Diversos

Governo lança Novo Fies, com 310 mil vagas

O presidente Michel Temer durante cerimônia no Palácio do Planalto – Givaldo Barbosa / Givaldo Barbosa/Agência O Globo/06-12-2017

Cinco meses depois de anunciado, o Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi sancionado pelo presidente Michel Temer. Lançado nesta quinta-feira, o programa terá 310 mil vagas, sendo 100 mil a juro zero para estudantes com renda familiar mensal de até três salários mínimos. Estes pagarão o débito com o governo diretamente do salário, em uma espécie de crédito consignado.

O Fies passou por uma reestruturação. No ano passado, o prejuízo foi de R$ 32 bilhões. O MEC, que alfinetou a gestão de Dilma Rousseff, na qual Temer era vice-presidente, admite que o programa tinha risco de acabar. Em julho, quando a inadimplência no Fies era de cerca de 45%, o governo havia feito cerimônia para anunciar que enviaria ao Congresso uma medida provisória sobre o tema. Ela foi aprovada no mês passado.

Na modalidade para estudantes com renda familiar mensal de até três salários mínimos, com 100 mil vagas a juro zero — portanto, somente corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) —, o aluno começará a pagar as prestações de até 10% de sua renda mensal, diretamente do salário.

Processo semelhante já ocorre com o FGTS, que é retirado da folha de pagamento automaticamente. Se antes a carência para o começo da quitação da dívida era de 18 meses após a formatura, a partir de agora, para o início do pagamento, basta ao aluno formado conseguir o primeiro emprego formal.

O Palácio do Planalto chegou a consultar a Receita Federal para um possível abatimento da dívida estudantil do imposto de renda, a exemplo do que acontece na Austrália, mas as conversas não evoluíram. A verba para essa faixa virá do Tesouro Nacional. As universidades particulares terão risco de crédito.

O programa, que abrirá inscrições no ano que vem, terá como fontes de recursos os fundos constitucionais regionais, e será ofertado a alunos com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. São exigidos no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os bancos terão risco de crédito.

60 mil vagas serão ofertada para o a faixa III do, com taxa de juros variável, também para estudantes com renda familiar por mês de até cinco salários mínimos. Desta vez, os recursos virão do BNDES e dos fundos de desenvolvimento regionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O Globo

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Futurista crava: Pix coloca o Brasil 10 anos à frente dos EUA — enquanto governo só assiste

Foto: Divulgação/Caixa

O futurista australiano Brett King afirmou, em Brasília, que o Pix colocou o Brasil cerca de 10 anos à frente dos Estados Unidos em tecnologia de pagamentos. A declaração foi dada em entrevista antes de uma palestra no Encontro Anual de Gestores da Caixa, banco público federal, conforme o Metrópoles. Segundo ele, o sistema brasileiro é hoje referência mundial em pagamentos digitais rápidos e baratos.

Autor do livro Bank 2.0., lançado em 2010, King foi um dos primeiros a prever o fim das filas bancárias, das senhas de papel e a ascensão dos aplicativos e das fintechs. Nos últimos anos, passou a se dedicar ao impacto da inteligência artificial (IA) na economia e na sociedade, tema do livro The Rise of Technosocialism, lançado em 2021.

De acordo com o futurista, empresas globais como Visa e Mastercard já trabalham com a ideia de um “futuro sem plástico”, inspirado em modelos semelhantes ao Pix. Em termos simples, isso significa menos cartões físicos e mais pagamentos digitais instantâneos, direto pelo celular, como já ocorre no Brasil.

King também alertou para a chamada “bolha da IA”, afirmando que os investimentos podem estar inflando artificialmente ações de empresas de tecnologia. Ainda assim, fez um alerta claro: mesmo sendo uma bolha, a inteligência artificial deve ser a tecnologia de maior impacto dos últimos mil anos, com potencial de ampliar desigualdades se não houver preparo — algo que, segundo ele, muitos governos ainda ignoram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Corregedoria afasta desembargador preso por vazamento de informações no RJ

Foto: Reprodução

O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell (STJ), determinou o afastamento do desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, do TRF-2, preso na segunda fase da Operação Unha e Carne. A decisão aponta risco direto à imagem do Judiciário caso o magistrado permanecesse no cargo.

Macário é suspeito de vazar informações sigilosas da Operação Zargun para o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias. À época, o desembargador era relator do processo contra o parlamentar, o que agrava a suspeita.

Segundo a investigação, o magistrado estava com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacellar, quando o deputado teria ligado para alertar TH Joias sobre a operação.

Na decisão, o corregedor afirma que o afastamento cautelar se justifica não apenas para evitar novos atos, mas também porque as condutas já praticadas têm potencial de “macular a imagem do Poder Judiciário” e abalar a confiança da população. Em termos simples: o dano institucional já estaria feito.

Segundo afastamento

Este é o segundo afastamento de Macário da magistratura. Em 2005, ele foi retirado do cargo por suspeita de envolvimento em um esquema de venda de sentenças ligado à máfia dos caça-níqueis, ficando afastado por 18 anos.

Apesar de absolvido em 2015 na esfera penal, continuou fora do cargo por causa de um processo administrativo disciplinar e só retornou há cerca de dois anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Veículo roubado circulava com placa clonada e cai em blitz da PRF na Grande Natal

Foto: DIvulgação/Nucon-RN

A PRF recuperou um VW/Gol branco roubado que circulava com placa falsa na BR-406, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A abordagem aconteceu no km 167 da rodovia, após alerta do sistema da própria PRF indicando veículo com registro de furto ou roubo.

Durante a fiscalização, os policiais constataram que o carro usava placa de outro veículo do mesmo modelo, prática conhecida como clonagem. Em termos simples, é quando criminosos colocam uma placa “fria” para tentar enganar a fiscalização e dificultar a identificação do veículo roubado.

Levado à Delegacia da Polícia Civil, o Gol teve seus sinais identificadores analisados com mais detalhes. A checagem confirmou que o veículo havia sido roubado em 9 de outubro de 2025, em Tangará, e ainda apresentava adulterações. A placa usada pertencia a outro carro semelhante que também tinha registro de roubo, ocorrido em Lagoa de Pedras.

O condutor deve responder por receptação — quando alguém é flagrado com bem roubado — e por adulteração de sinal identificador de veículo, crime usado para tentar esconder a origem ilegal do automóvel.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Auditoria do TCE escancara caos na Fundase: jovens confinados, sem aulas e com estrutura precária no RN

Foto: Fundase

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) apontou falhas graves nas unidades da Fundase, responsáveis pela internação de adolescentes em conflito com a lei no RN. A auditoria avaliou o período de janeiro de 2023 a junho de 2025 e concluiu que a medida socioeducativa perdeu o caráter pedagógico, com jovens passando longos períodos ociosos e sem atividades educativas.

Segundo os auditores, nas quatro unidades inspecionadas os adolescentes ficam a maior parte do tempo confinados nos alojamentos, sem aulas, esportes, cultura ou cursos profissionalizantes. Nos fins de semana e feriados é pior ainda, sem programação pedagógica, em descumprimento do ECA e da lei do Sinase, que rege o sistema socioeducativo.

Há relatos de alimentação inadequada, falta de itens básicos de higiene, colchões em más condições e influência de facções criminosas dentro das unidades. Na Educação, faltam professores, carga horária adequada e integração entre a Fundase e a Secretaria de Educação; já na profissionalização, não há controle de vagas ou cursos, o que impede parcerias e avaliação de resultados.

Outro ponto crítico é o abandono da estrutura física: não houve execução de recursos para reforma e ampliação em 2023, apenas R$ 354 mil foram aplicados em 2024 e nada até junho de 2025. O TCE apontou ainda a exclusão de adolescentes e famílias do Plano Individual de Atendimento, essencial para reintegração social.

Diante do quadro de completo caos, o TCE/RN fez determinações e recomendações à Fundase e às secretarias estaduais envolvidas, reforçando a cobrança por ações concretas e responsabilidade do governo estadual.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OPERAÇÃO EM MONTE ALEGRE: Polícia e Ministério Público apuram suspeitas de corrupção

Foto: Reprodução

O Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro do RN (Deccor) deflagrou, nesta quarta-feira (17), uma operação em Monte Alegre, na Grande Natal. Ao todo, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão no município, em ação integrada da Polícia Civil com o Ministério Público do RN.

Os mandados atingem prédios públicos e residências. A investigação apura fraudes em contratos públicos, além de crimes como peculato (uso indevido de dinheiro público), lavagem de dinheiro, desvio de verbas, enriquecimento ilícito e corrupção, segundo informações do Blog do RR.

Em nota ao Blog do BG, a Polícia Civil se limitou a informar que o caso está sob segredo de Justiça e que não haverá detalhes enquanto o sigilo não for derrubado.

*Matéria em atualização

 

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Polícia desarticula esquema de armas e “delivery” de drogas do Comando Vermelho no Rio

Imagens: Reprodução/Metrópoles

A Polícia Civil do Rio de Janeiro aplicou mais um golpe pesado no Comando Vermelho (CV). Na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Contenção mirou grupos que distribuíam drogas por delivery na Zona Norte e mantinham núcleos de armas de alto poder na Região dos Lagos.

A ação foi comandada pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e contou com reforço da Core e de unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE). O alvo: criminosos envolvidos com tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e associação criminosa.

As investigações mostraram que o Complexo da Maré funciona como central logística do CV, armazenando munições e abastecendo o tráfico em diversos bairros da Zona Norte. Outras regiões da cidade e a Região dos Lagos também foram alvo de diligências nesta fase da operação.

O esquema desarticulado incluía não só a distribuição de drogas porta a porta, como também a circulação de armamentos pesados. A polícia reforça que ações como essa são essenciais para conter o avanço do crime organizado e o impacto do CV sobre a segurança na cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cantora Daniela Fernandes realiza show de lançamento do audiovisual “Terráquea”, no Teatro Sesc Sandoval Wanderley

Foto: Divulgação

A cantora Daniela Fernandes realiza, nesta sexta-feira (19), às 19h, no Teatro Sesc Sandoval Wanderley, o show de lançamento do audiovisual “Terráquea”. O acesso é gratuito, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, e os ingressos já podem ser retirados pelo site Sympla.

O material apresentado traz, na íntegra, o registro do show realizado em 26 de julho, no Teatro Alberto Maranhão, agora compartilhado com o público em uma noite especial de celebração à música potiguar.

A programação inicia com um bate-papo com convidados que colaboram e dialogam com o projeto: a cantora, compositora e atriz Khrystal, os multiartistas Jailson Fernandes e Ana Claudia Viana e a médica de família e comunidade Rafaela Barrêto. Em seguida, Daniela Fernandes sobe ao palco para um pocket show com canções que integram o audiovisual.

“Terráquea” convida o público a vivenciar a força, a diversidade e a poesia da arte norte-rio-grandense, reafirmando o compromisso da cantora com a valorização da produção cultural local. Uma noite para celebrar conexões, memórias e o território que nos molda.

O show de lançamento do audiovisual  Terráquea tem o patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão, Unimed Natal, Casa de Saúde São Lucas, Praiamar Natal, DNA Center e Plastic; com apoio cultural do Sistema Fecomercio, por meio do Sesc-RN, e SETURN.

SERVIÇO

Daniela Fernandes – show de lançamento do audiovisual “Terráquea”
Dia 19 de dezembro, às 19h, no Sesc Sandoval Wanderley
Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/evento/sesc-apresenta-lacamento-do-audiovisual-terrAquea-com-daniela-fernandes-e-banda/3247904 
*O acesso é gratuito, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível
Siga: @danielafernandes.cantora

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OPORTUNIDADE ATRÁS DAS GRADES: Mais de 2 mil presos do RN encaram ENEM dentro das celas

Foto: Divulgação/SEAP-RN

Mais de 2 mil internos do Sistema Prisional do RN, incluindo a Penitenciária Federal de Mossoró, estão realizando o ENEM/PPL nesta terça (16) e quarta-feira (17). A prova é voltada para pessoas privadas de liberdade e jovens em medidas socioeducativas, e acontece dentro das unidades prisionais. A iniciativa é voluntária e gratuita, mas exige disciplina e planejamento dentro de um ambiente cercado por regras e limitações.

O exame é o mesmo do ENEM regular: quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação em português. O objetivo é avaliar a educação básica dos participantes, oferecendo certificado de conclusão do ensino médio e até declaração parcial de proficiência. Quem quiser usar a nota para entrar na faculdade ou disputar vagas de emprego pode fazê-lo, mas isso não é obrigatório.

No RN, as provas acontecem em todas as unidades prisionais com internos, além dos Escritórios Sociais de Mossoró e Caicó e do Escritório Social da SEAP.

Para viabilizar o ENEM/PPL, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) montou uma operação logística completa, com segurança reforçada e apoio operacional para garantir que tudo ocorra sem incidentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lançamento de 1º voo comercial de foguete no Brasil é adiado pela 2ª vez

Foto: Divulgação/Innospace

O primeiro voo comercial de um foguete no Brasil, que seria realizado nesta quarta-feira (17), foi adiado mais uma vez. A informação foi confirmada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Innospace, empresa sul-coreana responsável pela missão. Agora, a nova previsão é para sexta-feira (19), na Base de Alcântara, no Maranhão.

Segundo a Innospace, o atraso se deve à necessidade de substituir componentes após uma anomalia ser identificada no sistema de resfriamento do oxidante do primeiro estágio, durante uma inspeção final. A empresa garantiu que a troca pode ser feita com o foguete já na plataforma e que o veículo não apresenta danos estruturais, reduzindo o prazo necessário para novos procedimentos.

A FAB afirmou que segue com toda sua estrutura e equipes preparadas para o lançamento, em articulação com os demais órgãos envolvidos na operação. Esta é a segunda tentativa frustrada: ainda em novembro, na véspera da data prevista, o voo do foguete HANBIT-Nano já havia sido reprogramado para ajustes adicionais.

Com 21,9 metros de altura e capacidade para atingir a órbita terrestre em três minutos, o foguete leva cinco satélites e três dispositivos de pesquisa desenvolvidos no Brasil e na Índia. Se bem-sucedida, a missão pode impulsionar a posição do país no mercado espacial global, embora o valor pago pela operação não tenha sido divulgado.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula prepara cobrança final a ministros antes de reforma eleitoral no governo

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comanda, nesta quarta-feira (17), a última reunião ministerial do ano com um recado claro aos auxiliares: foco total nas entregas do governo nos primeiros meses de 2026 e preparação para a desincompatibilização eleitoral. Cerca de metade dos ministros deve deixar seus cargos até abril para disputar as eleições municipais e estaduais, o que abrirá espaço para uma ampla recomposição no primeiro escalão.

A orientação já definida no Planalto é substituir a maioria dos titulares por seus respectivos secretários-executivos, evitando descontinuidade em obras, projetos e metas. Entre os ministros que devem sair estão Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Jader Filho (Cidades), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Luiz Marinho (Trabalho) e Wolney Queiroz (Previdência).

Lula também deve reforçar que o início de 2026 será determinante para fortalecer a imagem do governo em todas as regiões do país — período em que os ministros ainda estarão no cargo antes de se afastarem para as campanhas. A estratégia é intensificar inaugurações, anúncios e entregas, evitando ruídos administrativos durante as transições.

O encontro será realizado na Granja do Torto, em Brasília, seguido de almoço com toda a equipe. Além do discurso de Lula na abertura, estão previstas falas do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Rui Costa e Fernando Haddad, que também deixarão seus cargos no início do próximo ano.

Com informações do InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *