Geral

Governo tem ao menos 10 mil servidores em cargos obsoletos como datilógrafo

Foto: Sergio Lima/Poder 360

Profissões como açougueiro, vaqueiro, recreador e vendedor de artesanato não costumam ser associadas ao setor público. No entanto, pelo menos 10 mil servidores no Executivo federal, ou 2% do total de permanentes, ocupam cargos em funções como essas, desde áreas obsoletas, como editor de videotape, até outras hoje exercidas por terceirizados, como cozinheiros.

Especialistas afirmam que reestruturar carreiras do Estado é principal solução para evitar a obsolescência, com servidores tendo atribuições menos específicas e capacidade de atuar em diferentes órgãos públicos.

Adotar esse modelo está nos planos de longo prazo do governo federal, de acordo com José Celso Cardoso Jr., secretário de Gestão de Pessoas do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).

O governo planeja reduzir as 250 tabelas de remuneração e os mais de 300 agrupamentos de carreiras no setor para um número mais “racional”, ainda a ser determinado.

Segundo o secretário, a pasta deve publicar uma portaria neste mês com diretrizes para nortear esse processo e buscar a aderência de órgãos e servidores ao longo do mandato.

Cardoso afirma que parte dessas diretrizes estão incorporadas no Concurso Nacional Unificado, dividido em sete áreas do conhecimento. Funções que já são mais universais e com vagas abertas, como analista de tecnologia da informação, devem abastecer mais de um ministério.

“É preciso fazer o que estamos chamando de racionalização do sistema, diminuindo o número de carreiras e transformando cargos vagos e obsoletos em cargos com atribuições mais amplas e modernas, para permitir a transversalidade e mobilidade.”

Hoje, há um excesso de funcionários em cargos atípicos, como afinador de instrumentos musicais e eletricista de espetáculo. Muitas dessas funções já deixaram de existir por lei, embora ainda sejam ocupados por profissionais. É o caso dos datilógrafos, cargo extinto em 2018, que ainda soma mais de 1,8 mil servidores.

Os salários variam: um operador de máquina de lavanderia, por exemplo, pode ganhar R$ 4.000, enquanto um recreador recebe cerca de R$ 7.000, segundo o portal da transparência. Os dados sobre servidores são de dezembro de 2023 do Painel Estatístico de Pessoal do governo federal.

Quando um cargo deixa de existir, o servidor vai ocupar outro, com salário e atribuições similares. Enquanto o processo de eliminação da função não termina, é possível que os funcionários permaneçam na posição até que o último se aposente, e aí a carreira deixa de existir.

Caso prático

É o que ocorreu com Natanael Galvão, 60, contratado como açougueiro na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) em 1985.

Ele entrou como celetista, antes de os concursos serem obrigatórios. Trabalhou por dez anos na cozinha do restaurante universitário e se tornou estatutário.

Quando o restaurante passou à iniciativa privada, foi transferido para um açougue associado ao curso de zootecnia, onde preparavam as carnes para o refeitório.

Em 2011, o açougue foi fechado, e a carreira de açougueiro havia sido extinta. Natanael se tornou então auxiliar da área administrativa do restaurante, responsável pelo controle de entrada dos alunos.

‘Herança’ do regime jurídico único

Essas ocupações são legado de uma época que a maior parte dos contratos no setor público eram de regime jurídico único com direito à estabilidade, segundo Humberto Martins, professor de gestão pública da FDC (Fundação Dom Cabral).

Parte delas são anteriores à Constituição, que determinou a obrigatoriedade de passar por concurso público para entrar no setor.

Um terço dos 10 mil servidores trabalham em funções hoje ocupadas principalmente por terceirizados ou temporários, como motoristas, trabalhadores de cozinha e de limpeza.

Antes da Constituição, contratos sem vínculo permanente eram menos comuns. O documento determinou que funcionários temporários podem ser admitidos se houver excepcional interesse público.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Com certeza trabalham em outras funções, pois é cediço que o computador substituiu a máquina de datilografia faz décadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

SUJEIRA E BAIXARIA: Falsa pesquisa é divulgada em Ipanguaçu

 

Foto: Divulgação

A campanha de Jefferson e Thales vem a público repudiar veementemente as ações de pessoas que estão tentando desestabilizar o pleito de Ipanguaçu, falsificando um perfil de WhatsApp do proprietário do Instituto de Pesquisa Consult e divulgando uma suposta conversa sobre uma pesquisa eleitoral fraudulenta, datada do dia 02 de outubro. Esta ação ilícita foi rapidamente desmentida pelo próprio proprietário do instituto, que esclareceu a falsidade das informações.

É lamentável que, em um momento em que Ipanguaçu precisa de debates sérios e propostas para o futuro, a campanha adversária opte por utilizar táticas tão baixas e desonestas, na tentativa de manipular a opinião pública e confundir os cidadãos. A falsificação de perfis e a disseminação de informações falsas são atitudes que desrespeitam não apenas os adversários políticos, mas, sobretudo, a população de nossa cidade.

Jefferson e Thales reafirmam seu compromisso com a verdade, a transparência e a responsabilidade, confiando que o povo de Ipanguaçu saberá distinguir entre as práticas enganosas e uma campanha séria, baseada em propostas e no respeito aos eleitores. Acreditamos que a verdade prevalecerá, e estamos prontos para seguir em frente, ouvindo a população e construindo juntos um futuro melhor para nossa cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Em clima de vitória, campanha de Dra. Fernanda rumo à prefeitura de Santa Cruz é encerrada com multidão nas ruas


Foto: Divulgação

A cidade de Santa Cruz encerrou na noite desta quinta-feira, dia 3, a campanha eleitoral, levando às ruas uma multidão que saiu em passeata em apoio a médica Fernanda Costa, a Dra. Fernanda (PL), cuja candidatura a prefeita chega à reta final em um cenário de amplo favoritismo. Pesquisas eleitorais realizadas até o momento pelo Instituto Consult sinalizam a vitória de Fernanda Costa na eleição deste domingo, dia 06. A última pesquisa Consult, divulgada nesta quinta-feira, revela que 48,8% dos santa-cruzenses acreditam na vitória de Fernanda, enquanto a sua adversária obteve apenas 31, 2 % e 20% não souberam responder.

Já em clima de vitória, a passeata, denominada “Por amor a Santa Cruz” percorreu as principais ruas da cidade, saindo do bairro Paraíso até o pátio da Igreja Matriz, totalizando um percurso de cerca quatro quilômetros. A candidata, ao lado do seu companheiro de chapa, o gestor público Francisco Nogueira, fez corpo a corpo com os apoiadores e convocou o eleitorado para votar a favor do desenvolvimento de Santa Cruz, agradecendo o apoio recebido ao longo da campanha.

“A minha palavra de hoje é de agradecimento, agradecimento a vocês que nos acompanharam durante esses dias de caminhada, que acreditaram em mim e nas nossas propostas. As mães e pais de famílias sabem que nós é quem podemos dar futuro aos seus filhos. Eu quero dizer a vocês que vou honrar essa confiança e que esse mesmo amor que vocês têm me dado, representa o amor que sinto por cada um de vocês e a vontade de fazer o melhor por essa terra, de cuidar do nosso povo”, disse Fernanda cujo discurso foi interrompido várias vezes sob os gritos de “já ganhou”.

Ao longo da campanha, Dra. Fernanda apresentou à população propostas consistentes para incrementar setores importantes como saúde, educação, assistência social e infraestrutura. Além disso, a realização de ações voltadas para a juventude e apoio às mulheres são alguns dos destaques de suas metas administrativas.

Emocionado com a receptividade da população, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Tomba Farias (PSDB), esposo da candidata, disse que a passeata de encerramento vai ficar na história.

“As pessoas saíram de suas casas, atenderam os nossos convites e foram às ruas para dizer que nós estamos juntos. Chegou a hora Santa cruz, é um momento histórico e quero falar sobre a minha gratidão por esse noite tão bonita que vocês proporcionaram a todos nós. Agora é a hora de no dia 06 cada um entender que não estamos precisando de aventura, nem de mentiras e baderna. Eu acho que Santa Cruz está no caminho certo do desenvolvimento e do crescimento. Nós transformamos e mudamos essa cidade e precisamos continuar a desenvolver Santa Cruz. Não vamos cair em contos do vigário e vamos votar no 22”, disse o parlamentar.

A passeata de encerramento contou com as presenças do prefeito Ivanildo Ferreira, o “Ivanildinho”, do vice-prefeito Glauther Adriano, de vereadores e candidatos a vereador, além de lideranças políticas que foram prestigiar o evento

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA/SETA/BG/ MONTE ALEGRE /ADMINISTRAÇÃO: Gestão do prefeito André Rodrigues é aprovada por 54%

Pesquisa do Instituto Seta realizada em Monte Alegre também avaliou o grau de aprovação da gestão município. 54% aprovam a gestão do prefeito André Rodrigues, enquanto 45% desaprovam. 1% não sabe ou não respondeu.

A pesquisa foi realizada no dia 29 de setembro de 2024, com 400 entrevistas. A margem de erro é de 4,8% e o nível de confiança é de 95%. Registro no TSE: RN-08663/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA/SETA/BG/ MONTE ALEGRE /REJEIÇÃO: Klélia é a mais rejeitada

Pesquisa do Instituto Seta realizada em Monte Alegre também questionou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. Klélia é a mais rejeitada com 16%. André Rodrigues é rejeitado por 12,5%. Ninguém/branco/nulo somam 25%. Outros 46,5% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi realizada no dia 29 de setembro de 2024, com 400 entrevistas. A margem de erro é de 4,8% e o nível de confiança é de 95%. Registro no TSE: RN-08663/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA/SETA/BG/ MONTE ALEGRE /ESPONTÂNEA: André Rodrigues lidera com 56,3%, Klélia tem 31%

Pesquisa do Instituto Seta realizada em Monte Alegre mostra que no cenário espontâneo André Rodrigues tem 56,3% das intenções de voto e Klélia tem 31%. Outros 12,8% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi realizada no dia 29 de setembro de 2024, com 400 entrevistas. A margem de erro é de 4,8% e o nível de confiança é de 95%. Registro no TSE: RN-08663/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa do Instituto SETA aponta que André Rodrigues será reeleito prefeito de Monte Alegre

Na véspera das eleições em Monte Alegre, a pesquisa do Instituto SETA revela que o candidato a prefeito André Rodrigues lidera com 57,3% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 32% de Klélia, candidata da oposição. Na espontânea, o cenário também é favorável a Rodrigues, que aparece com 56,3%, enquanto Klelia tem 31%. Os dois cenários mostram que ele deverá ser reeleito prefeito do município. A margem de indecisos e que não responderam soma 6,3% na estimulada e 12,8% na espontânea.

O levantamento foi realizado com base em 400 entrevistas, distribuídas proporcionalmente pelas zonas administrativas do município, respeitando cotas de sexo e faixa etária, conforme dados do Censo 2022 e estatísticas do TSE (jul/2024). A pesquisa tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na rejeição de voto, Klelia aparece com 16%, enquanto André Rodrigues tem 12,5%, refletindo um cenário de baixa rejeição para ambos os candidatos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rede Social

X espera dinheiro chegar ao Brasil para pagar multas e voltar ao ar no país

Foto: Gustavo Moreno/STF

Para a liberação do X (antigo Twitter) no Brasil, falta apenas o pagamento de multas impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que chegam a R$ 28,6 milhões. As contas bancárias da empresa já foram liberadas, e agora representantes da plataforma aguardam uma transferência do valor, que será enviado de uma conta da empresa no exterior. Na terça-feira (1º), a rede informou ao STF que pagará integralmente todas as multas aplicadas pela Justiça.

Após a rede se pronunciar, o ministro Alexandre de Moraes mandou o Banco Central e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) desbloquearam imediatamente as contas bancárias da empresa. A plataforma havia pedido autorização para receber transferências internacionais de valores para poder efetuar o pagamento das multas.

A rede afirmou que vai quitar as seguintes dívidas:

  • multa de R$ 18,3 milhões por não cumprir ordens para bloquear perfis;
  • multa de R$ 10 milhões por driblar o bloqueio estabelecido pelo ministro Alexandre de Moraes; e
  • multa de R$ 300 mil imposta à representante legal da empresa, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição

A rede social está bloqueada no Brasil desde 31 de agosto após não cumprir a determinação de indicar um representante legal no Brasil, o que é exigido para todas as empresas internacionais que atuam no país.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Em meio a bombardeios, voo para resgatar brasileiros em Beirute é atrasado por questão de segurança

Foto: Divulgação/FAB

O voo que fará a repatriação do primeiro grupo de brasileiros no Líbano será atrasado inicialmente em 24 horas por questão de segurança.

Bombardeios nas proximidades do aeroporto onde a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousará se intensificaram nas últimas horas.

O KC-30 tinha previsão de chegar a Beirute por volta das 10h (horário de Brasília) desta sexta-feira (4). Com isso, a previsão de retorno ao Brasil também fica adiada em ao menos 24h.

Esta é a primeira fase da operação de repatriação dos brasileiros que indicaram ao governo o desejo de deixar o Líbano em meio à escalada da guerra entre Israel, Hamas e o Hezbollah, que domina o sul do país.

O KC-30 deixou a Base Aérea do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, e pousou em Lisboa na manhã desta quarta-feira (2) com duas tripulações a bordo. Elas são compostas por pilotos, mecânicos e comissários. Equipe de saúde, com médicos, enfermeiros e psicólogos, integra o grupo e fará o primeiro atendimento aos brasileiros.

Teo Cury – CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Tabata diz que Marçal está usando ‘gesso cenográfico’ há 3 semanas

Tabata Amaral (PSB) voltou a chamar Pablo Marçal (PRTB) de mentiroso e acusou o adversário de usar um “gesso cenográfico” na noite dessa quinta-feira (3/10), durante o debate da TV Globo com os candidatos à Prefeitura de São Paulo.

Marçal está com o braço engessado desde a madrugada de 16 de setembro, quando foi alvo de uma cadeirada de José Luiz Datena (PSDB) no debate promovido pela TV Cultura.

“Ele está há semanas atacando cada um de nós, trazendo mentiras, mas a mentira vai até na pequena coisa, esse homem está há três semanas com esse gesso cenográfico, a gente sabe que não tem nada ali, mas ele continua insistindo. Quem mente do pequeno ao grande não merece nossos ouvidos”, disse Tabata.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Pablo Marçal é um “engodo”, o cara é um mentiroso contumaz, e tem muito eleitor imbecil que acredita nesse troco.

  2. Ele mesmo deu entrevista dizendo que não foi nada, que fez cena pra chamar atenção. Esse aí é 100x mais mentiroso que Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Boulos mostra exame toxicológico em debate após Marçal associá-lo ao uso de drogas

O candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) exibiu um exame toxicológico durante o debate realizado pela TV Globo nesta quinta-feira (3), mostrando resultado negativo para detecção de cocaína no corpo e rebatendo acusações de Pablo Marçal (PRTB) sobre uso de entorpecentes.

Boulos levantou o papel durante o dabate “para encerrar de uma vez por todas esse tipo de acusação”, e pediu que Marçal fizesse um exame psicotécnico.

“Porque é baixo, e ataca a família, eu sou pai de duas filhas e não aceito ter a honra atacada desse jeito, está aqui, fiz o exame toxicológico. Faça o seu, Marçal. Faça o psicotécnico”, disse o candidato do PSOL.

Imediatamente após a fala, o apresentador e mediador do debate, César Tralli, repreendeu a ação de Boulos e relembrou as regras assinadas pelos candidatos para não exibirem nenhum tipo de material durante o evento.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Ele mostrou um papel.. Alguém leu o que tinha escrito nele?! Sinceramente a imprensa é muito inocente e acredita em tudo que não vê. Primeiro pq a regra do Debate não permitia mostrar nenhum documento,ele simplesmente balança um pedaço de papel em frente as câmeras..Bem foi assim que eu entendi, SMJ.
    .

  2. Marçal é um farsante. Esse tipo de gente cresce na vida não pelo suor do trabalho, mas pela destreza em enganar, mentir, destruir reputações. Não sei quem é pior, marçal ou boulos…

    1. Eu lhe respondo quem é pior… O lixo do Molusco.

  3. Depois da cadeirada que levou no par de chifres, Marçal perdeu o rumo e o prumo!!
    Desbandeirou de vez!!!
    Salve, Datena!
    Desespero típico de quem já está apelando vendo que perdeu…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *