O que o blog havia antecipado sábado foi confirmado ontem pelo Seturn, a transporte Guanabara teve 70% de suas ações vendidas a um grupo Pernambucano. Segue reportagem da Tribuna do Norte:
A Guanabara, uma das maiores empresas de ônibus do Rio Grande do Norte, passou a ser controlada pela Empresa Metropolitana (EME). A negociação, que teve início em agosto de 2010, foi fechada a três meses da primeira licitação para transporte público de Natal, discutida desde 2003. A venda foi confirmada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn). O valor da operação, porém, não foi divulgado. A EME, com sede em Pernambuco, detém agora 70% da Guanabara.
A equipe de reportagem entrou em contato com os antigos donos Fernando Queiroz e João Carlos Queiroz para saber os detalhes da transação e o que mudaria com a venda, mas Fernando não atendeu as ligações e João Carlos disse que não podia comentar o assunto. A família de Olinto Gomes, antigo controlador, se torna sócia no negócio, com 30% da participação. Segundo o Seturn, a Empresa Metropolitana, também estaria interessada em comprar outras empresas de ônibus em Natal. A equipe entrou em contato com a empresa para confirmar o interesse, mas o diretor executivo estava viajando e não pôde responder.
O Seturn esclareceu que, com a saída de Fernando e João Carlos Queiroz do negócio, a gestão da Guanabara será substituída. “Os funcionários, porém, permanecem”, tranquiliza Augusto Maranhão, diretor de comunicação do sindicato. A venda, segundo ele, não se trata de uma questão pontual. “O sistema de transporte coletivo vem capengando. Os custos de operação das empresas que atuam em Natal subiram em até 60%”. Isso porque o número de viagens diárias caiu de 10 para seis, com os engarrafamentos, reduzindo o número de pessoas transportadas e, consequentemente, a receita. “Desta forma, fechar a conta no final do mês está cada vez muito difícil”. Segundo ele, o fato dos usuários bancarem a gratuidade dos ônibus e da Prefeitura não subsidiar a viagem dos não pagantes está levando o sistema a bancarrota. “Hoje foi a Guanabara. Amanhã será outra”. Outras empresas de ônibus municipais e intermunicipais já foram vendidas. Entre elas, a extinta Pirangi, vendida em 2002, ao grupo carioca Coesa, e a Trampolim da Vitória, que teve 70% de sua participação vendida em março de 2010, ao também pernambucano Itamaracá.
“As empresas potiguares estão com os dias contados. Não há a mínima condição de se manter, em razão dos prejuízos acumulados. Desta vez, foi a Guanabara. Cidade do Natal, Transflor, Nossa Senhora da Conceição e Rio Grandense podem ser as próximas”.
A dificuldade em ‘fechar a conta’ não seria de hoje, segundo ele. Sem capital para renovar a frota, as empresas locais temem ficar fora da licitação, prevista para março de 2012. “Talvez não consigamos nos adequar”, preocupa-se. Segundo ele, um dos critérios é que a frota tenha idade máxima de 3,5 anos, média nacional. Os ônibus que circulam em Natal tem em média 5 anos – 1,5 anos a mais que o recomendado.
“Como as empresas não têm condição de renovar a frota, estão vendendo ou se associando a grupos mais fortes. A tendência no mercado natalense será essa”, afirma Augusto Maranhão. Para ele, a venda de parte da Guanabara para a EME será benéfica. “A frota da Guanabara será renovada. Outras empresas tentarão acompanhar estas mudanças, se não serão abatidas”. Segundo o Seturn, o RN conta com 21 empresas de ônibus, entre municipais, metropolitanas e intermunicipais. Só em Natal, circulam 750 ônibus. Eles transportam por dia meio milhão de pessoas.
O importante é priorizar a qualidade de transporte que será ofertada aos usuário, pois o que mais se vê são os preços aumentando, os ônibus reduzidos com itinerários extensos, colaboradores mal educados com mau vontade em atender os usuários, com falta de respeito aos idosos os quais passaram a vida quase toda pagando seu transporte. Motoristas de ônibus que esquecem que sua obrigação traz uma responsabilidade grande em transportar vidas.
As vezes a causa disso tudo vem da gestão em não se preocupar com a engrenagem principal da empresa que são as pessoas.E acaba gerando toda essa cadeia de lamentáveis acontecimentos.
A Empresa MY BUS, foi uma das primeiras a fechar suas portas esta ano em Natal.