Política

Governo e Congresso fecham acordo contra a recriação de pastas

O presidente Jair Bolsonaro entre os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e Senado, Davi Alcolumbre — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo do presidente Jair Bolsonaro praticamente acertou com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a votação nesta quarta-feira (22) da medida provisória 870, que reestrutura a Esplanada dos Ministérios, mas sem a criação das pastas das Cidades e da Integração Nacional.

Mais três pontos devem ir a plenário nesta quarta: a retirada do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça, a transferência da demarcação de terras indígenas do Ministério da Agricultura para Funai e a limitação dos poderes de auditores fiscais em investigar casos de corrupção.

Em reunião nesta terça-feira (21), na casa de Rodrigo Maia, da qual participaram Davi Alcolumbre, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), o presidente da Câmara disse que os partidos da Câmara não têm interesse em aprovar a recriação dos ministérios das Cidades e Integração Nacional.

Durante a reunião, Maia destacou que a ideia da volta das duas pastas foi do próprio governo, para tentar pacificar a relação com sua base de apoio no Legislativo. Mas logo depois seguidores do presidente Jair Bolsonaro passaram a criticar a medida, dizendo que era uma iniciativa de partidos do “Centrão” numa volta do toma lá dá cá.

No encontro, a princípio, ficou encaminhado que será, então, votado um destaque retomando a configuração original da MP do governo, que fundiu Cidades e Integração Nacional no Ministério do Desenvolvimento Regional.

Esse ponto, segundo apurou o blog, é quase consensual e tende a ser aprovado nesta quarta-feira pelo plenário da Câmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado Federal. Com isso, a recriação de Cidades e Integração Nacional deve ser abandonada.

Em relação aos outros três pontos, durante a reunião ficou acertado que eles iriam a votação e quem tiver mais voto ganhará. A estratégia do governo é tentar limitar a votação destes quatro destaques.

Mais cedo, já havia uma articulação de líderes defendendo votar a medida provisória 870, que reestrutura a Esplanada dos Ministérios, mas sem a recriação das pastas das Cidades e Integração Nacional, ainda nesta semana. A avaliação é que o tema virou motivo de ataque de grupos bolsonaristas ao Legislativo, principalmente em redes sociais. E que os líderes avaliaram que era melhor desistir da ideia para tirar essa munição dos aliados do presidente nas redes sociais.

Um líder disse ao blog, reservadamente, que inicialmente a volta dos dois ministérios era uma forma de pacificar a relação com a base aliada, entregando o Ministério das Cidades para um nome com bom trânsito junto ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e partidos do “Centrão”. Só que, logo depois, a medida passou a ser bombardeada. “Agora, o que era uma solução virou um problema. Então, talvez a melhor decisão agora seja desistir da proposta”, acrescentou.

Blog do Valdo Cruz – G1

 

Opinião dos leitores

  1. Mais uma tentativa de emparedar o presidente que não deu certo. Graças ao povo que não permitiu. Vão continuar atentos. E dia 26 todos na rua em apoio ao governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal recebe a 1ª academia dentro de uma Arena de Copa do Mundo no eixo norte-nordeste

Ampliando sua oferta de serviços à população e fortalecendo seu ecossistema corporativo, a Casa de Apostas Arena das Dunas passou a oferecer, a partir desta semana, uma novidade inédita no cenário norte-nordeste de academias. A rede Selfit inaugurou sua nova unidade dentro da Arena, ocupando um espaço de mais de 1.200 m² e tornando-se a primeira academia do grupo – e do eixo norte-nordeste – a funcionar no interior de uma arena que sediou jogos da Copa do Mundo.

Ricardo Ferreira, diretor-presidente da Arena, destacou que a chegada da Selfit reforça a vocação da Arena como um polo de esporte, lazer e qualidade de vida, além de expandir a oferta de serviços para a população local. “Nosso objetivo é aproveitar ao máximo o potencial da Arena para impulsionar a economia local, consolidando-a como um centro de excelência em negócios.

O complexo já abriga empresas de diversos segmentos, com escritórios, salas comerciais e o Arena Office, que hoje reúne mais de 50 empresas instaladas. Somado ao Cowork Arena, esse ecossistema nos permite oferecer uma gama ainda mais ampla de serviços integrados ao público potiguar”, afirma. A unidade também se soma ao box de crosstraining Base Natal, ampliando as opções de bem-estar e atividades físicas no local.

O novo espaço oferece conforto e infraestrutura para a prática de exercícios. A unidade contará com mais de 100 equipamentos de última geração – das marcas Matrix, Movement, Ziva e Fortify – além de aulas de alongamento, Self Intense (treinamento no estilo Cross Training), Self Move com mais de 20 modalidades coletivas (dança, pilates, ioga, muay thai e outras), Self Force, Self Velo, amplos vestiários e ambiente climatizado. A capacidade de atendimento ultrapassa 4 mil alunos dentro do período diário de funcionamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Podemos estar diante da maior fraude da história”, diz Haddad sobre Banco Master

Foto: REUTERS/Jorge Silva

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (13) que o caso envolvendo o Banco Master pode representar a maior fraude bancária já registrada no Brasil.

Segundo ele, a liquidação da instituição é de interesse público porque o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) — responsável por ressarcir os clientes — é capitalizado, em parte, pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

O Banco Master foi liquidado pelo Banco Central em novembro, após enfrentar uma grave crise de liquidez. O FGC vai pagar cerca de R$ 41 bilhões a 1,6 milhão de credores, na maior operação do tipo já realizada no país.

Haddad defendeu rigor na apuração, sem prejuízo ao direito de defesa. Também afirmou que o Ministério da Fazenda apoia o Banco Central, que é alvo de um processo no TCU para investigar possíveis falhas na liquidação.

Na segunda-feira (12), o BC retirou um recurso contra a inspeção determinada pelo TCU, após reunião entre autoridades. Com isso, o tema não será levado ao plenário da Corte.

Para Haddad, a transparência fortalece o processo. Ele elogiou o trabalho técnico da equipe do BC e disse que houve diálogo com a Procuradoria-Geral da República durante as decisões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Irã determina primeira execução de manifestante preso em meio à onda de protestos antigovernamentais

Foto: FARS NEWS AGENCY / AFP | Reprodução / Redes sociais

Erfan Soltani, de 26 anos, preso durante os protestos no Irã, pode ser executado nesta quarta-feira, segundo a ONG Hengaw para os Direitos Humanos. A família foi informada da execução, mas não recebeu detalhes sobre o julgamento nem sobre as acusações.

Para a organização, o caso avançou de forma incomum. “O governo usa todas as táticas para espalhar medo e reprimir a população”, afirmou Awyar Shekhi à BBC.

Os protestos, que duram mais de duas semanas, já deixaram centenas de mortos. Estimativas variam entre 650 e 2 mil vítimas, enquanto grupos internacionais projetam até 6 mil mortos e 10 mil presos.

Desde o dia 28 de dezembro, manifestações se espalharam por mais de 100 cidades em todas as províncias do país. O regime impôs um apagão da internet, dificultando a apuração dos fatos.

Relatos indicam cenas de destruição, incêndios em prédios públicos e corpos em hospitais. O movimento, iniciado por causas econômicas, evoluiu para uma contestação direta ao regime teocrático que governa o Irã desde 1979.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Possibilidade de Fátima continuar na cadeira de governadora a partir de abril é zero, ela vai renunciar

Fátima Bezerra vai renunciar ao mandato de governadora do RN em abril. O BG apurou com pessoas ligadas ao Governo do Estado e ao PT que a possibilidade de Fátima Bezerra continuar na cadeira de governadora do Estado a partir de abril é zero, ela vai renunciar, independente da posição do vice-governador Walter Alves, que já garantiu que não assume o governo.

“Walter não assumirá o governo porque na situação em que pegaria o Estado não há condições de gerir”, explicou Bruno Giovanni. A decisão de Walter foi baseada em um estudo feito sobre a situação da máquina pública.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cantor Júlio Iglesias é acusado de assédio sexual e tráfico humano por ex-funcionárias

Foto: Divulgação

O cantor Julio Iglesias foi acusado de agressão sexual e tráfico humano por duas ex-funcionárias, segundo reportagem da Univision em parceria com o portal elDiario.es.

As mulheres afirmam que sofreram assédio, abusos físicos e psicológicos enquanto trabalhavam para o artista em 2021, em um ambiente marcado por controle, intimidação e humilhações.

Segundo os relatos, Iglesias teria pressionado as vítimas a manter relações sexuais e cometido atos como apalpamentos, tapas e agressões verbais. A denúncia também cita possíveis crimes de tráfico de pessoas para trabalho forçado, além de violações aos direitos trabalhistas.

A queixa inclui ainda duas mulheres responsáveis pela administração das residências do cantor na República Dominicana e nas Bahamas.

Por ter nacionalidade espanhola, Iglesias pode ser processado na Espanha, mesmo que os fatos tenham ocorrido fora do país.

A denúncia foi apresentada ao Ministério Público pela organização Women’s Link Worldwide, que pediu a proteção da identidade das vítimas por causa da vulnerabilidade socioeconômica delas e do poder de influência do cantor.

Até o momento, Julio Iglesias não se pronunciou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CASO DOUGLAS: Policiais civis envolvidos na operação que resultou na morte de servidor da Câmara Municipal de Almino Afonso são afastados

Imagens: reprodução

Três agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Norte foram afastados após a ação policial que resultou na morte de Douglas Rebouças da Silva Cavalvante, de 20 anos, na madrugada de sábado (20), no trevo entre Almino Afonso, Frutuoso Gomes e Lucrécia.

Douglas, que era servidor da Câmara Municipal de Almino Afonso, pilotava uma moto quando foi baleado nas costas. Um primo de 15 anos, que estava na garupa, sofreu ferimentos leves.

Versões divergem

A polícia informou que a operação fazia parte da investigação de um homicídio e que os agentes teriam sido alvos de disparos vindos da moto na qual estava Douglas e o primo.

A família nega e afirma que os dois jovens não estavam armados.

Investigação em andamento

O caso é apurado pela Delegacia de Crimes Funcionais da Corregedoria.
Os três policiais foram afastados de forma preventiva, com salários mantidos, e as armas usadas na ação foram recolhidas para perícia.

Segundo a corporação, a medida busca garantir isenção, transparência e regularidade nas investigações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes nega pedido para que plenário do STF reveja condenação de Bolsonaro: “absolutamente incabível”

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou nesta terça-feira (13) um novo recurso apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro para tentar reverter sua condenação pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.

O pedido foi considerado “absolutamente incabível”, já que o processo transitou em julgado. Bolsonaro cumpre pena em regime fechado desde o fim de 2025, na sede da Polícia Federal, em Brasília.

Moraes também manteve a aplicação de 124 dias-multa, calculados com base no salário mínimo da época dos crimes. Ao todo, as penas somam 27 anos e 3 meses de prisão.

Defesa tentou levar caso ao plenário do STF

Os advogados pediram que Moraes reconsiderasse decisões anteriores ou levasse o caso ao plenário do STF. Eles alegaram falta de acesso adequado às provas, que somariam 70 terabytes, e questionaram a competência do Supremo para julgar o ex-presidente, já que ele não ocupava mais o cargo ao final do processo.

A defesa também tentou fazer prevalecer o voto do ministro Luiz Fux, que havia defendido a absolvição de Bolsonaro.

Opinião dos leitores

  1. Parabéns ministro Alexandre de Morais por não se agachar a esses cidadão que se acham donos do Brasil.

  2. Rápido né!!?? E a explicação sobre as ligações para o presidente do Banco Central, sai quando??

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump pede que iranianos continuem protestando: “Ocupem suas instituições, ajuda está a caminho”

Foto: Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta terça-feira (13) que os iranianos continuem protestando contra o governo. Em publicação na Truth Social, ele escreveu:

“Patriotas iranianos, CONTINUEM PROTESTANDO — OCUPEM SUAS INSTITUIÇÕES!!!… A AJUDA ESTÁ A CAMINHO”, escreveu Trump em uma publicação na Truth Social.

Imagem: reprodução

Trump também afirmou que cancelou todas as reuniões com autoridades iranianas até que termine o que chamou de “assassinato sem sentido” de manifestantes.

Uma organização de direitos humanos sediada nos EUA informou que os protestos já deixaram 1.850 mortos e 16.784 presos.

Um funcionário iraniano disse à agência Reuters que o número de mortos pode chegar a cerca de 2 mil. Segundo ele, parte das vítimas seriam integrantes das forças de segurança, e as mortes teriam sido causadas por pessoas classificadas como “terroristas”. O governo não apresentou provas nem detalhes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Adolescente pede desculpas após usar traje nazista em festa de formatura no RN: “Pensei que seria só mais um personagem”

Foto: Reprodução

O adolescente que apareceu em fotos usando um fardamento com referências ao nazismo durante uma festa de formatura em Mossoró, no Oeste potiguar, divulgou um pedido público de desculpas nas redes sociais. Ele afirmou que não tinha dimensão da gravidade do gesto. “Eu peço desculpas a quem se sentiu ofendido, quem se sentiu triste com essa situação, com minhas atitudes. Eu não sabia que repercussão isso poderia tomar, até onde isso poderia ter levado, até onde isso aconteceu”, disse.

O episódio ocorreu no sábado 10. As imagens do jovem, além do traje, também o mostram fazendo a saudação nazista – gesto historicamente associado à reverência a Adolf Hitler. A apologia ao nazismo é crime no Brasil desde 1989, com pena de reclusão de dois a cinco anos e multa. Por se tratar de adolescente, o caso é enquadrado como ato infracional análogo ao crime.

Na manifestação, o jovem relatou que adquiriu a fantasia em uma feira, em Fortaleza, e disse ter entendido o traje como mais um personagem. “Pois essa fantasia, eu comprei em uma feira, aqui em Fortaleza, só pensando que fosse mais uma fantasia que eu usasse. Porque desde cedo eu queria ser uma pessoa famosa assim, uma pessoa importante assim. Eu sempre gostei muito de me fantasiar de vários personagens históricos, como Napoleão, até o próprio Jason, ou Capitão América. Eu pensei que seria só mais um personagem, mas como vocês viram não é”, afirmou.

Ele também se desculpou com familiares que estavam presentes na festa de formatura: “Peço desculpas também à minha prima, minhas primas, minha família”.

Organizadores e faculdade repudiam uso do traje
Segundo a organização da festa, o adolescente compareceu ao evento como convidado de formandas. Em nota, a empresa responsável, Master Produções e Eventos, informou que o jovem entrou acompanhado dos pais “sem qualquer vestimenta inadequada” e que, “em um momento pontual, sem o conhecimento da organização, houve a troca de roupa para registros fotográficos de cunho pessoal”. A empresa declarou ainda que “repudia de forma veemente qualquer ato, símbolo ou manifestação relacionada ao nazismo ou a ideologias de ódio” e reforçou que a apologia ao nazismo é crime no país.

A instituição de ensino à qual pertenciam os formandos, a Facene, também divulgou nota afirmando que não participou da organização do evento, realizado por um cerimonial, e que repudia a manifestação. “Tal manifestação é repugnante, afronta os valores democráticos, a dignidade humana e a memória das vítimas do nazismo, sendo totalmente incompatível com os princípios éticos, humanísticos e acadêmicos que orientam nossa instituição”, citou.

A faculdade informou ainda que tomará medidas para reforçar comunicações sobre a ausência de vínculo institucional com eventos privados, revisar orientações sobre uso de espaços e parcerias externas e cooperar com os organizadores para apurar os fatos e evitar a repetição de episódios semelhantes.

Agora RN

Opinião dos leitores

  1. Seria interessante alguém esclarecer os pais e o adolescente a respeito de quem foi Hitler e o que o nazismo representou.

  2. Tadinhos, nazistas potiguares não sabem que é crime fazer apologia ao nazifascismo. Devem também fazer arminha gritando Deus, pátria e família.

  3. A apologia ao comunismo deveria ter o meemo tratamento.
    São ambas igualmente nocivas e mataram milhões de inocentes.

  4. Cabrito bom de peia. Vá assistir filmes sobre o holocausto,ver séries e ler sobre o nazismo(este é seu castigo).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA MEIO/IDEIA: Lula lidera em todos os cenários de 1º turno

Foto: Reprodução

Levantamento divulgado pelo Meio/Ideia nesta 3ª feira (13.jan.2026) mostra que, na disputa pela Presidência da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados de 1º turno. O único adversário que aparece em empate técnico com o petista é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), em um eventual 2º turno entre os 2.

O Meio/Ideia entrevistou 2.000 eleitores em todo o Brasil de 8 a 12 de janeiro de 2026. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-06731/2026. Leia a íntegra (PDF – 8 MB).

Nos 5 cenários estimulados de 1º turno, Lula pontua de 39,6% a 40,2%. A menor diferença ocorre na simulação com Tarcísio, que alcança 32,7%.

“O 1º retrato que tiramos deste ano eleitoral mostra que a direita só tem um candidato competitivo: Tarcísio de Freitas. Aquele que o bolsonarismo escanteou”, avaliou Pedro Doria, diretor de Jornalismo do Meio.

Nos 2 cenários que incluem Michelle Bolsonaro, a vantagem de Lula supera 10 pontos percentuais. Contra Flávio Bolsonaro, a distância chega a pelo menos 12 pontos. Nenhum outro concorrente ultrapassa 7% das intenções de voto nos diferentes cenários apresentados.

“A pesquisa, por meio da pergunta espontânea de intenção de voto, revela que, no imaginário coletivo da opinião pública, a eleição ainda é essencialmente entre Lula e Bolsonaro. Os outros pré-candidatos precisam se apresentar ao país”, disse Cila Schulman, CEO do Ideia.

CENÁRIOS DE 2º TURNO
Em eventual 2º turno entre Lula e Tarcísio, há empate técnico. O presidente tem 44,4%, enquanto o governador de São Paulo registra 42,1%.

Nos demais cenários de 2º turno, Lula varia de 45% a 46,5%. Entre os adversários, Michelle Bolsonaro aparece com o melhor desempenho, com 39%. Ratinho Junior (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Flávio Bolsonaro pontuam de 36% a 37%.

AGREGADOR DE PESQUISAS
O Poder360 oferece aos seus leitores o Agregador de Pesquisas mais antigo e mais completo da internet no Brasil. Reúne milhares de levantamentos de intenção de voto de todas as empresas desde o ano 2000. Em anos eleitorais, só são publicados os estudos que têm registro na Justiça Eleitoral e metodologia completa conhecida. Tem alguma pesquisa para divulgar? Mande a íntegra por e-mail para o Poder360: [email protected].

Para ter acesso ao Agregador de Pesquisas, clique aqui e busque os dados que desejar para as disputas de todos os anos anteriores. Essa ferramenta oferece acesso apenas aos assinantes do Poder Monitor, a mais completa ferramenta de acompanhamento dos Três Poderes e tudo o que é relacionado ao poder.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Esse país não merece tantos idiotas, nunca seremos um país de primeiro mundo, nesmo com tantas riquezas naturais

  2. O País da corrupção nunca vai aprender a votar, porque um presidente que sempre demonstra preocupação em defender as coisas errada, é de lascar está bwem en pesquisas. Cada nação tem o governante que merece.

  3. O Brasil aguentaria um quarto mandato desse sujeito e sua quadrilha? Será que o brasileiro é tão ruim que mereça outro castigo desse? Eis a questão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *