Foto: Karoline Leavitt / Casa Branca
O Ministério da Justiça informou neste sábado que o titular da pasta, Ricardo Lewandowski, comunicou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre uma tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o país. A situação foi relatada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos.
O voo que saiu dos EUA tinha como destino o Aeroporto de Confins, em Minas, mas por causa de problemas técnicos precisou pousar em Manaus.
Segundo nota do MJ, por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou às autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas. “O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, afirma a pasta.
A PF informou que os brasileiros que chegaram algemados foram imediatamente liberados dos objetos. “A Polícia Federal proibiu que os brasileiros fossem novamente detidos pelas autoridades americanas.” Ainda segundo a corporação, os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto, onde receberam bebida, comida, colchões e tiveram acesso o banheiros com chuveiros.
Ainda de acordo com o Ministério da Justiça, ao tomar conhecimento da situação dos brasileiros, “Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança.”
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”, afirma a nota.
O retorno de imigrantes ilegais ao Brasil ocorre com base em um acordo firmado com Washington em 2017, durante o governo de Michel Temer. O objetivo é viabilizar o repatriamento de pessoas que ingressaram ilegalmente nos EUA, foram processadas e não têm direito a recurso. O Itamaraty esclareceu que a vinda desses brasileiros, porém, não tem relação com as novas medidas migratórias de Trump.
Pelo acordo, as aeronaves trazem de volta quem já não tem mais como recorrer à Justiça americana. O objetivo é evitar que essas pessoas permaneçam em presídios. De forma geral, são pessoas detidas nos EUA por estarem em situação irregular. O governo brasileiro não aceita a inclusão, nos voos, daqueles com possibilidade de revisão de sentença.
Segundo a Casa Branca, as autoridades já prenderam “538 imigrantes ilegais” de diferentes nacionalidades e deportaram “centenas” desde o início do novo mandato de Trump, números que seriam relativamente modestos para os EUA, em uma possível indicação, de acordo com o jornal Washington Post, de que a retórica de força superou até agora a capacidade do governo de cumprir os elevados objetivos do presidente. Por sua vez, Tom Homan, czar da fronteira de Trump, afirmou que mais de 3 mil pessoas com antecedentes criminais foram presas nos primeiros dias da administração, um número maior que o divulgado pela Casa Branca.
O Globo
Muita gente Brasileira pensa que os outros países é a mãe Brasil… que a impunidade reina. “Achou que poderia ter o jeitinho brasileiro”…
Fica na tua ministro, tu nem lula tem moral com os estados unidos, fica calado que é melhor.
Qdo esses americanos sacanas vierem p o Brasil, estendam os tapetes vermelhos.
Cambada podre.
Como se o americano entrasse ilegalmente no Brasil.
Eles vem e trazem dólares para movimentar a economia brasileira, emprego e renda. Engraçado tú não saber disso.
As leis nos Estados Unidos as Leis são respeitadas e cumpridas. Chegando em solo brasileiro, quando as “autoridades” brasileiras receberem o “deliquente” podem liberar o meliante do uso desse equipamento. Simples assim!
Nos Estados Unidos se cumpre as Leis, e lá, todo preso é conduzido algemado, chegando em solo brasileiro, os defensores de bandidos pode liberar do uso desse equipamento de segurança.
As autoridades brasileiras de repente, lembraram que no Brasil, existe uma Constituição que trata da dignidade da pessoa humana, ao manter algemado um cidadao imigrante em solo pátrio, porém essa mesma justiça em sua Corte Suprema prende, acusa, julga e condena a penas exorbitantes, cidadãos brasileiros, sem direito de defesa, por crimes de protestos. Dois pesos e duas medidas com Mão de Ferro para quem se insurge contra o Sistema, esse é o tratamento do Poder Judiciário. TRISTE REALIDADE.
Defender vagabundo é uma coisa que esse governo sabe fazer melhor que qualquer outro. Nisso eles são bons. #cpx
Coloca Trump no inquerito do fim do mundo. Cadê Xandão e o STF ?
O dono do X junto com esse Trump e o narismo se merecem.
Que desrespeitou foi elee entrando nos EUA o nome já diz tudo ILEGALMENTE
Os vira-latas capachos de Trump dirão que tá tudo certo…