Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O governo federal lançou nesta terça-feira (10) um pacote de medidas para estimular o turismo no país. Segundo o Palácio do Planalto, o conjunto de medidas busca acelerar a recuperação do setor e reduzir o impacto socioeconômico da covid-19 após a paralisação das atividades turísticas.
Chamado de Retomada do Turismo, o conjunto de ações tem iniciativas organizadas em quatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens.
A expectativa do governo é ter resultados efetivos até 31 de julho do próximo ano. O valor destinado e o detalhamento de cada uma das medidas ainda não foi divulgado.
As ações vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos até realização de obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos.
Também estão previstas ações de qualificação dos trabalhadores e prestadores de serviços, tanto na oferta de cursos para a adoção dos protocolos sanitários que garantam segurança para turistas e trabalhadores do segmento quanto para melhoria de atendimento.
As iniciativas serão compartilhadas entre setores público e privado, terceiro setor e Sistema S. Entre as atividades desenvolvidas pelos órgãos públicos, entidades do terceiro setor e Sistema S estão o incentivo à adoção do selo Turismo Responsável e aos demais protocolos de biossegurança contra a covid-19 pelos prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras, bem como a difusão de informações sobre linhas de crédito disponíveis, por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).
“À você turista, nós podemos afirmar que o turismo brasileiro está preparado para recebê-lo. Procure os estabelecimentos que têm o selo do Turismo Responsável, são mais de 23 mil estabelecimentos em todo o Brasil, obedecendo todos os protocolos de biossegurança”, afirmou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante o lançamento do programa.
Redescubra o Brasil
Para promover a Retomada do Turismo, também foi lançada a campanha Viaje com Responsabilidade e Redescubra o Brasil, com uma série de vídeos voltada à promoção dos destinos turísticos brasileiros. Serão veiculados conteúdos específicos de cada estado do país, além do Distrito Federal.
O setor de turismo responde por cerca de 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) e emprega cerca de 7 milhões de pessoas direta e indiretamente no Brasil.
No primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado, a receita cambial turística acumulou queda de 37,2%; o saldo entre contratações e demissões na economia do setor foi negativo em 364.044 postos de trabalho formais; e o faturamento das atividades turísticas, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve retração de 37,9%.
Agência Brasil
Mesmo com pandemia, queimadas, ameaças de boicotes, pressão por todos os lados para destruir o país , o governo não para e isso incomoda os esquerdopatas e as midiaslixo, é o atendimento aos invisíveis da sociedade que chamam de populista, são projetos de infraestrutura que também chamam de populismo, término e novos projetos de distribuição de água no nordeste mais um populismo e agora este programa importante para salvar o nosso turismo que em grande parte é muito precário , diminuir o pensamento dos turistas daquele " o lugar é lindo mais é muito mal preservado" "poderia ter informação" "poderia ter segurança" "não tem acesso" e etc… Acredito no JB e equipe para continuar ganhando este jogo e de goleada, nós brasileiros e patriotas precisamos disso.
Ôôô governo bom!
A guerra contra os EUA e essa conversa fiada aí, o presidente está tentando abafar a politicagem qdo comentou que tinha ganhado do Dória com a decisão da Anvisa.
Não esconde não viu!
Como presidente da república dereria ser punido exemplarmente!
Pede pra sair e dá lugar pro Mourão!
Vishiiiii, e o presidente lembrou de trabalhar e deixar de picuinha?