O Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura/Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), lançou hoje o Agosto da Alegria 2012. Um discurso muito bonito para um projeto que deve mobilizar cerca de 160 grupos folclóricos e 18 mil participantes.
O problema é que esse projeto tem custo alto e que o Governo do Estado ainda deve aos fornecedores que trabalharam no Agosto da Alegria 2011. Tem pra todo gosto. Estrutura, banheiros químicos, decoração, iluminação, sonorização, geradores, enfim, vários fornecedores sem receber um tostão sequer do quem tem direito a receber pelos serviços prestados.
O BG foi atrás da Secultrn/FJA para escutar a versão do Estado. Afinal, ele é o contratante e o devedor. A assessoria do órgão terminou confirmando a existência dos débitos relativos ao Agosto da Alegria 2011. Sem falar em valores, o órgão disse que as dívidas existem porque as empresas não apresentaram certidões necessárias. O BG terminou indo atrás das empresas para saber e, de cara, duas delas negaram. Disseram estar com todas as certidões em mãos e aguardando ver a cor do dinheiro.
Resumindo? O Estado lançou 2012 com investimentos na casa de R$ 1,2 milhão, mas devendo e muito por causa do edital 2011. Se o pessoal de 2011 ainda nem recebeu, quando é que esse povo de 2012 vai receber? Essa é a pergunta que não quer calar.
Não bastando, vale lembrar que o Estado passa por um momento difícil financeiramente. Tem aprovado em concurso trabalhando de graça porque o governo ainda não implementou a gratificação; têm classes trabalhistas lutando por reajustes e por planos que já deveriam estar a pleno vapor, mas que, de fato, ainda não saíram do papel; tem, o Estado, que pedir reparcelamento das dívidas junto ao Governo Federal. Tem crise financeira pra todo lado.
Prometer, promete. Mas pagar que é bom…
E quem são os fornecedores de 2012? Os mesmos de 2011? Se sim, estão adorando o projeto.
Caro Bruno,
Hoje estive na FJA e conversando com colegas, fui informado que não há debito com o Agosto do Desgosto de 2011. O ultimo pagmento foi feito na sexta-feira passada, para pagar o aluguel de sanitarios quimicos. Mesmo assim, acredito em sua materia pois, sei perfeitamente a crise que FJA e a pseudo Secretaria EXTRAORDINARIA de Cultural vivem. Parabens pela materia.
Abs,
Karl Mesquita Leite
Servidor Aposentado da FJA.
Pra esconder o fraçasso/e diminuir a agonia/os Rosados criaram/ o agostso da alegria/