O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) criticou ontem, durante a assinatura do convênio para a construção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Macaíba, a morosidade das obras de mobilidade urbana que serão realizadas em Natal para a Copa de 2014. Aliado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o deputado elegeu como alvo principal das críticas a prefeita Micarla de Sousa (PV). Segundo ele, a situação das obras de responsabilidade da prefeitura é mais crítica do que a dos projetos que serão conduzidos pelo governo do estado. “Do jeito que vai, está muito difícil de acontecer”, advertiu.
O peemedebista sugeriu que a governadora convoque a prefeita de Natal, os secretários de todas as pastas envolvidas com as obras e os órgãos ligados de alguma forma aos projetos para uma reunião, com a finalidade de descobrir maneiras de dar celeridade à implantação dos projetos, que já foram amplamente divulgados pelo estado e pelo município. O deputado disse estar preocupado com o modo como as obras de mobilidade estão sendo tratadas pelo poder público. Para o parlamentar, se a condução dos projetos continuar nessa velocidade, Natal não ficará pronta para a Copa de 2014.
As críticas de Henrique à administração da prefeita Micarla de Sousa ocorrem dois meses depois da exoneração do seu último cargo na administração municipal: a ex-secretária Ana Elizabeth Thé, que foi exonerada após o rompimento do parlamentar com a gestora. Além da secretaria de Mobilidade Urbana, o deputado comandou também, por cerca de um ano, a Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), que teve como titular o seu apadrinhado Dâmocles Trinta. As duas pastas que foram conduzidas por Henrique estão diretamente ligadas às obras de mobilidade urbana e foram responsáveis, desde o início, pelos projetos dessas obras.
Prefeita diz que “Henrique desconhece ritmo das obras”
Questionada sobre a cobrança de Henrique, a prefeita Micarla de Sousa disse, em entrevista ao Diário de Natal, que “a população pode ficar tranquila porque as obras estão dentro do cronograma e serão entregues antes da Copa de 2014”. A gestora ironizou as críticas do peemedebista. Ela insinuou que o parlamentar desconhece o ritmo das obras que estão sendo realizadas pela prefeitura.
“Eu tenho acompanhado todo o cronograma de execução das obras, que estão sendo realizadas pela Semopi. O deputado não deve ter tido tempo de verificar como está a situação dos projetos. Mas, se ele quiser, estou à disposição para levá-lo à secretaria e mostrar cada detalhe das obras. Vira e mexe vem essa estória de que estamos atrasados. Mas não estamos. O cronograma está correto e entregaremos dentro do prazo”, reforçou.
A prefeita destacou ainda que enfrenta dificuldade para conseguir a liberação dos recursos financiados pela Caixa Econômica Federal, devido à burocracia do banco, problema que os demais prefeitos de cidades-sedeestariam enfrentando. No entanto, enfatizou que já começou a realizar as desapropriações com recursos próprios. Segundo ela, as demolições de imóveis que darão espaço às obras começarão logo.
Micarla disse que o primeiro prédio a ser demolido será o da Urbana. “O juiz já liberou as seis primeiras desapropriações, no valor de aproximadamente R$ 650 mil. Hoje (ontem), será depositado o valor dos primeiros 14 imóveis. Tudo está ocorrendo bem. Tenho andado pelas obras e visualizado cada projeto. A população de Natal pode ficar tranquila”, finalizou.
Fonte: Diário de Natal
Do Blog: Vou passar por advogado de Henrique, algum leitor desse blog já viu alguma obra de mobilidade na cidade?
A situação de Natal e tão caótica em relação a mobilidade, que to vendo a Hora a Capital do Rio Grande do Norte passar ser "MOSSORO" ACHO QUE LÁ DEVE TER MOBILIDADE…
Não ha mobilidade no trânsito do Alecrim, na Av. Rio Branco, na Av Tomás Landim , na Av João Medeiros Filho, na ponte de Igapaó, no auto da Candelaria.. Natal não existe quanto mais Mobilidade…
não tenho visto obra nenhuma de mobilidade, pelo contrario ontem eu vi uma manifestação ao lado da urbana contra as desapropiações..