Foto: Sandro Menezes/ASSECOM/RN
O Plano de Contingência do Governo do Estado do Rio Grande do Norte para a abertura progressiva de leitos Covid-19 prevê a abertura de mais 145 leitos nos próximos 15 dias. São 83 UTIs, 60 leitos clínicos e 2 leitos de estabilização. Os 40 novos respiradores recebidos esta semana estão incluídos na instalação destes leitos. A administração estadual já abriu 309 leitos Covid, sendo 182 críticos, alguns em parceria com gestões municipais, e 127 clínicos.
Com base na demanda do quadro epidemiológico, estão em fase de instalação leitos no Hospital João Machado em Natal (25 UTIs e 10 clínicos), Hospital São Luiz em Mossoró (10 UTIs), Assú (3 leitos clínicos e 2 de estabilização), Hospital Regional do Seridó em Caicó (8 UTIs), Hospital Regional de Pau dos Ferros (2 UTIs e 16 leitos clínicos), Santo Antônio (5 UTIs e 6 leitos de retaguarda), João Câmara (10 UTIs e 10 leitos clínicos), Macaíba (10 UTIs e 5 leitos clínicos), São Paulo Potengi (6 UTIs e 10 leitos clínicos) e, em parceria com os municípios, Santa Cruz (mais um leito com respirador, já tem 4) e São Gonçalo do Amarante (6 UTIs).
O secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli, ressaltou, entretanto, que os novos leitos só serão eficazes se o isolamento aumentar. “Há uma relação direta entre o baixo isolamento e o aumento da contaminação, das internações e de óbitos”, enfatizou na entrevista coletiva de apresentação dos dados epidemiológicos e ações do Governo no enfrentamento à Covid neste sábado, 06.
A taxa de isolamento social vem há mais de duas semanas com índice médio em torno de 40% e nesta sexta-feira foi de 39,35%, quando o mínimo necessário recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 60%.
O Governo tem intensificado parcerias com as prefeituras para aumentar o isolamento social, conclamando união para o Pacto pela Vida, e viabilizar estratégias para abertura de novos leitos. “Nas cidades em que firmaram o Pacto com o Estado, o que já se percebe é um maior cumprimento do isolamento”, frisou Spinelli.
Não quinze dias eu muito tempo gente vamos procurar agilizar isso, o mais rapído possivel meu.
Alguém viu Fátima por aí???
Vão abrir o hospital em Canguaretama??
Parabéns à equipe do GOVERNO DO ESTADO!
Que governadora incompetente e mal assessorada! Agora a desculpa já está sendo a contratacao de médicos!
Essa cantiga de grilo do Estado já cansou.
Quando terminar a pandemia, o governo vai dizer que não houve tempo hábil…..
Assumam que estão PERDIDOS! Até inventaram que iriam MORRER 11.300 potiguares até 15 de maio fizeram,uma total irresponsabilidade e terrorismo puro com o povo. Até agora o povo trancado em casa sem ter o que comer, e vcs nada de hospital de campanha e não DÃO NEM SATISFAÇÃO DOS RESPIRADORES QUE COMPRARAM E A EMPRESA NÃO ENTREGOU. SÓ TEM GENTE COMPETENTE CONDUZINDO A PASTA DA SAÚDE. É UMA LÁSTIMA. E O POVO SE LASCANDO.
pior governo da humanidade ..
Desde março escuto essa palhaçada: hospital, PAPI, hospital de campanha, hospital de covid, UTIs….. Blá blá blá …. E a população morrendo…. No Mato Grosso do Sul apenas 20 óbitos: gestão e seriedade, sem politicagem.
Pela mor de Deus não abriu colocou para funcionar os que já tinham parados abrir é quando constroi e vai abrir alguns sem ventilador Mecanico? A SESAP precisa entender que tem pessoas que entendem, como vão abrir 60 de UTI com 40 ventiladores, e os monitores e oximetros.