Isaac Lira e Roberto Lucena – repórteres / Tribuna do Norte
A Secretaria Estadual de Saúde estuda enviar uma representação ao Conselho Federal de Medicina contra o atual presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte, Jeancarlo Cavalcante, por conta da gravação divulgada em rede nacional onde um paciente é mostrado em meio a uma cirurgia. No vídeo, o presidente do Cremern denuncia a falta de fio cirúrgico para “fechar o paciente”. “Um representante de um órgão fiscalizador, como é o Conselho de Medicina, não poderia jamais expor um paciente daquela forma. O jurídico está estudando a representação”, disse o secretário estadual de Saúde, Isaú Gerino.
O vídeo foi divulgado pelo Jornal Hoje, da Rede Globo, na tarde de ontem. Jeancarlo Cavalcante diz durante a gravação: “O paciente está aberto e não tenho como fechar. O Walfredo Gurgel não tem fio de aço”. A imagem do tórax do paciente aparece desfocada. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde considerou o episódio como um “deslize ético”. “Não é legal”, limitou-se a dizer o secretário estadual de Saúde, Isaú Gerino.
Ontem no início da noite, ouvida pela TRIBUNA DO NORTE, a governadora Rosalba Ciarlini afirmou que ficou chocada com a filmagem. “Achei antiético o profissional parar a cirurgia para fazer uma filmagem. Se não tinha o fio de aço porque então começou a cirurgia”, criticou Rosalba Ciarlini. A governadora disse que essas denúncias estão acontecendo em represália à decisão do governo de cobrar o cumprimento da carga horária. “Mas todo funcionário”, retrucou ela, “tem que de cumprir sua carga horária. Se não concordam com o salário e se não querem cumprir horário, podem sair”, disse a governadora.
A Sesap questiona o conteúdo da denúncia. Para o secretário, seria possível terminar a cirurgia utilizando um outro fio, que não o fio de aço. “Acho que eu ensinei errado. Eu fui professor do presidente do Conselho de Medicina na residência. Ele deve ter faltado essa aula”, disse Isaú. E complementou: “Qualquer cirurgião sabe que é até melhor fechar com um outro material, o fio prolene. Ele (Jeancarlo cavalcante) disse que queria marcar uma reunião comigo e talvez aí eu possa ensiná-lo novamente, para ver se ele relembra”.
A governadora também estranhou o fato do médico usar fio de aço na cirurgia, quando, segundo disse, existem técnicas mais adequadas. Isaú Gerino completou: “o que acontece é que estamos presenciando um embate político entre médicos e gestão. Por isso acontecem esses fatos”, disse ele.
De acordo com o secretário, o nível de abastecimento dos hospitais da rede pública tem melhorado. “Quando assumimos o nível de abastecimento era baixo, mas hoje no Walfredo é cerca de 60% ou 70%. Já em outros hospitais como o Santa Catarina está em 95%”, diz. Para Isaú Gerino, o mais adequado é continuar trabalhando junto aos diretores de hospitais para conservar o abastecimento das unidades em níveis aceitáveis.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE falou com o presidente do Conselho Regional de Medicina, Jeancarlo Cavalcante, acerca das declarações do secretário de Saúde. Jeancarlo disse que a Sesap “tem o direito de fazer a representação, caso acredite ser a decisão correta”. “Se isso acontecer, eu vou fazer a minha defesa. Não houve exposição. Preservei tanto visualmente quanto documentalmente a identidade do paciente. Nem mesmo o nome foi divulgado”, argumentou o presidente do Cremern.
Acerca das demais considerações do secretário, Jeancarlo Cavalcante disse que foi de fato aluno de Isaú Gerino. Mas negou que houvesse outra possibilidade para “fechar o paciente”. “Ele foi mesmo meu professor, mas de cirurgia geral. Minha especialidade é cirurgia torácica e não é possível fazer o procedimento sem fio de aço, porque naquele caso era preciso fechar o esterno (osso localizado no tórax) do paciente. Não sei se o secretário sabe que incisão foi feita. Mas qualquer cirurgião de tórax pode confirmar o que estou falando”, replica o presidente do Cremern. Segundo Jeancarlo, foi necessário usar um fio inadequado no paciente e no outro dia uma nova cirurgia foi realizada para pôr o material correto. O procedimento aconteceu há cerca de duas semanas.
falar a verdade agora é crime. Absurdo governadora Rosalba. A senhora poderia demitir o seu secretário estadual de saúde por falta de competência. Se a senhora retalhar o médico Jeancarlo Cavalcante, por conta da gravação só mostra a sua incompetência, o seu despreparo para governar o RN. Vamos eleger o doutor Jeancarlo Cavalante, ele sim é o representante do povo.
Lamentável o estado querer se justificar da sua omissão em cima de um médico
que teve a coragem de ser expor. Esse problema do fio de aço é apenas um caso
pntual porque falta tudo, é um desbastecimento total. o governo quer desviar o
foco do problema usado esse caso para punir o médico ao invés de resolver o
problema da saúde do estado, não só a saúde, o estado está um verdadeiro caso
de abandono. acorda governadora
Parabéns a esse médico de uma coragem imensa, pois para ele se expor dessa forma a coisa deveria esta feia mesmo, pena que nossa querida governadora não precise dos hospitais publicos como nós, pena que ela e familiares não precise no WG. Tenho certeza se não fosse a atitude heroica daquele médico o paciente não estaria vivo neste momento, pergunte ao paciente se ele achou a atitude do médico sem ética, ele vai responder que sem ética e a governadora que quer tapar o sol com a peneira e achar que os norteriograndesses são uns idiotas.
O governo precisa fazer sua parte, agora se os médicos querem o apoio da população que comecem a bater ponto, todo mundo que precisa do serviço de um médico público sabe que eles não cumprem os horários.
Tá todo mundo errado nisso, o governo que não propociona um bom atendimento e os médicos que se acham Deuses e não cumprem sua jornada de trabalho.
O caos vivido pelos norte-riograndenses parece não abalar a Governadora Rosalba.
O que está acontecendo?
Ela é/está normal?
Ela é um ser humano?
Estranho!
Quem é o governo pra dizer que essa ação é anti-ética? Falta de ética é deixar de investir em saúde para invertir num estádio para uma copa do mundo, falta de ética é deixar de investir na saúde para gastar horrores em flores e decoração. FALTA DE ÉTICA É DEIXAR A SAÚDE CHEGAR NESSE PONTO E AINDA QUERER ESCONDER!
VERGONHA!
Eh lamentável que o governo se preocupe em representar contra o médico ao invés de tentar resolver o caos da saúde´pública do rn. Minha filha usa somatropina (hormônio para o crescimento) que está faltando e so está recebendo pq entramos na justiça. É um governo irresponsável coordenado por uma dita "médica".
Em resumo, ninguém faz nada em relação a saúde e fica criticando um médico que teve coragem de mostrar um pequeno detalhe, e o que não é mostrado? como muitos casos de paciente que vão a óbito por falta de um simples atendimento que temos direito, nisso ninguém fala, cadê os direitos humanos que fica defendendo bandido que não aparece um no Walfredo Gurgel para defender os pacientes que estão morrendo a míngua, em vez de ficarem querendo processar um médico corajoso que teve coragem de denunciar o pouco caso na saúde eles deveriam era criar vergonha na cara e socorrer o Walfredo Gurgel que é um caos. Ninguém houve falar que Rosalba ou seus parentes deram entrada na urgência do Walfredo Gurgel, quando eles precisam vão para o Sírio Libanês o pobre que morra nos corredores do Walfredo Gurgel. Parabéns Jeancarlo Cavalcante pela sua coragem, o bom seria que outros médicos fizessem a mesma coisa para mostrar o caos da saúde, queria ver eles processarem todos os médicos, vamos se unir pra mudar essa história do ser humano ser tratado como bicho.
Caro Bruno Giovani e Leitores,
Não basta o absurdo de não ter o fio necessário para "fechamento" da cirurgia, o GOVERNO DO ESTADO se supera e quer(imagina) representar contra o médico. Deveria pegar a palavra REPRESENTAÇÃO e estudá-la, a fim de exercer seu papel junto a população em geral. ABSURDO! DESCASO! VERGONHA! E olhem que a Ex.ma Governadora é médica!!!
Este é o nosso governo, ao invés de tentar resolver a situação da saúde vai tentar desclassificar um médico que mostrou como estamos com relação a este assunto.
Falta de ética é apresentar as dificuldades e o caos na saúde!Absurdo…. no lugar de ficar retrucando a governadora e seu secretariado deveriam estar agindo…. Estamos cansados de nada funcionar: saúde, educação, estradas, segurança… NADA!!!!Está na hora de parar com esse discurso e agir… afinal o governo já está com 02 anos de gestão!
Deixar a saúde virar o caos em que se encontra; construir estádio faraônico para enriquecer construtora; devem ser ações bastantes éticas!
Vamos lá Gov. Do RN de mais um tiro no pé de tantos outros que esta dando !!!!!
É lamentável a situação da saúde do RN essa atitude pode até ser antiética, mas infelizmente é preciso que fatos dessa natureza sejam mostrados para o Brasil pra ver se a incompetente ADM do RN faz alguma coisa pela sucateada saúde do nosso estado, eu me em vergonho de ter uma governadora dessa qualidade em meu estado. Essa matéria que foi mostrada é simplesmente a qualidade da ADM do RN que viria “FAZER E ACONTECER”.