Brasil

Governo suspende contrato com empresa dos irmãos Batista por 40 dias

Imagem: Tauan Alencar/Ministério de Minas e Energia

O Ministério de Minas e Energia suspendeu por 40 dias o acordo com a Âmbar Energia, empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista. A decisão ocorre após a coluna revelar que o TCU (Tribunal de Contas da União) iria conceder uma liminar para impedir o início da vigência do acordo a partir de segunda-feira (22).

A AGU (Advocacia Geral da União) também opinou pela suspensão do contrato nesta terça-feira 16). O pedido para os ministros concederem a liminar partiu do sub-procurador-geral Lucas Furtado, como antecipou a coluna.

Pelo acordo, os irmãos Batista poderão retomar um contrato firmado ainda no governo Bolsonaro mesmo sem ter cumprido as regras do leilão. Não fosse isso, a empresa poderia perder o contrato e arcar com as penalidades. O governo Lula atendeu a todos os pedidos da Âmbar e garantiu condições mais favoráveis à empresa que, em troca, se comprometeu em pagar uma multa de R$ 1 bilhão sem desconto.

“O pleito, segundo o autor da medida, subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, baseia-se na suspeita da existência de “movimentos do Poder Público que estariam beneficiando a empresa Âmbar (…) e podem estar atentando contra a isonomia com outras empresas do setor (…) e acarretando prejuízos aos consumidores de energia elétrica que, ao final, são os que pagam as contas”, afirmou a AGU em nota.

O acordo firmado pelo governo, com aval da AGU, ocorreu à revelia do TCU. Os ministros se posicionaram por unanimidade pelo arquivamento. A partir de agora, a Corte irá analisar o mérito da negociação proposta pelo governo, AGU e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Procurado, o MME informa que não comenta sobre o teor do acordo em andamento, antes da análise do mérito por parte do TCU. Afirmou ainda que o mesmo levará em conta a maior economia para o consumidor de energia e a segurança energética, buscando equidade com os demais acordos do PCS já em vigor.

Contrato emergencial

O caso refere-se ao contrato emergencial realizado em 2021, que previa a construção de quatro usinas termelétricas para fornecer energia diante da crise hídrica que afetou o país em 2020 e 2021.

A Âmbar não cumpriu o prazo determinado para instalação e funcionamento das usinas, o que levou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a multar a empresa em R$ 1 bilhão.

Entre os termos propostos pela Âmbar estava a substituição do fornecimento de energia das quatro usinas pela geração em uma outra instalação, também de propriedade da Âmbar, localizada em Cuiabá (MT).

Fonte: Coluna Andreza Matais – Uol

Opinião dos leitores

  1. Ou governo porrete, só bota para lascar nas nossas vidas, para esses meninos ricos é só picanha argentina e arroz de primeira.

  2. SANTAS REDES SOCIAIS!!! IMAGINA SE VOCÊS NÃO EXISTISSEM 😭😭😭
    👺👺👺O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que planeja apresentar uma medida provisória (MP) ou projeto de lei (PL) em regime de urgência a fim de regular as redes sociais.
    👉👉👉 PRECISA FALAR MAIS ALGUMA COISA?

    1. Mas é por isso que o governo e seus comparsas, querem e estão ávidos pela censura das redes sociais. Querem agir livremente e estão sendo atrapalhados por elas. Hoje o sistema está dominado e todos querem sua parte do bolo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Marçal assopra pó branco em homem durante caminhada em São Paulo: “eleitor do Boulos”

Candidato à Prefeitura de São Paulo, o influenciador Pablo Marçal (PRTB) publicou um vídeo nas redes sociais em que aparece soprando uma substância branca contra um homem durante uma caminhada.

No vídeo é possível ver o momento em que ele confronta o homem e assopra a substância. “Eleitor do Boulos”, comentou o ex-coach em uma rede social. Durante o ato, Marçal estava rodeado de seguranças.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-assessor de Moraes, Eduardo Tagliaferro pede ao STF que ministro não atue em investigação sobre vazamentos

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A defesa de Eduardo Tagliaferro — ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) — pediu à Suprema Corte que o ministro seja impedido de atuar no inquérito aberto sobre vazamentos de mensagens. As investigações apuram a troca de mensagens entre Tagliaferro e o juiz auxiliar de Moraes, Airton Vieira.

O pedido foi direcionado para o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. A defesa de Tagliaferro afirma haver parcialidade do processo, que tem Moraes como relator. A alegação é de que o ministro prosseguiu “indevidamente na relatoria deste novo inquérito que inequivocadamente apura fatos diretamente relacionados com a lisura ou não de sua própria atuação e cujo deslinde, portanto, manifestamente é de seu interesse pessoal”.

