Geral

Idema e MPF Promovem Usurpação Legal de Norma Indígena para Travar Obra da Engorda da Praia de Ponta Negra

Por Dinarte Assunção

Eu relutei em escrever este texto por razões que tem a ver com minhas convicções – e elas dizem que os mais vulneráveis devem ser protegidos. Mas minhas convicções também dizem que quando um sofisma é invocado para proteger os vulneráveis, isso deve ser exposto, pois, sendo sofisma, não há preocupação legítima com eles.

Num sofisma, o argumento até faz sentido, mas em sua essência é a falsidade que ressoa, desmoronando tal qual o Morro do Careca.

Isso posto consigo afirmar: o Idema e o MPF estão usurpando uma norma legal índígena para travar a obra da engorda de Ponta Negra.

A Convenção nº 169 da OIT: Um Desvio de Finalidade

Parecer emitido pelo Ministério Público Federal (MPF) e endossado pelo Idema se agarra à Convenção nº 169 da OIT como um náufrago a um pedaço de madeira, alegando que esta exige uma consulta prévia, livre e informada das comunidades tradicionais antes de qualquer empreendimento.

A convenção também prevê a autodeterminação. Significa por outras palavras que, se aplicada, os “indígenas” – vocês entenderão logo mais – de Ponta Negra poderiam usar a autodeterminação para dizer, com caráter definitivo, que a obra não sai. Aí está uma razão para invocar a Convenção nº 169 da OIT.

Veja bem e vejam só: as comunidades pesqueiras devem ser ouvidas. Mas impor que isso se dê pela Convenção 169 da OIT implica dizer que o poder de veto contido no princípio da autodeterminação desse dispositivo, não previsto noutras normas, pode ser invocado.

No entanto, usar a convenção, destinada a proteger os direitos de povos indígenas e tribais, para travar uma obra essencial para o turismo e a economia local é, no mínimo, uma interpretação criativa – e não no bom sentido.

O procurador da República que encheu as laudatórias páginas de seu parecer entende de leis bem mais que eu, então, talvez saiba que o Supremo Tribunal Federal trata dessa norma formal para a aplicação de direitos pressupondo como atores atingidos índigenas e quilombolas. Entendo que poucos respeitem o STF, mas o procurador deve respeitar.

Eu me recuso a acreditar que o procurador da República não saiba que o STF trata a convenção 169 da OIT à luz dos direitos de quilombolas e indígenas. Mas, para o caso de não saber, eu trouxe dois exemplos:

 

  1. Petição (Pet) 3.388/RR – Caso Raposa Serra do Sol
    • Decisão: O STF aplicou a Convenção nº 169 para decidir sobre a demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, sempre em relação a povos indígenas formalmente reconhecidos.
    • Implicação: A aplicação da convenção está inextricavelmente ligada ao reconhecimento formal das comunidades como indígenas.
  2. Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3239
    • Decisão: O STF reiterou a necessidade de reconhecimento formal para a aplicação dos direitos previstos na Convenção nº 169.
    • Implicação: A convenção se aplica a comunidades com reconhecimento formal como indígenas ou tribais.

Sempre que a convenção em questão chega à Suprema Corte, envolve povos originários ou quilombolas.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Natal (SEINFRA) já realizou audiências públicas e outras consultas com a comunidade local, conforme a legislação brasileira, incluindo a Lei nº 9.784/99 e as resoluções do CONAMA. Como as regras do CONAMA parecem estar sendo respeitadas, invoca-se uma norma cuja mera apresentação já pressupõe descumprimento. Ignorar as consultas feitas sob o arcabouço da legislação ambiental brasileira e insistir que são insuficientes para travar a obra é um ato de puro exagero.

Foto: Reprodução

Não São Os Vulneráveis Que Os Preocupam

O MPF alega que a ausência de consulta pode levar à nulidade dos atos e até à responsabilização penal, considerando os impactos diretos sobre as comunidades tradicionais. No entanto, até agora, não foram apresentadas evidências concretas de que a obra causará impactos irreparáveis aos pescadores artesanais que o MPF quer transformar em índios ou quilombolas. As medidas de mitigação e compensação já previstas são suficientes para lidar com quaisquer impactos.

O Brasil tem uma legislação ambiental robusta que prevê mecanismos de consulta e participação comunitária. Insistir na aplicação da Convenção nº 169 da OIT, ignorando esses mecanismos, é desconsiderar a soberania nacional e a eficácia das leis brasileiras. Usar a convenção de forma inadequada para travar projetos de desenvolvimento é um precedente perigoso e infundado.

A obra de engorda da praia de Ponta Negra deve prosseguir, respeitando as normas e regulamentações nacionais. A aplicação da Convenção nº 169 da OIT neste caso específico é uma distorção e uma tentativa de manipulação legal que ignora a realidade. As consultas realizadas são mais do que suficientes. É necessário equilibrar o desenvolvimento econômico e a proteção dos direitos das comunidades tradicionais, sem exageros que travem projetos importantes sem justificativa.

Manipular dispositivos jurídicos destinados a proteger os vulneráveis para bloquear o progresso é não só ineficaz, mas também um desrespeito à inteligência de todos os envolvidos e às reais necessidades da comunidade. É hora de parar com esse teatro jurídico e avançar com o que realmente importa: o desenvolvimento de Ponta Negra. Para todos, sobretudo os vulneráveis usados nas peças jurídicas que se despacham entre Idema e MPF.

Fonte: Blog do Dina

Opinião dos leitores

  1. A esquerda é tão pilantra que fez triplicar o número de “Índios” existentes no Brasil, no último censo realizado.
    Só pra aumentar o número de miseráveis, digo de “vulneráveis”.
    PT- Partido dos Trambiqueiros

  2. Comunidade tradicional = comunidade tribal. Falta leitura, pesquisa… Basta buscar um artigo de algum pesquisador sério, doutor em direito, e ler.
    A comunidade pesqueira de ponta negra é tradicional e tem todo o direito de opinar na obra da engorda.
    E antes fosse esse o único problema dessa obra…
    Essa licitação tem café? Como dizem por aí, “é só uma pergunta”…

    1. Prefeito, incompetente. Já tem 323 dias, que o Idema, pediu as informações ambientais. E ,,esse projeto foi iniciado no governo de Carlos Eduardo, qdo saiu pra candidatar-se a Governo/2016.

  3. Norma indígena? É muita picaretagem. Governo estadual sabotando o desenvolvimento da capital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Moradores da Redinha Nova protestam contra situação da Av. Litorânea, bloqueiam via e cobram ação do Governo do Estado

Moradores da Redinha Nova bloquearam trecho da Av. Litorânea (RN-303) na manhã deste sábado (18), em protesto pelas condições da rodovia. Após as chuvas que caem nas últimas 24h, a via está alagada.

Eles cobram atitude da governadora Fátima Bezerra para solucionar o problema que já é antigo. Segundo o manifestante afirma no vídeo, órgãos como o DER e a CAERN já foram notificados sobre o problema.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-ministro do STF Joaquim Barbosa desiste da pré-candidatura à Presidência pelo partido Democracia Cristã (DC)

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa informou ao Democracia Cristã (DC) que não pretende disputar a Presidência da República nas eleições deste ano. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo e confirmada pelo Valor Econômico.

Segundo pessoas próximas, Barbosa decidiu abandonar a pré-candidatura porque não encontrou as condições que considerava essenciais, como uma estrutura partidária sólida e apoio para uma campanha nacional. O DC, no entanto, afirma que não recebeu uma comunicação oficial e diz que continuará tentando convencê-lo a permanecer na disputa.

Lançado como pré-candidato em maio, Barbosa condicionou sua candidatura à boa receptividade do eleitorado e à formação de uma base política consistente. Nas pesquisas Quaest e Datafolha mais recentes, ele apareceu com 1% das intenções de voto.

O presidente do DC, João Caldas, afirmou que seguirá buscando alianças até o prazo final das convenções partidárias, em 5 de agosto, para tentar viabilizar a candidatura.

Com a desistência confirmada, o ex-ministro e ex-deputado Aldo Rebelo, que disputava espaço dentro do partido antes da entrada de Barbosa, poderá voltar a ser considerado como candidato do DC à Presidência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: ‘Mais uma decisão ilegal, desproporcional, covarde e cruel’, diz Flávio após Moraes impedir visitas a Jair Bolsonaro por 30 dias

O senador Flávio Bolsonaro (PL) criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após a decisão que suspende que o ex-presidente Jair Bolsonaro receba visitas “político-eleitorais”, em sua prisão domiciliar, até as eleições, em outubro.

“Mais uma decisão ilegal, desproporcional, covarde e cruel. O Bolsonaro foi enterrado vivo, só com a cabeça para fora da terra, e está tomando chute na cara de Moraes. O medo de que Bolsonaro, ou um Bolsonaro, volte à Presidência do Brasil, tirou completamente a sua condição de ser juiz”, disse o pré-candidato, em vídeo divulgado em suas redes sociais.

Na noite desta sexta-feira (17), Alexandre de Moraes manteve a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro e determinou que o ex-presidente não poderá receber visitas com finalidade “político-eleitoral” até o final das Eleições 2026.

A decisão envolve uma carta escrita por Jair e lida por Flávio em uma live.

O ministro do STF também suspendeu visitas gerais a Bolsonaro por 30 dias, com exceção de visitas permanentes da equipe médica, fisioterapêutica e dos advogados.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

MATA-MATA: ABC enfrenta Luverdense por vaga nas quartas da Série D

Foto: Reprodução

O ABC inicia neste sábado (18) a fase de mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro encara o Luverdense às 19h, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT), pelo jogo de ida das oitavas de final.

A equipe potiguar tenta construir um bom resultado fora de casa antes da decisão em Natal. O jogo de volta está marcado para o dia 26, às 17h, na Arena das Dunas.

O Luverdense chega para o confronto após conquistar o Campeonato Mato-grossense nesta temporada.

Na fase anterior da Série D, a equipe eliminou o Guaporé e agora tenta aproveitar o mando de campo para sair na frente na disputa.

O ABC tenta confirmar a recuperação na competição e chegar ao segundo jogo em uma condição favorável.

Pelo regulamento da competição, a vaga será definida pelo placar agregado dos dois jogos. Caso haja empate no resultado geral, a classificação será decidida nos pênaltis.

Nesta temporada, a Série D passou por mudanças no formato e ampliou as oportunidades de acesso à Série C.

Para o ABC, avançar no mata-mata significa seguir na disputa pelo retorno à terceira divisão nacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

NÃO DEU: Jaques Wagner tentou vender terreno de quase R$ 16 milhões após operação da PF, mas ordem do STF barrou negócio

Foto: Reprodução

O senador Jaques Wagner (PT-BA) tentou vender um terreno avaliado em R$ 15,8 milhões um dia após ser alvo de uma operação da Polícia Federal. A negociação acabou bloqueada pelo cartório de registro de imóveis, conforme documentos obtidos pelo Estadão.

O bloqueio ocorreu após uma ordem de indisponibilidade de bens assinada pelo ministro do STF André Mendonça, segundo os documentos obtidos pelo jornal.

Foto: Reprodução/Estadão

O imóvel, localizado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, foi negociado com uma empresa ligada ao Grupo City, controlador da SAF do Bahia. A área faria parte de um futuro empreendimento imobiliário.

Segundo a documentação, a venda foi protocolada no cartório em 19 de junho, um dia após a operação da PF que investiga suspeitas relacionadas ao senador e ao Banco Master.

Apartamento de R$ 10 milhões

Além do terreno, outro imóvel de Wagner também teve a transferência bloqueada: um apartamento em Salvador negociado por R$ 10 milhões. De acordo com o Estadão, o senador já teria recebido valores referentes às negociações antes da ordem judicial.

A defesa de Jaques Wagner afirmou que não há irregularidades e disse que as questões relacionadas ao caso estão sendo tratadas judicialmente.

O senador é investigado pela PF sob suspeita de participação em um suposto esquema de pagamento de propina relacionado ao Banco Master. Wagner nega qualquer irregularidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NESTE SÁBADO (18): Inmet alerta para chuvas intensas e ventos fortes em Natal e mais 58 cidades do RN

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo potencial para o Rio Grande do Norte: um de chuvas intensas, que abrange Natal e outras 58 cidades, e outro de vendaval, válido para todo o estado.

O alerta de chuvas intensas é válido até as 23h59 deste sábado (18). A previsão indica acumulados de até 50 milímetros por dia e ventos entre 40 km/h e 60 km/h.

Segundo o Inmet, o risco é considerado baixo para problemas como cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Aviso de vendaval

O aviso de vendaval prevê rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h em todo o estado. O órgão orienta que moradores evitem permanecer próximos a árvores durante ventos fortes e não estacionem veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda.

O alerta abrange municípios das regiões Metropolitana, litoral e interior do estado. Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moraes impede encontro entre Milei e Bolsonaro durante visita do argentino ao Brasil

Foto: Reprodução

O presidente da Argentina, Javier Milei, não poderá se encontrar com Jair Bolsonaro durante sua passagem pelo Brasil. A reunião foi inviabilizada por uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, conforme a CNN.

O encontro havia sido solicitado para 25 de julho, mesma data em que o argentino participará da convenção nacional do PL, evento previsto para oficializar a candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência.

A defesa de Bolsonaro chegou a pedir autorização ao STF para a reunião, mas horas depois Moraes manteve a prisão domiciliar do ex-presidente e suspendeu por 30 dias todas as visitas, inclusive de familiares.

Foram autorizadas apenas as entradas de médicos, fisioterapeutas e advogados. A decisão ocorreu após o ministro apontar suposto descumprimento de medidas cautelares relacionadas a manifestações públicas.

Segundo Moraes, não seria “plausível” a alegação da defesa de que Bolsonaro não tinha conhecimento da divulgação, pelo senador Flávio Bolsonaro, de uma carta publicada nas redes sociais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Banco Master emprestou R$ 45,5 milhões a ex-ministro de Lula que teve Vorcaro como sócio em empresa

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Banco Master realizou duas cessões de crédito que somam R$ 45,5 milhões envolvendo Walfrido dos Mares Guia, ex-ministro do governo Lula e ex-sócio da farmacêutica Biomm. Walfrido também foi confirmado como integrante da coordenação eleitoral de Lula na disputa pela Presidência em 2026.

As cessões ocorreram em janeiro e fevereiro de 2024. No mesmo período, Daniel Vorcaro, então controlador do Banco Master, ampliou sua participação na Biomm, empresa ligada à família do ex-ministro.

Vorcaro adquiriu cerca de 25,8% das ações da farmacêutica por meio do fundo Catargo e passou a ser o maior acionista individual da companhia.

A relação entre os empresários ocorreu em um período de expansão da Biomm, que firmou contratos com o Ministério da Saúde para produção de insulina no valor de R$ 303,65 milhões.

Walfrido dos Mares Guia afirmou que conhecia Vorcaro pelo fato de ambos serem mineiros e disse que o empresário demonstrou interesse na fábrica de insulina da Biomm. Segundo ele, a compra das ações ocorreu como uma operação normal de mercado.

“Ele ficou interessado na nossa fábrica de insulina na região de BH, então me procurou”, declarou o ex-ministro ao site Metrópoles.

Segundo informações do Diário do Poder, a inauguração das novas instalações da Biomm contou com a presença do presidente Lula e de ministros das áreas da Saúde, Fazenda e Minas e Energia.

Até o momento, não há informação oficial de investigação que estabeleça relação entre a entrada de Vorcaro na Biomm e qualquer atuação do presidente Lula ou do governo federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

EM ANO ELEITORAL: Lula já libera R$ 25,5 bilhões em emendas em 2026; valor se aproxima de recorde

Foto: Reprodução

O governo Lula (PT) já pagou R$ 25,5 bilhões em emendas parlamentares em 2026, segundo o colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O valor foi alcançado em pouco mais de seis meses e já supera o total pago em todo o ano de 2025, quando foram destinados R$ 31,5 bilhões em emendas.

O montante de 2026 se aproxima dos maiores valores registrados nos últimos anos. Em 2024, o governo federal pagou R$ 31,4 bilhões em emendas para deputados e senadores.

Segundo Cláudio Humberto, as chamadas emendas “sem autor”, que ganharam destaque nas últimas semanas, representam pouco mais de 5% do total pago neste ano.

A comparação também mostra que, no último ano do governo Jair Bolsonaro, foram pagos pouco mais de R$ 17 bilhões em emendas parlamentares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Maioria dos estados afetados pelo tarifaço dos EUA votou em Lula; RN lidera queda nas exportações

Foto: Reprodução

O RN registrou a maior queda do país nas exportações para os Estados Unidos após o tarifaço imposto pelo governo americano, segundo um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado pelo colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Segundo o levantamento, as exportações potiguares recuaram 72%, o pior desempenho entre os estados brasileiros no período analisado. Atualmente, o estado é governado por Fátima Bezerra (PT).

Segundo a coluna, ao cruzar os dados das exportações com o resultado da eleição presidencial de 2022, a maioria dos 20 estados que registraram queda nas vendas aos Estados Unidos deu vitória a Lula no segundo turno.

O levantamento compara o desempenho das exportações entre 2025 e 2026.

Depois do RN, aparecem Alagoas, com queda de 64,9%, Acre (62,8%) e Tocantins (52,1%).

Entre os quatro estados com as maiores retrações, apenas o Acre deu maioria de votos a Jair Bolsonaro no segundo turno de 2022.

Na outra ponta, registraram crescimento nas exportações para os Estados Unidos Rondônia (+49,1%), Goiás (+42,1%), Distrito Federal (+34,2%), Mato Grosso (+25,8%), Rio de Janeiro (+15,4%), Mato Grosso do Sul (+13,7%) e Paraíba (+5,9%).

Segundo a coluna, a Paraíba foi o único estado que deu vitória a Lula em 2022 e, ao mesmo tempo, apresentou alta nas vendas ao mercado americano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *