O Globo.com
Trinta turistas foram assaltados, na manhã desta segunda-feira, dentro do Hotel Santa Teresa, que fica na Rua Almirante Alexandrino 660. Policiais militares do batalhão de atendimento ao turista estão no local. Quatro bandidos armados pularam o muro do hotel e renderam funcionários por volta das 6h. Em seguida, eles invadiram dez quartos e roubaram os hóspedes. Entre as vítimas estão turistas estrangeiros.
Segundo uma testemunha, que preferiu não se identificar, há a suspeita da participação de um quinto homem, que teria ficado numa parte mais alta da rua vigiando a entrada do hotel e passando informações para o grupo.
Policiais da Delegacia de Atendimento a Turistas (Deat), no Leblon, estão seguindo para o estabelecimento para ouvir as vítimas.
O Hotel Santa Teresa é de luxo e foi aberto em setembro de 2008, no casarão tombado da antiga Chácara dos Guimarães, de 1850. Ao todo são 44 quartos, entre eles o vencedor do prêmio de melhor suíte no Design Awards 2010, da revista “Wallpaper” : um espaço de 160 metros² com sala de estar, varanda, duas áreas de relaxamento e uma banheira. Em janeiro deste ano, a cantora Amy Winehouse ficou hospedada no hotel, transitando entre a enorme suíte, onde pediu que fosse instalada uma academia de ginástica, e a piscina.
Empresários de Santa Teresa esperavam que as duas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que foram inauguradas em fevereiro deste ano, provocassem um impacto real na segurança e mudassem a imagem do bairro, estigmatizado nos últimos anos pela violência. Logo após a ocupação das comunidades, casas e apartamentos antes abandonados por ficarem situados na linha de frente da guerra entre a polícia e os traficantes começaram a ser novamente ocupados.
Em junho, dois bandidos que seriam de favelas de Santa Teresa assaltaram três turistas estrangeiros no bairro. As vítimas, um canadense, um australiano e um austríaco, moram em Nova York e estavam no Rio fazendo pesquisas para um documentário. Foram roubados uma filmadora, um projetor de cinema, telefones celulares e câmeras fotográficas.
De acordo com a delegada titular da Deat, Renata Teixeira, os bandidos estavam numa motoneta e usaram uma faca para ameaçar as vítimas.
Corrigindo: Sem falar na corrupção que vai campear solta nas obras.
O Brasil vai sediar a Copa das Confederações em 13, a Copa do Mundo em 14 e as Olimpíadas em 16 e não está minimamente preparado. Obras como aeroportos, estádios e vias de acesso só Deus sabe como ficarão até o início dos eventos. E ainda mais essa agora: assaltos em hotéis! Sem falar na corrupção que vai campeara solta nas obras. Pense numa esculhambação! E o pior é que não tem a reclamar…