O Aeroporto de Confins (MG) recebeu 3.660 pessoas deportadas dos EUA em 32 voos fretados pelo governo norte-americano de 27 de janeiro de 2023 a 10 de janeiro de 2025. A informação é da BH Airport, empresa que administra o aeroporto na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Essas deportações foram realizadas a partir do início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enquanto Joe Biden (Democrata) era presidente dos EUA. Desde 2ª feira (20.jan.2025), o presidente dos EUA é Donald Trump (Republicano).
O 1º voo de deportação dos EUA para o Brasil em 2025 chegou a Confins em 10 de janeiro, 10 dias antes da posse de Trump. Em 2024, o 1º voo de deportação dos EUA a chegar a Confins foi em 26 de janeiro. Em 2023, em 27 de janeiro.
Houve 17 voos de deportação de brasileiros durante o governo de Biden a partir da posse de Ricardo Lewandoski como ministro da Justiça em fevereiro de 2024.
Na 6ª feira (24.jan), chegou ao Brasil outro voo, o 1º do governo de Trump. O avião deveria ir para Confins. Mas teve problemas técnicos e precisou pousar em Manaus (AM).
Os passageiros deportados desembarcaram algemados e com os pés acorrentados. Lewandowski criticou o uso de algemas. Disse que foi “desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”. Determinou que seguissem para Confins em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).
O procedimento padrão para passageiros deportados é viajarem algemados e com os pés acorrentados. Essa situação é conhecida desde o início dos voos para deportação de brasileiros durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Autoridades norte-americanas dizem que isso é necessário para impedir que algum passageiro deportado ataque a tripulação e coloque o voo em risco.
BIDEN DEPORTOU MAIS
Os EUA deportaram 7.168 brasileiros no governo de Biden. O balanço do Department of Homeland Security (departamento de segurança interna em português) considera os anos fiscais, que se iniciam em outubro do ano anterior ao ano de referência e vão até setembro do ano de referência.
No caso do governo de Biden, são deportações dos anos fiscais de 2021 a 2024, que vão de outubro de 2020, ainda no 1º mandato de Trump, até setembro de 2024. Houve outros voos de deportação durante o governo Biden de outubro de 2024 a janeiro de 2025 que não entram nesse balanço.
Os EUA deportaram mais brasileiros no governo de Biden do que nos governos anteriores, o 1º mandato de Trump, nos anos fiscais de 2017 a 2020, e o 2º mandato de Barack Obama (Democrata), nos anos fiscais de 2013 a 2016.
O total de deportações de todas as nacionalidades foi menor no governo de Biden. Portanto os brasileiros representaram uma proporção muito maior. Os brasileiros foram 1,3% dos deportados no governo de Biden, 0,7% no de Trump e 0,4% no de Obama.
Poder 360
Mas nenhum dos voos anteriores de deportação deixou os brasileiros algemados após entrar em território brasileiro! Pra eu que sou patriota sei que tratar nossos compatriotas assim é um acinte a nossa soberania… Mas é uma pena que nem todos bolsonaristas entendam o que é isso!
SAI PRA LÁ, BABACA! A PRINCÍPIO, O VOO ERA ATÉ BH. PORTANTO, NÃO HAVIA NECESSIDADE DE SOLTÁ-LOS. NA VERDADE, A ESQUERDA TÁ TENTANDO TUMULTUAR, PRA VER SE CONVENCE ALGUM OTÁRIO.
32 voos e quase ninguém sabia nada? Só porque Trump assumiu, virou crime? Muita hipocrisia dessa canhota. E o tal SANTO SINVAL, hein? Não é à toa que o nosso presidente afirma categoricamente que “você tem que criar sua narrativa” . Muita hipocrisia pra OTÁRIO ver.
➡️Voo dos EUA com brasileiros algemados 👉já ocorreu sob Biden e é tema de antiga negociação diplomática
👁️🗨️👉Em 2022, por exemplo, governo 🇧🇷🇧🇷🇧🇷Bolsonaro pediu 👉👉mudança de procedimento à gestão democrata, que a deixou👺👺 em análise. ESQUERDA HIPÓCRITA, ACHO QUE O POVO É IDIOTA. POR ISSO QUEREM ACABAR COM REDES SOCIAIS. IMAGINA FICAR SABENDO DISSO ATRAVES DO LIXO!!!! 💩💩💩
Acha*
Os americanos devem ser deportados também de outros países.
Quem defende esse bandido americano deve ter só um lado do cérebro. Ou ser jumento mesmo.
Concordo, mas tem gente pra tudo, tem até gente que defende um condenado por corrupção presidir um país
Ô jumento da Malásia, vai se informar primeiro antes de estar vomitando capim na internet, o governo de OBAMA, o amigo do seu LIDER aqui do BRASIL, foi o governo que mais deportou imigrantes e ninguem ficou com mimimi… ASNO.
PS. BG por favor divulgue meu comentario.
Concordo se estiverem ilegal no Brasil, assim como os que estão lá.
Todo esquerdista não raciocina, podemos comprovar pelos comentários.
Kkkkkkk
Como você é acostumado a viver em um país que acolhe terrorista e trata marginais como vítimas da sociedade e ainda tem um ex condenado presidindo um país, deve achar que todos devem seguir essa cartilha né? Depois ainda, tente se informar, pois ser extraditado algemado, é padrão e nunca o Luli e sua imprensa canhota tinha reclamado, agora é só mimimi…. Achou ruim, vá pra Cuba ou Venezuela.
Engraçado, só agora no governo Trump, a impressa veio divulgar a questão das algemas. Isso prova o quanto a impressa persegue a direita. Só não ver quem não quer.
Inclusive, até ministro aparece pra fazer o MIGUÉ. PQP! Ninguém viu ministro contestando alguma algema no governo do gagá.
Imprensa*
Bote quente galego! Isso sim é um presidente!
Eu sou o passa pano de Trump. Eu defendo Trump. Eu sou patriota. Trump e os Estados Unidos estão certos. Quem está errado é o Brasil e os brasileiros. É por isso que eu como patriota raiz, uso a bandeira dos Estados Unidos no meu carro, na minha motocicleta e no capacete. Eu também uso bandeiras da Argentina e de Israel.
Eu sou o passa pano de Lula e do Hamas. Eu defendo Lula e o Hamas . Eu sou lacrador. Lula e os palestinos estão certos. Quem está errado são os Estados Unidos e os americanos. É por isso que eu como lacrador raiz, uso a bandeira da China no meu carro, na minha motocicleta e no capacete. Eu também uso bandeiras da Venezuela e da Palestina.
Essa turma do PT é um lixo ambulante mesmo. Sempre procurando narrativas para esconder o desastre do governo.
A imprensa parcial nunca nos deu essa informação, nunca foi relevante. Trump assumiu o problema surgiu né
32 voos com Biden: silêncio
1 coo com trump: Desrespeito aos direitos, absurdo…
Esse governo de Ali Babá (Lula) só sabe criar factoide e mentir.
É só o Nine colocar o inzécito de melancias e exigir respeito a Donald Trump.
Os Estados Unidos não é casa da mãe Joana, que solta condenado, inocente e torna-se presidente.
Lá o couro come.
Parabéns aos yankees.