Na manhã desta quarta-feira (06), a Secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, esteve em Brasília presente em reunião no Ministério das Cidades e, representando a Governadora Rosalba Ciarlini, garantiu recursos na ordem de R$ 190 milhões destinados a mais uma grande obra que trará desenvolvimento para a capital do Rio Grande do Norte. Trata-se da execução da Via Norte-Sul.
Selecionada dentro do PAC 2 Grandes Cidades, programa do Ministério das Cidades do Governo Federal, a Via Norte-Sul atualmente está na etapa de traçado do projeto executivo através da equipe de técnicos e engenheiros da Secretaria de Estado da Infraestrutura do RN, e tem como objetivo criar um novo corredor viário dentro do perímetro urbano da cidade de Natal, com 11,8 km de extensão, interligando a Zona Oeste à Zona Sul, com início na Av. Ranieri Mazzilli (BR-226) e seguindo até a Rota do Sol, passando pela Av. das Alagoas (túnel BR-101).
Ao todo, estima-se que a obra vai beneficiar 380.000 pessoas, sendo 300.000 em Natal e 80.000 nos outros municípios da Região Metropolitana de Natal, passando pelos bairros de Bom Pastor, Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Planalto, Pitimbu, Neópolis, Capim Macio e Ponta Negra. Dentro de seu traçado, a obra contará ainda com ciclovia, faixas exclusivas para transporte coletivo, urbanização com acessibilidade, calçadas e sete obras d´arte (entre viadutos e túneis).
A intenção do Governo do Estado, através da conclusão da Via Norte-Sul, é desafogadar as Avenidas Hermes da Fonseca/Sen. Salgado Filho e Av. Prudente de Morais, imenso gargalo que se formou no trânsito da cidade e que vem se agravando com o passar dos anos. Além disso, a obra vai priorizar o transporte público com a criação de novos corredores de ônibus, e com a implantação de novas ciclovias dentro do perímetro urbano, a população ganha um incentivo para migrar do transporte motorizado para o não motorizado, com comodidade e qualidade.
Com a inclusão da Via Norte-Sul dentro do PAC 2, a Secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, recebe o aval necessário para dar andamento às etapas burocráticas comuns ao início de uma obra. Logo, o Governo do Estado, que trabalha por um RN maior, garante mais uma importante obra para a Região Metropolitana de Natal, e com isso reafirma o seu compromisso em trazer melhorias na qualidade de vida da população.
Hoje passei no prolongamento da Prudente de Morais e vi o maior descaso, falta pouca coisa para aprontar e o estado não faz nada. Já existe um fluxo enorme de veiculos no estado em que está, imagine na copa!!!! Acorda Brasil… Acorda RN… Não vejo ninguem cobrar nossos dieritos.
O pior de tudo é ver pessoas, aparentemente esclarecidas, divulgar essas notícias como se fosse algo de extraordinário, uma grande conquista. O governo não faz mais que sua obrigação. Recursos sempre tiveram, é só ver o tamanho da arrecadação. Executar obras e destinar corretamente o dinheiro já são outros 500..
SÓ OUVIMOS FALAR DOS RECURSOS CONSEGUIDOS PARA AS OBRAS DE NATAL(MOBILIDADE, HOSPITAL DE TRAUMA E OUTRAS OBRAS FARAONICAS), OS POLÍTICOS VÃO PARA A TELEVISÃO E JORNAIS PROPAGAR A GRANA QUE CONSEGUIRAM PARA OBRAS E NINGUÉM VÊ NENHUMA SAIR DOS DISCURSOS.
SÓ "BALELA"
Se a obra do prolongamento da Prudente de Morais está pra acabar já tem uns 5 anos, imagine essa aí que vai cortar a cidade inteira de um lado a outro… 10 anos de obra e vários milhões de gasto, fora os túneis, viadutos, passarelas e outros que vão "esquecer" e terão que ser licitados no meio do caminho.