Geral

Idema e MPF Promovem Usurpação Legal de Norma Indígena para Travar Obra da Engorda da Praia de Ponta Negra

Por Dinarte Assunção

Eu relutei em escrever este texto por razões que tem a ver com minhas convicções – e elas dizem que os mais vulneráveis devem ser protegidos. Mas minhas convicções também dizem que quando um sofisma é invocado para proteger os vulneráveis, isso deve ser exposto, pois, sendo sofisma, não há preocupação legítima com eles.

Num sofisma, o argumento até faz sentido, mas em sua essência é a falsidade que ressoa, desmoronando tal qual o Morro do Careca.

Isso posto consigo afirmar: o Idema e o MPF estão usurpando uma norma legal índígena para travar a obra da engorda de Ponta Negra.

A Convenção nº 169 da OIT: Um Desvio de Finalidade

Parecer emitido pelo Ministério Público Federal (MPF) e endossado pelo Idema se agarra à Convenção nº 169 da OIT como um náufrago a um pedaço de madeira, alegando que esta exige uma consulta prévia, livre e informada das comunidades tradicionais antes de qualquer empreendimento.

A convenção também prevê a autodeterminação. Significa por outras palavras que, se aplicada, os “indígenas” – vocês entenderão logo mais – de Ponta Negra poderiam usar a autodeterminação para dizer, com caráter definitivo, que a obra não sai. Aí está uma razão para invocar a Convenção nº 169 da OIT.

Veja bem e vejam só: as comunidades pesqueiras devem ser ouvidas. Mas impor que isso se dê pela Convenção 169 da OIT implica dizer que o poder de veto contido no princípio da autodeterminação desse dispositivo, não previsto noutras normas, pode ser invocado.

No entanto, usar a convenção, destinada a proteger os direitos de povos indígenas e tribais, para travar uma obra essencial para o turismo e a economia local é, no mínimo, uma interpretação criativa – e não no bom sentido.

O procurador da República que encheu as laudatórias páginas de seu parecer entende de leis bem mais que eu, então, talvez saiba que o Supremo Tribunal Federal trata dessa norma formal para a aplicação de direitos pressupondo como atores atingidos índigenas e quilombolas. Entendo que poucos respeitem o STF, mas o procurador deve respeitar.

Eu me recuso a acreditar que o procurador da República não saiba que o STF trata a convenção 169 da OIT à luz dos direitos de quilombolas e indígenas. Mas, para o caso de não saber, eu trouxe dois exemplos:

 

  1. Petição (Pet) 3.388/RR – Caso Raposa Serra do Sol
    • Decisão: O STF aplicou a Convenção nº 169 para decidir sobre a demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, sempre em relação a povos indígenas formalmente reconhecidos.
    • Implicação: A aplicação da convenção está inextricavelmente ligada ao reconhecimento formal das comunidades como indígenas.
  2. Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3239
    • Decisão: O STF reiterou a necessidade de reconhecimento formal para a aplicação dos direitos previstos na Convenção nº 169.
    • Implicação: A convenção se aplica a comunidades com reconhecimento formal como indígenas ou tribais.

Sempre que a convenção em questão chega à Suprema Corte, envolve povos originários ou quilombolas.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Natal (SEINFRA) já realizou audiências públicas e outras consultas com a comunidade local, conforme a legislação brasileira, incluindo a Lei nº 9.784/99 e as resoluções do CONAMA. Como as regras do CONAMA parecem estar sendo respeitadas, invoca-se uma norma cuja mera apresentação já pressupõe descumprimento. Ignorar as consultas feitas sob o arcabouço da legislação ambiental brasileira e insistir que são insuficientes para travar a obra é um ato de puro exagero.

Foto: Reprodução

Não São Os Vulneráveis Que Os Preocupam

O MPF alega que a ausência de consulta pode levar à nulidade dos atos e até à responsabilização penal, considerando os impactos diretos sobre as comunidades tradicionais. No entanto, até agora, não foram apresentadas evidências concretas de que a obra causará impactos irreparáveis aos pescadores artesanais que o MPF quer transformar em índios ou quilombolas. As medidas de mitigação e compensação já previstas são suficientes para lidar com quaisquer impactos.

O Brasil tem uma legislação ambiental robusta que prevê mecanismos de consulta e participação comunitária. Insistir na aplicação da Convenção nº 169 da OIT, ignorando esses mecanismos, é desconsiderar a soberania nacional e a eficácia das leis brasileiras. Usar a convenção de forma inadequada para travar projetos de desenvolvimento é um precedente perigoso e infundado.

A obra de engorda da praia de Ponta Negra deve prosseguir, respeitando as normas e regulamentações nacionais. A aplicação da Convenção nº 169 da OIT neste caso específico é uma distorção e uma tentativa de manipulação legal que ignora a realidade. As consultas realizadas são mais do que suficientes. É necessário equilibrar o desenvolvimento econômico e a proteção dos direitos das comunidades tradicionais, sem exageros que travem projetos importantes sem justificativa.

Manipular dispositivos jurídicos destinados a proteger os vulneráveis para bloquear o progresso é não só ineficaz, mas também um desrespeito à inteligência de todos os envolvidos e às reais necessidades da comunidade. É hora de parar com esse teatro jurídico e avançar com o que realmente importa: o desenvolvimento de Ponta Negra. Para todos, sobretudo os vulneráveis usados nas peças jurídicas que se despacham entre Idema e MPF.

Fonte: Blog do Dina

Opinião dos leitores

  1. A esquerda é tão pilantra que fez triplicar o número de “Índios” existentes no Brasil, no último censo realizado.
    Só pra aumentar o número de miseráveis, digo de “vulneráveis”.
    PT- Partido dos Trambiqueiros

  2. Comunidade tradicional = comunidade tribal. Falta leitura, pesquisa… Basta buscar um artigo de algum pesquisador sério, doutor em direito, e ler.
    A comunidade pesqueira de ponta negra é tradicional e tem todo o direito de opinar na obra da engorda.
    E antes fosse esse o único problema dessa obra…
    Essa licitação tem café? Como dizem por aí, “é só uma pergunta”…

    1. Prefeito, incompetente. Já tem 323 dias, que o Idema, pediu as informações ambientais. E ,,esse projeto foi iniciado no governo de Carlos Eduardo, qdo saiu pra candidatar-se a Governo/2016.

  3. Norma indígena? É muita picaretagem. Governo estadual sabotando o desenvolvimento da capital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Denúncia mostra condições de estrutura de ponte na RN-041, que dá acesso ao município de Santana do Matos

Um vídeo enviado ao BLOGDOBG faz um alerta sobre o estado crítico no qual se encontra a estrutura de uma ponte na rodovia RN-041, que liga a BR-304 ao município de Santana do Matos, na região do Seridó potiguar.

Segundo relato no vídeo, a situação estrutural se agravou com as últimas chuvas. O homem nas imagens também cobra que as autoridades responsáveis tomem as devidas providências o mais rápido possível para evitar acidentes.

Importante lembrar que, há menos de um ano, em maio de 2025, o Governo do RN informou (veja aqui) ter realizado a “restauração completa da RN-041”, ao custo de quase R$ 19 milhões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de camarão crocante com arroz de siri; e crostini de macaxeira com camarão e fondue de queijo manteiga

CAMARÃO CROCANTE COM ARROZ DE SIRI

Ingredientes para os camarões:
⁠300g de camarões com o rabinho
30g tempero sabor do mar ou pimenta do reino e sal a gosto
Alho triturado a gosto
400g de farinha panko
250g de farinha de trigo sem fermento
04 ovos
500ml de óleo para a fritura

Modo de preparo:
Coloque o alho em lâminas, a metade da cebola, os tomates e refogue com o azeite de dendê até murchar.
Coloque o leite de coco e tempere com o sal e a pimenta.
Bata metade das verduras no liquidificador com o molho.
Volte o molho para a panela, engrosse com um pouco de amido de milho e reserve.
Tempere o camarão com sal e pimenta.
Tempere os medalhões de peixe com sal, pimenta do reino e limão.
Em um tacho bem quente, coloque um pouco de óleo de soja, e sele todo o peixe dos dois lados. Reserve.
Na mesma panela coloque os camarões para grelhar aos poucos para não juntar água. Reserve.
Em seguida, em fogo baixo, coloque o molho à base de coco, e quando ferver, colocar o restante das verduras, o peixe e os camarões.
Deixe ferver.
Decore com cheiro verde.
Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 15min
Tempo de cozimento: 8min

Ingredientes das batatas ao murro:
6 batatas
Azeite e sal a gosto

Modo de preparo:

Tempo de preparo: 5min
Tempo de cozimento: 10min

Ingredientes do arroz de siri:
300g de arroz já cozidos
300g de carne de siri
50g de alho picado
Sal e pimenta a gosto
1 cebola grande picada
200ml de creme de leite ou leite de coco
100ml de azeite
Cheiro verde a gosto

Modo de preparo:

Tempo de preparo: 8min
Tempo de cozimento: 10min

DICA RÁPIDA

CROSTINI DE MACAXEIRA COM CAMARÃO E FONDUE DE QUEIJO MANTEIGA

Ingredientes:
300g de macaxeira
100g de bacon fatiado ou cubos
10g de manteiga da terra
2g de coentro
50g de queijo manteiga
50ml de leite
20g de nata fresca
130g de filé de camarão
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Descasque a macaxeira, corte em pedaços menores e leve pra cozinhar no vapor da cuscuzeira por 20 minutos ou até amolecer completamente e reserve.
Frite o bacon em uma frigideira até dourar, escorra a gordura e reserve.
Misture o queijo com leite e leve pra o fogo até derreter completamente, finalize com a nata e reserve
Montagem: amasse a macaxeira e junte o bacon picado a manteiga, sal e pimenta, misture tudo, espalhe em uma forma baixa, retangular, passe o rolo e leve pra geladeira, depois de frio corte os crostini medindo 5 por 2 centímetros em média, frite em óleo quente a 180. Refogue o camarão na manteiga com sal e pimenta, misture com o fondue de queijo e coentro, monte os camarões com molho sobre o crostini e finalize com brotos de sua preferência e sirva em seguida
Tempo de preparo: 20min
Tempo de cozimento: 35min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão XIV diz acompanhar fatos ‘com profunda preocupação’ e pede fim da ‘espiral de violência’ após escalada militar no Irã

Foto: EFE/EPA/Angelo Carconi

O papa Leão XIV afirmou estar acompanhando com “profunda preocupação” os acontecimentos após os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã e fez um apelo para pôr fim ao que chamou de uma “espiral de violência”.

“Faço um apelo sincero às partes envolvidas para que assumam a responsabilidade moral de interromper a espiral de violência antes que ela se torne um abismo irreparável”, disse o papa.

“Estabilidade e paz não são construídas por meio de ameaças mútuas ou por meio de armas… mas apenas por meio de um diálogo razoável, genuíno e responsável”, afirmou o papa durante seu discurso semanal aos peregrinos na Praça de São Pedro, após a oração deste domingo.

Com informações de Exame

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Irã anuncia líder supremo interino Alireza Arafi, que comandará processo para substituir Khamenei

Foto: Reuters

O aiatolá Alireza Arafi foi eleito o líder supremo interino do Irã neste domingo (1º), um dia após a morte do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, informaram agências estatais iranianas.

Arafi ficará à frente do país e foi eleito o chefe do Conselho interino de liderança iraniano, com a tarefa de comandar o processo de escolha de um novo líder supremo.

“O Conselho de Discernimento do Interesse do Estado elegeu o aiatolá Alireza Arafi como membro do conselho interino de liderança”, afirmou o porta-voz do conselho, Mohsen Dehnavi, em uma publicação na rede X.

O conselho interino, que também incluirá o presidente e o chefe do Judiciário, conduzirá o país até que a Assembleia dos Peritos “eleja um líder permanente o mais rápido possível”.

Escolha do líder supremo interino

Arafi foi escolhido como líder supremo interino horas após um grupo com três autoridades de alto escalão terem sido nomeadas para liderar interinamente o Irã. O grupo incluía o presidente Masoud Pezeshkian, o Chefe do Judiciário, Gholamhossein Mohseni-Ejei, e um dos juristas do Conselho dos Guardiões.

Morte do líder supremo Ali Khamenei

Khamenei foi morto em um bombardeio coordenado entre EUA e Israel contra o complexo presidencial onde ele estava na madrugada de sábado (28), no horário de Brasília. Sua morte foi confirmada pelo Irã apenas horas depois, já no final da noite.

Como o Irã é liderado

Depois que os aiatolás derrubaram a monarquia do Xá Reza Palévi em 1979, o Irã inaugurou um regime teocrático — onde o poder político é exercido por líderes religiosos ou baseado em dogmas de alguma religião.

O mais alto cargo do país se tornou o do Líder Supremo, que concentra os poderes político e religioso. Apenas 2 pessoas ocuparam essa função até o momento: o aiatolá Khomeíni até 1989, e desde então, Ali Khamenei.

Apesar de ter um presidente, o aiatolá é a maior liderança do país. O cargo é determinado por clérigos islâmicos, que são encarregados de selecionar, supervisionar e, se necessário, derrubar o líder.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Janja articulou doação de R$ 2,5 milhões de empresário para escola de samba que homenageou Lula e foi rebaixada

Foto: Ricardo Stuckert

Só de um empresário do setor de mineração de Minas Gerais, Janja pessoalmente conseguiu captar R$ 2,5 milhões para que a Acadêmicos de Niterói produzisse o desfile que homenageou o presidente Lula. Mesmo com o aporte financeiro, a escola de samba terminou em último lugar, sendo rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, especialmente pelas notas obtidas nos quesitos fantasias, alegorias e enredo.

A informação sobre o valor captado por Janja é o jornalista Lauro Jardim, no jornal O Globo, que ironizou o fato com um questionamento: “Como negar um pedido da primeira-dama para uma causa tão nobre?”

Opinião dos leitores

  1. Esse “empresário” mineiro deveria mandar o mesmo valor para Ubá e Juiz de Fora. Fica a dica!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Iranianos aplaudem ataques dos EUA e de Israel contra instalações ligadas ao regime


Imagens: Instagram/Hoje no Mundo Militar

Moradores do Irã foram registrados aplaudindo e comemorando os ataques aéreos realizados pelos Estados Unidos e por Israel contra instalações ligadas ao regime iraniano em Teerã. As imagens e relatos que circulam nas redes sociais indicam manifestações espontâneas de apoio às ações.

Desde o início dos ataques, até a confirmação da morte do então líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, diversas manifestações da população iraniana celebrando a queda do regime foram registradas e divulgadas nas redes sociais.

Opinião dos leitores

  1. ENQUANTO ISSO, NA REPÚBLICA DAS BANANAS: 👺👺💩💩Governo Lula condena ataque dos EUA e de Israel ao Irã👈🏿🤮💩👹

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump fala em ataques sem precedentes caso haja retaliação do Irã: “Melhor que não façam isso”

Foto: Anadolu via Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu o Irã neste domingo (1º) contra novos ataques, após a ofensiva dos EUA e de Israel que matou o líder supremo iraniano, Ali Khamenei. Em publicação na Truth Social, Trump afirmou que, se Teerã avançar, será atingido com “uma força nunca antes vista” e deu o recado: “Melhor que não façam isso”

A ameaça veio após a resposta iraniana aos ataques iniciais de sábado, com o lançamento de centenas de mísseis e drones contra alvos americanos e israelenses, além de países árabes aliados a Washington. O movimento provocou cancelamentos generalizados de voos no Oriente Médio.

As Forças Armadas israelenses informaram que detectaram novos mísseis disparados do Irã neste domingo, com sirenes acionadas no centro do país e alertas para a população buscar abrigo. Explosões também foram registradas em Dubai e Doha pelo segundo dia seguido.

No Bahrein, sirenes foram acionadas e autoridades pediram calma à população. Imagens geolocalizadas mostraram fumaça no aeroporto de Erbil, no norte do Iraque, onde também foram ouvidas explosões.

Teerã afirmou que os ataques a países vizinhos são retaliação direta às ofensivas dos EUA e de Israel e reiterou que continuará mirando bases americanas na região.

Opinião dos leitores

    1. Parabéns Donald Trump, até os Iranianos que a décadas são reprimidos e mortos estão aplaudindo a operação contra o regime dos aiatolá, aí aparece um PeTralha sem noção, não conhece nada do sofrimento dessa nação para bufxx besteiras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SAMER AGI: ‘É a segunda vez, em 2026, que o governo brasileiro defende ditadores sob o pretexto de defender soberanias’

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Samer Agi (@sameragi)

O professor, advogado e ex-juiz Samer Agi fez duras críticas à postura do governo Lula em defender o regime iraniano sob o pretexto de defender soberanias, assim como fez recentemente após a operação dos EUA na Venezuela que terminou com a captura e prisão do ditador Nicolás Maduro.

Samer disse que a soberania é popular. E assim como aconteceu na Venezuela após a prisão de Maduro, a população do Irã foi às ruas e comemorou o fim da era sob o regime do aiatolá Ali Khamenei.

Em publicação no Instagram, Samer ressaltou ainda que não precisa admirar Trump ou Netanyahu para celebrar a queda de um regime que ‘esmaga mulheres, liberades e dignidades.

Leia a íntegra da publicação de Samer Agi:

É a segunda vez, em 2026, que o governo brasileiro defende ditadores sob o pretexto de defender soberanias.

A soberania é popular. E os iranianos, em festa, nos mostram que eles se sentem um pouco mais soberanos agora.

Eu não preciso admirar Trump para comemorar a queda de um regime que esmaga mulheres, liberdades e dignidades.

Nem aplaudir Netanyahu para aplaudir a impossibilidade de uma bomba por um país que tem a missão de destruir outro.

Deixar um povo ser esmagado em nome da soberania não é respeito a um Estado, mas convivência com o crime.

Aos governistas, deixo sugestão: se não puderem elogiar a queda de um homem mau, calem-se.
Os brasileiros de bem agradecem.

Samer Agi

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN tem 3ª maior taxa de estupro de vulnerável no Nordeste, o equivalente a três vítimas por dia

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Rio Grande do Norte ocupa a terceira posição no Nordeste em incidência de estupro de vulnerável. Em 2025, o estado registrou 28,68 casos por 100 mil habitantes, acima da média regional (23,96) e da nacional (27,7). Em números absolutos, foram 991 casos, o equivalente a três vítimas por dia, segundo o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Na região, apenas Sergipe e Piauí tiveram taxas maiores. Apesar disso, o RN apresentou o menor crescimento de registros no Nordeste em relação a 2024 (0,92%), enquanto o Brasil teve leve queda (-0,38%).

Especialistas alertam que a subnotificação ainda é um desafio. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte apontam que fatores como grandes eventos e atividades econômicas específicas podem influenciar a violência contra crianças e adolescentes. Por outro lado, o aumento de registros também pode refletir maior capacidade de denúncia.

O crime envolve atos sexuais com menores de 14 anos ou pessoas sem discernimento ou resistência. Desde 2017, o Superior Tribunal de Justiça considera irrelevante qualquer alegação de consentimento ou relacionamento.

Atualmente, o RN conta com três delegacias especializadas (Natal, Parnamirim e Mossoró). Especialistas defendem a ampliação da rede para evitar subnotificação e revitimização no atendimento.

Números (estupro de vulnerável) – Nordeste

  • Alagoas
    643 – 19,96 por 100 mil
  • Bahia
    3.940 – 26,49 por 100 mil
  • Ceará
    1.569 – 16,93 por 100 mil
  • Maranhão
    1.687 – 24,04 por 100 mil
  • Paraíba
    1.081 – 25,96 por 100 mil
  • Pernambuco
    1.733 – 18,12 por 100 mil
  • Piauí
    1.223 – 36,13 por 100 mil
  • Rio Grande do Norte
    991 – 28,68 por 100 mil
  • Sergipe
    849 – 36,92 por 100 mil

Com informações de Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Onde tem esquerda e população que recebe Auxílios e bolsas maior que números de trabalhadores com carteira assinadas, tem os piores índices do que não presta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Direita convoca atos contra Lula, Moraes e Toffoli em várias capitais neste domingo (1º)

Foto: Beto Barata/PL

Grupos e lideranças da direita articulam manifestações em diversas cidades do país neste domingo (1º), com críticas ao presidente Lula e a ministros do Supremo Tribunal Federal. A mobilização, batizada de “Acorda, Brasil”, deve reunir apoiadores em capitais como Belo Horizonte e São Paulo, em um movimento que também projeta o cenário eleitoral de outubro.

O ato foi impulsionado pelo deputado Nikolas Ferreira, que confirmou presença na concentração marcada para as 10h, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, antes de seguir para São Paulo. A convocação ocorre após o parlamentar liderar uma caminhada de 250 quilômetros entre Paracatu (MG) e Brasília em protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na capital paulista, são esperadas participações do senador Flávio Bolsonaro e dos governadores Romeu Zema e Ronaldo Caiado, apontados como nomes que buscam dialogar com o eleitorado conservador.

Além de Lula, os protestos também miram o ministro Alexandre de Moraes e o ministro Dias Toffoli, com críticas à atuação da Corte em casos recentes, incluindo desdobramentos envolvendo o Banco Master.

Com informações da Itatiaia

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *