. Mesmo o RN com a folha acima do LRF essa governadora cria novos gastos com aumentos salariais e concursos. Não existe vontade de cortar gastos mas aumentar a arrecadação para pagar a conta perdulária dela. Se tivesses um governo competente justificaria, mas Fátima é a dona de casa que gasta o que não tem pra ser o que não é. E o povo sempre de pires na mão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alares traz Wi-Fi 7 ao Brasil e testa tecnologia no Carnatal 2024

Operadora aprimora a experiência do usuário com nova geração de Wi-Fi, oferecendo conexões ultra rápidas e estáveis no maior Carnaval fora de época do mundo

A Alares, uma das maiores operadoras de internet via fibra óptica do Brasil e uma das principais patrocinadoras do Carnatal 2024, escolheu Natal para testar a nova geração de Wi-Fi, que se destaca por oferecer velocidades de conexão significativamente superiores, menor latência, capacidade avançada de gerenciamento de espectro e resiliência em ambientes com alta interferência. Durante o evento, a operadora trouxe a tecnologia mais moderna de conexão sem fio do mundo para os foliões no camarote Alares e em outras áreas do estádio Arena das Dunas.

“Escolhemos o Carnatal para testar nossa tecnologia devido ao ambiente desafiador que o evento proporciona, com muitos dispositivos conectados simultaneamente. A experiência do público com o Wi-Fi 7 foi de alto nível, o que nos motiva a continuar investindo em soluções cada vez mais eficientes e inovadoras”, destaca Denis Ferreira, CEO da Alares.

O Wi-Fi 7, mais recente evolução tecnológica de conectividade sem fio, está chegando ao Brasil, e a Alares se destaca como pioneira na implementação comercial. A cidade de Natal foi escolhida estrategicamente para o lançamento, se consolidando como um polo importante para a empresa. “Após o piloto bem-sucedido no Carnatal, vamos iniciar a disponibilização gradual do serviço para nossos clientes, com expansão comercial
prevista para o primeiro trimestre de 2025”, conta Décio Feijó, CTO da Alares.

Alares Pro

Além do Wi-Fi 7, a Alares também trouxe para Natal o Alares Pro, um conjunto de soluções de banda larga com XGS-PON, tecnologia de fibra óptica que permite velocidades de até 10 Giga. A inovação oferece maior eficiência na distribuição de dados e maior capacidade de atender simultaneamente a múltiplos usuários em uma rede, o que melhora a experiência do cliente, especialmente em ambientes residenciais e comerciais com muitas conexões ativas.

Essa tecnologia de última geração já é realidade em algumas cidades do interior de São Paulo e, agora, está sendo disponibilizada na capital potiguar, nos bairros Lagoa Nova, Petrópolis, Tirol, Ponta Negra, Capim Macio e Via Costeira. O serviço segue em expansão de localidades nas próximas semanas.

Além de oferecer uma experiência superior para usuários residenciais, o XGS-PON desempenha um papel estratégico no atendimento a pequenas, médias e grandes empresas que demandam conectividade robusta para suportar suas operações. Com alta velocidade, a tecnologia garante maior eficiência e competitividade em um mercado cada vez mais digitalizado.

Na categoria residencial, o Alares Pro traz três novos planos: 1 Giga ou 1,5 Giga com Wi-Fi 6 e um pacote com 2 Giga e Wi-Fi 7. Os valores variam de R$ 139,99 a R$ 199,99. Já para empresas, é possível contratar soluções de conectividade avançadas como internet dedicada de até 10 Giga com velocidades simétricas de download e upload.

Compromisso com a comunidade e investimento na infraestrutura local.

A operadora também destaca o contínuo investimento em infraestrutura na região. “Sempre fomos uma empresa que trouxe inovações para o mercado potiguar, e essas novidades reafirmam nossa capacidade de trazer ao RN o que há de mais avançado em tecnologias de conectividade”, comentou o CEO da Alares, Denis Ferreira.

A Alares é uma das principais empregadoras do estado, com aproximadamente 470 colaboradores próprios no RN. Recentemente, a empresa também inaugurou sua primeira loja conceito em Pipa, uma iniciativa piloto que, a partir da experiência bem- sucedida no mercado potiguar, será expandida para o restante do país.

Com esses avanços, a operadora de telecom tem se consolidado como um dos principais agentes de transformação digital onde está presente, promovendo inclusão e acesso à internet de alta qualidade. “Estamos focados em oferecer soluções de internet mais rápidas e acessíveis para as famílias e empresas. Sabemos da importância de uma internet de altíssima qualidade no cotidiano das pessoas e, logo, queremos ser a escolha de quem valoriza velocidade, estabilidade e bom atendimento”, afirma Ferreira.

Sobre a Alares

Alares é uma operadora independente de telecomunicações, sediada em São Paulo (SP), que fornece serviços de acesso à Internet de alta velocidade, via fibra óptica, assim como TV por assinatura, telefonia fixa, dados, streaming, além de diversas soluções digitais para pessoas e empresas. Reúne aproximadamente 2.700 colaboradores e atua em 228 cidades de sete estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia. Tem uma rede de 32.000 km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura para conectar mais de 3,3 milhões de lares e empresas, atendendo hoje cerca de 777.000 clientes. Além do atendimento telefônico e por canais digitais, conta com 126 lojas físicas e equipes próprias de atendimento ao cliente e técnicos de campo, que reforçam o compromisso de qualidade e proximidade com os consumidores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *