Um senhor identificado como Antônio Luís, 71 anos, e que teve sua imagem viralizada nas redes sociais nos últimos dias, sendo apontado com suposta “isca” de uma quadrilha que praticava assaltos em Natal, foi encontrado em uma pousada na cidade e João Pessoa-PB, onde a sua imagem também correu pela cidade.
A informação foi confirmada pela capitã PM, Carla Marques, o idoso que apontou ser natural da Bahia, estava em João Pessoa há três dias. Foi averiguada se havia registro de denúncias ou processos contra o idoso, mas o registro policial não consta nenhum caso ilícito, diferente do que foi propagado nas redes sociais.
A polícia trabalha para a preservação da integridade, conforme estabelece o Estatuto do Idoso, mas alerta que caso alguém tenha sido vítima, faça a denúncia pelo número 190 ou nas delegacias.
No Rio Grande do Norte, também não houve até o momento registro oficial de denúncias contra o idoso.
O Via Certa Natal postou um vídeo em suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (25), mostrando que um motoqueiro – de forma inadvertida, simplesmente ultrapassou a barreira de proibido trafegar e ainda se vangloriou de ter inaugurado a ponte.
Mas fato é que o BLOGDOBG não quer chamar a atenção disso, mas sim, do ritmo de trabalho. Veja quantos operários tem na obra e o que eles estão fazendo, na verdade: olha a velocidade da obra. Está explicado por que a ponte não fica pronta logo.
O pequeno Bernardo foi diagnosticado, em janeiro de 2023, com leucemia. Após uma recaída no tratamento, seus pais, Leonardo e Monalisa, gravaram um vídeo emocionante ao lado do filho, iniciando uma campanha para incentivar a doação de medula óssea.
“Você vai estar me ajudando se for compatível, mas se não for, vai estar ajudando outra pessoa”, declarou Bernardo.
Em Natal, os interessados em se tornar doadores podem se cadastrar no Hemonorte, localizado na avenida Alexandrino de Alencar.
Como se tornar um doador de medula óssea
Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea, é necessário:
Ter entre 18 e 35 anos de idade (o cadastro permanece ativo até os 60 anos).
Estar em bom estado geral de saúde.
Não apresentar doenças infecciosas ou incapacitantes.
Apresentar um documento oficial com foto.
No momento do cadastro, é coletada uma amostra de sangue (10 ml) para a realização da tipagem HLA, que identifica as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre doador e receptor.
Procedimentos de doação de medula óssea
Existem duas formas principais de doação de medula óssea:
Punção direta da medula óssea: Realizada em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, onde a medula é retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punções. O procedimento dura cerca de 90 minutos e requer internação de 24 horas.
Aférese: O doador recebe, por alguns dias, injeções de um medicamento que estimula a produção e liberação de células-tronco no sangue periférico. Em seguida, é conectado a uma máquina que coleta as células-tronco enquanto o restante do sangue é devolvido ao corpo. Este método não requer internação nem anestesia.
A escolha do método de doação é determinada pela equipe médica, considerando o melhor para o paciente receptor.
A importância da doação
A doação de medula óssea é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Pacientes com leucemia, como o pequeno Bernardo, dependem da generosidade de doadores compatíveis para terem uma chance de cura.
Para mais informações sobre como se tornar um doador, acesse o site do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME): https://redome.inca.gov.br.
A família de Bernardo agradece a todos que se sensibilizarem com a causa e decidirem se tornar doadores. Cada novo cadastro é uma esperança renovada para aqueles que aguardam por um transplante.
O Projeto Rota 22 realiza neste sábado (26), às 9h, o Seminário Rota 22, no Hotel Hertz, no centro de Pau dos Ferros, para marcar o encerramento das oficinas realizadas nas regiões do Alto e Médio Oeste potiguar. O evento contará com a presença do deputado estadual Carmelo Neto (PL-CE), o mais votado do Ceará nas eleições de 2022, com 118.603 votos, e do senador Rogério Marinho.
“O Rota 22 é um espaço de escuta e formulação, onde o partido se aproxima da realidade de cada município. Estamos construindo uma agenda conectada com o que realmente importa para a população”, afirma Rogério Marinho, secretário-geral do PL. No evento o parlamentar espera debater a política atual, formação de novas lideranças da legenda e a defesa de pautas conservadoras.
Aos 23 anos, Carmelo é presidente nacional do PL Jovem e do diretório estadual da sigla no Ceará, além de ser considerado uma das vozes mais influentes da pauta conservadora no Nordeste. Com mais de 1,3 milhão de seguidores nas redes sociais, o parlamentar defende o fortalecimento de lideranças locais com base em sua experiência política e atuação digital.
Mais informações podem ser acessadas no site plrota22.com.br, no canal de WhatsApp do Rota 22 e nas redes sociais @pl22rn e @plnacional22.
Oficinas
O seminário consolida as propostas debatidas nas oficinas realizadas nas cidades da região e reúne lideranças políticas, gestores públicos e representantes do setor produtivo. Durante os encontros, foram abordados temas como saúde, educação, segurança, geração de emprego, infraestrutura e os valores que orientam a atuação do PL.
Realizado pelo PL, em parceria com o Instituto Álvaro Valle, sob liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Rogério Marinho, o Rota 22 promove seminários em todas as regiões do Rio Grande do Norte, com o objetivo de identificar demandas locais e fortalecer o compromisso do partido com a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
O advogado Paulo Augusto Pinheiro foi nomeado juiz substituto para o próximo biênio no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).
O advogado irá suceder Marcello Rocha Lopes, que continua na Corte Eleitoral como juiz titular. A nomeação foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quinta-feira (24), uma sessão solene para a entrega do título de cidadã natalense à empresária Brenda Justiz, COO do Grupo Justiz. A homenagem reconhece sua contribuição ao desenvolvimento econômico da cidade e sua trajetória como empreendedora e líder inspiradora no setor de serviços e saúde.
A proposição foi do vereador Aldo Clemente, que destacou a relevância da homenageada e a seriedade com que conduz escolhas para essa, que é a mais alta honraria concedida pelo Legislativo Municipal. “Faço uma seleção criteriosa para cada título. E Brenda representa não só competência, mas sensibilidade, liderança e compromisso com a cidade que escolheu para viver e empreender”, afirmou o parlamentar.
Natural de Cuba, Brenda chegou em Natal em 2001, onde encontrou o solo fértil para recomeçar e transformar sonhos em realidade. À frente de um grupo empresarial que hoje atua em diversas regiões do país, ela também carrega uma história de fé, resiliência e pioneirismo. Na capital do RN, estreitou laços e construiu sua família. Brenda acredita no poder da coletividade e da construção com propósito. “Esse título representa a oficialização de um amor antigo. Natal me acolheu, me fortaleceu e me fez crescer. Hoje, com muito orgulho, posso dizer: sou cidadã natalense”, declarou emocionada Brenda.
A solenidade contou com a presença de familiares, amigos, colaboradores e parlamentares. Em seu discurso, Brenda destacou a importância da coragem, da fé e do legado que deseja deixar: um caminho pavimentado por cuidado, presença e amor pelo que faz.
Brenda Justiz
Enfermeira por formação, mestre em Saúde Pública, foi a primeira professora do curso de enfermagem na UNP e hoje, empresta a sua visão arrojada para os negócios como sócia-fundadora do Grupo Justiz, que ao lado do seu irmão Raul, lidera um time de mais de 4 mil colaboradores em todo o Brasil.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil e outros países “ficaram ricos” cobrando tarifas de importação sobre produtos americanos.
Em entrevista à revista Time, Trump foi questionado sobre as tarifas aplicadas pelo governo americano. O presidente afirmou que, caso as altas tarifas de importação permaneçam em vigor daqui a um ano, considerará isso uma vitória.
“Veja, foi isso que a China fez conosco. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia, ela cobra entre 100% e 150%. Se você olhar para o Brasil, se olhar para muitos, muitos países, eles cobram – é assim que sobrevivem. É assim que ficaram ricos”, disse Trump.
“Lembre-se disso: não há tarifas se eles fabricarem os produtos aqui. Isso é um sucesso tremendo. Você ainda não percebeu, mas o que está acontecendo é um enorme sucesso. Estamos arrecadando bilhões e bilhões de dólares — dinheiro que nunca tínhamos arrecadado antes”, disse Trump.
À Time, Trump também afirmou que diversos acordos comerciais já foram fechados após a imposição das tarifas e devem ser anunciados nas próximas semanas.
Questionado sobre quando os acordos seriam divulgados, o presidente evitou dar uma data específica, mas garantiu que os Estados Unidos estão “se dando bem” com todos.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para derrubar leis municipais dos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais que proibiam o uso e o ensino da linguagem neutra. Com a decisão, é permitida a aplicação da linguagem neutra nos sistemas educacionais desses municípios.
O entendimento da corte foi que legislar sobre normas da Língua Portuguesa é uma atribuição exclusiva da União. Isso significa que estados e municípios não têm competência para criar ou modificar leis sobre esse tema.
O relator do caso, ministro André Mendonça, acolheu os pedidos apresentados em Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs), reforçando que somente a União pode legislar sobre o uso da linguagem no país. Segundo ele, o STF já analisou vários processos semelhantes, e a fixação de uma tese vinculante tende a facilitar o julgamento de futuros casos sobre a mesma questão.
O ministro Cristiano Zanin apresentou voto divergente. Para ele, os municípios têm autonomia para definir o conteúdo pedagógico das escolas sob sua administração. Ele defende que a educação deve se basear no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) e na gramática oficial, elaborada conforme os termos da reforma ortográfica ratificada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Tribuna do Norte
Pelo menos uma vez esse stf, deu uma dentro, porque diariamente só faz estrume. Esses doentes querem por fina força, inverter as coisas naturais. Vão se tratar , e mudem o remédio, porque esses que vocês estão tomando, só tá piorando “todes voceus” kkkkkk
Pelo menos uma vez esse stf, deu uma dentro, porque diariamente só faz estrume. Esses doentes querem por fina força, inverter as coisas naturais. Vão se tratar , e mudem o remédio, porque esses que vocês estão tomando, só tá piorando “todos voceus” kkkkkk
Então pode-se utilizar linguagem neutra nos tribunais? Podem chamar os ministros de ministris? Foi abolida a língua portuguesa? Parabéns por mais esse feito, supremo tribunal fedido! Mais uma para a coleção dos porcos.
Dezenas de milhares de pessoas lotaram a Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante a madrugada e manhã desta sexta-feira (25) no último dia para se despedir do papa Francisco antes de seu funeral no sábado (26).
A basílica ficou aberta durante a maior parte da madrugada, fechando as portas por somente três horas, entre 2h30 e 5h30 (horário local).
O corpo do pontífice de 88 anos, que morreu na segunda-feira (21) em seus aposentos na casa de hóspedes Santa Marta, no Vaticano, após sofrer um AVC, foi levado à Basílica de São Pedro em uma procissão solene na quarta-feira (23).
Desde então, quase 130 mil pessoas de todo o mundo se despediram do pontífice, informou a Santa Sé.
Na manhã desta sexta-feira, após a reabertura da basílica, as filas se estendiam até a metade da avenida principal que vai de Roma ao Vaticano.
As pessoas se aglomeravam lentamente, algumas esperando horas, para ter alguns minutos lá dentro e prestar suas homenagens a Francisco.
Autoridades do Vaticano planejam encerrar o velório às 19h (horário local), 14h em Brasília, desta sexta-feira (25), antes do rito formal de selagem do caixão do papa.
“O que me surpreendeu foi a determinação dele em servir a Igreja e amar seu povo com toda a sua energia, até o fim”, declarou o cardeal italiano Giovanni Battista Re — líder cerimonial do Colégio Cardinalício e funcionário aposentado do Vaticano — ao jornal italiano La Repubblica em entrevista publicada nesta sexta-feira.
É improvável que um conclave para escolher um novo pontífice comece antes de 6 de maio.
Grande nome por trás dos programas de variedades da TV Globo, Mariano Boni deixou o cargo de diretor depois de 34 anos. Ele estava à frente das atrações Mais Você, Encontro, É de Casa e Conversa com Bial. O diretor-executivo da emissora, Amauri Soares, se pronunciou sobre a saída.
Soares declarou que a saída do ex-diretor foi tomada em comum acordo. Boni entrou na Globo em 1991. Desde então, passou por diferentes cargos do jornalismo antes de comandar a chefia dos programas de variedades, a partir de 2018.
Nos primeiros dez anos de canal, Boni trabalhou como produtor e editor do Fantástico. Depois foi editor-executivo do Jornal Nacional e editor-chefe do Jornal da Globo. Ele também foi chefe de redação da emissora em São Paulo, diretor regional de jornalismo em Brasília e diretor-executivo de jornalismo.
“Em todos estes anos, Mariano comandou muitas das mais importantes coberturas e transmissões do país, além de todos os programas da faixa da manhã da TV Globo”, disse o diretor-executivo da emissora. “Por isso, Mariano tem todo nosso reconhecimento, agradecimento e torcida para os novos projetos autorais que pretende desenvolver.”
A despedida de Mariano Boni da TV Globo
Em seu perfil no Instagram, Boni se despediu da emissora. Na postagem, ele agradeceu a a todos que, de alguma forma, chegaram a fazer parte de sua equipe. Além disso, destacou as mais de três décadas de casa.
“Orgulho máximo da jornada. Para além das realizações no jornalismo e no entretenimento, fica a felicidade de ter trabalhado com tanta gente talentosa e generosa”, disse Boni. “Esse post é para agradecer a todos os colegas que batalharam ao meu lado nos últimos 34 anos.”
Vários famosos que trabalharam com o ex-diretor se manifestaram na postagem com diversas mensagens de sucesso e agradecimentos. A vaga deixada pelo ex-diretor será ocupada por Claudio Marques, que sai da posição de editor-chefe do Jornal Hoje.
Antes de assinar a intimação do Supremo Tribunal Federal (STF) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde está internado desde o último dia 12, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reclamou à oficial de Justiça responsável pela entrega do documento que “tudo no Supremo é secreto”. A servidora, por sua vez, respondeu: “Esse mandado não está em segredo de justiça”.
A cena foi gravada no Hospital DF Star, em Brasília, onde o ex-presidente se recupera de uma cirurgia. O vídeo mostra Bolsonaro recebendo a oficial e iniciando uma série de questionamentos sobre o processo em que é acusado de participar de uma suposta tentativa de golpe de Estado.
A servidora pública, então, explica ao político que a ordem de intimação foi expedida no dia 11 de abril e, desde então, “estava parada”, visto que o ex-presidente não pôde ser intimado porque não estava em Brasília – ele passou mal no dia 12 abril durante uma viagem ao Rio Grande do Norte e foi operado no dia seguinte, já de volta à capital federal.
Diante da explicação, Bolsonaro interpelou a representante do STF: “Eu não tenho a nada a ver com isso. Eu não sabia. Tudo no Supremo é secreto!”. A servidora, então, reiterou a resposta: Esse mandado aqui não está em sigilo”.
O ex-presidente continuou: “Tudo é segredo ou é secreto, tanto é que eu não tive acesso, meus advogados não tiveram acesso a grande parte dos autos, inclusive a minuta do golpe”, afirmou Bolsonaro.
“Mas o ministro tirou o sigilo dos autos”, rebateu a oficial.
Bolsonaro, que é réu na Corte pela denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre um suposto plano de golpe de Estado, em 2022, foi intimado para apresentação da defesa em até cinco dias.
Moraes retirou o sigilo da investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil para evitar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em novembro de 2024, antes de enviar o inquérito a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em nota, o STF afirmou que a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma live no dia 22 de abril, demonstrou a possibilidade de intimação para que ele apresente defesa.
“A citação dos réus (Núcleo 1) informando o início da ação penal e a intimação para apresentação de defesa foram determinadas em 11 de abril. Todos os réus já haviam sido citados entre os dias 11 e 15 de abril. Em virtude da internação do ex-Presidente Jair Bolsonaro, foi determinado que se aguardasse uma data adequada em que pudesse, normalmente, receber o oficial de Justiça. A divulgação de live realizada pelo ex-Presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”, disse o Supremo em nota.
Foi realizado boletim de ocorrência em Natal. Protocolo J2017043002864 do dia 09/08/17.