Vinte e sete deputados federais entraram em contato, nesta quarta-feira, 6, com o Estado para atualizar o posicionamento em relação ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Antes de fazer as mudanças no levantamento, é preciso que o parlamentar confirme, pelo telefone, a informação.
Por enquanto, o placar oficial de votos do Estado marca 245 a favor, 58 indeciso, 110 contra e 11 não quiseram se manifestar. Oitenta e nove não responderam à reportagem.
Antes não localizados, manifestaram-se a favor do afastamento de Dilma os deputados Arnaldo Jordy (PPS-PA), Antonio Jácome (PTN-RN), Carlos Gaguim (PTN-TO), Lucas Vergílio (SD/GO), José Stédile (PSB-RS), Jorge Boeira (PP-SC), Josué Bengtson (PTB-PA), Luiz Hiloshi Nishimori (PR-PR) e a deputada Keiko Ota (PSB-SP).
Da mesma forma pensa o parlamentar Danilo Forte (PSB-CE), que também quer a saída da presidente.
O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) constava erroneamente no placar publicado na edição desta quarta-feira como ‘não localizado’. Delgado já havia sido contactado anteriormente pela reportagem e se manifestado a favor do impeachment.
O posicionamento do deputado José Stédile (PSB-RS) também apareceu em local errado no placar publicado. Ele é favorável ao afastamento de Dilma.
De volta à Casa desde esta terça-feira, o deputado Paulo Kleinübing (PSD-SC) afirmou que votará a favor da saída de Dilma. Ele subtitui o deputado Edinho Bez (PMDB-SC), que também era favorável ao impeachment.
O deputado Givaldo Carimbão (PHS-AL) disse que votará pela continuidade do governo Dilma. Já o peemedebista Kaio Maniçoba (PE) preferiu não se manifestar.
Por mais que critiquemos o governo do PT, de certa forma devemos agradecer por esse momento.
Agradecer, pois com as investigações atuais é demonstrado no cadáver do nosso país, como funciona a governabilidade, ou vocês acham que compra de votos no congresso, doações de empresa com fins futuros e propinas, é uma invenção do PT?!
O governo atual procedeu dessa forma, pois era única arma que tinha para se manter no poder, cada governo com sua modalidade.
O que mais revoltam os governistas é que estão prestes a perder o poder, por procedimento governamental já utilizada em outras épocas, e tentam justificar uma ilegalidade com outra ilegalidade.
Infelizmente, somente mudaremos com uma reforma política, mas para isso, quem comanda o país terá que provocar, ou seja, temos uma chance mínima de mudança, visto que cortar da própria carne é difícil.
Está sendo retirado das entranhas do falecido Brasil, a pura verdade de nossa política, infelizmente é assim que funciona.
O laudo da autópsia do Brasil deu cleptocracia, talvez incurável para uma nova nação, pois o único remédio são os brasileiros que ainda teimam em fechar os olhos, e preferem defender bandeiras partidárias.
A cada dia fica mais próximo do Brasil se libertar do maldito governo do PT.
O governo das trevas, da mentira, da corrupção, da incompetência e da destruição.
Esses deputados que estão indecisos, pelo visto não estão pensando no bem estar da nação, não acreditamos que eles queiram se vender para a presidenta Dilma, somos sabedores do voto aberto, é bom assistirmos nas TVs porque só assim saberemos quem tem respeito pela nação, os que votarem contra o impeachment não tem nenhuma responsabilidade com a nação. Caso esses deputados não compareçam no dia 17/04/16, fica comprovado que estão compatuando com com as irresponsabilidades do desgoverno de Dilma e do PT.
Quatro ministros do Supremo Tribunal Federal votaram pela prisão do ex-presidente Fernando Collor, nesta sexta-feira (25). Flávio Dino, Edson Fachin e o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, acompanharam o voto do relator do caso, Alexandre de Moraes.
Mesmo com os votos, a decisão final será tomada no plenário físico do STF porque o ministro Gilmar Mendes pediu destaque. Cabe a Barroso definir uma data para que a votação aconteça. Barroso, entretanto, está na comitiva do governo brasileiro que foi a Roma, na Itália, para o funeral do Papa Francisco.
Mesmo com a decisão de Mendes, os ministros podem depositar os votos de forma virtual até às 23h59 desta sexta-feira.
O ex-presidente foi preso na madrugada, em Maceió, quando “estava se deslocando para Brasília para cumprimento espontâneo” da ordem judicial, segundo assessoria do político. Collor vai passar por audiência de custódia ainda nesta sexta.
Desdobramento da Lava Jato
Em maio de 2023, o também ex-governador de Alagoas, ex-senador, ex-deputado e ex-prefeito de Maceió foi condenado a oito anos e dez meses pelo próprio Supremo por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em caso relativo à BR Distribuidora, um desdobramento da operação Lava Jato. A empresa de distribuição e venda de combustíveis foi subsidiária da Petrobras até 2019.
Segundo decisão de Moraes, a ação penal contra Collor provou que ele teve ajuda dos empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos para receber R$ 20 milhões e “viabilizar irregularmente” contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia na “construção de bases de distribuição de combustíveis”.
A defesa de Fernando Collor pediu ao ministro do STF Alexandre de Moraes que o ex-presidente seja colocado em regime de prisão domiciliar.
Advogados citaram que ex-presidente tem Parkinson, bipolaridade e apneia do sono grave para justificar necessidade de domiciliar. Em petição encaminhada a Moraes hoje, a defesa disse que Collor tem “comorbidades graves” e precisa fazer uso diário de medicações, de uma máscara contra ronco e apneia, além de visitas médicas especializadas periódicas. Os advogados anexaram ao documento um laudo médico assinado por neurologista para atestar os problemas de saúde.
Defesa também citou idade avançada de Collor, que tem 75 anos. Segundo os advogados, o STF tem reconhecido a possibilidade de prisão domiciliar para idosos, sobretudo quando diagnosticados com comorbidades.
Collor foi preso nesta sexta-feira (25) em Maceió, após determinação de Moraes. O ex-presidente foi levado para a sede da Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, que fica na capital do estado.
Moraes rejeitou ontem recursos contra a condenação de Collor, ocorrida em 2023, e determinou que o ex-presidente cumpra a pena de oito anos e dez meses por corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República), de 2015, ele teria recebido mais de R$ 20 milhões em propinas entre 2010 e 2014 para viabilizar, por meio de indicações políticas, um contrato de troca de bandeira de postos de combustível celebrado pela BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), divergiu do ministro Alexandre de Moraes e votou para aplicar uma pena de um ano e seis meses de prisão para a cabeleireira Débora Rodrigues. O magistrado votou pela condenação por deterioração de patrimônio e para absolvê-la pelos crimes de tentativa de golpe de estado, abolição violenta do estado democrático de direito, dano qualificado e associação criminosa armada.
“Julgo parcialmente procedente o pedido formulado na ação penal para condenar a ré Debora Rodrigues dos Santos à pena de 1 (um) ano e 6 (seis) meses de reclusão e 10 (dez) dias-multa, fixando cada dia multa em 1/30 do salário-mínimo, pela prática do crime tipificado no art. 62, I, da Lei nº 9.605/1998, absolvendo-a quanto às demais imputações”, escreveu Fux.
Agora, há dois votos a favor de uma pena de 14 anos de prisão e um para um ano e seis meses de prisão. Faltam votar os ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. O caso está sendo analisado no plenário virtual da Primeira Turma da Corte.
Presa desde março desde março de 2023, Débora passou a cumprir regime domiciliar no mês passado. Ela foi flagrada pichando a frase “perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, localizada na Praça dos Três Poderes.
Sob críticas de um suposto exagero nas penas determinadas aos réus e pressionado pela mobilização a favor de uma anistia no Congresso, o STF interrompeu o julgamento do caso no mês passado a pedido do ministro Luiz Fux.
Apesar de a pichação com batom estar diretamente associada à denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ela, Débora responde no processo por cinco crimes: associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado de Direito, golpe de Estado e dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado, decorrente da dos atos de vandalismo. Moraes já foi seguido por Flávio Dino.
Dias após pedir vista e suspender o julgamento de Débora, durante o julgamento do núcleo 1 da trama golpista pela Primeira Turma do Supremo, Fux afirmou que após o 8 de janeiro a Corte julgou “sob forte emoção” e sinalizou que votará por uma pena mais branda do que a sugerida por Moraes, mas ainda assim votando pela condenação da mulher.
— Confesso que, em determinadas ocasiões, me deparo com uma pena exacerbada. Foi por essa razão que pedi vista desse caso, porque quero analisar o contexto em que essa senhora se encontrava — afirmou.
Entre integrantes da Corte, a avaliação é que ainda que o desfecho no caso específico de Débora seja de uma pena alta, os resultados dos debates a respeito da dosimetria poderão respingar em novos julgamentos envolvendo outros participantes do 8 de janeiro.
Para auxiliares do Supremo, é possível que julgamentos que começarão a partir dos próximos meses venham com penas totais apresentadas por Moraes mais abrandadas. Na hipótese de penas mais baixas nos julgamentos futuros, pessoas que já foram condenadas a penas mais altas pelas mesmas acusações podem pedir a chamada revisão criminal – que já começaram a chegar na Corte, como informou O GLOBO.
Auxiliares do Supremo também avaliam que uma solução possível para solucionar penas diferentes para crimes similares pode ser a concessão de um habeas corpus coletivo, mas o caminho ainda não é consenso.
Em entrevista ao GLOBO, o ministro Gilmar Mendes, que é decano da Corte, afirmou que o Supremo não deve revisitar as penas já aplicadas às pessoas condenadas pelo 8 de janeiro, mas reforçou que mecanismos previstos na legislação para as progressões de pena devem e podem já ser aplicados.
— Há uma discussão sobre a possibilidade de aplicação da progressão da pena, que é natural. Certamente muitos já são beneficiados ou serão beneficiados pela progressão. Já houve decisões em vários casos sobre prisão domiciliar e imagino que esse trabalho vai ter continuidade. As pessoas não falam, por exemplo, que mais de 500 foram beneficiados por acordos de não persecução penal — disse Gilmar.
No entendimento de integrantes do Supremo, as discussões em torno de ressalvas na dosimetria de penas mostram que, ao contrário das críticas que vêm sofrendo de aliados de Bolsonaro e de parlamentares, a Corte faz análises individualizadas de cada situação. No caso de Débora, que deve ter o destino definido pelos ministros na próxima semana, coube ao próprio Moraes analisar a situação após o pedido de vista de Fux e colocá-la em prisão domiciliar.
Moraes considerou o tempo que ela já vinha cumprindo de prisão preventiva – desde março de 2023, quando foi alvo da Operação Lesa Pátria – junto ao pedido de vista de Fux, o que acarretaria em uma demora para a conclusão do caso.
Interlocutores da Corte reconhecem que a repercussão do caso ampliou a pressão sobre os ministros, mas ponderam que Moraes considerou que a suspensão processual não deveria acarretar prejuízo a ela.
Nesta quinta-feira, 24, o Prefeito de Assú e Presidente da Associação dos Municípios da Região Central e Vale do Açu Potiguar (AMCEVALE), Lula Soares, conduziu uma reunião ordinária da entidade, reunindo prefeitos e secretários municipais que integram a associação. O encontro aconteceu em clima de cooperação e planejamento, com foco no fortalecimento regional por meio de parcerias e iniciativas sustentáveis.
Durante o espaço dedicado ao Consórcio Interfederativo de Saúde do Vale do Açu, que também tem Lula Soares como presidente, ele recebeu representantes da Fecoern e de Cooperativas de Saúde. Na ocasião, foram apresentadas propostas de investimentos em equipamentos, além de projetos voltados à ampliação da sustentabilidade e da eficiência dos serviços de saúde na região.
Ainda na pauta da reunião, foi realizado o sorteio do rodízio da perfuratriz entre os municípios adimplentes, com critérios previamente definidos em consenso com os gestores municipais. O encontro também abriu espaço para o Consórcio Multifinalitário de Inovação e Sustentabilidade, presidido pelo Prefeito de Itajá, João Eudes.
O momento ainda contou com importantes apresentações de representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), que abordaram práticas de gestão ambiental eficiente, destacando ferramentas de apoio aos municípios na preservação e uso sustentável dos recursos naturais.
O advogado Diogo Brilhante Silva apresentou um plano de ação para compras coletivas entre os municípios, com foco em economia e otimização dos processos de aquisição pública. Além disso, representantes de fundos de investimento compartilharam possibilidades de parcerias para o desenvolvimento de projetos em energias renováveis e ações sociais conjuntas nas prefeituras.
A reunião reforça o papel estratégico da AMCEVALE e da cidade de Assú como uma grande articuladora de iniciativas que fortalecem a administração pública municipal, promovendo o desenvolvimento local e regional com foco na inovação, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida da população.
A estratégia de lançamento da rede de arenas Pickleball Center, planejada pela agência Ratts Ratis, foi um sucesso. Os mais de 1 milhão de views, mais de 400 leads qualificados gerados e 23 mil visitas em apenas 14 dias, tiveram como resultado uma alta demanda e procura pelo novo esporte. Antes mesmo da inauguração, já tinham 140 alunos pre-matriculados, e todos o horários de degustação projetados lotaram, da segunda (14) até a segunda seguinte (21), abrindo todos os dias do feriadão, com quadras lotadas do início ao fim do dia.
O Pickleball é o esporte que mais cresce nos Estados Unidos atualmente, uma mistura de tênis de quadra, tênis de mesa e badminton, praticado em quadras de piso cobertas. É fácil de aprender, envolvente e democrático, ideal para quem busca saúde, lazer e uma experiência social única. A primeira arena da rede Pickleball Center funciona na avenida Amintas Barros, quase na esquina com a avenida Rui Barbosa, por trás da Drogasil.
“Recebemos um desafio de Leonardo Melo (foto), o de introduzir o esporte no RN, e pelos números alcançados acho que a Ratts Ratis cumpriu sua missão, mas ainda tem muito trabalho pela frente, e este esporte vai conquistar o norte-rio-grandense” comentou Pedro Ratts, diretor da agência.
Quer conhecer um pouco mais sobre o que a Ratts Ratis pode fazer pelo posicionamento da sua marca? Entre em contato pelo perfil @rattscom ou manda um zap para 99215-9781, e agende uma visita à nova sede. Sua marca vai ganhar um grande reforço de posicionamento.
O desembargador do TJRN, Claudio Santos, indeferiu pedido do vereador de Natal, Daniel Valença, para suspender a Comissão Especial de Inquérito (CEI), aprovada na Câmara Municipal para investigar invasões em propriedades privadas na capital potiguar.
Na decisão, o desembargador entendeu que: “Na espécie, conforme citado na decisão, o art. 85 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Natal estabelece que as Comissões Especiais de Inquérito destinam-se a apurar ” fato determinado ou denúncia grave que envolva matéria de relevante interesse do Município”, não excluindo a possibilidade de investigar condutas que, ainda que praticadas por particulares, afetem o interesse público municipal. Ademais, igualmente não evidencio neste momento de cognição sumária o requisito do periculum in mora, diante da natureza meramente apurativa da comissão, bem como da possibilidade de reparação de dano, caso seja constatada, ao final da demanda, a defendida ilegalidade”.
Com isso, o pedido foi indeferido até análise da 1ª Câmara Cível do TJRN.
O Via Certa Natal postou um vídeo em suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (25), mostrando que um motoqueiro – de forma inadvertida, simplesmente ultrapassou a barreira de proibido trafegar e ainda se vangloriou de ter inaugurado a ponte.
Mas fato é que o BLOGDOBG não quer chamar a atenção disso, mas sim, do ritmo de trabalho. Veja quantos operários tem na obra e o que eles estão fazendo, na verdade: olha a velocidade da obra. Está explicado por que a ponte não fica pronta.
Se fosse o possível punir os transgressores dessa obra, teria que punir órgãos e gestores envolvidos. Orçamentos imprecisos, prazos não cumpridos, preços majorados, mal qualidade dos serviços e mão de obra, enfim, os prejuízos causados a população pelo o longo período de interdição, quando os engarrafamentos, os atrasos e as incertezas para assumir compromissos de trabalho, foi uma tragédia que vai levar muito tempo para ser esquecida
O pequeno Bernardo foi diagnosticado, em janeiro de 2023, com leucemia. Após uma recaída no tratamento, seus pais, Leonardo e Monalisa, gravaram um vídeo emocionante ao lado do filho, iniciando uma campanha para incentivar a doação de medula óssea.
“Você vai estar me ajudando se for compatível, mas se não for, vai estar ajudando outra pessoa”, declarou Bernardo.
Em Natal, os interessados em se tornar doadores podem se cadastrar no Hemonorte, localizado na avenida Alexandrino de Alencar.
Como se tornar um doador de medula óssea
Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea, é necessário:
Ter entre 18 e 35 anos de idade (o cadastro permanece ativo até os 60 anos).
Estar em bom estado geral de saúde.
Não apresentar doenças infecciosas ou incapacitantes.
Apresentar um documento oficial com foto.
No momento do cadastro, é coletada uma amostra de sangue (10 ml) para a realização da tipagem HLA, que identifica as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre doador e receptor.
Procedimentos de doação de medula óssea
Existem duas formas principais de doação de medula óssea:
Punção direta da medula óssea: Realizada em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, onde a medula é retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punções. O procedimento dura cerca de 90 minutos e requer internação de 24 horas.
Aférese: O doador recebe, por alguns dias, injeções de um medicamento que estimula a produção e liberação de células-tronco no sangue periférico. Em seguida, é conectado a uma máquina que coleta as células-tronco enquanto o restante do sangue é devolvido ao corpo. Este método não requer internação nem anestesia.
A escolha do método de doação é determinada pela equipe médica, considerando o melhor para o paciente receptor.
A importância da doação
A doação de medula óssea é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Pacientes com leucemia, como o pequeno Bernardo, dependem da generosidade de doadores compatíveis para terem uma chance de cura.
Para mais informações sobre como se tornar um doador, acesse o site do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME): https://redome.inca.gov.br.
A família de Bernardo agradece a todos que se sensibilizarem com a causa e decidirem se tornar doadores. Cada novo cadastro é uma esperança renovada para aqueles que aguardam por um transplante.
O Projeto Rota 22 realiza neste sábado (26), às 9h, o Seminário Rota 22, no Hotel Hertz, no centro de Pau dos Ferros, para marcar o encerramento das oficinas realizadas nas regiões do Alto e Médio Oeste potiguar. O evento contará com a presença do deputado estadual Carmelo Neto (PL-CE), o mais votado do Ceará nas eleições de 2022, com 118.603 votos, e do senador Rogério Marinho.
“O Rota 22 é um espaço de escuta e formulação, onde o partido se aproxima da realidade de cada município. Estamos construindo uma agenda conectada com o que realmente importa para a população”, afirma Rogério Marinho, secretário-geral do PL. No evento o parlamentar espera debater a política atual, formação de novas lideranças da legenda e a defesa de pautas conservadoras.
Aos 23 anos, Carmelo é presidente nacional do PL Jovem e do diretório estadual da sigla no Ceará, além de ser considerado uma das vozes mais influentes da pauta conservadora no Nordeste. Com mais de 1,3 milhão de seguidores nas redes sociais, o parlamentar defende o fortalecimento de lideranças locais com base em sua experiência política e atuação digital.
Mais informações podem ser acessadas no site plrota22.com.br, no canal de WhatsApp do Rota 22 e nas redes sociais @pl22rn e @plnacional22.
Oficinas
O seminário consolida as propostas debatidas nas oficinas realizadas nas cidades da região e reúne lideranças políticas, gestores públicos e representantes do setor produtivo. Durante os encontros, foram abordados temas como saúde, educação, segurança, geração de emprego, infraestrutura e os valores que orientam a atuação do PL.
Realizado pelo PL, em parceria com o Instituto Álvaro Valle, sob liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Rogério Marinho, o Rota 22 promove seminários em todas as regiões do Rio Grande do Norte, com o objetivo de identificar demandas locais e fortalecer o compromisso do partido com a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
O advogado Paulo Augusto Pinheiro foi nomeado juiz substituto para o próximo biênio no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).
O advogado irá suceder Marcello Rocha Lopes, que continua na Corte Eleitoral como juiz titular. A nomeação foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
Impeachment é um ato constitucional como pode ser golpe ! só quem tem rabo preso a esse governo medíocre e corrupto não sabe disso.
Autópsia da Governabilidade
Por mais que critiquemos o governo do PT, de certa forma devemos agradecer por esse momento.
Agradecer, pois com as investigações atuais é demonstrado no cadáver do nosso país, como funciona a governabilidade, ou vocês acham que compra de votos no congresso, doações de empresa com fins futuros e propinas, é uma invenção do PT?!
O governo atual procedeu dessa forma, pois era única arma que tinha para se manter no poder, cada governo com sua modalidade.
O que mais revoltam os governistas é que estão prestes a perder o poder, por procedimento governamental já utilizada em outras épocas, e tentam justificar uma ilegalidade com outra ilegalidade.
Infelizmente, somente mudaremos com uma reforma política, mas para isso, quem comanda o país terá que provocar, ou seja, temos uma chance mínima de mudança, visto que cortar da própria carne é difícil.
Está sendo retirado das entranhas do falecido Brasil, a pura verdade de nossa política, infelizmente é assim que funciona.
O laudo da autópsia do Brasil deu cleptocracia, talvez incurável para uma nova nação, pois o único remédio são os brasileiros que ainda teimam em fechar os olhos, e preferem defender bandeiras partidárias.
José Câmara P. Neto
03.04.2016
A justiça será feita: NÃO VAI TER GOLPE! VAI TER DEMOCRACIA!!!
A cada dia fica mais próximo do Brasil se libertar do maldito governo do PT.
O governo das trevas, da mentira, da corrupção, da incompetência e da destruição.
Esses deputados que estão indecisos, pelo visto não estão pensando no bem estar da nação, não acreditamos que eles queiram se vender para a presidenta Dilma, somos sabedores do voto aberto, é bom assistirmos nas TVs porque só assim saberemos quem tem respeito pela nação, os que votarem contra o impeachment não tem nenhuma responsabilidade com a nação. Caso esses deputados não compareçam no dia 17/04/16, fica comprovado que estão compatuando com com as irresponsabilidades do desgoverno de Dilma e do PT.
Respeitar a nação é respeitar o voto!
#DilmaFica!
Moro, os negócios da família de FHC vêm ao caso?
Sócio de uma offshore no Panamá e ligado a suspeitos de corrupção, Paulo Henrique Cardoso prosperou à sombra do pai.
Se fosse o filho de Lula…