Saúde

GRAVE: Chefe da OMS critica falta de acesso a dados da China sobre origem da Covid-19 e não descarta nenhuma hipótese

Foto: Christopher Black/WHO / via REUTERS

Mais de um ano depois do início da pandemia do coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou oficialmente nesta terça-feira o tão esperado relatório da equipe de especialistas que investiga a origem da Covid-19. Os pesquisadores que estiveram na visita de campo a Wuhan, na China, entre o final de janeiro e o início de fevereiro, ainda não descartaram, porém, nenhuma hipótese, e o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu mais estudos, criticando a falta de acesso a dados brutos do governo chinês sobre os primeiros casos da Covid-19 registrados na cidade, no final de 2019.

De acordo com a missão de especialistas, que passou 27 dias em Wuhan, a hipótese mais provável é que a de que o vírus tenha sido transmitido de morcegos para um animal intermediário e deste para o homem. A hipótese de que o patógeno teria escapado do Instituto de Virologia de Wuhan, um laboratório de segurança máxima, foi considerada “extremamente improvável”, mas ainda assim Tedros pediu uma nova investigação sobre ela. A suposição foi promovida sem embasamento concreto pelo então presidente americano Donald Trump.

— No que diz respeito à OMS, todas as hipóteses permanecem em jogo. Este relatório é um começo muito importante, mas não é o fim. Ainda não encontramos a fonte do vírus e devemos continuar seguindo a ciência e não deixar pedra sobre pedra — disse Tedros, lembrando que encontrar a origem de um vírus leva tempo. — Devemos isso ao mundo para que possamos tomar medidas coletivas para reduzir o risco de que aconteça novamente. Espero que novos estudos colaborativos estejam baseados em compartilhar os dados de uma forma mais ampla e rápida.

O diretor-geral da OMS disse estar disposto a implementar novas missões de especialistas. O relatório da equipe internacional — que conta com cientistas de Austrália, China, Dinamarca, Alemanha, Japão, Quênia, Holanda, Qatar, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos e Vietnã — foi publicado quando a pandemia já matou quase 2,8 milhões de pessoas e infectou mais de 127 milhões em todo o mundo.

— Em minhas conversas com a equipe, eles expressaram as dificuldades que encontraram para acessar dados brutos — disse Tedros.

Em fevereiro, um dos integrantes da equipe da OMS, o australiano Dominic Dwyer, disse que foram solicitados os dados brutos dos 174 casos da doença que a China havia identificado na fase inicial do surto em Wuhan, mas lhes foi fornecido um relatório já com a análise feita por cientistas chineses.

Esses dados brutos são conhecidos como “listagens de linha”, disse ele na época, e normalmente seriam anônimos, mas contêm detalhes como as perguntas feitas a pacientes individuais, suas respostas e como suas respostas foram analisadas.

O relatório da OMS sugere que a transmissão possivelmente começou antes de dezembro de 2019. O primeiro caso detectado teve início dos sintomas em 8 de dezembro. Mas, para entender os primeiros casos, os cientistas tiveram acesso a dados de pacientes com sintomas afins, incluindo amostras biológicas, a partir de setembro.

Segundo o relatório, não está claro se o mercado de frutos do mar de Huanan, em Wuhan, foi o marco zero do vírus ou apenas o lugar onde ele começou a circular em maior escala. O local, que vários vários pacientes frequentavam ou onde trabalhavam, vendia carnes exóticas e animais vivos. A equipe também citou a possibilidade de o vírus ter sido introduzido em humanos por meio da cadeia alimentar de alimentos frios.

UE e EUA pedem novos estudos

A equipe da OMS visitou vários laboratórios em Wuhan e considerou a possibilidade de o vírus entrar na população humana como resultado de um incidente de laboratório. Embora os especialistas tenham concluído que um vazamento de laboratório é a hipótese menos provável, Tedros disse que ela também requer uma investigação mais aprofundada.

— Não acredito que esta avaliação tenha sido extensa o suficiente. Mais dados e estudos serão necessários para chegar a conclusões mais robustas — afirmou o chefe da OMS.

No ano passado, o governo Trump acusou a OMS de ser demasiadamente complacente com a China e este foi seu principal argumento para cortar sua contribuição ao orçamento da entidade. Trump também chegou a dar entrada no processo para sair da OMS, algo revertido pelo presidente Joe Biden já no dia da sua posse.

A missão da OMS a Wuhan foi aprovada na assembleia geral da OMS no ano passado e negociada durante meses com os chineses. Após a divulgação do relatório, União Europeia (UE), Estados Unidos e 13 aliados, como Reino Unido, Canadá, Austrália, Japão e Coreia do Sul, expressaram preocupação com a falta de acesso aos dados. Em um comunicado conjunto, EUA e os aliados instaram a China a dar “acesso completo” aos especialistas.

A UE, por sua vez, considerou o estudo um “primeiro passo importante”, mas insistiu nas críticas de que a investigação começou tarde demais. Além disso, lembrou que os especialistas estiveram fora da China por muito tempo e de que o acesso aos dados e às primeiras amostras foram insuficientes. Em um comunicado, Walter Stevens, embaixador da UE nas Nações Unidas em Genebra, pediu mais estudos com “acesso oportuno aos locais relevantes e a todos os dados humanos, animais e ambientais disponíveis”.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Qual a novidade OMS? Achar que a China vai deixar sair algum dado real, é acreditar em coelho da páscoa…inocente.

  2. Essa OMS realmente e mentirosa, eles saíram da china falando que não encontraram nada de grave na china e agora vem com outra conversa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Resultado do ‘Enem dos Concursos’ será divulgado nesta terça, apesar de posição do MPF

Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) manteve a divulgação dos resultados do CNU (Concurso Público Nacional Unificado), conhecido como “Enem dos Concursos”, para esta terça-feira (4). A decisão foi tomada após o MPF (Ministério Público Federal) recomendar o adiamento do anúncio após identificar “falhas no cumprimento das regras para cotas raciais”

Nesta terça, os candidatos poderão acessar o resultado final do bloco 8 (nível médio), além da primeira lista de classificação dos candidatos inscritos nos Blocos 1 a 7 (nível superior).

Os resultados serão divulgados a partir das 10h na página da área do candidato. Segundo o MGI, os candidatos poderão consultar os resultados individuais para cada um dos cargos em que se inscreveu. Estarão disponíveis as seguintes informações:

Nota na Prova Objetiva;
Nota na Prova Discursiva;
Nota na Avaliação de Títulos;
Resultado de Bancas (PCD, Heteroidentificação, Indígena);
Nota Final Ponderada em cada cargo;
Classificação em cada cargo: ampla concorrência (AC) e nas cotas (PCD, Pessoa Negra – PN ou Pessoa Indígena – PI);
Situação no cargo: aprovado em vagas imediatas (AC, PCD, PN ou PI); aprovado em lista de espera/cadastro reserva (AC, PCD, PN ou PI); convocado para curso de formação (para 9 cargos dos blocos 1 a 7); eliminado (segundo os respectivos itens do edital).
Cursos de formação

No caso de quem concorreu as cargos dos blocos 1 a 7, o resultado a ser divulgado nesta terça é provisório. De acordo com o MGI, o resultado final só será divulgado em 28 de fevereiro, após o período de convocação/confirmação para cursos de formação.

As listas de convocados para os cursos de formação também serão divulgadas nesta terça. Serão 21 listas, visto que alguns cargos aparecem em mais de um bloco.

As listas apresentarão nome, número de inscrição e cargo de cada candidato, bem como as instruções de como o candidato deve proceder para confirmar seu interesse em participar do curso de formação.

Os cursos são para os seguintes cargos:

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)
Analista de Comércio Exterior (ACE)
Analista em Tecnologia da Informação (ATI)
Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS)
Analista de Infraestrutura (AIE)
Especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANEEL)
Especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANTAQ)
Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT)
Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS)
Segundo o MGI, a lista inicial de convocados considera as opções de cargo indicadas durante a inscrição. À medida que os candidatos confirmam a participação, novas vagas podem ser abertas em outros cargos, com listas atualizadas previstas para os dias 11 e 18 de fevereiro.

Leia mais

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

China retalia Trump e aumenta taxação sobre produtos dos EUA

Getty Images

O governo da China anunciou, nesta terça-feira (4/2), a imposição de novas tarifas de importação sobre produtos dos Estados Unidos. É mais um capítulo da guerra comercial entre as duas potências mundiais.

O Ministério das Finanças da China informou que vai adotar taxas de 15% para carvão e Gás Natural Liquefeito (GNL) dos EUA e 10% para petróleo bruto, equipamentos agrícolas e alguns automóveis. As novas tarifas sobre as exportações estadunidenses entrarão em vigor no dia 10 de fevereiro.

O Ministério das Finanças da China informou que vai adotar taxas de 15% para carvão e Gás Natural Liquefeito (GNL) dos EUA e 10% para petróleo bruto, equipamentos agrícolas e alguns automóveis. As novas tarifas sobre as exportações estadunidenses entrarão em vigor no dia 10 de fevereiro.

A medida é uma resposta à taxação determinada pelo presidente norte-americano Donald Trump sobre produtos chineses, que entrou em vigor nesta terça, quando começam a ser cobradas tarifas adicionais de 10% em todas as importações chinesas para os EUA.

A taxação, segundo Trump, ocorreu porque a China não estaria adotando medidas para interromper o fluxo de drogas ilícitas, principalmente o fentanil, para os Estados Unidos.

Nessa segunda, porém, houve um acordo com os governos mexicano e canadense, suspendendo a medida por um mês, com a promessa de adoção de medidas para controlar o fluxo de imigrantes e o envio de drogas nos EUA.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

EUA dizem que El Salvador se ofereceu para receber deportados

Reprodução

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele (Novas Ideias, direita), sugeriu receber criminosos condenados que fossem deportados dos Estados Unidos no sistema prisional do país, em troca do pagamento de uma taxa. A informação foi confirmada por Marco Rubio, secretário de Estado norte-americano, na 2ª feira (3.fev.2025).

Rubio, que está em sua 1ª missão no exterior como diplomata dos EUA, busca suporte de países da América Central e do Sul para a tentativa de deportação em massa do governo Donald Trump (Partido Republicano). Segundo a agência de notícias Reuters, Trump vê Bukele como forte aliado na região. A implementação da política de repressão à violência no país fez com que mais de 80.000 pessoas fossem presas, reduzindo os índices de homicídios drasticamente em El Salvador.

Essas políticas de Bukele são vistas por Washington como fundamentais para a redução do número de salvadorenhos que tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos nos últimos anos.

“Qualquer imigrante ilegal nos Estados Unidos que seja um criminoso perigoso, MS-13, Tren de Aragua [duas das organizações estrangeiras que possuem braços nos EUA], qualquer que seja, Bukele ofereceu suas prisões, para que os possamos enviar e prendê-los”, disse Rubio, citado pela Reuters, depois do encontro de cerca de 3 horas na residência oficial de Bukele, em Lago de Coatepeque, a cerca de 60 km da capital São Salvador.

Os planos de Trump também envolvem uma “terceirização” da deportação, ou seja, enviar para países cidadãos de outras nações que não aceitam deportados. A Reuters explica que Cuba e Venezuela são países que, no passado, limitaram o número de deportados que retornavam ao país.

Em uma publicação no X (ex-Twitter), feita logo depois do encontro de Bukele com Rubio, o presidente confirmou a proposta. O salvadorenho ofereceu receber inclusive cidadãos estadunidenses.

“A taxa seria relativamente baixa para os Estados Unidos, mas significante para nós, fazendo nosso sistema prisional inteiro se tornar sustentável”, escreveu Bukele.

Apesar da oferta de Bukele, a deportação de cidadãos dos Estados Unidos é ilegal. Além disso, há uma preocupação a respeito das condições das prisões salvadorenhas, consideradas “extremas e perigosas” pelo Departamento de Estado dos EUA.

“A superlotação constitui um risco grave à vida e à saúde dos detentos. Em muitas das prisões, a disponibilização de saneamento básico, água potável, ventilação, controle de temperatura e luz é inexistente ou inadequada”, diz o site do departamento.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente do Senado diz que ‘cada Poder’ precisa respeitar seus ‘limites’

Andressa Anholete/Agência Senado – 1 de fevereiro de 2025

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), disse, nesta segunda-feira (3), que cada Poder deve respeitar suas “funções” e “limites”. A fala foi dita durante a abertura da terceira sessão legislativa ordinária da 57ª Legislatura do Congresso.

Na ocasião, ele defendia ser necessário “consolidar a economia, equilibrar contas públicas e promover o desenvolvimento econômico e social”. Dessa forma, o Congresso iria garantir que a voz do povo seja ouvida e respeitada.

“Para que isso tudo aconteça, é essencial que cada Poder respeite suas funções e seus limites. O Congresso tem a sua autonomia e as suas prorrogativas. Vamos trabalhar em harmonia com Executivo e Judiciário, mas sempre garantindo que a voz do povo, representada nesse Parlamento, seja a base de todas as decisões”, declarou Alcolumbre.

O presidente do Congresso defendeu que a Casa avance em uma agenda fiscal para gerar empregos e combater a desigualdade. Assim, destacou que é necessário um Legislativo “forte, atuante e, sobretudo, respeitado”.

“Um congresso que fiscaliza, que propõe, que debate, que faz acontecer. Um legislativo forte é indispensável à estabilidade democrática. É a garantia de mecanismos efetivos de fiscalização do uso dos recursos públicos e da execução das políticas governamentais. É o espaço real de negociação e mediação, que promove o equilíbrio entre os diferentes grupos políticos, regionais ou sociais”, continuou.

Alcolumbre defendeu ainda que exista uma oposição “consciente”, e que todos os parlamentares atuem com cordialidade, respeito mútuo e diálogo.

Leia mais

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Contrários ao aborto chegam a 66%, diz PoderData

Reprodução

Pesquisa PoderData realizada de 25 a 27 de janeiro de 2025 mostra que 66% dos brasileiros afirmam ser contrários à liberação do aborto no Brasil. A taxa subiu 5 pontos percentuais em 1 ano e atingiu o maior patamar desde que a pergunta começou a ser feita, em janeiro de 2021.

Os que declaram ser favoráveis a liberação do aborto são hoje 21%. Os percentuais recuaram 3 pontos percentuais em 1 ano, dentro da margem de erro do levantamento. Há ainda 13% que não souberam responder.

No Brasil, o aborto já é permitido em alguns casos específicos: gravidez ocasionada por estupro, se a gravidez representa risco à vida da mulher e quando o feto é diagnosticado com anencefalia. A legislação brasileira não estipula um limite máximo de dias ou semanas de gravidez para que seja feita a interrupção.

É ilegal no Brasil interromper a gravidez em casos que não se enquadrem nas hipóteses descritas no parágrafo anterior.

A pesquisa cujos dados são relatados neste post foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 25 a 27 de janeiro de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 219 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jaime Calado detalha crise financeira e anuncia plano de reconstrução na mensagem anual

Divulgação

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou nesta segunda-feira (3) da abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal, onde fez a leitura da Mensagem Anual do Executivo. Em um discurso direto e sem rodeios, o gestor apresentou um diagnóstico alarmante da situação financeira do município e anunciou as medidas que serão adotadas para enfrentar a crise e retomar o desenvolvimento da cidade.

De acordo com o prefeito, a nova administração herdou um município endividado, com serviços sucateados e um rombo fiscal superior a R$ 111 milhões. Além disso, foram cancelados irregularmente R$ 114 milhões em empenhos, deixando fornecedores sem pagamento, incluindo até empresas responsáveis por serviços essenciais, como a coleta de lixo e o fornecimento de caixões funerários.

Outro problema grave apontado foi o bloqueio de quase R$ 8 milhões das contas da Prefeitura, resultado do não pagamento dos juros do empréstimo do Fonplata pela gestão anterior. Somente em 2025, o município terá que arcar com R$ 44 milhões em parcelas desse financiamento, o que impõe um grande desafio à administração municipal.

“O que encontramos foi um município desorganizado, sem planejamento e com um passivo financeiro gigantesco. Mas nossa resposta será com trabalho e compromisso. Vamos reconstruir São Gonçalo do Amarante e devolver à população a cidade que ela merece”, afirmou Jaime Calado.

Medidas para retomada do crescimento

Apesar das dificuldades, o prefeito garantiu que a nova gestão já está tomando medidas para restabelecer os serviços essenciais e garantir que a cidade volte a crescer. O plano de recuperação inclui:

• Revisão e auditoria das contas públicas, com medidas para equilibrar as finanças;
• Retomada das obras paralisadas;
* Construção de unidades básicas de saúde;
• Concluir as obras e equipar o Hospital Geral de São Gonçalo do Amarante;
• Investimentos na qualidade da Educação e construção de novas unidades escolares;
• Reaparelhamento da Guarda Municipal e ampliação do monitoramento por câmeras, entre outras medidas.

Jaime também ressaltou a importância da parceria com a Câmara Municipal para aprovar medidas que ajudem São Gonçalo do Amarante a superar essa crise.

“Estamos iniciando um novo ciclo, um tempo de reconstrução e progresso. O desafio é enorme, mas estamos prontos para enfrentá-lo. Com muito trabalho e compromisso, vamos recuperar nossa cidade”, concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Ex-prefeito de São Pedro morre após atentado a tiros no Largo do Atheneu


Na noite desta segunda-feira (3), um atentado a tiros em frente ao Colégio Atheneu, no bairro de Petrópolis, em Natal, resultou na morte do ex-prefeito de São Pedro, Miguel Cabral. Pelo menos seis tiros o atingiram e por volta das 20h15 ele faleceu.

Outras duas pessoas que estavam com ele também foram alvejadas e seguem hospitalizadas.

De acordo com a Polícia Militar, os criminosos chegaram ao local em um veículo e dispararam várias vezes contra as vítimas, que estavam em uma cigarreira próxima ao Largo do Atheneu. Moradores da região relataram ter ouvido mais de 10 disparos.

Equipes da Polícia Civil, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), foram acionadas e realizaram as primeiras diligências no local. Cápsulas de diferentes calibres foram recolhidas, e as autoridades seguem investigando a motivação e os autores do crime.

As vítimas foram socorridas e encaminhadas para hospitais particulares de Natal, mas Miguel Cabral não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Carro de vereador do PT é incendiado por populares depois dele atropelar uma mulher


Na manhã de segunda-feira, 3, o vereador de Ribas do Rio Pardo (MS) Lucas Lopes Ribeiro (PT) se apresentou à Polícia Civil do município. Ele é acusado de atropelar uma mulher de 41 anos na madrugada deste domingo, 2, e fugir sem prestar socorro.

Segundo o site Topmídia News, embora a polícia acredite que o vereador estivesse alcoolizado, Ribeiro negou que estava sob efeito de álcool no momento do acidente. Segundo o advogado do parlamentar, o depoimento ainda será agendado.

Relatos de testemunhas sugerem que Ribeiro teria saído de um evento musical antes do acidente. Durante a fuga, ele colidiu com dois carros e um caminhão. Depois da colisão, moradores tentaram linchá-lo e incendiaram seu veículo.

Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO]Atentado em Petrópolis: Ex-prefeito e mais duas pessoas são alvejadas em frente ao Colégio Atheneu


O BLOG DO BG recebeu mais imagens do atentando da noite desta segunda-feira (03) contra o ex-prefeito de São Pedro, Miguel Cabral. Ele e mais duas pessoas foram alvejadas em frente ao Ateneu.

Moradores relataram mais de 10 tiros ouvidos. Ainda não se sabe o estado de saude das vitimas.

Informações iniciais, de acordo com a PM, apontam que criminosos chegaram em um carro atirando contras as vítimas. Uma equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, foi mobilizada ao local para iniciar a investigação sobre o caso. Até o momento, ninguém foi preso.

A tenente Tatiana, da Polícia Militar, que foi acionada para a ocorrência, informou que capsulas de diferentes calibres foram encontradas no local do crime.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

ATUALIZADO: Ex-Prefeito de São Pedro sofre atentado no Largo do Atheneu


Na noite desta segunda-feira (3), moradores do bairro Petrópolis foram surpreendidos pelo som de vários disparos de arma de fogo. Os tiros ocorreram em frente ao Ateneu contra o ex-prefeito de São Pedro, Miguel Cabral, que foi atingido.

Pelo menos três pessoas teriam se ferido, o ex prefeito e duas pessoas que passavam pelo local. Segundo a Policia Militar, as vitimas teriam sido encaminhadas a um hospital particular.

Moradores relataram mais de 10 tiros ouvidos. Ainda não se sabe o estado de saude das vitimas.

Informações iniciais, de acordo com a PM, apontam que criminosos chegaram em um carro atirando contras as vítimas. Uma equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, foi mobilizada ao local para iniciar a investigação sobre o caso. Até o momento, ninguém foi preso.

A tenente Tatiana, da Polícia Militar, que foi acionada para a ocorrência, informou que capsulas de diferentes calibres foram encontradas no local do crime.

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *