Saúde

Governo do RN fecha acordo com MP e vai convocar 472 novos servidores para a saúde

Foto: Sesap / Reprodução

O Governo do Estado e o Ministério Público de Contas fecharam um acordo que vai permitir a convocação de 472 novos servidores efetivos para a Secretaria de Saúde Pública (Sesap). O termo de ajustamento de gestão (TAG) agora vai ser encaminhado para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os 350 enfermeiros e enfermeiras, 121 fisioterapeutas e um técnico em laboratório serão convocados logo após a homologação do TAG.

A convocação será possível após longo trabalho da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Administração, para firmar os termos do acordo no âmbito do TCE e conquistar uma decisão favorável junto à Justiça Federal.

Os novos servidores – oriundos do concurso realizado em 2018 – vão fortalecer o serviço da rede estadual de saúde pública, substituindo em hospitais e unidades de referência os atuais contratados de forma temporária. Parte dos contratos temporários serão mantidos até meados de 2025, quando a Sesap planeja convocar os servidores do novo concurso planejado para ocorrer no estado.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Número de mortes por acidentes aéreos no Brasil em 2024 é o maior da última década

Foto: Reprodução/Abaeté Aviação

O Brasil teve em 2024 o maior número de mortes em acidentes aéreos dos últimos 10 anos. Segundo dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), até outubro foram 127 pessoas que morreram dessa forma no país em 136 acidentes aéreos. O número não contabiliza o acidente de quarta-feira (23), quando um avião de pequeno porte caiu no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Todos os cinco ocupantes da aeronave morreram. Ainda não se sabe as causas da queda.

Antes de 2024, 2016 tinha sido o ano da última década com mais mortes registradas em acidentes aéreos, quando 104 pessoas morreram em 164 acidentes. Em 2024, o fator que mais contribuiu para o alto número de mortes foi a queda do avião da Voepass, em agosto. A aeronave caiu em Vinhedo (SP) com 58 passageiros e quatro membros da tripulação a bordo.

Um avião comercial não caía no Brasil desde 2007. O relatório final da investigação sobre o acidente da Voepass ainda não foi apresentado. Até o momento, as informações preliminares são de que a tripulação citou uma possível falha no sistema de degelo da aeronave pouco antes da queda. Contudo, os investigadores não conseguiram determinar, ainda, se realmente houve algum problema.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Advogados Carlos Kelsen e Bárbara Paloma registram chapa “O Trabalho Segue, A Advocacia Avança” para eleições da OAB/RN

Fotos: Cedida

Em um momento de confraternização e muitos apoios, os advogados Carlos Kelsen e Bárbara Paloma registraram a chapa ‘O Trabalho Segue, A Advocacia Avança’ para as eleições da OAB/RN.

Com o número 10, os agora candidatos foram recebidos pelo presidente da OAB, Aldo Medeiros. “Estamos muito felizes. Vamos caminhar ao lado de Carlos Kelsen, Bárbara Paloma e muitos colegas entusiasmados com nossas propostas para continuar avançando, modernizar e fortalecer”, declarou.

O candidato a presidente, Carlos Kelsen destacou a união em prol da advocacia. “Estamos, eu e Bárbara Paloma, preparados para dar continuidade ao trabalho de seguirmos com uma Ordem forte, próspera e que nos orgulhe de sermos advogados. Vamos à vitória!”.

Para Bárbara Paloma, candidata a vice-presidente, o interior do Rio Grande do Norte faz parte de toda constituição da Chapa 10. “Tenho orgulho de fazer parte da formação dessa chapa representativa, plural, democrática e inclusiva. O interior, de onde eu vim, está contemplado e reflete nosso grupo”, disse.

Eleições OAB/RN

As eleições para Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Norte acontecerão dia 25 de novembro. Pela primeira vez, o pleito acontece de maneira online e vai eleger a direção da entidade e das Subseções para o triênio 2025/2027.

Estão aptos a votar todos os advogados e advogadas inscritas regularmente na OAB/RN, ou seja, que estejam adimplentes com as parcelas vencidas da anuidade até dia 25 de outubro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Brasil tem mais de 11 denúncias de assédio eleitoral por dia desde agosto

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Brasil registrou mais de 11 denúncias de assédio eleitoral por dia desde o início das campanhas municipais, em 16 de agosto. Os dados são do Ministério Público do Trabalho, que recebeu até a tarde desta quinta-feira (24) um total de 831 denúncias do tipo em todo o país.

O que aconteceu

Órgão atualiza em tempo real as denúncias de assédio eleitoral. Desde o início da campanha, em 16 de agosto, o MPT também já realizou 42 TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) e moveu 28 ações na Justiça do Trabalho para combater esse crime.

Até a véspera do primeiro turno, foram 590 denúncias. Mais 240 só na campanha pelo segundo turno, que acontece em apenas 51 cidades.

SP campeão. Até a tarde desta quinta, o estado líder em denúncias era São Paulo, com 107, seguido por Bahia, com 98, e Ceará, com 51. Já o estado com menos registros foi Roraima, com duas denúncias, seguido por Amapá, com cinco.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Marçal sabatina Boulos nesta sexta; Nunes rejeita participar

Foto: Reprodução

O candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, Pablo Marçal, anunciou na quinta-feira (24.out.2024) que sua sabatina com o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) será realizada nesta sexta-feira (25.out) às 12h. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) rejeitou participar do evento.

O programa “Entrevista de Emprego” será transmitido pelo canal do YouTube do empresário. Boulos confirmou que participará. Ele e Nunes 2 concorrem no 2º turno das eleições municipais, em 27 de outubro.

Marçal anunciou o “desafio” nas redes sociais e disse que a proposta será “sem gracinha” e “sem diferenciação”, mas que irá “falar aquilo que o povo quer falar, e não aquilo que foi combinado”.

Na publicação, o vice na chapa de Nunes, o Cel. Mello Araújo (PL) comentou perguntando se Marçal “está desempregado” e se estaria “procurando emprego de jornalista”. Boulos, por outro lado, disse “não foge do debate”.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Desespero tá grande. No final sa entrevista vai ter aquele abraço amigo entre os oportunistas. Mas é aquilo, SP tá lascado mesmo, agora é só entretenimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Eleições 2024: propaganda eleitoral no rádio e na TV termina nesta sexta

Foto: Lindomar Cruz/Arquivo/Agência Senado

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão nas 51 cidades em que haverá o segundo turno termina nesta sexta-feira (25).

Desde o dia 11, candidatos a prefeito nestes locais puderam apresentar suas propostas de campanha.

O segundo turno das eleições está marcado para o próximo domingo (27).

Vão para uma nova disputa os dois concorrentes ao cargo de prefeito mais votados no primeiro turno, que ocorreu no dia 6 de outubro.

Outros tipos de propaganda

Os outros atos de propaganda, nas ruas e na internet, vão se encerrar até a véspera das eleições.

  • nesta sexta, também termina o prazo para a divulgação de propaganda paga na imprensa, com reprodução na internet do jornal impresso.
  • até o sábado (26), os candidatos, partidos, federações e coligações que disputam o segundo turno podem usar alto-falantes e amplificadores de som, entre 8h e 22h.
  • Até as 22h do mesmo dia, eles podem distribuir material impresso e realizar caminhadas, carreatas ou passeatas.
  • No dia das eleições, a propaganda dos candidatos é proibida.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Derrotas nas eleições precipitam disputa interna pelo comando do PT

Foto: Rafaela Araújo/Folhapress

O mau desempenho eleitoral do PT precipitou uma disputa pelo comando do partido, cujo mandato se encerra apenas no dia 30 de junho. Colaboradores diretos do presidente Lula passaram a defender até mesmo a antecipação da saída da presidente da sigla, deputada Gleisi Hoffmann (PR), hipótese só possível em caso de renúncia —o que ela descarta.

Segundo relatos, a possibilidade de Gleisi deixar a presidência do PT já em fevereiro foi citada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, durante uma reunião dos dois com Lula.

Na conversa, o presidente perguntou a Gleisi sobre o processo eleitoral do partido, a ser iniciado em 2025. A deputada respondeu que seu mandato termina em junho. Padilha a questionou se não seria em fevereiro, o que ela negou.

A briga pela condução do partido é travada dentro da força política liderada por Lula, a CNB (Construindo um Novo Brasil). O presidente atua para deter a implosão da tendência em meio à troca de acusações de seus integrantes.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Venezuela critica veto à entrada no Brics e compara Lula a Bolsonaro

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O governo do presidente Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, de esquerda) classificou nesta quinta-feira (24.out.2024) o veto do Brasil à entrada venezuelana no Brics como uma “agressão”. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse que a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve “o pior” de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o documento, a decisão brasileira “contradiz a natureza e a postura” do bloco e nenhuma “artimanha” será capaz de mudar o curso da Venezuela, que seria um país “livre e sem hegemonismos”. Também agradece o convite do presidente Vladimir Putin para Maduro participar da Cúpula do Brics em Kazan. O líder russo foi favorável à adesão da Venezuela.

“O Itamaraty, liderado pelo embaixador Eduardo Paes Saboia, decidiu manter o veto que Bolsonaro impôs à Venezuela durante anos, reproduzindo o ódio, a exclusão e a intolerância promovida pelos centros de poder ocidentais para impedir, por ora, a entrada da Pátria de Bolívar a essa organização. E uma ação que configura uma agressão à Venezuela e um gesto hostil”, diz.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Isso é um jogo de cena, os dois são farinha do mesmo saco, logo eles vão estarem se abraçando

  2. O companheiro Lula é um infiltrado do império norte americano, treinado pelo FBI pra desestabilizar a América do Sul. Precisamos das ditaduras no mundo, com os governantes iluminados que nunca roubam e deixam o povo passando fome.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Conclusão de Oiticica é adiada pela 10ª vez e prazo vai até dezembro de 2025

Foto: Reprodução/Tribuna do Norte

Iniciada há 11 anos e já passando pelo quarto governo, as obras no Complexo e Barragem de Oiticica, em Jucurutu, ganharam novo prazo e serão concluídas até dezembro de 2025, precisando ainda de um montante financeiro na casa de R$ 142 milhões para conclusão. Com isso, o término da Barragem foi adiado pela 10ª vez desde o início das obras, em 2013.

A projeção inicial era de conclusão em 2015. O novo prazo para dezembro de 2025 foi fixado em pedido de aditivo contratual enviado pelo Governo do RN para o DNOCS.

Além disso, a obra encareceu 187% do orçamento inicial e ao término das obras poderá chegar a um orçamento de R$ 893 milhões, valor bem acima do orçado no início das atividades em 2013, na casa dos R$ 311 milhões. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Varella, a expectativa é concluir o barramento ainda em 2024, mas as duas agrovilas restantes deverão entrar com serviços em aberto em 2025, bem como obras complementares importantes. Contudo, segundo o Plano de Trabalho enviado ao Governo Federal, há previsão de mais de R$ 30 milhões para a “construção física da barragem”, previstos para o próximo ano.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Engenharia civil brasileira é uma vergonha, tudo demora, nada cumpre prazo e nenhuma previsão orçamentária bate. Tudo errado.

  2. Essa é a linha do PT (Partido das Trevas), vai adiando o término das obras e duplicando o preço, adiando e duplicando o preço, e assim nunca termina.
    No governo Bolsonaro tudo que era de competência do governo do estado eles atrapalharam.
    Essa gente não gosta de entregar obras, eles gostam gostam de assinarem contrato, usar isso como propaganda eleitoral e distribuir as verbas com a companheirada

    1. 11 anos adiando…precisa aprender a ler pelo menos. Todos governantes são vagabundos e enrolam o povo, e ainda tem gente que cai nessas lorotas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Foi terrorismo, diz Cláudio Castro sobre tiroteio na avenida Brasil

Foto: Reprodução

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que o tiroteio na Avenida Brasil na manhã desta 5ª feira (24.out.2024) foi um “ato de terrorismo”. A avenida, uma das principais da cidade, ficou fechada por cerca de duas horas após uma operação da polícia militar no Complexo de Israel, na zona norte.

Em entrevista a jornalistas, Castro disse que as mortes não foram causadas pela ação policial. “Essas pessoas não foram vitimadas ou feridas em uma troca de tiros com a polícia. Elas foram assassinadas pelo tráfico de drogas”, afirmou. Três pessoas morreram no tiroteio, todas com tiros na cabeça.

“Era uma operação com inteligência numa comunidade onde o roubo de veículos e carga só tem aumentado. Era uma operação onde a polícia sabia o que estava fazendo. Infelizmente tivemos uma reação por parte do tráfico muito desproporcional”, continuou.

O governador afirmou que os criminosos dispararam porque os policiais se aproximaram de um importante líder da facção. “Basta observar a situação. A polícia estava de um lado e a ordem foi atirar nas pessoas que estavam do outro. Portanto, não foi uma troca de tiros. Esses criminosos atiraram para atingir cidadãos que apenas iam trabalhar”, explicou.

Além disso, Castro pediu ao Governo Federal um reforço na segurança das capitais que enfrentam alta violência, como São Paulo e Rio de Janeiro. Ele fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para intensificar os esforços de segurança e fortalecer a colaboração entre as forças de segurança.

A operação no chamado Complexo de Israel, em Cordovil, começou no início da manhã. Segundo a porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Claudia Moraes, os policiais encontraram grande resistência dos criminosos que dominam o território.

“Nessa entrada da Polícia Militar [na comunidade], houve forte confronto, e os criminosos resolveram atirar na direção das vias, vindo a vitimar pessoas inocentes que não tinham nada a ver com aquilo”, afirmou.

O tiroteio provocou a interrupção do tráfego na avenida Brasil, uma das principais do Rio, por cerca de 2 horas e também atrapalhou a circulação de trens, de ônibus e do BRT pela região. Escolas e postos de saúde foram fechados na região.

Segundo a porta-voz da PM, ao perceber as consequências dos confrontos para a população e a circulação na cidade, os policiais decidiram suspender a operação.

Fonte: Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Após sofrer cólicas intensas, jovem descobre ter 5 órgãos extras

Foto: Reprodução/TikTok/mychroniclife

A australiana Mel Placanica, 31 anos, sempre tinha cólicas intensas, que ela creditava ao ciclo menstrual. No entanto, ao investigar as causas mais profundamente, a jovem descobriu que tinha 5 órgãos extras no corpo.

Após vários testes, Mel foi informada de que possuía dois úteros, quatro ovários, dois colos de útero e três rins. Os exames de imagem foram uma surpresa até para os médicos que a atendiam, a hipótese inicial deles era que ela estivesse com um tumor no útero.

Cirurgias retiraram órgãos extras

Após a identificação dos órgãos extras, Mel teve de passar por uma série de cirurgias para ajustar a distribuição deles no corpo. Os procedimentos foram necessários para diminuir as intensas dores que ela sentia. A equipe removeu um útero e dois ovários e os dois colos do útero viraram um só. O rim extra ficou.

O útero retirado tinha um caso grave de endometriose, os médicos dela acreditam que o problema tenha sido a origem das dores sentidas pela jovem. Em entrevistas à mídia internacional, Mel alertou para que as pessoas façam mais exames de imagem quando há algo de errado com seus corpos. Segundo ela, sua vida teria sido mais fácil se o diagnóstico tivesse vindo antes.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *