Muitos lojistas natalenses foram pegos de surpresa após uma fiscalização sindical realizada durante o feriado municipal desta terça-feira (21). Diversos estabelecimentos em Petrópolis, relataram que foram surpreendidos por fiscais.
Algumas lojas foram obrigadas a fechar as portas em plena semana de preparação para a Black Friday e desembolsar multas exageradas apenas por não ter informado oficialmente ao sindicato que abriria no feriado.
Essa ação ocorre após o governo federal emitir uma portaria em 13 de novembro, estipulando que setores do comércio e serviços só podem operar aos domingos e feriados mediante negociação com sindicatos de trabalhadores ou legislação municipal que permita.
O impacto imediato dessa medida se reflete na interrupção inesperada das atividades comerciais em um momento crucial para muitos negócios na cidade. Até os funcionários estavam reclamando e vários deles dizendo que querem distância de sindicato.
A multa para quem não tem acordo sindical é de R$ 500 por funcionário que estiver trabalhando nos feriados ou domingos. Quem não informar que vai abrir nesses períodos específicos pode ter um bom prejuízo financeiro. Esses valores são pagos diretamente ao sindicato que a partir desta portaria começam a ser fortalecidos pelas políticas do governo atual.
É Infeliz Quem Acreditou e Acredita Em Pessoas Que Mentem E Muitos Já Foram PRESOS Por Roubarem O Dinheiro Do POVO, E já Quebraram O Brasil Uma Vez,E Agora Vão Quebrar Dinovo
Namíbia não viu. Não espante esse blog ser palco de discurso patronal. Olhem só! Primeiro sem sindicatos não direitos preservadora ou classe trabalhista capaz de enfrentar a exploração dos patrões – lado forte – os donos do dinheiro e meio de produção. Alguém já viu um único empregado conseguir algum benefício p determinada gateiros ou só a luta de classe consegue avanços. No caso do trabalho aos domingos e feriados o que ocorre de fato é exploração, o empregador não paga o dia, que seria de folga, em dinheiro e em dobro, e usa o banco de horas. Daí o empregado folga um dia na semana, só que o trabalho em domingos e feriados deve ser pago em dobro. O empregado perde um dia de pagamento já que o banco de horas é um dia Sem-trabalho por outro dia de folga. Vá no comércio BG e converse com os empregados sobre essa prática! Essa regra que retira a necessidade de convenção coletiva para o trabalho em dias de Domenico e feriado só favoreceu o patrão, se o empregado não aceitar trabalhar nos domingos e feriados é demitido. Só isso!
Esse governo dos PTralhas não vai só quebrar o comércio, vai quebrar o Brasil novamente.pois esses vagabundos de sindicatos só querem comer sem trabalhar.
Façam o L cambada de burros, dêem dinheiro para o sindicato, para as mordomias da janja, para o expresidiario dividir com sua gang, para os ministros pagarem suas passagens, para o cachaceiro soar dinheiro para os comunistas/ditadores.
EU ACHO É POUCOOOOOO!!! ME RECUSO A ACREDITAR QUE ALGUÉM QUE DISPÕE DE ALGUM NEURÔNIO ESPERAVA ALGO MELHOR DESSA QUADRILHA CHAMADA PT, ELEGENDO UM EX-PRESIDIÁRIO, CONDENADO EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA JUSTIÇA. 👒😵💫🔨
Isso é só o começo, com menos de um ano no governo, esse vagabundo estar acabando com o nosso país, seja feita a vontade da gente que votou nesse parasita.
É o amor……………………
É pra se lascar.
Vaiiiiiiiiiiiii nada! O presidiário vai inventar um bolsa comércio, um auxílio cafezinho, um auxílio cangaia, depois que o cabra passa dois anos preso, fica arrochado.
Não foi por falta de chance. Tínhamos um Presidente de Qualidade e os nordestinos junto com o STE colocaram o Nine no governo. Está aí o resultado: quebradeira e aumento de impostos, ou seja, queda e coice.
Não falem mal do papai Lula pq foi avisado q o pai dos pobres iria reconstruir o país q o mito destruir acabou com os radares , dpvat , sindicatos aí agora papai Lula está voltando vcs querem o q mas.
É PRA QUEBRAR MESMO, NÃO FOI ESSE SER VIVO QUE A CLASSE TRABALHADORA QUIS NO PODER. DESEMPREGO EM ALTA E EMPRESAS FECHANDO. É ISSO QUE ESSE GOVERNO QUER…ELES QUEREM O CAOS, VÃO PAGAR PARA VER?
Melhor demitir. Reduzir atividade produtiva. Não adianta trabalhar pra sustentar governo e sindicato. Quem tem bar e restaurante tem que repensar no negócio. Melhor ter atividade informal e familiar do que exaurir o lucro pra pagar sindicato e governo
Concordo eu como comerciante. Prefiro reduzir do que pagar pra sindicato.
Com um bebado dirigindo a nação, tendo como copiloto uma doidivana, um engenheiro de bordo uma deslumbrada, está difícil, presta atenção que o avião tá desgovernado e o piloto reserva é vesgo.
Tanto que eu confiava em tu Barão, que coisa amigo, esse coração tá reinando onde homi, sou estou vendo destruição até da democracia.
Esse barão é um 👽.
Onde é isso Barão? Tu é primo de espanta jesus?
Só debochando desses canalhas da esquerda. Desde quando voto em canalhas? Eles falam que o amor venceu. Agora é democracia e reconstrução. Chapéu de otário sempre foi marreta. 👒😵💫🔨
Comércio já tá bom aí vem esses vagabundos de sindicato,
Faz o L 🦐
A Prefeitura de Natal inaugura oficialmente nesta quinta-feira (26) o novo complexo turístico do Mercado da Redinha. Para marcar a entrega oficial da requalificação do espaço a prefeitura organizou uma programação especial com a realização do 1º Festival Gastronômico “Boteco de Natal”.
A abertura do evento vai acontecer a partir das 16h e festival vai seguir até o dia 26/01, funcionando de terça a domingo, das 12h às 21h, oferecendo aos natalenses e turistas uma experiência única de gastronomia, cultura e uma vista privilegiada para o famoso pôr-do-sol da Redinha.
O prefeito Álvaro Dias destaca a importância do evento para o fortalecimento do turismo e da economia local: “Além de ser uma grande vitrine da nossa gastronomia, o Festival Boteco de Natal é uma oportunidade de oferecer aos turistas e moradores uma verdadeira imersão na cultura de Natal, com uma vivência autêntica da nossa cidade e suas tradições. O evento reforça a nossa cidade como destino turístico de excelência”, afirmou o chefe do executivo municipal.
O Boteco de Natal contará com a participação de bares e botecos renomados, como Budega do Mané, Petiscaria, Churrasco do Magão, Dom Miguel, Pimenta Rosa – Drinks, além dos permissionários do Mercado da Redinha. Entre os pratos mais aguardados está a tradicional Ginga com Tapioca, um ícone da culinária natalense que promete uma experiência diferenciada tanto para turistas quanto os natalenses.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, vai dar celeridade à regulamentação do decreto que regula a força policial. A medida restringe o uso de armas de fogo e diz que deve ser o último recurso a ser usado.
Embora o prazo para regulamentação de um decreto seja de 90 dias, a ideia é que a portaria com detalhamento sobre os protocolos para policiais seja publicado ainda na primeira quinzena de janeiro.
Segundo apurou a CNN, Lewandowski já trabalhava na revisão de uma minuta da portaria mesmo antes mesmo da publicação do decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O texto, publicado na última terça-feira (24), determina que o uso arma de fogo deve ser o último recurso e cita que não é legítimo o uso contra pessoa desarmada, mesmo que esteja em fuga e desrespeite bloqueio policial, exceto quando houver risco ao profissional de segurança ou a terceiros.
A regulamentação se tornou ainda mais urgente, de acordo com integrantes do governo, após uma jovem de 26 anos ser atingida por um tiro na cabeça durante uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na véspera de Natal, no Rio de Janeiro.
Na noite de quarta-feira (25), Lewandowski classificou o caso como “lamentável” e defendeu o decreto do governo.
“O incidente demonstra a importância de uma normativa federal que padronize o uso da força pelas polícias em todo o país”, destacou.
O ministro disse ainda que a polícia não pode combater a criminalidade cometendo crimes. Segundo ele, policiais precisam dar exemplo.
“A polícia não pode combater a criminalidade cometendo crimes. As polícias federais precisam dar o exemplo às demais polícias”, afirmou .
Lewandowisk também afirmou que tem empenhado todos os esforços para que as responsabilidades sejam devidamente apuradas.
A bandidagem agradece imensamente essa ajuda deste imenso parça! Afinal não foi à toa que os bandidos votaram em massa no Nine! Agora sim! O pagamento está chegando. Tem que substituir as armas dos policiais por pistola de água. Deixe somente os bandidos armados com armas de verdade. O caminho é esse!
Morreu nesta quinta-feira (26/12) o ator Ney Latorraca, aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o último dia 20 na Clínica São Vicente, no bairro da Gávea, por conta de um câncer de próstata e morreu devido a uma sepse pulmonar.
O ator era famoso por mais de 50 anos dedicados a uma carreira na TV, no teatro e no cinema. Filho de um crooner e uma corista, já nasceu ligado à arte, iniciando sua carreira logo na infância.
Fez radionovela e teatro estudantil antes de ir para a televisão, inicialmente como figurante e depois alcançando o sucesso em novelas, séries e programas humorísticos.
“Ator já nasce ator. Aprendi desde pequeno que precisava representar para sobreviver. Sempre fui uma criança diferente das outras: às vezes, eu tinha que dormir cedo porque não havia o que comer em casa. Então, até hoje, para mim, estou no lucro”, disse o ator em depoimento ao Memória Globo.
“O sucesso mexeu comigo, não sabia que o sucesso era tão violento desse jeito. Fiquei com medo na época, fiquei doente”, comentou o ator em entrevista ao Persona In Foco, da TV Cultura.
Em 2012, Ney Latorraca ficou por quase 50 dias internado em uma UTI, após passar por uma cirurgia de retirada da vesícula. O procedimento ocasionou uma inflamação nas vias biliares e se espalhou pelo corpo.
Por conta disso, o artista disse em certa ocasião que já havia definido questões relacionadas ao seu testamento. Por não ter filhos, Ney revelou que deixaria o patrimônio acumulado ao longo dos anos na TV para instituições voltadas ao teatro, visto que foi neles que fez milhões.
Ele tomou a decisão de antecipar o seu testamento, informando qual destino gostaria que a sua herança tivesse. De acordo com ele, o documento estava pronto e o patrimônio que acumulou com os anos de trabalho será destinado a projetos sociais e instituições de arte, uma vez que ganhou a maioria do seu dinheiro através dos palcos.
O PCC (Primeiro Comando da Capital) está presente em mais Estados brasileiros do que a rede de fast-food norte-americana McDonald’s.
A facção criminosa atua hoje em 24 Estados e no Distrito Federal, deixando de impor sua influência apenas no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro –este último dominado majoritariamente pelo Comando Vermelho. As informações são do Mapa das Organizações Criminosas de 2024 do Ministério da Justiça. Eis a íntegra (PDF – 5 MB)
Segundo dados disponibilizados pelo McDonald’s, a rede de restaurantes possui unidades em 23 dos 26 Estados brasileiros e também no DF. Só Acre, Amapá e Roraima não têm restaurantes da companhia.
O McDonald’s chegou ao Brasil em 1979. Desde então, lidera em número de lojas de fast-food em operação no país, com 1.020 restaurantes e cerca de 50.000 colaboradores.
As emergências dos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) receberam uma média de 22 vítimas de sinistros de trânsito no Brasil nos últimos quatro anos. De 2019 a 2023, foram 792.203 atendimentos nas emergências, resultando em um gasto de R$ 1,2 bilhão e o total de 438 mil diárias de UTI (Unidades de Terapia Intensiva).
Os dados são do levantamento exclusivo feito pelo R7 via Lei de Acesso à Informação, com o Ministério da Saúde. Os impactos dos sinistros e a ocupação de leitos impedem a destinação de recursos e atendimento para outras unidades hospitalares.
Considerando o ano de 2019, a demanda por UTIs cresceu 22,35% até o ano passado. Nesse cenário, o Ministério da Saúde reconhece as lesões de trânsito como “um grave problema de saúde pública global, gerando elevada demanda por atendimentos e internações, especialmente em UTIs”.
“As ações do setor de saúde devem ser complementadas pela atuação de órgãos de trânsito, educação, planejamento urbano, entre outros. Para reduzir os impactos à vida e ao SUS. O Ministério da Saúde apoia ações intersetoriais entre governo e sociedade civil que priorizem a segurança viária, o transporte e trânsito seguros, a sinalização e a proteção das rodovias”, informou.
A pasta também pontuou que as iniciativas “envolvem a gestão eficiente de recursos, campanhas de conscientização, fortalecimento das UPAs 24 horas e dos hospitais de pequeno porte, além da inovação na gestão com tecnologias”.
“No âmbito da saúde, os desafios, que já vêm sendo trabalhados pelo Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, envolvem a capacitação dos serviços da Rede de Atenção à Saúde, que inclui atenção básica e hospitalar, entre outros serviços, e a notificação adequada de acidentes, assegurando dados confiáveis para ações de promoção da saúde e prevenção, com medidas coordenadas para resultados efetivos”, disse.
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior, por irregularidades graves na gestão de recursos públicos destinados a ações emergenciais de recuperação de infraestrutura e habitações, após desastres naturais ocorridos em 2009. A decisão foi publicada no Acórdão nº 2806/2024, da Segunda Câmara do TCU.
O caso envolve o mau uso de recursos federais vinculados ao Termo de Compromisso nº 42/2009, no valor total de R$ 8.263.354,60. Esses recursos deveriam ser destinados à recuperação de estradas vicinais e vias urbanas, obras de drenagem, contenção de erosões e construção de casas populares. Auditorias apontaram que grande parte dos serviços previstos não foi executada, além de falhas graves na fiscalização e uso irregular dos valores repassados. O ex-prefeito foi condenado a ressarcir R$ 6.666.373,62 aos cofres públicos e ao pagamento de multa pecuniária, conforme prevê a Lei nº 8.443/1992.
Além das sanções financeiras, a decisão do TCU, sendo de um órgão colegiado, tem implicações diretas sobre a elegibilidade de Ivan Lopes Júnior. De acordo com a Lei Complementar nº 135/2010 (conhecida como Lei da Ficha Limpa), gestores públicos que tiverem suas contas julgadas irregulares por tribunais de contas colegiados ficam inelegíveis por um período de oito anos. O artigo 1º, inciso I, alínea “g” da referida lei, estabelece que essa inelegibilidade ocorre quando a decisão implica ato doloso de improbidade administrativa que resulte em dano ao erário e enriquecimento ilícito.
Nesse contexto, a condenação recente do TCU praticamente inviabiliza uma possível candidatura de Ivan Lopes Júnior nas próximas eleições, reforçando a importância da responsabilidade na gestão pública e no uso correto dos recursos destinados à população.
A decisão destaca também que as justificativas apresentadas pelo ex-prefeito foram insuficientes para alterar os fatos apurados, o que torna improvável qualquer reversão desta última decisão.
Nós temos dois tipos de políticos no Brasil, os corruptos e os corruptos discarado, aqueles que desviam recursos para calamidades e da saúde pública! Só Jesus
O Monsenhor Flávio Medeiros, natural de Acari, no Seridó, tornou-se o primeiro seridoense a atravessar a Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma. A abertura da Porta Santa, realizada pelo Papa Francisco na noite de Natal, marcou o início do Jubileu da Esperança, um evento significativo que representa um tempo de graça e renovação para a vida da Igreja Católica.
Atualmente cônego da Basílica de São Pedro, Monsenhor Flávio participou da cerimônia que simboliza a conversão e a reconciliação espiritual, valores ressaltados pelo Jubileu. Este período especial convida os fiéis à peregrinação a Roma, para venerar os túmulos dos Apóstolos e dos santos, além de buscar um novo caminho de fé. Instituído pelo Papa Bonifácio VIII em 1300, o Jubileu é uma tradição que atravessa séculos, promovendo a renovação da vida cristã.
A participação de Monsenhor Flávio é motivo de orgulho para o povo do Seridó, especialmente para sua cidade natal, Acari. Sua presença na solenidade reforça os laços entre a região e o centro do catolicismo mundial.
A vaidade está em todos os lugares. Nas igrejas então… nada da simplicidade de Jesus ficou. Porque uma informação dessas só chega aqui porque o próprio interessado enviou para que os pobres mortais da aldeia de onde saiu saibam que ele agora é importante. Somos realmente pecadores…
A imagem de Nossa Senhora de Fátima que será erguida no santuário da Zona Norte chega hoje a Natal. Confeccionada pelo artista plástico Ranilson Vieira Barbosa,em Petrolina, PE, a peça de 35 metros está sendo transportada em carretas para ser montada nos próximos dias no Santuário no bairro de Pajucara, na Zona Norte.
A expectativa é que as carretas entrem na cidade entre 10 hs e 12 hs e seguem pra o local onde será descarregada no Complexo de Veneração a Nossa Senhora de Fátima, lá haverá também uma réplica da Capelinha das Aparições existente em Fátima, Portugal.
A Prefeitura do Natal apoia esse projeto como forma de incentivar o turismo religioso na cidade. “Nossa Senhora de Fátima é venerada por milhões de pessoas no Brasil e no mundo e tenho certeza que esse Complexo com a imagem será um polo de peregrinação para muitos fiéis de todo mundo que virão para Natal”, afirma o prefeito Álvaro Dias.
As críticas dos governadores giram em torno dos repasses financeiros aos estados. Apesar das medidas do decreto não serem obrigatórias, elas servirão como condição para o repasse de verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), principalmente na aquisição de equipamentos. Desta forma, o governo pretende fazer com que as regras sejam implementadas pelos 27 entes.
Castro prometeu ir ao STF para sustar os efeitos da medida. “Nós do Rio vamos entrar imediatamente com uma ação no STF para cassar esse absurdo. Por fim, espero que a população cobre dos responsáveis por esse decreto quando bandidos invadirem uma residência, roubarem um carro ou assaltarem um comércio”, disse o governador.
O decreto prevê que agentes policiais só devem usar armas de fogo em último recurso, em caso de risco pessoal. O uso da força física também deve ser evitado. Para implementar essas medidas, os profissionais passarão por capacitação.
— A força letal não pode ser a primeira reação das polícias. Só podemos usar a força letal em última instância. É preciso que a abordagem policial se dê sem qualquer discriminação contra o cidadão brasileiro — justificou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que vem enfrentando resistência de governadores, especialmente do Sul e Sudeste, na PEC da Segurança Pública.
O prazo para regulamentar o decreto com o detalhamento dos procedimentos é de três meses, mas Lewandowski já vinha manifestando a intenção de fazer isso em janeiro. Com o episódio do dia 24, o ministro revelou internamente que pretende acelerar a regulamentação.
“O lamentável incidente ocorrido no Rio demonstra a importância de uma normativa federal que padronize o uso da força pelas polícias em todo o país”, disse o ministro em nota.
Assim como Castro, Ronaldo Caiado chamou o texto de “presente de natal” ao crime organizado e afirmou que a medida promove um maior engessamento das forças policiais. Sobre o repasse às unidades da federação, Caiado subiu o tom:
“O decreto impõe aos estados que, caso não sigam as diretrizes do governo do PT para a segurança pública, perderão acesso aos fundos de segurança e penitenciário. Trata-se de uma chantagem explícita contra os estados, que acaba favorecendo a criminalidade”, disse.
Na mesma linha, Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, caracterizou o decreto como intervenção federal. Segundo o titular do Distrito Federal, a segurança pública deve ser responsabilidade dos governos estaduais.
—Interferência total. Uma pena que o governo federal, ou melhor, o presidente Lula não saiba seu espaço. Quem faz segurança pública são os estados — disse à CNN Brasil.
Deputados ligados à bancada da bala incorporaram o coro dos governadores contra o decreto. Rodolfo Nogueira (PL-MS) anunciou que irá apresentar um projeto de lei para sustar o decreto, logo após o retorno das atividades legislativas, em fevereiro. Segundo ele, a medida do governo federal representa uma grave ameaça à segurança e favorece a criminalidade.
— Essa medida é mais um exemplo de como o atual governo está mais preocupado em combater a polícia do que o crime — disse Nogueira.
A reação foi seguida por outros colegas, como Sanderson (PL-RS), que afirmou que a medida é um entrave no combate ao crime.
Segundo o decreto, o governo irá oferecer capacitações sobre o uso da força para os profissionais de segurança pública, que deverão fazer treinamentos, obrigatoriamente, ano a ano. A pasta também terá o papel de “formular, implementar, monitorar e avaliar ações relacionadas ao uso da força que incluam diagnósticos, padronização de procedimentos, doutrina, capacitação e aquisições de equipamentos, entre outros aspectos para todas as forças de segurança do país”.
A criação de regras para uso da força ocorre em meio a episódios de abusos cometidos por alguns policiais militares de São Paulo. Dois deles acabaram sendo presos e outros 45 foram afastados das ruas.
A segurança pública no governo Lula tem despertado insatisfação com os governadores. Antes do decreto, o principal impasse se deu pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Os governadores do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (Cosud) foram contra.
“A segurança pública deve ser construída com base na colaboração, no respeito às diferenças regionais e no fortalecimento das capacidades locais, e não por meio de uma estrutura centralizada que limita a eficiência e amplifica a burocracia”, diz a Carta de Florianópolis, assinada por Jorginho Mello (SC), Cláudio Castro (RJ), Tarcísio de Freitas (SP) Romeu Zema (MG), Renato Casagrande (ES) e Ratinho Júnior (PR).
No fim de outubro, Zema e Jorginho Mello recusaram convite do presidente Lula (PT) para participar de reunião que discutiu o tema. Em ofício no qual justificou sua ausência, Zema detalhou pontos em que o Cosud queria alterações.
O consórcio acredita que poderia ser possível o compartilhamento de informações da tornozeleira eletrônica sem autorização judicial, caso haja violação do uso. Os governadores do Sul e do Sudeste também sugerem que membros de organizações criminosas sejam incorporados na Lei de Crimes Hediondos, prolongando suas penas. (Com Karolini Bandeira)
Governo safado. Será que teve audiências públicas necessárias em cada Estado para o povo discutir? Além disso, fizeram o Decreto com o Congresso em recesso.
Ao completar dez anos da primeira fase da operação, a Lava Jato viveu um 2024 com mais uma nova leva de derrotas no STF (Supremo Tribunal Federal), que incluiu a derrubada de condenações e atos da força-tarefa sob o argumento de irregularidades na condução das investigações e dos processos.
Ministros do Supremo têm proferido decisões monocráticas, referendadas por vezes pelos colegas, que arquivam ações e anulam provas oriundas de investigações conectadas à operação iniciada em Curitiba em 2014.
As medidas refletem um movimento em curso no tribunal de reverter procedimentos da operação que investigou esquema de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a Petrobras, colocando em xeque empreiteiras e o alto escalão da política brasileira.
Um dos principais reveses para a operação nos últimos tempos foi decisão do ministro Gilmar Mendes, em outubro, que anulou as condenações do ex-ministro José Dirceu, atendendo ao pedido da defesa de estender ao petista a decisão em que o STF considerou o ex-juiz, hoje senador, Sergio Moro (União Brasil) suspeito para julgar o presidente Lula (PT).
Ex-ministro da Casa Civil no primeiro governo Lula, Dirceu havia sido condenado em dois processos a penas que somavam 34 anos de prisão. A decisão de Gilmar fê-lo retomar os direitos políticos, uma vez que ele deixa de estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
O ministro do STF sustentou que mensagens trocadas entre Moro e procuradores da Lava Jato mostram que a “mesma falta de isenção” em relação a Lula também impediu que Dirceu “tivesse direito a um julgamento justo e imparcial”.
Os diálogos também foram mencionados pelo ministro Dias Toffoli em decisões que anularam atos contra os empresários Leo Pinheiro, ex-presidente da OAS, e Marcelo Odebrecht, ex-presidente da Odebrecht. O primeiro havia sido sentenciado a mais de 30 anos de reclusão, e o segundo, 19. Ambos foram delatores da operação, sendo que Pinheiro foi um dos principais acusadores de Lula nos processos contra o petista.
Neste mês, o ministro também anulou todos os atos da operação e do ex-juiz Moro contra o lobista João Augusto Rezende Henriques, que foi condenado junto com o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha em caso relacionado a contas secretas na Suíça.
“Fazemos isso com muita tristeza, porque é o Estado que andou errado, o Estado investigador e o Estado acusador”, disse Toffoli em uma sessão da Segunda Turma, em outubro. “É lamentável quando nós temos que declarar um ato de Estado ilegal, mas o erro foi cometido na origem.”
Outros beneficiados por decisões do STF ao longo de 2024 foram o marqueteiro João Santana e o empresário Raul Schmidt, acusado de ser operador de propina.
Segundo Eloisa Machado, professora da FGV Direito SP, há uma divergência entre os ministros do Supremo quanto aos efeitos da suspeição de Moro, julgada em 2021. Na turma, Toffoli, Gilmar e Kassio Nunes Marques têm reconhecido efeitos mais amplos; Edson Fachin e André Mendonça, em menor extensão.
Existe, no entanto, uma concentração de pedidos nas mãos de Toffoli, que desde a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski do STF, em abril de 2023, é relator de um processo sobre a validade de decisões que usaram provas de um sistema eletrônico da Odebrecht.
No ano passado, Toffoli chamou a prisão de Lula “um dos maiores erros judiciários da história” e anulou todas as provas obtidas a partir do acordo de leniência da Odebrecht, determinado que elas não podem ser usadas em nenhum âmbito ou grau de Justiça.
Em janeiro, o ministro avançou no entendimento e suspendeu o pagamento da multa bilionária que a empreiteira tinha sido obrigada a quitar quando aceitou colaborar com a Justiça, em 2016.
Luisa Ferreira, professora de direito penal e processo penal da FGV Direito SP, afirma ver com preocupação a volatilidade e a mudança nos entendimentos do Supremo sobre a operação, “ao que parece de acordo com quem está sendo julgado, quem é que está julgando”.
A penalista diz que questões recentes da Lava Jato no Supremo soam mais problemáticas devido a uma visão, especialmente do ministro Dias Toffoli, de que as empreiteiras teriam sido constrangidas ao assinar os acordos de colaboração.
Delatores, como Leo Pinheiro e Marcelo Odebrecht, têm questionado a voluntariedade das colaborações premiadas e dito que estavam sob pressão indevida ao firmarem os acordos, de modo que eles seriam inválidos.
“O que me parece estranho dessa atuação mais recente do ministro Dias Toffoli são essas canetadas que me parecem muito largas, essas afirmações que me parecem um pouco exageradas”, afirma a professora Luisa Ferreira.
“Quando isso se transforma numa cruzada, me parece que está indo para além do jurídico, como se fosse uma guerra: Supremo versus Lava Jato, Dias Toffoli versus procuradores. Isso não é bom para as instituições e não é o direito. O direito não funciona no tudo ou nada.”
Eloisa Machado diz que, em outros casos da Operação Lava Jato, o tribunal tem chancelado as provas e as condenações, como no do ex-presidente Fernando Collor, condenado pela corte a mais de oito anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
É Infeliz Quem Acreditou e Acredita Em Pessoas Que Mentem E Muitos Já Foram PRESOS Por Roubarem O Dinheiro Do POVO, E já Quebraram O Brasil Uma Vez,E Agora Vão Quebrar Dinovo
Namíbia não viu. Não espante esse blog ser palco de discurso patronal. Olhem só! Primeiro sem sindicatos não direitos preservadora ou classe trabalhista capaz de enfrentar a exploração dos patrões – lado forte – os donos do dinheiro e meio de produção. Alguém já viu um único empregado conseguir algum benefício p determinada gateiros ou só a luta de classe consegue avanços. No caso do trabalho aos domingos e feriados o que ocorre de fato é exploração, o empregador não paga o dia, que seria de folga, em dinheiro e em dobro, e usa o banco de horas. Daí o empregado folga um dia na semana, só que o trabalho em domingos e feriados deve ser pago em dobro. O empregado perde um dia de pagamento já que o banco de horas é um dia Sem-trabalho por outro dia de folga. Vá no comércio BG e converse com os empregados sobre essa prática! Essa regra que retira a necessidade de convenção coletiva para o trabalho em dias de Domenico e feriado só favoreceu o patrão, se o empregado não aceitar trabalhar nos domingos e feriados é demitido. Só isso!
A FECOMÉRCIO jamais deveria ter aceitado isso, mas péra, lembrei…eles são “amigos” dos sindicatos…
Calma! que o grosso ainda vai entrar…
E o ministério da arrecadação.
Os desempregados devem procurar os sindicatos e arranjaram uma sinecurazina com os cupaeros.
Esse governo dos PTralhas não vai só quebrar o comércio, vai quebrar o Brasil novamente.pois esses vagabundos de sindicatos só querem comer sem trabalhar.
Bota pra torar Lula.
Sindicato forte.
Trabalhadores representados.
Façam o L cambada de burros, dêem dinheiro para o sindicato, para as mordomias da janja, para o expresidiario dividir com sua gang, para os ministros pagarem suas passagens, para o cachaceiro soar dinheiro para os comunistas/ditadores.
EU ACHO É POUCOOOOOO!!! ME RECUSO A ACREDITAR QUE ALGUÉM QUE DISPÕE DE ALGUM NEURÔNIO ESPERAVA ALGO MELHOR DESSA QUADRILHA CHAMADA PT, ELEGENDO UM EX-PRESIDIÁRIO, CONDENADO EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA JUSTIÇA. 👒😵💫🔨
Isso é só o começo, com menos de um ano no governo, esse vagabundo estar acabando com o nosso país, seja feita a vontade da gente que votou nesse parasita.
É o amor……………………
É pra se lascar.
Vaiiiiiiiiiiiii nada! O presidiário vai inventar um bolsa comércio, um auxílio cafezinho, um auxílio cangaia, depois que o cabra passa dois anos preso, fica arrochado.
Não foi por falta de chance. Tínhamos um Presidente de Qualidade e os nordestinos junto com o STE colocaram o Nine no governo. Está aí o resultado: quebradeira e aumento de impostos, ou seja, queda e coice.
Exato
Não se preocupem trabalhadores. Tem muito capim para a jumentada. Fazueli
Chorem mais bovinos do Mito Arregão.
Não falem mal do papai Lula pq foi avisado q o pai dos pobres iria reconstruir o país q o mito destruir acabou com os radares , dpvat , sindicatos aí agora papai Lula está voltando vcs querem o q mas.
Caaaalma minha gente, o AMOR vence qualquer barreira. Desemprego em massa e o AMOR em alta. DIRETAMENTE PROPORCIONAIS.
É PRA QUEBRAR MESMO, NÃO FOI ESSE SER VIVO QUE A CLASSE TRABALHADORA QUIS NO PODER. DESEMPREGO EM ALTA E EMPRESAS FECHANDO. É ISSO QUE ESSE GOVERNO QUER…ELES QUEREM O CAOS, VÃO PAGAR PARA VER?
👏👏👏 Certissímo, para que empresário, comerciantes, geradores de emprego ou pagadores de impostos??? Servem para nada. Viva ao estado maior 😍
Sim, comercio fechado… mas isso é bom para o Brasil porque diminui a desigualdade social.
Na minha farmácia já demiti dois funcionários, vai ficar só um por enquanto. Mulher e filho vem trabalhar aqui comigo e pronto.
Cade a CDL Natal para tentar resolver o problema, estao todos calados nao fazem nada . O senhor Jose Lucena fez o L ai nao quer se meter
Boicote total a conjol do zé.
Essa postagem é mais terrorista que o MR8 kkkkk
Eita que agora está do jeito que os $indicato$ go$tam…. Agora é só encher a botija que a farra será grande… 🎉🎉🎉🎉🎉
Importante que o amor venceu ! Chupa cambada , impressionante que tem anencéfalos aqui que defende esse desgoverno.
PARABÉNS NORDESTINOS!!!
Melhor demitir. Reduzir atividade produtiva. Não adianta trabalhar pra sustentar governo e sindicato. Quem tem bar e restaurante tem que repensar no negócio. Melhor ter atividade informal e familiar do que exaurir o lucro pra pagar sindicato e governo
Concordo eu como comerciante. Prefiro reduzir do que pagar pra sindicato.
Com um bebado dirigindo a nação, tendo como copiloto uma doidivana, um engenheiro de bordo uma deslumbrada, está difícil, presta atenção que o avião tá desgovernado e o piloto reserva é vesgo.
faz o L, vota na esquerda de novo, bucado de burro
Parabéns aos trabalhadores nordestinos que acreditaram nas mentiras de um grupo político condenado por roubo e corrupção.
O governo devia apoiar quem trabalha, esse e um governo tirano
É isso aí, sou a favor de fechar os comércios e abrir sindicatos, avante Brasil.
E com amor amorrrrrrr
Faz o L BG.
Vai esfarelar o comércio, porque quebrado já está…
👒😵💫🔨 tiramos o BOZO, o ❤️ tá reinando. Afinal é democracia e reconstrução.
Tanto que eu confiava em tu Barão, que coisa amigo, esse coração tá reinando onde homi, sou estou vendo destruição até da democracia.
Esse barão é um 👽.
Onde é isso Barão? Tu é primo de espanta jesus?
Só debochando desses canalhas da esquerda. Desde quando voto em canalhas? Eles falam que o amor venceu. Agora é democracia e reconstrução. Chapéu de otário sempre foi marreta. 👒😵💫🔨
Comércio já tá bom aí vem esses vagabundos de sindicato,
Faz o L 🦐
E com amor Amor
95% dos Comerciários votaram em Lula-PT e agora estão recebendo o grosso.