Foto: Unplash
As diversas mudanças na maneira como os consumidores acessam conteúdo tem alterado significativamente o panorama midiático. A GloboNews, por exemplo, enfrenta uma crise de audiência sem precedentes, registrando “índices traço” – jargão da TV para designar números extremamente baixos, muitas vezes próximos a zero e característicos de canais que não possuem grande visibilidade.
Segundo dados do Painel Nacional de Televisão, do Kantar Ibope, revelados pelo Teleguiado, a GloboNews perdeu 38% da audiência em um mês.
A média de desempenho do canal em 24 horas caiu de 0,13 ponto, em maio, para 0,08 em junho. Para dimensionar a crise, vale destacar que cada 1 ponto de ibope representa cerca de 268 mil domicílios com TV. Ou seja, o canal de notícias atingiu média diária de 21.447 das residências brasileiras no mês passado.
O cenário de audiência traço na GloboNews reflete uma tendência de consumo. Com espectadores cada vez mais inclinados a acessar notícias e entretenimento por meio das plataformas digitais, que oferecem maior flexibilidade e uma experiência de usuário personalizada, as TVs por assinatura perderam espaço.
Os canais da TV aberta não estão fora de perigo. No último domingo (7/7), o Fantástico, da TV Globo, registrou um recorde negativo no ano. Números da Kantar Ibope obtidos pelo Notícias da TV apontam que o jornalístico ficou com média de 14,4 pontos na Grande São Paulo, 2,1 pontos abaixo da semana anterior.
O registro é o mais baixo de 2024 e o terceiro pior dos últimos quatro anos. Ficou à frente apenas das edições dos dois últimos domingos do ano passado, que foram ao ar em 24 e 31 de dezembro, dois dias do ano em que a audiência costuma ser mais baixa do que o normal.
Dados recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que quase metade dos clientes abandonou a TV por assinatura nos últimos 10 anos. Desde 2014, quando atingiu o ápice, com 19,6 milhões de assinantes, o serviço só perde clientes. De lá para cá, a queda foi de quase 50%, um total de 9,5 milhões consumidores a menos na década.
A cifra atual, registrada em fevereiro de 2024, é a mais baixa em 14 anos de medição, segundo os dados da própria Anatel. O total se aproxima do mais baixo do período, registrado em 2010, quando o serviço contava com 9,6 milhões de assinantes.
Enquanto isso, o principal concorrente tem conquistado expressivo crescimento. A Kantar Ibope revela que, em fevereiro de 2024, o consumo de vídeos sob demanda representou 30,7% do mercado brasileiro. Os números mostram que o streaming já supera a TV por assinatura, que representa 8,1% da fatia de mercado.
Eu gosto da GNEWS, acho que tem muita propaganda, mas achei que foi importante para evitar o golpe do Bozo.
A tendência é essas porcarias se acabarem.
Distorções e mais Distorções ESCANCARADAS.
um grupo de $em Vergonha$.
Programa já se foi. Globo já era
Só alienado assiste a globo.
Bozo lixo
O povo brasileiro acordou e cansou de tanta armação espúria, narrativas, falcatruas, mentiras e a desinformação de canais que desceram ao esgoto da imundice da fedentina e de apoios a corruptos e bandidos que inundam suas contas de dinheiro tão somente para mentir e destruir reputações, mas graças a Deus o povo virou as costas para esse teatro de imundice armação e falcatruas. O lixo descendo no esgoto do fracasso, ninguém assiste mais essas bostas .
Eu fico imaginando o grau de imbecilidade do sujeito que ainda tira 2h do seu sagrado domingo para assistir a rede esgoto de televisão em pleno 2024. Minha conta é simples: 3 minutos de globo é igual a 1 mês de atraso de vida.
Papinha com aquela colher ridícula nas mãos Luiz Almir falando que ama a ZN, padre e pastor pedindo dinheiro, meu amigo, não tem quem aguente essas TVs.
Dessas TVs abertas a melhorzinha é a Globolixo, as outras metade da programação é pastor e padre enchendo o saco e pedindo dinheiro o dia todo e a outra metade mostrando bandidos, crime e as mazelas do povo.
não acho. apesar da questão da igreja, scho a globo a pior delas.
Quem gosta de política de verdade, quer as notícias imparcial, mesmo que muitas nos tragam decepções. O grupo GLOBO não é mais uma fonte de informação, mas uma empresa ideológica.
Se a Globo está assim imagine as demais emissoras !
O povo está acordando. Por isso o desespero para controle das redes sociais. A mídia tradicional perdeu o controle da narrativa.
Globolixo aqui em casa não entra !! Faz 5 anos que bloqueei a Globolixo em casa.
Eu tenho certeza que os ares melhoraram. Deixou de colocar adultério, mentira, prostituição, miséria e tudo mais que essa emissora satânica gosta de exaltar.
Reflete o padrão de vassalagem que jornazismo dessa empresa pratica. Quem tem ao menos um neurônio é um pouco de decência, não sintoniza nessa emissora.
Cadê os eleitores do lula? Ainda tem 1 ponto no IBOPE?
A tendência esquerdista dos profissionais espanta os telespectadores, no estúdio Í por exemplo tem uma tal de Flavinha, Marcelo Lins, Otavio Guedes todos esquerdistas de carteirinha..