Política

Governador Robinson Faria cumpre agenda administrativa em Mossoró

O Governador Robinson Faria cumprirá agenda administrativa nesta segunda (16) e terça-feira (17), em Mossoró.

Às 16h de hoje, o Chefe do Executivo Estadual participou da sessão solene de aniversário da emancipação política da cidade, realizada no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.

Na manhã de terça-feira (17), a agenda começa com a cerimônia de passagem do Comando do II Batalhão de Policia Militar, às 9h. O novo comandante será o major Humberto Pimenta.

Em seguida, está marcada uma visita ao Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, na companhia do secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca.

A agenda administrativa na Mossoró termina com um almoço oferecido pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindvarejo) e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Na pauta, ações de segurança pública.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Advogado Paulo Augusto Pinheiro é nomeado juiz substituto do TRE-RN

O advogado Paulo Augusto Pinheiro foi nomeado juiz substituto para o próximo biênio no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

 

O advogado irá suceder Marcello Rocha Lopes, que continua na Corte Eleitoral como juiz titular. A nomeação foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Justiça Potiguar

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara Municipal de Natal concede título de cidadã natalense à empresária Brenda Justiz

Fotos: Divulgação 

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quinta-feira (24), uma sessão solene para a entrega do título de cidadã natalense à empresária Brenda Justiz, COO do Grupo Justiz. A homenagem reconhece sua contribuição ao desenvolvimento econômico da cidade e sua trajetória como empreendedora e líder inspiradora no setor de serviços e saúde.

A proposição foi do vereador Aldo Clemente, que destacou a relevância da homenageada e a seriedade com que conduz escolhas para essa, que é a mais alta honraria concedida pelo Legislativo Municipal. “Faço uma seleção criteriosa para cada título. E Brenda representa não só competência, mas sensibilidade, liderança e compromisso com a cidade que escolheu para viver e empreender”, afirmou o parlamentar.

Natural de Cuba, Brenda chegou em Natal em 2001, onde encontrou o solo fértil para recomeçar e transformar sonhos em realidade. À frente de um grupo empresarial que hoje atua em diversas regiões do país, ela também carrega uma história de fé, resiliência e pioneirismo. Na capital do RN, estreitou laços e construiu sua família. Brenda acredita no poder da coletividade e da construção com propósito. “Esse título representa a oficialização de um amor antigo. Natal me acolheu, me fortaleceu e me fez crescer. Hoje, com muito orgulho, posso dizer: sou cidadã natalense”, declarou emocionada Brenda.

A solenidade contou com a presença de familiares, amigos, colaboradores e parlamentares. Em seu discurso, Brenda destacou a importância da coragem, da fé e do legado que deseja deixar: um caminho pavimentado por cuidado, presença e amor pelo que faz.
Brenda Justiz

Enfermeira por formação, mestre em Saúde Pública, foi a primeira professora do curso de enfermagem na UNP e hoje, empresta a sua visão arrojada para os negócios como sócia-fundadora do Grupo Justiz, que ao lado do seu irmão Raul, lidera um time de mais de 4 mil colaboradores em todo o Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump diz que Brasil “ficou rico” cobrando tarifas dos EUA

Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil e outros países “ficaram ricos” cobrando tarifas de importação sobre produtos americanos.

Em entrevista à revista Time, Trump foi questionado sobre as tarifas aplicadas pelo governo americano. O presidente afirmou que, caso as altas tarifas de importação permaneçam em vigor daqui a um ano, considerará isso uma vitória.

“Veja, foi isso que a China fez conosco. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia, ela cobra entre 100% e 150%. Se você olhar para o Brasil, se olhar para muitos, muitos países, eles cobram – é assim que sobrevivem. É assim que ficaram ricos”, disse Trump.

“Lembre-se disso: não há tarifas se eles fabricarem os produtos aqui. Isso é um sucesso tremendo. Você ainda não percebeu, mas o que está acontecendo é um enorme sucesso. Estamos arrecadando bilhões e bilhões de dólares — dinheiro que nunca tínhamos arrecadado antes”, disse Trump.

À Time, Trump também afirmou que diversos acordos comerciais já foram fechados após a imposição das tarifas e devem ser anunciados nas próximas semanas.

Questionado sobre quando os acordos seriam divulgados, o presidente evitou dar uma data específica, mas garantiu que os Estados Unidos estão “se dando bem” com todos.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF invalida leis municipais que proibiam o uso da linguagem neutra nas escolas

Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para derrubar leis municipais dos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais que proibiam o uso e o ensino da linguagem neutra. Com a decisão, é permitida a aplicação da linguagem neutra nos sistemas educacionais desses municípios.

O entendimento da corte foi que legislar sobre normas da Língua Portuguesa é uma atribuição exclusiva da União. Isso significa que estados e municípios não têm competência para criar ou modificar leis sobre esse tema.

O relator do caso, ministro André Mendonça, acolheu os pedidos apresentados em Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs), reforçando que somente a União pode legislar sobre o uso da linguagem no país. Segundo ele, o STF já analisou vários processos semelhantes, e a fixação de uma tese vinculante tende a facilitar o julgamento de futuros casos sobre a mesma questão.

O ministro Cristiano Zanin apresentou voto divergente. Para ele, os municípios têm autonomia para definir o conteúdo pedagógico das escolas sob sua administração. Ele defende que a educação deve se basear no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) e na gramática oficial, elaborada conforme os termos da reforma ortográfica ratificada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Último dia de adeus ao papa Francisco: milhares se reúnem no Vaticano

Foto: News Vaticano

Dezenas de milhares de pessoas lotaram a Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante a madrugada e manhã desta sexta-feira (25) no último dia para se despedir do papa Francisco antes de seu funeral no sábado (26).

A basílica ficou aberta durante a maior parte da madrugada, fechando as portas por somente três horas, entre 2h30 e 5h30 (horário local).

O corpo do pontífice de 88 anos, que morreu na segunda-feira (21) em seus aposentos na casa de hóspedes Santa Marta, no Vaticano, após sofrer um AVC, foi levado à Basílica de São Pedro em uma procissão solene na quarta-feira (23).

Desde então, quase 130 mil pessoas de todo o mundo se despediram do pontífice, informou a Santa Sé.

Na manhã desta sexta-feira, após a reabertura da basílica, as filas se estendiam até a metade da avenida principal que vai de Roma ao Vaticano.

As pessoas se aglomeravam lentamente, algumas esperando horas, para ter alguns minutos lá dentro e prestar suas homenagens a Francisco.

Autoridades do Vaticano planejam encerrar o velório às 19h (horário local), 14h em Brasília, desta sexta-feira (25), antes do rito formal de selagem do caixão do papa.

“O que me surpreendeu foi a determinação dele em servir a Igreja e amar seu povo com toda a sua energia, até o fim”, declarou o cardeal italiano Giovanni Battista Re — líder cerimonial do Colégio Cardinalício e funcionário aposentado do Vaticano — ao jornal italiano La Repubblica em entrevista publicada nesta sexta-feira.

É improvável que um conclave para escolher um novo pontífice comece antes de 6 de maio.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Chefão da TV Globo deixa emissora depois de décadas no cargo

Foto: Felly Fuzaro/Globo

Grande nome por trás dos programas de variedades da TV Globo, Mariano Boni deixou o cargo de diretor depois de 34 anos. Ele estava à frente das atrações Mais Você, Encontro, É de Casa e Conversa com Bial. O diretor-executivo da emissora, Amauri Soares, se pronunciou sobre a saída.

Soares declarou que a saída do ex-diretor foi tomada em comum acordo. Boni entrou na Globo em 1991. Desde então, passou por diferentes cargos do jornalismo antes de comandar a chefia dos programas de variedades, a partir de 2018.

Nos primeiros dez anos de canal, Boni trabalhou como produtor e editor do Fantástico. Depois foi editor-executivo do Jornal Nacional e editor-chefe do Jornal da Globo. Ele também foi chefe de redação da emissora em São Paulo, diretor regional de jornalismo em Brasília e diretor-executivo de jornalismo.

“Em todos estes anos, Mariano comandou muitas das mais importantes coberturas e transmissões do país, além de todos os programas da faixa da manhã da TV Globo”, disse o diretor-executivo da emissora. “Por isso, Mariano tem todo nosso reconhecimento, agradecimento e torcida para os novos projetos autorais que pretende desenvolver.”

A despedida de Mariano Boni da TV Globo

Em seu perfil no Instagram, Boni se despediu da emissora. Na postagem, ele agradeceu a a todos que, de alguma forma, chegaram a fazer parte de sua equipe. Além disso, destacou as mais de três décadas de casa.

“Orgulho máximo da jornada. Para além das realizações no jornalismo e no entretenimento, fica a felicidade de ter trabalhado com tanta gente talentosa e generosa”, disse Boni. “Esse post é para agradecer a todos os colegas que batalharam ao meu lado nos últimos 34 anos.”

Vários famosos que trabalharam com o ex-diretor se manifestaram na postagem com diversas mensagens de sucesso e agradecimentos. A vaga deixada pelo ex-diretor será ocupada por Claudio Marques, que sai da posição de editor-chefe do Jornal Hoje.

Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Moraes tirou o sigilo dos autos”, diz oficial ao intimar Bolsonaro na UTI

Foto: Supremo Tribunal Federal

Antes de assinar a intimação do Supremo Tribunal Federal (STF) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde está internado desde o último dia 12, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reclamou à oficial de Justiça responsável pela entrega do documento que “tudo no Supremo é secreto”. A servidora, por sua vez, respondeu: “Esse mandado não está em segredo de justiça”.

A cena foi gravada no Hospital DF Star, em Brasília, onde o ex-presidente se recupera de uma cirurgia. O vídeo mostra Bolsonaro recebendo a oficial e iniciando uma série de questionamentos sobre o processo em que é acusado de participar de uma suposta tentativa de golpe de Estado.

A servidora pública, então, explica ao político que a ordem de intimação foi expedida no dia 11 de abril e, desde então, “estava parada”, visto que o ex-presidente não pôde ser intimado porque não estava em Brasília – ele passou mal no dia 12 abril durante uma viagem ao Rio Grande do Norte e foi operado no dia seguinte, já de volta à capital federal.

Diante da explicação, Bolsonaro interpelou a representante do STF: “Eu não tenho a nada a ver com isso. Eu não sabia. Tudo no Supremo é secreto!”. A servidora, então, reiterou a resposta: Esse mandado aqui não está em sigilo”.

O ex-presidente continuou: “Tudo é segredo ou é secreto, tanto é que eu não tive acesso, meus advogados não tiveram acesso a grande parte dos autos, inclusive a minuta do golpe”, afirmou Bolsonaro.

“Mas o ministro tirou o sigilo dos autos”, rebateu a oficial.

Bolsonaro, que é réu na Corte pela denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre um suposto plano de golpe de Estado, em 2022, foi intimado para apresentação da defesa em até cinco dias.

Moraes retirou o sigilo da investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil para evitar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em novembro de 2024, antes de enviar o inquérito a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em nota, o STF afirmou que a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma live no dia 22 de abril, demonstrou a possibilidade de intimação para que ele apresente defesa.

“A citação dos réus (Núcleo 1) informando o início da ação penal e a intimação para apresentação de defesa foram determinadas em 11 de abril. Todos os réus já haviam sido citados entre os dias 11 e 15 de abril. Em virtude da internação do ex-Presidente Jair Bolsonaro, foi determinado que se aguardasse uma data adequada em que pudesse, normalmente, receber o oficial de Justiça. A divulgação de live realizada pelo ex-Presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”, disse o Supremo em nota.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Collor estava a caminho de Brasília quando foi preso pela PF, diz a defesa

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

De acordo com a defesa do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, ele estava em deslocamento para Brasília, na madrugada desta sexta-feira (25), quando foi preso pela Polícia Federal (PF), por volta das 4h, em Maceió (AL).

Por meio do nota, a defesa de Collor informou que ele cumpriria o mandado de prisão de forma espontânea. “A defesa do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello confirma sua prisão hoje, 25 de abril, em Maceió, às 4 horas da manhã, quando estava se deslocando para Brasília para cumprimento espontâneo da decisão do Ministro Alexandre de Moraes”, diz a nota.

A prisão ocorreu após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitar recursos apresentados pela defesa de Collor contra a condenação a 8 anos e 10 meses de prisão em desdobramento da Lava Jato e determinar a detenção imediata.

“O ex-presidente Fernando Collor de Mello encontra-se custodiado, no momento, na Superintendência da Polícia Federal na capital alagoana. São estas as informações que temos até o momento”, finaliza a defesa.

A pena foi imposta em 2023, em decorrência de um processo ligado à Operação Lava Jato. Collor foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, relacionados a contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

Com a rejeição dos embargos de declaração — tipo de recurso utilizado para esclarecer pontos da decisão anterior —, Moraes entendeu que não havia mais pendências jurídicas que impedissem o início do cumprimento da pena. Mesmo sem uma análise final do plenário do STF, a ordem de prisão já está em vigor.

Além disso, Moraes solicitou ao presidente do STF a convocação de uma sessão virtual extraordinária do plenário para referendar a decisão, ainda que isso não impeça o início imediato da pena. A sessão foi marcada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, para esta sexta-feira (25), com duração das 11h às 23h59.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula recebeu suspeitos de fraudes no INSS 15 vezes desde 2023

Foto: Orlando Sierra/AFP

Representantes dos ministérios da Previdência Social, do Desenvolvimento Social e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se reuniram pelo menos 15 vezes desde o início do governo Lula (PT) com organizações investigadas por desviar R$ 6,3 bilhões de aposentadorias.

Foram 8 encontros em 2023, 5 em 2024 e 2 em 2025. Os órgãos citados acima foram considerados pelo Poder360 para o levantamento por estarem responsáveis ou terem ligação com algum benefício previdenciário ou assistencial.

Os ministros Carlos Lupi (Previdência) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e o agora ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto estiveram em 8 desses encontros com entidades investigadas, como mostra o quadro abaixo:

Arte: Poder 360

As organizações suspeitas de descontos indevidos de aposentados e pensionistas são:

  • AAPB, Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil;
  • Aapen, Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional, anteriormente denominada de ABSP (Associação Brasileira dos Servidores Públicos);
  • AAPPS Universo, Universo Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral da Previdência Social;
  • ABCB/Amar Brasil, clube de benefícios;
  • Ambec, Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos;
  • Apdap Prev, Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas;
  • CAAP, Caixa de Assistência de Aposentados e Pensionistas do INSS;
  • Conafer, Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil;
  • Contag, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura;
  • Sindnapi, Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical;
  • Unaspub, União Nacional de Auxílio aos Servidores Públicos.

As associações e sindicatos elencados foram incluídos na investigação feita pela Polícia Federal na operação Sem Desconto.

A Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) foi a entidade suspeita mais recebida pelo governo Lula. Teve representantes em 13 das 15 reuniões realizadas com essas organizações nos órgãos mapeados. Essa instituição foi a responsável por reter o maior valor dos aposentados, segundo relatório da CGU (Controladoria Geral da União).

Procurada pelo Poder360, a Contag disse ter discutido diversos assuntos pertinentes aos segurados rurais. Informou ter tratado sobre medidas de segurança que deveriam ser adotadas em relação aos descontos de mensalidade associativa nos benefícios previdenciários.

O Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), que também é investigado por fraudes, esteve na sede do INSS, em Brasília, em 21 de julho de 2023 para uma reunião com Alessandro Stefanutto, à época presidente da instituição. Foi representado por Tonia Galetti, coordenadora do Departamento Jurídico da organização.

Stefanutto deixou o comando do INSS na 4ª feira (23.abr.2025) depois de ter sido deflagrada uma operação da Polícia Federal com a CGU mirando descontos indevidos de benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, feitos de 2019 a 2024.

O Sindnapi tem como diretor e vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Lula.

Em setembro de 2024, a CGU finalizou um relatório sobre uma auditoria que verificou indícios de ilegalidades nos descontos associativos dos benefícios previdenciários. O documento indicou que 97,6% dos aposentados e pensionistas do INSS tiveram descontos diretos não autorizados em seus benefícios para pagar sindicatos e associações.

O órgão entrevistou 1.273 beneficiários de abril a julho de 2024 em todos os Estados do país. Do total, 96% disseram não participar de nenhuma associação. O relatório sobre a auditoria só foi divulgado na 4ª feira (23.abr.2025).

De acordo com a CGU, os resultados indicaram a “grande probabilidade” de os descontos terem sido feitos de maneira indevida e à revelia do interesse dos pensionistas.

O órgão relatou que a auditoria foi feita depois da identificação de um aumento súbito no montante dos descontos para mensalidades associativas realizados na folha de pagamento dos beneficiários. Segundo a CGU, em 2022, o valor dos descontos realizados foi de R$ 706,2 milhões. Em 2024, o montante mais do que triplicou, chegando a R$ 2,8 bilhões.

A controladoria identificou também que os pedidos para cancelar os descontos realizados pelos canais de atendimento do INSS cresceram “acentuadamente” a partir de julho de 2023. Em abril de 2024, foram 192 mil solicitações registradas.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente da Câmara, Dr. César Maia articula avanços para saúde de Parnamirim em Brasília

Foto: Divulgação

Em busca de melhorias concretas para a saúde pública de Parnamirim, os vereadores Dr. César, Thiago Fernandes e Eurico da Japão estiveram em audiência no Ministério da Saúde, em Brasília, nesta semana. A visita teve como foco a apresentação de pautas essenciais para o fortalecimento da Atenção Básica no município, com destaque para a reabertura da Unidade Básica de Saúde no bairro Encanto Verde e a implantação de uma nova UBS no Parque das Árvores.

Durante o encontro, os parlamentares também defenderam a implantação do programa Tele Saúde, além do fortalecimento e ampliação das equipes eMulti — Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde — e da ampliação da Estratégia de Saúde da Família. As propostas foram bem recebidas pelos representantes do Ministério, que reconheceram a importância das demandas e demonstraram sensibilidade diante das necessidades da população de Parnamirim.

Segundo os vereadores, o atendimento foi considerado excelente, com sinalização positiva para os pleitos apresentados. “Saímos confiantes de que, com esse diálogo direto e propositivo, avançaremos em políticas públicas que realmente melhorem a vida dos parnamirinenses”, afirmou o presidente da Câmara, Dr. César Maia. Médico por formação, ele destacou: “Como profissional da saúde, sei na prática o quanto uma Atenção Básica forte pode transformar vidas. Nosso papel como representantes do povo é buscar soluções efetivas, e não mediremos esforços para garantir que a saúde de Parnamirim avance com qualidade e dignidade para todos.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *