O telefone toca. A chamada é a cobrar. A pessoa que liga diz “sequestramos seu filho”. Quem atende se desespera. O resgate é rapidamente negociado. No final de tudo, se descobre que a suposta vítima está em segurança e que tudo se tratava de um falso sequestro.
Este golpe, que já foi muito aplicado em todas as partes do País, está de volta a Natal. Recentemente, duas pessoas conhecidas na sociedade receberam chamadas deste tipo. O desespero foi imediato, mas a negociação não foi finalizada. E os filhos, felizmente, estavam em segurança. Por coincidência, nos dois casos as crianças estudavam na mesma escola.
É importante ressaltar que estes golpistas geralmente conhecem detalhes do cotidiano da família. A performance teatral dos golpistas muitas vezes inclui gritos no fundo do telefonema para assustar e convencer o interlocutor a pagar rapidamente o que pedem como resgate (quantia em dinheiro ou códigos de cartão de crédito).
Como proceder
Nestes casos ganhe tempo, verifique através de outros números onde está a pessoa supostamente sequestrada. Use qualquer recurso para conseguir falar com ela.Se necessário desligue na cara dos golpistas logo no início da conversa (para deixar a linha disponível para você tentar contatar a pessoa), depois poderá sempre dizer que caiu a linha. Descobrirá que a pessoa não é sequestrada e que está muito bem.
Não se deixe amedrontar pelas ameaças e leve em conta que, quando os golpistas disserem que não pode desligar, é exatamente porque não querem que você tenha a chance de verificar o que eles afirmam.
De forma geral, durante a conversa, NUNCA forneça ou confirme qualquer dado seu ou de seus familiares, quais endereços, local de trabalho etc. Se forem verdadeiros sequestradores já saberão tudo, se não forem é melhor não muni-los de informações sobre você e sua família.
Uma vez verificado que é golpe, o conselho é que ligue para a polícia denunciando o fato (inclusive o número de origem da ligação) e deixando o órgão tomar as medidas cabíveis.
Não atenda nunca mais telefonemas vindo daquele número, em hipótese alguma. Lembre-se que estará tratando com criminosos e presidiários sem muitos escrúpulos.
olá boa noite… minha mãe também essa semana recebeu esse mesmo telefonema a cobrar e botaram um barulho de uma pessoa no fundo como se fosse eu pedindo socorro… minha mãe ficou logo aflita e desligou o telefone, e imediatamente me ligou perguntando se eu estava bem. Graças a Deus estar tudo bem e nada ocorreu, só o telefonema mesmo.