Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O cronograma do Ministério da Saúde para as entregas das doses das vacinas contra a covid-19 pelos laboratórios produtores prevê a remessa de 42,5 milhões de doses pelo consórcio Covax Facility, sendo 2,65 milhões da vacina AstraZeneca em março e de mais 7,95 milhões do mesmo imunizante até junho.
O Brasil receberá ainda aproximadamente mais 32 milhões de doses de vacinas contra covid-19 produzidas por laboratórios de sua escolha até o final do ano, conforme cronogramas estabelecidos exclusivamente pelo Covax Facility.
A Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Seas) do ministério destacou que o consórcio, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), funciona como um centro de distribuição internacional de vacinas.
Em outras remessas, a Seas informou que a previsão é receber do Instituto Butantan, de São Paulo, 100 milhões de doses da vacina CoronaVac. Em janeiro, conforme a secretaria, foram entregues 8,7 milhões de doses. Em fevereiro serão mais 9,3 milhões. O cronograma tem previsões para os meses seguintes março (18,1 milhões), abril (15,93 milhões), maio (6,03 milhões), junho (6,03 milhões), julho (13,55 milhões), agosto (13,55 milhões) e a última entrega prevista é para setembro (8,8 milhões).
Já da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o cronograma estima o recebimento de 222,4 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Em janeiro, o ministério informou que recebeu 2 milhões de doses. Para fevereiro, a entrega prevista é de 4 milhões. Em março serão 20,7 milhões, em abril mais 27,3 milhões, em maio 28,6 milhões e em junho 1,2 milhão. Conforme a secretaria, a partir da incorporação da tecnologia da produção do IFA, a Fiocruz deverá produzir e entregar mais 110 milhões de doses no segundo semestre de 2021.
O cronograma prevê ainda a entrega das 10 milhões de doses da vacina Sputnik V do Instituto Gamaleya, importadas da Rússia, pela farmacêutica União Química. De acordo com a Seas, a previsão é de que o contrato seja assinado esta semana. Quinze dias após a assinatura, o ministério deve receber 800 mil doses. Em abril, com 45 dias após a assinatura do contrato, a entrega será de mais 2 milhões. Em maio outros 7,6 milhões, com 60 dias após a assinatura e a partir da incorporação da tecnologia da produção do IFA, a União Química deverá passar a produzir mais 8 milhões de doses por mês.
Já para a vacina Covaxin – Barat Biotech, a previsão é de receber 20 milhões de doses importadas da Índia e o contrato também deve ser assinado nesta semana. Devem chegar ao Brasil 8 milhões de doses com dois lotes de 4,0 milhões com 20 e 30 dias após a assinatura do contrato. Em abril mais 8 milhões também em dois lotes de 4 milhões com 45 e 60 dias após a assinatura do contrato e em maio 4,0 milhões de doses com 70 dias após o contrato assinado.
Agência Brasil
"Prevê" significa "previsão" e nem isso temos. A urgência de vacinas no Brasil é pra ontem . Estamos cansados de "vai comprar" , vai mandar, vai chegar e não chega nada. VACINA JÁ!!
Como tem gênios comentando asneira, que Vacina Brasileira esse povo fala em? A maioria do povo Brasileiro não quer tomar a ChinaVac, só uns inocentes e a maoiria dos inbecilizados petralhas; o Presidente tá comprando Vacina, babacas, não é essa 50% não, teve que adquirir essa ChinoVac por pressão pra aplicar iminentemente nos paulistas! Lamentável.
Fortaleza em situação desesperadora e o genocida do PR só quer comprar leite Moça, picanha, cervejas e armas.
Neto, talvez não falte, pois , não tem vacina. Se dependesse do governo federal hoje há teríamos 2 milhões de doses entregues e pronto. As outras doses da coronavac é responsabilidade e briga do calça colada, nunca do seu genocida.
Ninguém quer saber de preço, o que importa são as vidas dos brasileiros, se fosse um real o miliciano não compraria
DoriaVac vacinando o Brasil.
Alguém tem notícias do caos na falta de seringas que foi alardeado na imprensa?
UMA DOSE DA VA-CHINA R$ 58,20. UMA DOSE DA OXFORD R$ 3,40.
ALGUÉM VIU A IMPRENSA QUESTIONAR PREÇO???
A de Oxford é barata. Mas tá em falta. Esqueceram de comprar. Alguém viu a imprensa dizer isso, titia maldosa?
Você acha que uma representante petralha raiz perderia tempo pra usar seu método de administrar? lógico que não, optou pela vacina com sobrepreço de 1500%, ainda mais por ser chinesa, onde foi criada a doença e a dessa forma, alastraram pelo mundo. Sem falar que a governadora e os chineses conversaram muito no início da pandemia, inclusive o bobinho Zé gado, Manoel, pixuleco…tico de Adauto faz lobby pra essa vachina. Logo velho, aí tem boi na linha. CRÁPULAS!
Pronto!
Governo mãe Diná!
Çey não viu.
Dória, resolva isso homi.
O tema da matéria enche de esperança os brasileiros como se já estivesse esperando receber esse quantidade de vacina , ae quando vc ler não passa de uma ilusão e de uma matéria contraditória aos números que o governo vai receber. Imoral .