Educação

Governo do RN admite que só 60% das escolas devem iniciar aulas presenciais na segunda-feira


Foto: reprodução

O retorno presencial das aulas no Rio Grande do Norte está marcado para a próxima segunda-feira (1º), mas nem todas as escolas do estado estão prontas para a retomada. O secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, admitiu que cerca de 60% das instituições de ensino devem iniciar retorno presencial de forma gradual e no modo híbrido, com trabalho remoto.

Uma parte das escolas não tem condições de voltar por não terem se adequado ainda às normas sanitárias que recomendam os especialistas. Aquelas que estiverem nessa situação devem comunicar à Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC).

Apesar disso, de acordo com o secretário Getúlio, todas as escolas devem retomar as aulas na data, mesmo que de forma remota, para dar continuidade ao ano letivo de 2020.

“As que ainda não estão preparadas deverão iniciar remotamente e providenciar as condições necessárias para o retorno o quanto antes. Para tanto deverão formalizar através de memorando justificando as causas do seu não retorno”, avisou o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime-RN) e secretário municipal de educação de Monte Alegre, Alexandre Soares, durante a live “Calendário Potiguar 2020/2021: o que os Dirigentes Municipais de Educação precisam saber?”, realizada na tarde desta quarta-feira (27).

Os dirigentes escolares reclamam que ainda não receberam todos os recursos emergenciais que devem contribuir para compra de materiais. Getúlio Marques justificou que houve problemas no cadastro de algumas escolas e que a questão está sendo resolvida.

“Os pagamentos estão em curso. Hoje todas as escolas receberam verba do [Programa de Autonomia da Gestão das Unidades Escolares] Pague, do Governo Estadual. Foram enviados cerca se R$ 5.2 milhões para 592 escolas”, anunciou o gestor, esclarecendo que o cartão PNAE também não foi entregue a algumas unidades por questões cadastrais, mas está sendo viabilizado com o Banco do Brasil.

Quanto ao Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE Emergencial, deve ser pago pelo Governo Federal, e já foi solicitado pelo Governo do RN, de acordo com Marques.

Aos dirigentes municipais de educação, Getúlio contextualizou: “Todas as recomendações e o que gostaríamos é que tivéssemos todas as escolas preparadas especialmente na questão sanitária. Sabemos, no caso das escolas estaduais, e com certeza algumas municipais que ainda não chegaram nesse nível que nós gostaríamos e não é culpa de gestor, de professor são questões da burocracia, da ausência de recursos”, disse.

Getúlio e Alexandre explicaram que o plano de retomada das aulas presenciais foi definido por um comitê educacional, que buscou soluções para a educação, que está sendo “afetada de forma generalizada” pela pandemia.

“Quando houve a construção do plano foram colocadas todas as condicionantes para o retorno. Nós temos que lutar pra poder colocar isso em prática”, falou, buscando convencer os professores, que ameaçam entrar em greve, sobre a volta às escolas.

“Não existe essa história de só voltar se tomar vacina. Nós temos que tomar a vacina porque voltamos. Não existe mais possibilidade de os alunos ficarem sem aulas. Nós estamos na linha de frente e temos que ser vacinados”, ponderou o representante da Undime no RN, ao lembrar ainda que os estudantes não ficaram completamente sem aulas. “Tivemos aula. Não foi a que queríamos, mas foi a que pudemos dar, com vários tipos de estratégias diferentes que conseguiram atingir diversos alunos”.

A dirigente municipal de Serrinha dos Pintos, Fátima Fernandes, comentou durante a live que em sua cidade a Educação vai esperar outro momento para o retorno presencial.
“Estamos com tudo planejado, protocolo de retorno também, porém vamos iniciar remotamente devido o grande número de covid no município. Reunimos todos os seguimentos legais e tomamos essa decisão”, escreveu durante o evento online.

De acordo com Alexandre, as cidades tiveram autonomia para elaborar seus planos, já que não há imposições e cada uma tem especificidades a serem consideradas na retomada.

Opinião dos leitores

  1. Sem aulas presenciais, não é? Por que aulas remotas não faltaram. Mesmo os que não assistiram às videoaulas, mas acessaram o Sigeduc (a plataforma da Secretaria de Educação do RN), assistiram aos vídeos e fizeram as atividades propostas. Uma parcela dos não participou, mas o responsável ou o próprio aluno pode ir à escola e pegar as atividades impressas para respondê-las. As orientações, os vídeos e as próprias atividades estão nos grupos de Whatsapp criados pelos professores. Trabalho não faltou, na verdade triplicou: chegam atividades por e-mail, pelo WhatsApp, via plataforma Sigeduc e impressas deixadas na escola. Sou professor e estou trabalhando sem parar até agora. Verifiquei meu e-mail ontem à noite e tem outra pilha de atividades pra corrigir.

  2. Ainda bem que pelo andar da carruagem, só vamos aguentar essa bucha só mais dois anos.
    A incompetência desse governo do RN é imensurável.
    Cadê os respiradores?
    Cadê as estradas?
    Cadê a educação?
    Cadê a segurança?
    Cadê o hospital de campanha?
    Governador tá na hora de parar de fazer Propagandas mentirosas com o dinheiro do povo.
    Fala sério!!!!!!

  3. Quem é do chão da escola sabe que não existem as condições para a retomada presencial. E na rede municipal de Natal a situação é ainda pior, pois nem sistema para aulas remotas existe.

  4. Uma coisa que eu acho super estranha como professor é que de 40 alunos em uma turma tem 3 ou 4 que realmente querem estudar. Então acho que podemos dizer que o interesse não é muito grande… então pra que esse desespero agora? É só porque os senhores pais não aguentam seus filhos dentro de casa e querem se livrar deles metade do dia? Agora aguentem!

  5. Lamentável!
    Td bem que a pandemia consumiu muitos esforços e que a Educação do Estado foi destruída ao longo de décadas pelas famílias Alves, Maia, Faria, Rosado, Ciarline seus parentes e aderentes, que tb monopolizam os meios de comunicação do nosso Estado, no entanto é um erro que precisa ser reparado urgentemente.
    Claro que não desabona o Governo, nem a Governadora prof. Fátima Bezerra, porém precisa de uma atenção especial.

  6. Esse povo tá de brincadeira .. . Só pode ….isso é uma pegadinha ?? Dizer q no RN tem escola com condições de atender aos protocolos da pandemia

  7. Uma mistura de cinismo com falta de vergonha + ruindade com grandes doses de incompetência., RN "véi" para sofrer não mão de gente ruim.

  8. Parabéns Governadora, conte com nosso apoio. Sabemos que não é fácil. Deus ilumine o presidente da república também. Para que ele deixe de ser um tonto e governe esse país. MOURÃO está aí!

  9. Não deu tempo de se preparar para a volta. Afinal foi só um ano sem aulas. É muita incompetência!

  10. Que vergonha !!! Uma professora que não valoriza a educação. Não houve tempo suficiente para preparar as escolas ?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pix bate novo recorde e registra 252 milhões de transações em um dia, informa Banco Central

Foto: FDR

O volume diário de transações do Pix bateu recorde na última sexta-feira ao atingir 252,1 milhões operações, informou o Banco Central (BC) nesta segunda-feira. Segundo a autoridade monetária, as transações movimentaram R$ 162,9 bilhões.

O recorde anterior era de 6 de dezembro deste ano, quando foram registradas 250,5 milhões de transações financeiras.

“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, destacou o BC em nota.

Forma de pagamento mais usada

Lançada em 2020, a ferramenta de pagamento instantâneo se popularizou entre a população, superou o dinheiro, e se tornou a forma de pagamento utilizada com maior frequência pelos brasileiros.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo BC no início de dezembro, o serviço é utilizado com maior frequência para 46% das pessoas. Além disso, 76,4% da população já usa o Pix.

Atrás do Pix vem o cartão de débito, utilizado por 69,1% da população e é o mais frequente para 17,4%.

Antes da popularização do Pix, em 2021 as cédulas e moedas eram a principal forma de pagamento para 41,7% dos brasileiros e utilizado por 83,6% da população. Atualmente o dinheiro em espécie é o meio de pagamento preferido de 22% dos brasileiros, usado por 68,9% dos respondentes.

Em transmissão on-line na última sexta-feira, o atual presidente do BC, que tem mandato até o final do ano, Roberto Campos Neto exaltou a criação do Pix e afirmou que a ferramenta ainda pode evoluir muito mais com a integração de novas funções.

— O Pix começou, a gente logo viu que podíamos fazer várias novas funcionalidades. A gente hoje tem tanta ideia de institucionalidade que a dificuldade é priorizar elas, e acho que o pix pode fazer muito mais coisa do que faz hoje — destacou.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Confiança da indústria recua em dezembro, com pessimismo recorde em razão de incertezas relacionadas ao ajuste fiscal, juros elevados e a alta do câmbio

Foto: Michal Jarmoluk/Pixabay

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), caiu de forma generalizada em dezembro de 2024. Dos 29 setores avaliados, 27 apresentaram queda, afetando todas as regiões do Brasil e todos os portes de empresas, com destaque para as pequenas e médias, que migraram de confiança para falta de confiança.

O levantamento apontou que o número de setores industriais com falta de confiança aumentou de dois, em novembro, para 17 em dezembro — o maior índice desde maio de 2023. Apenas 11 setores seguem confiantes, enquanto um permaneceu neutro.

As quedas mais acentuadas ocorreram nas regiões Sul (-4 pontos) e Sudeste (-2,5 pontos), que agora registram ICEI de 49,8 e 48,7, respectivamente, abaixo da linha divisória de 50 pontos. Isso indica uma transição para o pessimismo entre os industriais dessas localidades.

Razões para a queda

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, as incertezas relacionadas ao ajuste fiscal, juros elevados e a alta do câmbio são fatores decisivos para a deterioração da confiança. Esses elementos impactam tanto os custos quanto a demanda, criando um cenário desafiador para a indústria.

“Isso é explicado muito por conta das incertezas quanto ao andamento do ajuste fiscal no país e seus impactos, tanto em juros quanto em câmbio, que afetam bastante as empresas, seja pela demanda, que se reduz com a taxa de juros elevada, seja pelos custos, que se elevam com a alta da taxa de câmbio”, avalia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

De chapéu e se referindo à cirurgia, Lula fará pronunciamento em cadeia nacional nesta segunda (23); saiba detalhes

Foto: Ricardo Stucker (PR)

Vai ao ar logo mais às 20h, em cadeia de rádio e TV, o pronunciamento de fim de ano de Lula. Será “basicamente uma mensagem de fim de ano aos brasileiros, destacando os avanços alcançados em 2024 e os esforços do governo”, de acordo com um auxiliar do presidente.

A fala, de cinco minutos, foi gravada no domingo (22) no Palácio da Alvorada, sob a direção de Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha presidencial de 2022 e novo homem-forte da comunicação do governo.

Lula gravou sua mensagem de chapéu, adereço que tem usado desde que teve alta da cirurgia a que foi submetido há dez dias. Ele não fala explicitamente da cirurgia, mas a cita indiretamente.

Lauro Jardim – O Globo

Opinião dos leitores

  1. CONHEÇO UM PAIS QUE SE O CIDADÃO É FLAGRADO ROUBANDO, CORTA-SE A MÃO DELE…
    AQUI NO BRASIL, CORTA-SE UM DEDO, É?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia Penal Federal transfere 27 presos do PCC para presídio de Mossoró

Foto: Reprodução

A Polícia Penal Federal transferiu 27 presos de duas penitenciárias federais para o presídio de Mossoró (RN), que é de segurança máxima.

Os presos, sob custódia do Sistema Penitenciário Federal (SPF), estavam nas unidades de Catanduvas (PR) e Porto Velho (RO). O SPF tem cinco prisões federais em todo o Brasil e faz rodízios rotineiros para evitar intercorrências.

A operação sigilosa foi realizada durante uma semana e terminou na última sexta-feira (20). Os presos foram transferidos de avião, sob forte esquema de segurança na escolta.

Há dois meses, três desafetos de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder do PCC, foram transferidos da Penitenciária Federal de Brasília também para Mossoró.

Atualmente, a cúpula do PCC está no presídio de Brasília. Além de Marcola, a unidade abriga Gilberto Aparecido dos Santos, o ‘Fuminho’, apontado como ‘02’ da facção, e Marcolinha, irmão de Marcola.

A operação da PPF é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Buscas por 14 desaparecidos em desabamento de ponte seguem no Tocantins

Foto: Bombeiros Militar/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins confirmou nesta segunda-feira (23) que ao menos 14 pessoas seguem desaparecidas após o desabamento parcial da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), ocorrido na tarde do último domingo (22), na rodovia BR-226 (TO).

Segundo a Polícia Militar do Tocantins, entre os desaparecidos estão duas crianças (de 3 e 11 anos), duas mulheres, um mototaxista e uma passageira, um motorista de um veículo de passeio, três pessoas que estavam em uma caminhonete, dois motoristas de caminhões que transportavam ácido sulfúrico, um motorista de caminhão de defensivos agrícolas e um condutor de caminhão de MDF.

A PM afirma que a estrutura caiu sobre o Rio Tocantins e, em última atualização, teria provocado a morte de uma mulher, de 25 anos. Outra pessoa, um homem de 36 anos, foi encontrado com vida e levado por testemunhas – que estavam presentes no local do desabamento – a uma unidade hospitalar de Estreito (MA), com uma fratura na perna.

Em última atualização, ao menos dez veículos que caíram no rio forma identificados, sendo quatro caminhões, três carros e três motocicletas.

Segundo a PM, a Marinha do Brasil, os Bombeiros Militares e outros órgãos de apoio se reuniram nesta manhã para definir estratégias para a continuidade das buscas.

Na noite de ontem, as buscas relacionadas ao desabamento foram temporariamente suspensas após os mergulhadores do Corpo de Bombeiros identificarem que dois caminhões que caíram no rio transportavam produtos de risco, uma vez que estavam carregados com ácido sulfúrico.

Desabamento

A ponte que liga o estado do Maranhão e do Tocantins caiu, na tarde deste domingo (22), na rodovia BR-226 (TO), sobre o Rio Tocantins, em Estreito, município localizado a cerca de 744 quilômetros da capital São Luís (MA).

Nas redes sociais, Rubens Pereira Jr, deputado Federal do Maranhão, confirmou que o Ministério dos Transportes investiga as causas do ocorrido.

O Rio Tocantins é o segundo maior rio que se encontra totalmente em território brasileiro, segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Emparn prevê verão com até 39ºC no interior, mas menos quente que em 2024 no RN

Foto: Giovanni Sérgio/Assecom Governo do RN

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê que o verão em 2025 no Rio Grande do Norte atinja temperaturas máximas de até 38ºC ou 39ºC em algumas cidades do interior – sem considerar as sensações térmicas -, mas ainda assim a estação tende a ser mais amena do que foi em 2024.

A projeção foi divulgada pelo núcleo de meteorologia da Emparn e vale para os primeiros três meses de 2025. O único mês que ainda pode ter mudanças na previsão, sobretudo em relação às chuvas, é o de março, segundo o prognóstico.

Na capital potiguar, segundo o meteorologista Gilmar Bristot, as condições presentes nos oceanos Atlântico e Pacífico indicam ainda que temperaturas tendem a ficar entre 32ºC e 33ºC entre janeiro e março.

O meteorologista explicou que a ação do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico, embora fraca, facilita a transição de ventos na região, o que não deve permitir que as temperaturas aumentem além da média prevista para o período.

“Nós teremos uma circulação dos ventos melhor aqui sobre o Nordeste, não havendo assim o aumento exagerado da temperatura e aumento das massas de ar quente”, explicou Bisttot.

Chuvas de verão

Segundo o meteorologista, a previsão é que as chuvas também se mantenham dentro da normalidade da média histórica, sendo o mês de janeiro uma pouco mais chuvoso que dezembro,

Bistrot explicou que isso se deve à formação de sistemas meteorológicos transientes, que devem trazer chuvas para todo o estado, principalmente na primeira quinzena do primeiro mês do ano.

O meteorologista, porém, reforça que ainda não há uma previsão fechada sobre o mês de março, pois depende da atuação da Zona de Convergência Intertropical.

Inverno 2024: chuvas normais ou acima em 107 cidades

No relatório, a Emparn ainda apontou que no inverno de 2024 as chuvas ficaram dentro da normalidade ou acima das médias históricas em 107 municípios do Rio Grande do Norte.

Os 55 reservatórios públicos monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas (Igarn), segundo a Emparn, chegaram à última quinzena de dezembro com o melhor nível acumulado de água desde 2011.

Ao todo, segundo a Emparn, foram 2,83 bilhões de metros cúbicos acumulados, representando cerca de 64,5% da capacidade total dos reservatórios.

Em 2024, alguns reservatórios voltaram a sangrar após mais de um décadas, como foi o caso de Gargalheiras (Acari) e Poço Branco.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Avião que caiu em Gramado não tinha caixa-preta, diz polícia

Foto: Thiago Almeida

O avião que caiu em Gramado, neste domingo (22), não possuía caixa-preta. A informação foi confirmada à CNN pela Polícia Civil de Rio Grande do Sul.

A CNN apurou que a aeronave Piper PA-42-1000 Cheyenne 400 não tinha obrigatoriedade de ter o gravador. Segundo a polícia, a falta do equipamento é um obstáculo para a investigação da causa do acidente.

A caixa-preta é o principal instrumento para a investigação de acidentes aéreos. Ela é formada por gravadores de dados e áudio do voo, registrados dentro da caixa de liga de titânio com isolamento térmico.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os principais gravadores são o CVR e o FDR. Entenda abaixo.

  • FDR (Flight Data Recorder): o gravador de dados do voo registra informações de diversos sistemas da aeronave, inclusive o trajeto e falhas mecânicas
  • CVR (Cockpit Voice Recorder): o gravador de voz da cabine registra o áudio dos pilotos no cockpit durante o voo. Ele grava o canal do piloto com o controle de tráfego, copiloto, cabine de passageiros/comissários e canal geral do ambiente da cabine de pilotagem.

A queda do avião na cidade gaúcha resultou na morte dos 10 passageiros. Os trabalhos de retirada dos corpos e de perícia já foram finalizados.

As autoridades continuam trabalhando para identificar os corpos das vítimas e as razões para o acidente. A Polícia Civil do RS e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) são responsáveis pela investigação.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Caminhão perde controle, bate em carros e destrói muro de casa na Grande Natal

Foto: Reprodução

Um caminhão perdeu o controle, bateu em ao menos três carros e atingiu uma residência em Ceará-Mirim, na Grande Natal. O caso ocorreu, nesta segunda-feira (23), e populares afirmaram que o veículo teria ficado sem freio.

Não há informações sobre feridos. O trânsito no local está lento, pois, os três carros atingindos ainda estão na via. Já o caminhão, após bater nos veículos, subiu a calçada e invadiu a residência que teve o muro destruído.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Confira o que abre e fecha no comércio nos dias 24 e 25 de dezembro em Natal

Foto: Augusto César

O horário de funcionamento para o período de Natal nos centros comerciais e nos shoppings da da capital potiguar foram ampliados desde o dia 13 de dezembro. Para véspera e dia de Natal – nesta terça (24) e quarta-feira (25) -, o comércio mantém um horário especial.

Confira os horários de funcionamento dos principais comércios da cidade:

Centro da Cidade
24/12 – 08 às 17h
25/12 – Fechado
Alecrim
24/12 – 08 às 17h
25/12 – Fechado
Shoppings
Praia Shopping

24/12 –Praça de Alimentação – 11 às 18h | Lojas e Quiosques, das 09 às 18h
25/12 – Praça de Alimentação – das 11h às 21h (facultativo) | Lojas e Quiosques: Fechados | Cinema: conforme programação do Moviecom

Cidade Jardim

24/12 – 09 às 19h
25/12 – Lojas fechadas | Alimentação aberta a partir das 12h.
Partage Norte Shopping Natal

24/12 – 10h às 19h com todas as lojas e quiosques com funcionamento obrigatório |Lotérica: 7 às 18h | Academia: 8 às 17h | Hipermercado: 7 às 18h | Game Station: 10hàs 19h | Cinema: fechado.
25/12 – 11h às 22h | Alimentação e Lazer: facultativo | demais lojas e quiosques: fechado | Lotérica: fechado | Academia: fechado | Hipermercado: fechado | Game Station: 11h às 22h | Cinema: sessões a partir das 16h.
Natal Shopping

24/12 – Alimentação e Lazer: 10h às 19h | Lojas e Quiosques: 10h às 19h | Alpendre: 14h às 19h | Academia Bodytech: 05h às 15h | Cinema: Conforme programação
25 e 01/12 – Alimentação e Lazer: 11h às 22h (facultativo) | Lojas e Quiosques: Fechadas | Alpendre: 14h às 23h | Academia Bodytech: Fechada | Cinema: Conforme programação
Via Direta

24/12 – Lojas, quiosques e alimentação – 10h às 17h
25/12 – não informado
Midway Mall

24/12 – 10h às 19h
25/12 – 11h às 22h – Facultativo para alimentação e lazer | Demais lojas fechadas.
Shopping 10

24/12 – 8h às 18h;
25/12 – fechado
Shopping Cidade Verde

24/12 – Lojas diversas das 9 às 18h | Alimentação 12h às 19h; | Clínicas – fechadas
25/12 – Lojas fechadas | Alimentação e lazer 12 às 19 | Clínicas – fechadas

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

VÍDEO: Viaturas da Guarda Municipal de São Gonçalo encostadas por falta de combustível

Vídeo: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (23), o Alerta São Gonçalo fez um flagrante das viaturas da Guarda Municipal encostadas por falta na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social por falta de combustível.

O prefeito Eraldo Ingrato determinou o corte no abastecimento da frota da Prefeitura provando colapso em todos os serviços.

Essa catástrofe nos serviços é o presente de Natal que o prefeito “filho da terra” está deixando para os são-gonçalenses.

Alerta São Gonçalo

Opinião dos leitores

  1. O POVO, DE UM MODO GERAL, ANALFABETO OU NÃO, TEM QUE APRENDER
    A VOTAR… O DIFICIL É QUE ELES, OS POLÍTICOS DE SEMPRE, NÃO SÃO DOIDOS DE ENSINAREM…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *