O governo federal lançou nesta sexta-feira (2) a Campanha Nacional de Multivacinação, com foco na atualização das cadernetas infantis. A prioridade é prevenir a poliomielite e o sarampo.
A campanha do Ministério da Saúde começa na próxima segunda-feira (5) e vai até o dia 30 de outubro com o objetivo de imunizar e conscientizar a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças.
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacinação. O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas.
Já a poliomielite também é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças com menos de 4 anos, também pode ocorrer em adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, mas cerca de 1% dos infectados pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes. A doença não tem tratamento específico e deve ser evitada através da vacinação.
Agência Brasil
Cara Lucis, o José Serra, foi um excelente ministro da saúde, ele é economista. Ministro é gestor. João Macena.
Cara pálida de vermelho , o ministro é um gestor de carreira , ele tem uma equipe médica para seu comando, simples assim . Te orienta esquerdalha.
É médico? CRM? Quero saber qual é a autoridade que uma pessoa leiga possui para falar em ciência.
Não precisa ser médico para saber da importância da vacinação.
No mais, existem funcionários no Ministério da Saúde que são médicos, caso haja dúvidas sobre o assunto.
O paraquedista está certo