Na arguição, a defesa pede a retirada de Moraes das investigações de forma liminar, ou seja, antes da análise do mérito. Além disso, sustenta que o inquérito seja arquivado, com nulidade de todos os atos praticados no contexto das investigações.

A reportagem procurou o gabinete de Moraes para um posicionamento, e o ministro não vai se manifestar.

Entenda o caso

Moraes decidiu abrir, na última semana, um inquérito para apurar o vazamento de mensagens dele com assessores. O ministro tomou a decisão em função de matérias publicadas na imprensa que afirmam que o gabinete dele no STF deu ordens por aplicativos de mensagens e de forma não oficial para que fossem produzidos relatórios pela Justiça Eleitoral que embasassem decisões do próprio Moraes contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo durante e após as eleições de 2022.

Um dos primeiros procedimentos do inquérito foi o depoimento do ex-chefe da AEED (Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação) do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Eduardo Tagliaferro. Ele foi intimado pela Polícia Federal por ordem de Moraes.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

7 em cada 10 brasileiros compram por impulso e se arrependem depois, aponta Serasa

Foto: Reprodução

De acordo com o levantamento da Serasa, cerca de 7 em cada 10 consumidores já fizeram compras de forma não planejada e 72% se arrependeram dos produtos adquiridos em seguida.

O cenário acontece no momento que muitos brasileiros chamam de “agosto infinito” — sem nenhum feriado e com os boletos acumulados. De acordo com o estudo, 33% dos brasileiros afirmam que sua renda não é suficiente para pagar todas as despesas do mês.

Poucos são os que chegarão ao fim de agosto com alguma reserva de dinheiro e cerca de 3 em cada 10 deles têm certeza de que o dia 31 de agosto os encontrará vulneráveis financeiramente.

Para esticar o salário e chegar com as contas em dia até o final do mês, a Serasa, juntamente de educadora financeira Natália Cunha, compartilhas algumas dicas e desafios nesta última semana de agosto:

  • Desafios dos sete dias: 7 dias sem delivery; 7 dias para rever streamings; 7 dias sem compras impulsivas; 7 dias sem saidas custosas à noite.
  • Criar lista de itens essenciais;
  • Silenciar aplicativos de promoções;
  • Evitar lojas físicas.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Foram 10 segundos que demoraram uma eternidade”, diz potiguar sobre terremoto em Portugal

Foto: Cedida

As primeiras horas da manhã desta segunda-feira (26) foram assustadoras para os portugueses e residentes de Portugal. Um terremoto de magnitude 5,3 na escala Richter atingiu o país por volta das 5h11 (no horário local) e foi sentido em várias partes do país, inclusive Lisboa e Porto.

Há quatro anos vivendo em Lisboa, a jornalista potiguar, Cledivânia Pereira, falou sobre os momentos de tensão. “Acordei com a terra tremendo mesmo, e tremeu forte. Foram 10 segundos, mas são 10 segundos que demoraram uma eternidade”, relatou a jornalista para o Ponta Negra News.

Desde 1969 que um tremor dessa magnitude não acontecia no país.

Cledivânia contou ainda que o país já vive na iminência de um terremoto, mas que viver a sensação, na prática, é uma experiência assustadora. “É bem assustador. A gente vive na iminência, quando eu cheguei aqui há quatro anos eu não sabia disso, que tinha esse perigo tão iminente, mas existe uma iminência de um terremoto aqui a qualquer momento, é uma área que pode ter grande tremor”, explicou.

A jornalista lembra que um grande terremoto destruiu Lisboa em 1755. “Eu nem tinha muita noção do perigo”, disse.

Cledivânia explicou ainda que estudos indicam que a cada ciclo de 200 anos um novo terremoto de grandes proporções pode atingir a região.

“A gente está nessa vaga de tempo de 200 anos, não se pode comprovar, são coisas que estão fora do controle dos seres humanos, esse tipo de evento, mas é muito assustador quando a gente já sabe que pode acontecer e quando a gente acorda com isso”, afirmou.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Prefeito de São José do campestre é ameaçado de morte em rede social

Foto: Redes Sociais

O Prefeito de São José do Campestre Eribaldo Lima (MDB), foi alvo de uma ameaça de morte nas redes sociais na noite deste sábado (24).

O caso ocorreu nos comentários de uma postagem realizada pelo radialista Aldemyr Moura, que transmitia ao vivo a carreata do atual prefeito e candidato à reeleição.

Num dos comentários, um perfil com nome de usuário @_maria_eduarda_6677 diz “Depois no teja com a cabeça pipinada de bala”. No comentário anterior, o mesmo perfil faz referência ao Prefeito Eribaldo: “Esse prefeito tá gaiatin demais”.

O perfil que realizou os comentários tem poucos seguidores, não possui foto de perfil e nenhuma imagem que possa identificar a autoria dos comentários, tendo grandes chances de ser um “perfil fake”.

São José do Campestre é a mesma cidade que teve o prefeito assassinado no ano passado, fato que chocou a todos da região e virou notícia a nível nacional.

É lamentável que a violência esteja novamente em pauta no cenário político do município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Em desabafo forte, Preta Gil diz que câncer voltou em quatro lugares diferentes do corpo

Foto: Reprodução

A cantora Preta Gil publicou um vídeo neste domingo, dizendo que “o câncer voltou”. Ela afirmou que está com a doença em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Em 2023, ela fez um tratamento após ser diagnosticada com câncer no intestino.

“Eu tive um câncer no intestino que eu tratei, me curei dele, fui liberada pelos médicos completamente para seguir uma vida perto da normalidade. Estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão. Remissão é um período de cinco anos em que o câncer pode voltar. O meu câncer voltou.”

Ela contou que descobriu que a doença voltou “em quatro lugares” quando fez exames de rotina esta semana. “Fui fazer meus exames de rotina quando fomos, todos nós, eu, os médicos, família e amigos, surpreendidos por esse novo diagnóstico. No mesmo dia, começamos um novo tratamento. Fiz exames complementares e na quinta comecei a quimioterapia.”

Na quinta-feira (22), a cantora anunciou que voltaria a fazer procedimentos de tratamento contra o câncer.

“Essa semana me internei no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para exames de rotina e foi constatada a necessidade de retomada do meu tratamento oncológico”, diz um comunicado compartilhado por Preta nas redes sociais nesta quinta-feira (22).

“Sigo confiante para vencer mais essa batalha! Um beijo com amor”, escreveu a cantora. No vídeo publicado neste domingo, ela afirma o câncer por voltar em cerca de 40% das pessoas que estão em remissão.

“Eu espero que vocês continuem rezando por mim. Eu tô bem, eu tô com a cabeça boa. Eu to muito melhor do que eu estava quando comecei meu tratamento em 2023. Eu sou outra Preta de 2024, cheia de vontade de viver, com muita energia e cercada de amor (…). Estou melhor para enfrentar esses tumores.”

Preta finaliza o vídeo, dizendo que vai tentar continuar trabalhando no período da quimioterapia. “Eu quero ter uma vida perto de uma normalidade.”

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eleições 2024: Multidão caminha ao lado de Hélio e Clécia no Distrito de Baixa do Meio em Guamaré

Fotos: Divulgação

Era para ser apenas mais um Adesivaço #45, mas se tornou a maior caminhada da campanha em Guamaré, reunindo o maior número de pessoas até agora. Uma multidão caminhou por mais de três horas ao lado dos candidatos a prefeito, Hélio de Mundinho, e à vice-prefeita, Clécia de João Pedro.

Vestidos de amarelo, cantando e dançando, os apoiadores demonstraram sua paixão pelos candidatos da coligação “Unidos por Guamaré”. As definições de “vestir amarelo” para expressar apoio a Hélio foram devidamente atualizadas, com pessoas pintando o corpo inteiro com frases de incentivo ao líder político (foto).

O ex-prefeito e candidato Hélio expressou sua gratidão pelo carinho recebido. “Tenho muito a agradecer a Baixa do Meio, que sempre esteve ao nosso lado, e quero retribuir com muito trabalho. Hoje estamos ainda mais conectados, graças à recuperação da RN João Pedro Filho, que está quase pronta. Essa obra se deve ao esforço incansável de muitas pessoas, especialmente do nosso prefeito Arthur Teixeira. Ele conseguiu o que ninguém fez em quase 20 anos, e nós vamos continuar a investir em Baixa do Meio para levar desenvolvimento em toda Guamaré”, declarou Hélio.

A mobilização teve início às 15h, em frente ao Estádio Pajezão, onde ocorreu o Adesivaço #45. Às 18h, o “Arrastão do Amarelinho” tomou conta das ruas com muita alegria. Hélio foi novamente carregado nos braços do povo e discursou ao final da caminhada na Rua 13 de Maio. A vice, Clécia, também se dirigiu à população, destacando sua conexão com a comunidade: “Eu nasci, cresci e moro em Baixa do Meio até hoje. Todos vocês me conhecem. Este é meu lugar, e somos uma só Guamaré, que agora terá minha voz na prefeitura para lutar pelos interesses de Baixa do Meio”, afirmou Clécia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Alvo de críticas, Moraes reduz inquérito sobre vazamento de mensagens a investigação preliminar

Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou que o inquérito aberto por ele para apurar o vazamento de conversas de seus assessores seja reclassificado como petição, ou seja, uma investigação preliminar. A decisão vem em meio a críticas, inclusive de dentro da corte, contra a permanência de Moraes na relatoria do caso.

O acompanhamento processual do STF mostra que, neste domingo, Moraes pediu para a secretaria judiciária proceder pela reautuação do inquérito, reduzindo a classificação para petição.

Fontes do tribunal informaram à CNN, nesta segunda-feira, que Moraes tomou a decisão para deixar claro que não é inquérito mas sim o início de investigação, sem alvos específicos, com objetivo apenas de apurar o fato geral. Isso pode dar sobrevida a Moraes na relatoria do caso.

Moraes recebeu publicamente apoio do STF após o vazamento das mensagens que colocam em xeque os métodos de investigação do ministro. Mas, após abertura de inquérito sobre o episódio, com determinação de depoimentos via Polícia Federal, e busca e apreensão na casa do ex-assessor Eduardo Tagliaferro, integrantes do Judiciário passaram a defender a saída de Moraes da relatoria do caso.

Como a CNN mostrou, a defesa de Tagliaferro moveu ação no STF pelo impedimento de Moraes, sob argumento de que ele é interessado na investigação.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Não dá sobrevida a Xandão para continuar à frente. Ele continua impedido. Não é a nomenclatura que afasta, mas o envolvimento e interesse no resultado da apuração que o torna impedido.

  2. Um sujeito inteligente esse Morais.
    Pena que não usa a inteligência pro lado do bem.
    É um transgressor das leis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Após incêndio em casa, homem morre carbonizado em Baraúna

Foto: Reprodução

Um homem identificado como Alberi Miguel da Silva morreu carbonizado em um incêndio que destruiu sua residência na manhã desta segunda-feira (26) no Bairro da Sub-Estação, em Baraúna, a 26 km de Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações, a vítima vivia sozinha na Rua José Raimundo de Abreu Neto e não conseguiu escapar do fogo. A causa do incêndio ainda é desconhecida. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Mossoró foi chamado para realizar a perícia e remover o corpo.

A Delegacia de Plantão da Polícia Civil acompanha a perícia e vai abrir um inquérito para investigar as circunstâncias do incêndio. A casa foi totalmente destruída pelas chamas.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça determina a Netinho e Odileia suspensão de card de pesquisa irregular sob pena de multa diária de R$ 5 mil

Foto: Reprodução

A juíza titular da 5ª Zona Eleitoral de Macaíba, Josane Noronha, determinou aos candidatos a prefeito e vice, respectivamente, Netinho França e Odileia Costa, a suspensão imediata da divulgação e também a retirada de suas redes sociais dos resultados da pesquisa eleitoral Qualitta, considera irregular e com registro suspenso. A referida pesquisa, divulgada em 29 de junho, foi feita pelo único instituto que trazia como resultado um suposto empate técnico entre Netinho e o prefeito Emídio Júnior, candidato a reeleição, e que até o momento lidera com grande margem todas as pesquisas registradas desde janeiro.

Na decisão anterior, a Justiça Eleitoral condenou a empresa Qualitta Empreendimentos Ltda ao pagamento de multa no valor de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil e duzentos e cinco reais) por divulgação de uma pesquisa irregular, declarou a mesma como não registrada e proibiu a continuidade de sua divulgação. Netinho e Odileia descumpriram a decisão ao manterem em seus perfis nas redes sociais cards com os números da referida pesquisa. A regra eleitoral é clara: no ano das eleições, somente sondagens com registros perante o Tribunal Superior Eleitoral ativos podem ser divulgadas.

A juíza Josane Noronha afirmou, na decisão liminar, que a divulgação de pesquisa eleitoral sem o prévio registro é vedada, ensejando a suspensão de sua divulgação e a aplicação de sanções cabíveis. Além disso, pontuou que a “continuidade da divulgação da referida pesquisa é considerada como não registrada, o que pode influenciar a opinião pública e impactar indevidamente o regular andamento do processo eleitoral”. A representação (11541) Nº 0600334-66.2024.6.20.0005 foi ajuizada pela federação PSDB/Cidadania.

Decisão: LIMINAR DIVULGAÇÃO PESQUISA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *