Geral

Idema e MPF Promovem Usurpação Legal de Norma Indígena para Travar Obra da Engorda da Praia de Ponta Negra

Por Dinarte Assunção

Eu relutei em escrever este texto por razões que tem a ver com minhas convicções – e elas dizem que os mais vulneráveis devem ser protegidos. Mas minhas convicções também dizem que quando um sofisma é invocado para proteger os vulneráveis, isso deve ser exposto, pois, sendo sofisma, não há preocupação legítima com eles.

Num sofisma, o argumento até faz sentido, mas em sua essência é a falsidade que ressoa, desmoronando tal qual o Morro do Careca.

Isso posto consigo afirmar: o Idema e o MPF estão usurpando uma norma legal índígena para travar a obra da engorda de Ponta Negra.

A Convenção nº 169 da OIT: Um Desvio de Finalidade

Parecer emitido pelo Ministério Público Federal (MPF) e endossado pelo Idema se agarra à Convenção nº 169 da OIT como um náufrago a um pedaço de madeira, alegando que esta exige uma consulta prévia, livre e informada das comunidades tradicionais antes de qualquer empreendimento.

A convenção também prevê a autodeterminação. Significa por outras palavras que, se aplicada, os “indígenas” – vocês entenderão logo mais – de Ponta Negra poderiam usar a autodeterminação para dizer, com caráter definitivo, que a obra não sai. Aí está uma razão para invocar a Convenção nº 169 da OIT.

Veja bem e vejam só: as comunidades pesqueiras devem ser ouvidas. Mas impor que isso se dê pela Convenção 169 da OIT implica dizer que o poder de veto contido no princípio da autodeterminação desse dispositivo, não previsto noutras normas, pode ser invocado.

No entanto, usar a convenção, destinada a proteger os direitos de povos indígenas e tribais, para travar uma obra essencial para o turismo e a economia local é, no mínimo, uma interpretação criativa – e não no bom sentido.

O procurador da República que encheu as laudatórias páginas de seu parecer entende de leis bem mais que eu, então, talvez saiba que o Supremo Tribunal Federal trata dessa norma formal para a aplicação de direitos pressupondo como atores atingidos índigenas e quilombolas. Entendo que poucos respeitem o STF, mas o procurador deve respeitar.

Eu me recuso a acreditar que o procurador da República não saiba que o STF trata a convenção 169 da OIT à luz dos direitos de quilombolas e indígenas. Mas, para o caso de não saber, eu trouxe dois exemplos:

 

  1. Petição (Pet) 3.388/RR – Caso Raposa Serra do Sol
    • Decisão: O STF aplicou a Convenção nº 169 para decidir sobre a demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, sempre em relação a povos indígenas formalmente reconhecidos.
    • Implicação: A aplicação da convenção está inextricavelmente ligada ao reconhecimento formal das comunidades como indígenas.
  2. Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3239
    • Decisão: O STF reiterou a necessidade de reconhecimento formal para a aplicação dos direitos previstos na Convenção nº 169.
    • Implicação: A convenção se aplica a comunidades com reconhecimento formal como indígenas ou tribais.

Sempre que a convenção em questão chega à Suprema Corte, envolve povos originários ou quilombolas.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Natal (SEINFRA) já realizou audiências públicas e outras consultas com a comunidade local, conforme a legislação brasileira, incluindo a Lei nº 9.784/99 e as resoluções do CONAMA. Como as regras do CONAMA parecem estar sendo respeitadas, invoca-se uma norma cuja mera apresentação já pressupõe descumprimento. Ignorar as consultas feitas sob o arcabouço da legislação ambiental brasileira e insistir que são insuficientes para travar a obra é um ato de puro exagero.

Foto: Reprodução

Não São Os Vulneráveis Que Os Preocupam

O MPF alega que a ausência de consulta pode levar à nulidade dos atos e até à responsabilização penal, considerando os impactos diretos sobre as comunidades tradicionais. No entanto, até agora, não foram apresentadas evidências concretas de que a obra causará impactos irreparáveis aos pescadores artesanais que o MPF quer transformar em índios ou quilombolas. As medidas de mitigação e compensação já previstas são suficientes para lidar com quaisquer impactos.

O Brasil tem uma legislação ambiental robusta que prevê mecanismos de consulta e participação comunitária. Insistir na aplicação da Convenção nº 169 da OIT, ignorando esses mecanismos, é desconsiderar a soberania nacional e a eficácia das leis brasileiras. Usar a convenção de forma inadequada para travar projetos de desenvolvimento é um precedente perigoso e infundado.

A obra de engorda da praia de Ponta Negra deve prosseguir, respeitando as normas e regulamentações nacionais. A aplicação da Convenção nº 169 da OIT neste caso específico é uma distorção e uma tentativa de manipulação legal que ignora a realidade. As consultas realizadas são mais do que suficientes. É necessário equilibrar o desenvolvimento econômico e a proteção dos direitos das comunidades tradicionais, sem exageros que travem projetos importantes sem justificativa.

Manipular dispositivos jurídicos destinados a proteger os vulneráveis para bloquear o progresso é não só ineficaz, mas também um desrespeito à inteligência de todos os envolvidos e às reais necessidades da comunidade. É hora de parar com esse teatro jurídico e avançar com o que realmente importa: o desenvolvimento de Ponta Negra. Para todos, sobretudo os vulneráveis usados nas peças jurídicas que se despacham entre Idema e MPF.

Fonte: Blog do Dina

Opinião dos leitores

  1. A esquerda é tão pilantra que fez triplicar o número de “Índios” existentes no Brasil, no último censo realizado.
    Só pra aumentar o número de miseráveis, digo de “vulneráveis”.
    PT- Partido dos Trambiqueiros

  2. Comunidade tradicional = comunidade tribal. Falta leitura, pesquisa… Basta buscar um artigo de algum pesquisador sério, doutor em direito, e ler.
    A comunidade pesqueira de ponta negra é tradicional e tem todo o direito de opinar na obra da engorda.
    E antes fosse esse o único problema dessa obra…
    Essa licitação tem café? Como dizem por aí, “é só uma pergunta”…

    1. Prefeito, incompetente. Já tem 323 dias, que o Idema, pediu as informações ambientais. E ,,esse projeto foi iniciado no governo de Carlos Eduardo, qdo saiu pra candidatar-se a Governo/2016.

  3. Norma indígena? É muita picaretagem. Governo estadual sabotando o desenvolvimento da capital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

E AGORA? Relatório da PF não aponta crime cometido por jornalista do Maranhão alvo de operação de Moraes após reportagens sobre Dino

Fotos: reprodução/Arte g1

Relatório da Polícia Federal (PF) usado para embasar decisões do ministro do STF Alexandre de Moraes afirma não haver indícios de que o jornalista maranhense Luís Pablo Conceição Almeida tenha cometido crime de violação de sigilo funcional.

Luís Pablo entrou no radar da investigação após publicar reportagens sobre o uso de veículos oficiais por familiares do ministro Flávio Dino. A apuração identificou o ex-secretário maranhense Raimundo Cutrim como a fonte que teria repassado documentos e informações ao jornalista.

No documento, a PF diferencia as condutas e afirma que, em tese, o jornalista estaria protegido pela liberdade de imprensa. Já a eventual atuação de agente público que acessa informações restritas e as repassa para publicação poderia configurar violação de sigilo funcional.

Apesar disso, Moraes citou na decisão que autorizou as diligências devido a existência de indícios de possível perseguição contra Dino. A investigação também analisou conversas entre Luís Pablo e o advogado Diogo Diniz Lima, que teria enviado sugestões para matérias críticas ao ministro.

Os investigadores ainda encontraram ainda uma transferência de R$ 100 mil feita por Lima para a conta de Danilo Cutrim Bezerra, relacionada à compra de um imóvel rural de R$ 461 mil pelo jornalista. A PF registrou a transação e aprofundou a apuração sobre a relação entre os envolvidos, mas o relatório não conclui que o pagamento tenha sido feito em troca de reportagens.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zenaide cresce e empata com Styvenson em pesquisa BG/ PERFIL

A senadora Zenaide Maia (PSD) cresceu e aparece tecnicamente empatada com Styvenson Valentim (Podemos) na nova pesquisa do Instituto Perfil em parceria com o Blog do BG. Na soma do primeiro e do segundo voto aos quais o eleitor tem direito, Zenaide registra 13,44%, enquanto Styvenson aparece com 15,19%. Considerando a margem de erro de 2,45 pontos percentuais, os dois estão em situação de empate técnico e bem à frente de Rafael Motta, terceiro colocado, com 7,50%.

O resultado representa avanço de Zenaide em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, realizado em julho, quando ela tinha 12,06% na soma dos dois votos, contra 16,56% de Styvenson. Na nova rodada, além de reduzir a diferença para o primeiro colocado, a senadora se mantém como reeleita e amplia sua distância em relação aos demais candidatos.

A nova pesquisa mantém, portanto, dois movimentos registrados pelo Instituto Perfil: a consolidação de Zenaide como reeleita e a redução da distância para Styvenson. Com a margem de erro, o resultado atual coloca os dois em empate técnico na liderança.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-06188/2026 e no TRE-RN sob o número RN-00522/2026. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 16 de agosto, com 1.600 eleitores em todo o Rio Grande do Norte. A pesquisa tem margem de erro de 2,45 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Pedro Avelino instala Secretaria de Segurança Pública, amplia videomonitoramento e entrega sede revitalizada

Novo órgão passa a funcionar no prédio do Comando da Guarda Civil Municipal, que foi revitalizado; sistema de câmeras da cidade também foi reativado e ampliado

A Prefeitura de Pedro Avelino deu, nesta quarta-feira (19), um importante passo no fortalecimento da segurança pública do município. Em solenidade que reuniu diversas autoridades estaduais e municipais, a gestão da prefeita Marina Teodoro da Trindade oficializou a instalação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, apresentou a reativação e ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade e entregou a revitalização do prédio do Comando da Guarda Civil Municipal.

A nova Secretaria Municipal de Segurança Pública será comandada pelo secretário Alan Kardec Linhares e passa a funcionar no mesmo espaço onde está instalado o Comando da Guarda Civil Municipal. O prédio recebeu uma revitalização para oferecer uma estrutura mais adequada tanto às atividades administrativas da nova pasta quanto ao trabalho desenvolvido pela Guarda.

A criação e instalação da Secretaria representam uma nova etapa na organização da política municipal de segurança, permitindo maior planejamento, integração e coordenação das ações desenvolvidas pelo município, além de fortalecer a atuação da Guarda Civil Municipal e a articulação com as demais forças de segurança.

Videomonitoramento reativado e ampliado

Outro ponto de destaque da solenidade foi a entrega do sistema de videomonitoramento urbano reativado e ampliado. A estrutura existente foi recuperada e voltou a operar, ao mesmo tempo em que a cobertura do monitoramento foi ampliada, aumentando a capacidade de acompanhamento de diferentes áreas da cidade.

O sistema passa a ser uma importante ferramenta de apoio ao trabalho preventivo e operacional das forças de segurança, contribuindo para o acompanhamento de ocorrências, identificação de situações suspeitas e maior proteção dos espaços públicos.

As três ações entregues conjuntamente: a instalação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a ampliação do videomonitoramento e a revitalização da sede do Comando da Guarda Civil Municipal integram uma estratégia de fortalecimento da segurança pública em Pedro Avelino.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades do Rio Grande do Norte, representantes das forças de segurança, autoridades municipais e convidados, reforçando a importância institucional do momento para o município.

Com a nova estrutura, Pedro Avelino avança na organização da segurança municipal, investindo em estrutura, tecnologia, prevenção e integração, com o objetivo de ampliar a proteção da população e oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam diariamente na segurança da cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TRE-RN manda retirar pesquisa que divulgou Allyson na liderança e aponta dúvidas sobre levantamento

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) determinou, nesta terça-feira (18), a suspensão da divulgação dos resultados para governador da pesquisa Data Census registrada sob o número RN-09307/2026. O levantamento havia sido divulgado por veículos de comunicação mostrando Allyson Bezerra na liderança da disputa pelo Governo do Estado.

A decisão liminar é do desembargador eleitoral João Afonso Morais Pordeus e atende parcialmente a uma representação apresentada pelo candidato Raphael Ferreira Araújo contra o Instituto Data Census Potiguar.

Segundo o TRE-RN, a pesquisa foi registrada oficialmente para medir as intenções de voto apenas para senador, deputado federal e deputado estadual. Apesar disso, o questionário aplicado aos entrevistados continha cinco blocos de perguntas para governador e os resultados dessa disputa foram posteriormente divulgados.

A decisão também aponta inconsistências na documentação do levantamento, como uma nota fiscal emitida antes do período informado para a coleta, a assinatura do relatório estatístico depois da divulgação dos resultados e a presença de dados cadastrais de uma terceira empresa no relatório técnico.

Para o magistrado, essas inconsistências “corroboram a dúvida” sobre a confiabilidade procedimental da pesquisa. A decisão destaca ainda que a circulação dos números para governador poderia induzir o eleitorado a erro e afetar a igualdade entre os candidatos.

Com a liminar, o Data Census está proibido de divulgar os resultados para governador vinculados à pesquisa. O TRE também determinou que Mega Portal RN, Blog do Ismael Medeiros e Blog Geraldo Carneiro retirem as publicações em até 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

O instituto terá ainda dois dias para entregar à Justiça Eleitoral os microdados, mapa dos setores censitários e planilhas de controle da coleta, permitindo uma análise mais aprofundada da pesquisa. A decisão é liminar e o mérito da representação ainda será julgado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – APROVAÇÃO DO GOVERNO FÁTIMA: 56,18% dos potiguares desaprovam e 34,63% aprovam a gestão da governadora

O novo levantamento do Instituto Perfil, realizado em parceria com o Blog do BG, também mediu a avaliação da administração da governadora Fátima Bezerra (PT) entre os eleitores potiguares.

De acordo com a pesquisa, 56,18% desaprovam o governo Fátima. Já 34,63% afirmam aprovar a gestão da petista, enquanto 9,19% não souberam ou preferiram não responder.

Na comparação com julho, a desaprovação a Fátima caiu de 59,56% para 56,18%, enquanto a aprovação subiu de 31,94% para 34,63%.

DADOS DA PESQUISA

Registro: TSE BR-06188/2026 / TRE RN-00522/2026
Período: 13/08 a 16/08
Margem de erro: 2,45 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%
Abrangência: Rio Grande do Norte
Amostra: 1.600 eleitores
Realização: BG/Instituto Perfil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – APROVAÇÃO DO GOVERNO LULA: 62,38% dos potiguares aprovam e 30,81% desaprovam a gestão do presidente

A pesquisa do Instituto Perfil, em parceria com o Blog do BG, também avaliou a aprovação da administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os eleitores do Rio Grande do Norte.

De acordo com o levantamento, 62,38% dos entrevistados aprovam o governo Lula. Outros 30,81% desaprovam a gestão do petista, enquanto 6,81% não souberam ou não responderam.

Na comparação com julho, a aprovação a Lula variou na margem de erro de 61,74% para 62,38% e a desaprovação permaneceu estável, oscilando de 30,13% para 30,81%.

DADOS DA PESQUISA

Registro: TSE BR-06188/2026 / TRE RN-00522/2026
Período: 13/08 a 16/08
Margem de erro: 2,45 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%
Abrangência: Rio Grande do Norte
Amostra: 1.600 eleitores
Realização: BG/Instituto Perfil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – DEPUTADO ESTADUAL ESPONTÂNEA: Tomba Farias lidera, seguido de Dr. Gustavo Soares, Cinthia de Allyson, Nelter Queiroz e Galeno Torquato

 

No cenário espontâneo para deputado estadual, em que o eleitor pode citar qualquer nome ou expressão, Tomba Farias aparece na liderança, segundo levantamento do Instituto Perfil em parceria com o Blog do BG. No total, foram citados 73 nomes.

Tomba lidera com 1,75%. Na sequência dos mais citados vêm Dr. Gustavo Soares (1,38%), Cinthia de Allyson e Nelter Queiroz (ambos com 1,31%), Galeno Torquato (1,19%), Júlio César (1,06%), Walter Alves (0,75%), Kleber Rodrigues e Francisco do PT (ambos com 0,69%), Bibiano e Neilton Diógenes (ambos com 0,63%) e Kaline de Dr. Bernardo (0,56%).

Indecisos são 67,99%, enquanto branco/nulo somam 8,56%.

Veja a lista completa dos nomes citados para deputado estadual:

Tomba Farias: 1,75%
Dr. Gustavo Soares: 1,38%
Cinthia de Allyson: 1,31%
Nelter Queiroz: 1,31%
Galeno Torquato: 1,19%
Júlio César: 1,06%
Walter Alves: 0,75%
Kleber Rodrigues: 0,69%
Francisco do PT: 0,69%
Bibiano: 0,63%
Neilton Diógenes: 0,63%
Kaline de Dr. Bernardo: 0,56%
Ezequiel: 0,56%
Robson Carvalho: 0,50%
Ivan Júnior: 0,50%
Gustavo Carvalho: 0,50%
Getúlio Rego: 0,50%
Cristiane Dantas: 0,50%
Luiz Eduardo: 0,44%
Anne Lagartixa: 0,44%
Dr. Kerginaldo: 0,44%
Isolda Dantas: 0,38%
Adjuto Dias: 0,38%
Ubaldo Fernandes: 0,31%
Eriko Jácome: 0,31%
Coronel Azevedo: 0,25%
Bispo Paulo Luiz: 0,25%
Candidato do Prefeito: 0,25%
Camila Araújo: 0,25%
Nina Souza: 0,25%
Candidato de Lula: 0,25%
Bibi Costa: 0,25%
Divaneide Basílio: 0,25%
Dra. Júlia Almeida: 0,19%
Thabatta Pimenta: 0,19%
Ivanilson Oliveira: 0,19%
Holderlin Silva: 0,19%
Tony Henrique: 0,19%
Flávio de Beroi: 0,19%
Cabo Deyvison: 0,13%
Jorge do Rosário: 0,13%
Dr. Bernardo: 0,13%
Terezinha Maia: 0,13%
Baba: 0,13%
Junior Colaça: 0,13%
Natália Bonavides: 0,13%
Dickson: 0,13%
Eudiane Macedo: 0,06%
Derlandio Jackson: 0,06%
Henrique: 0,06%
Clóvis: 0,06%
Dr. Tadeu: 0,06%
Flávio Rocha: 0,06%
Candidato do Ex-Prefeito: 0,06%
Leo Souza: 0,06%
Taveira Júnior: 0,06%
Fátima: 0,06%
Maria Helena: 0,06%
Cleiton da Policlínica: 0,06%
Sub. Eliabe: 0,06%
Salete Campelo: 0,06%
Souza: 0,06%
Ludimila Oliveira: 0,06%
Benes Leocádio: 0,06%
Carlos Eduardo: 0,06%
Renan Ribeiro: 0,06%
Aroldo: 0,06%
Daniel Valença: 0,06%
Guilherme: 0,06%
Preto Aquino: 0,06%
Brisa Bracchi: 0,06%
Daniel Ribeiro: 0,06%
Hermano Morais: 0,06%
Indeciso: 67,99%
Branco/Nulo: 8,56%

DADOS DA PESQUISA

Registro: TSE BR-06188/2026 / TRE RN-00522/2026
Período: 13/08 a 16/08
Margem de erro: 2,45 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%
Abrangência: Rio Grande do Norte
Amostra: 1.600 eleitores
Realização: BG/Instituto Perfil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – DEPUTADO FEDERAL ESPONTÂNEA: Natália Bonavides é a mais citada, seguida de Thabatta Pimenta, Benes Leocádio, Dr. Bernardo e Robinson Faria

No cenário espontâneo para deputado federal, em que o eleitor pode citar qualquer nome ou expressão, Natália Bonavides segue como a mais lembrada pelos eleitores, segundo levantamento do Instituto Perfil em parceria com o Blog do BG. No total, 42 nomes foram citados.

Natália aparece na liderança com 3,50%. Na sequência dos mais citados vêm Thabatta Pimenta e Benes Leocádio (ambos com 1,63%), Dr. Bernardo e Robinson Faria (ambos com 1,44%), Cabo Deyvison (1,31%), Nina Souza (1,25%), Sargento Gonçalves (1,00%), João Maia (0,94%), Juninho Saia Rodada (0,88%), Odon Júnior (0,75%) e Carla Dickson (0,63%).

Os indecisos, assim como na pesquisa espontânea para deputado estadual, também são a maioria: 70,64%. Já branco/nulo representam 9,00%.

Veja todos os nomes citados para deputado federal:

Natália Bonavides: 3,50%
Thabatta Pimenta: 1,63%
Benes Leocádio: 1,63%
Dr. Bernardo: 1,44%
Robinson Faria: 1,44%
Cabo Deyvison: 1,31%
Nina Souza: 1,25%
Sargento Gonçalves: 1,00%
João Maia: 0,94%
Juninho Saia Rodada: 0,88%
Odon Júnior: 0,75%
Carla Dickson: 0,63%
Mineiro: 0,56%
Coronel Brilhante: 0,50%
Pedro Filho: 0,44%
Candidato de Lula/PT: 0,38%
General Girão: 0,31%
Candidato Prefeito: 0,19%
Eriko Jácome: 0,13%
Gabi Trajano: 0,13%
Luiz Rosado: 0,06%
Candidato Ex-Prefeito: 0,06%
Capitão Emerson: 0,06%
Raposinha: 0,06%
Dr. Gustavo: 0,06%
George Queiroz: 0,06%
Brisa Bracchi: 0,06%
Vitor Marques: 0,06%
Candidato de São Gonçalo: 0,06%
Ezequiel: 0,06%
John Kenneth: 0,06%
Fábio Faria: 0,06%
Candidato de Tomba: 0,06%
Hudson Tourinho: 0,06%
Henrique Alves: 0,06%
Coronel Azevedo: 0,06%
Ivanilson Oliveira: 0,06%
Cintia Maia: 0,06%
Faustino: 0,06%
Tércio Tinôco: 0,06%
Daniel Marinho: 0,06%
Garibalde Leite: 0,06%
Indeciso: 70,64%
Branco/Nulo: 9,00%

DADOS DA PESQUISA

Registro: TSE BR-06188/2026 / TRE RN-00522/2026
Período: 13/08 a 16/08
Margem de erro: 2,45 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%
Abrangência: Rio Grande do Norte
Amostra: 1.600 eleitores
Realização: BG/Instituto Perfil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – SENADO ESPONTÂNEA (2º VOTO): Zenaide Maia aparece à frente, seguida de Styvenson Valentim

No cenário espontâneo para o segundo voto ao Senado, quando os eleitores podem citar qualquer nome ou expressão, Zenaide Maia (PSD) é a mais lembrada pelos eleitores, segundo levantamento do Instituto Perfil em parceria com o Blog do BG.

Zenaide registra 3,69% das citações. Em seguida aparece Styvenson Valentim (Podemos), com 2,19%, seguido de Rafael Motta (PDT), com 1,81%, Coronel Hélio (PL), com 1,69%, e Samanda de Lula (PT), com 1,25%.

A maioria dos entrevistados ainda não definiu sua escolha: 80,43% responderam estar indecisos. Branco/nulo somam 7,81%.

DADOS DA PESQUISA

Registro: TSE BR-06188/2026 / TRE RN-00522/2026
Período: 13/08 a 16/08
Margem de erro: 2,45 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%
Abrangência: Rio Grande do Norte
Amostra: 1.600 eleitores
Realização: BG/Instituto Perfil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – SENADO ESPONTÂNEA (1º VOTO): Styvenson Valentim segue na liderança, seguido de Zenaide Maia

A nova pesquisa do Instituto Perfil, em parceria com o Blog do BG, aponta que Styvenson Valentim (Podemos) segue na liderança da disputa pelo Senado no cenário espontâneo, quando os entrevistados podem citar qualquer nome ou expressão.

Neste cenário, Styvenson aparece com 12,63% das citações. Em seguida vêm Zenaide Maia (PSD) com 5,19%, Samanda de Lula (PT) com 3,00%, Rafael Motta (PDT) com 2,13% e Coronel Hélio (PL) com 1,19%. Os indecisos somam 67,48% dos entrevistados, enquanto branco/nulo representam 7,13%.

DADOS DA PESQUISA

Registro: TSE BR-06188/2026 / TRE RN-00522/2026
Período: 13/08 a 16/08
Margem de erro: 2,45 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%
Abrangência: Rio Grande do Norte
Amostra: 1.600 eleitores
Realização: BG/Instituto Perfil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *