Mundo

Imprensa internacional repercute explosões em Brasília

Reprodução

As explosões na noite de 4ª feira (13.nov) na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), repercutiram em veículos de comunicação internacionais. O tema foi destaque em jornais como The New York Times, Le Monde, The Guardian e Clarín, entre outros.

As explosões se deram em 2 locais separados: uma em frente à Estátua da Justiça, no STF (Supremo Tribunal Federal), que deixou um morto, e outra em um carro, modelo Shuma da cor prata, estacionado próximo ao Anexo 4 da Câmara. A Polícia Civil do Distrito Federal confirmou que o homem que morreu é Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos. Ele é o dono do veículo que explodiu e foi candidato a vereador de Rio do Sul (SC) pelo PL em 2020.

O The New York Times citou ação de “um homem-bomba solitário” e disse que “muitos brasileiros da direita enxergam o Supremo Tribunal Federal como uma ameaça à democracia, argumentando que ele está perseguindo vozes conservadoras”.

O argentino Clarín disse que o Francisco “foi candidato a vereador pelo Partido Liberal, do ex-presidente da direita radical Jair Bolsonaro”.

O espanhol El País declarou que o local das explosões “foi o epicentro da tentativa de golpe de Estado levada a cabo por milhares de apoiadores de Bolsonaro em janeiro de 2023”.

O francês Le Monde escreveu que, “apoiando Bolsonaro”, o autor “havia postado mensagens ameaçadoras nas redes sociais pouco antes” das explosões.

O britânico The Guardian disse que “as explosões se dão 5 dias antes da reunião dos chefes de Estado do G20 no Rio de Janeiro, seguida de uma visita de Estado à capital Brasília do presidente chinês Xi Jinping”.

O alemão Bild disse que as explosões “abalaram a capital brasileira”.

A emissora Al Jazeera reportou o caso em seu site e citou que o local das explosões “tem sido alvo de violência política nos últimos anos”.

A CNN citou a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes de bloquear o X (ex-Twitter) no país. Disse que “a ordem intensificou uma disputa de meses sobre liberdade de expressão e indignou os apoiadores de Bolsonaro”.

A emissora norte-americana NBC News reportou o caso em seu site.

Poder 360

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente Eriko Jácome comemora a conquista do Selo Ouro de Transparência da Câmara Municipal de Natal

Sob a gestão do presidente Eriko Jácome, a Câmara Municipal de Natal, alcançou o Selo Ouro de Transparência Pública, uma distinção concedida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que reconhece as melhores práticas de gestão pública em termos de transparência. Esta é a primeira vez que o Poder Legislativo Municipal conquista essa honraria, um feito que simboliza o compromisso da instituição com a clareza e a eficiência no uso dos recursos públicos.

O Selo de Transparência Pública foi criado em 2022 e tem como objetivo avaliar e certificar as câmaras municipais, prefeituras, e outros órgãos públicos em todo o estado, com base em critérios rigorosos de transparência e acessibilidade das informações.

O presidente da CMN, Eriko Jácome, destacou a importância desta conquista para a credibilidade da Casa Legislativa e para a sociedade natalense. “Receber o Selo Ouro é um reconhecimento ao esforço coletivo de todos os parlamentares e servidores da Câmara Municipal de Natal, que se empenharam para garantir uma gestão mais transparente e acessível à população. Desde o início da nossa gestão, o aprimoramento do Portal da Transparência foi uma das nossas principais bandeiras. Esta conquista é fruto de um trabalho árduo e de uma grande dedicação, que visa dar à sociedade natalense as ferramentas necessárias para acompanhar e fiscalizar as ações do poder público com total clareza e confiança”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Enem: “André Cury – Curso de Matemática” está com matrículas abertas para 2025 com descontos de até 40%

Com a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o fim do ano letivo chegando, as atenções já se voltam para quem vai enfrentar o desafio a partir de 2025. Uma boa preparação é fundamental durante essa trajetória e por isso a busca por cursinhos já começou. O “André Cury – Curso de Matemática” está com matrículas abertas e com descontos especiais.

Para o professor André Cury, quem frequentou as aulas do cursinho esse ano e se dedicou aos estudos, se saiu bem na prova aplicada no último domingo (10). Segundo ele, a prova de Matemática foi prática e equilibrada. Com mais de 25 anos de experiência em sala de aula, o professor disse que as questões refletiram situações do dia a dia e exigiram interpretação cuidadosa. “A abordagem contextualizada manteve-se alinhada ao perfil do Enem, proporcionando uma experiência exigente, mas acessível aos que se prepararam adequadamente”, disse.

André Cury explica que as questões estavam dentro da previsibilidade e com uma dificuldade mediana. “Os temas abordados já costumavam cair no Enem, como proporções, geometria e estatística, além de funções e gráficos”, completou. No segundo dia de aplicação das provas, os estudantes resolveram 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As matrículas para o “André Cury – Curso de Matemática” estão com descontos de até 40% na Black November e podem ser feitas pelo link na bio do Instagram @andre__cury.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF recebeu também ameaças por email, diz chefe da PF

Foto: reprodução/CNN

O STF (Supremo Tribunal Federal) recebeu outras ameaças, segundo relatou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (14). Estas ameaças teriam sido recebidas por email.

A assessoria do tribunal, no entanto, não quis informar se elas foram recebidas antes ou após as explosões na praça dos Três Poderes na noite desta quarta-feira. Uma fonte do tribunal afirmou que as ameaças que a corte recebe são constantes.

A sessão plenária do tribunal está mantida nesta quinta a partir das 14h, com participação restrita aos advogados das partes e imprensa previamente credenciada. De acordo com a corte, todos serão submetidos a rigorosos procedimentos de segurança.

O prédio principal do tribunal foi submetido nesta manhã à vistoria e varredura por agentes da Polícia Federal e do BOPE da Polícia Militar, como medida de cautela.

Desde a madrugada, o STF está cercado com gradis e controle de acesso a partir do estacionamento do panteão até o da Câmara, medida que será mantida por prazo indeterminado.

O programa de visitação pública no edifício-sede também está suspenso provisoriamente até reavaliação de procedimentos dos segurança a serem adotados.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO E FOTOS: No ritmo atual, obra da estrada de Pipa só deve ficar pronta em 2026

A obra da Estrada de Pipa até começou, mas se continuar no ritmo atual, só deverá ficar pronta em 2026.

Com valor total de R$ 17,7 milhões, o trecho de 18 Km de extensão, só teve 400m executados após uma semana do início da obra. A única intervenção feita nestes 400m foi a retirada do que ainda restava do asfalto antigo.

O prejuízo enorme e incalculável para a população e para o turismo deve continuar durante mais um período alta estação.

Opinião dos leitores

  1. É o ano da eleição, aí tudo se conclui, depois de morrer muitas vidas, carros quebrados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Barroso designa Moraes como relator do inquérito sobre explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Roberto Barroso, designou nesta quinta-feira (14) o ministro Alexandre de Moraes como relator do inquérito sobre as bombas detonadas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na quarta (13).

Moraes será relator com base na regra de prevenção – ou seja, por já cuidar de inquéritos relacionados ao tema.

Atualmente, o ministro é relator do inquérito das fake news, do inquérito das milícias digitais e dos inquéritos ligados aos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023, por exemplo.

Mais cedo, Moraes afirmou que as explosões registradas na área central de Brasília são resultado do ódio político que se instalou no país nos últimos anos – e não um “fato isolado do contexto”.

Moraes também defendeu que a pacificação nacional é necessária, mas não será feita com anistia (perdão) aos criminosos.

“Não podemos ignorar o que ocorreu ontem. E o Ministério Público é uma instituição muito importante, vem fazendo um trabalho muito importante no combate a esse extremismo que lamentavelmente nasceu e cresceu no Brasil em tempos atuais. Nós precisamos continuar combatendo isso”, afirmou ao abrir uma aula magna no Conselho Nacional do Ministério Público.

“O que ocorreu ontem não é um fato isolado do contexto. […] Queira Deus que seja um ato isolado, este ato. Mas o contexto é um contexto que se iniciou lá atrás, quando o famoso gabinete do ódio começou a destilar discurso de ódio contra as instituições, contra o Supremo Tribunal Federal, principalmente. Contra a autonomia do Judiciário, contra os ministros do Supremo e as famílias de cada ministro”, afirmou.

g1

Opinião dos leitores

  1. 🚨Encontrada pela Polícia Federal no interior de Santa Catarina, a ex-mulher de Francisco Wanderley Luiz, autor do ataque à bomba na Praça dos Três Poderes, disse a agentes da Polícia Federal que ele “queria matar o ministro Alexandre de Moraes e quem mais estivesse junto na hora do atentado”..🚨 Vítima investigar o caso????

  2. Vão julgar paranoia ou doença mental como se fosse terrorismo? Surtou, suicidou-se no meio da rua, vira ato anti-democratico?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CENSO 2022: Se fosse uma cidade, maior bairro de Natal seria o 7º município mais populoso do RN; veja ranking

Nossa Senhora da Apresentação é o maior bairro de Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Se fosse uma cidade, o bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal, seria o 7º municipio mais populoso do Rio Grande do Norte, segundo os dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira (14).

O bairro lidera a lista de concentrações urbanas mais populosas dentro das cidades do Rio Grande do Norte. Ao todo, 76.177 pessoas moram no local, representando 10,1% da população da capital potiguar.

Com essa quantidade de moradores, se fosse um município, Nossa Senhora da Apresentação seria maior que outras 160 cidades potiguares, atrás apenas da capital Natal (751,3 mil habitantes), Mossoró (264,5 mil), Parnamirim (252,7 mil), São Gonçalo do Amarante (115,8 mil), Macaíba (82,2 mil) e Ceará-Mirim (79,1 mil).

Segundo o IBGE, dos 10 bairros mais populosos do estado, oito estão da capital potiguar. Porém, não é o caso do segundo colocado na lista: Nova Parnamirim fica em Parnamirim, na Grande Natal e concentra 60.960 moradores. De cada 100 moradores do município, 24 residem no bairro.

Ao contrário de Nossa Senhora da Apresentação, que viu sua população cair -4,5% na comparação com 2010, Nova Parnamirim registrou um aumento de 12,7% em 12 anos. O bairro também entraria no ranking dos 10 maiores municípios potiguares, se fosse uma cidade.

Veja a lista dos bairros mais populosos do Rio Grande do Norte

  1. Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte, Natal) – 76.177 habitantes
  2. Nova Parnamirim (Parnamirim) – 60.960 habitantes
  3. Pajuçara (Zona Norte, Natal) – 56.454 habitantes
  4. Lagoa Azul (Zona Norte,Natal) – 55.607 habitantes
  5. Potengi (Zona Norte, Natal) – 48.596 habitantes
  6. Felipe Camarão (Zona Oeste, Natal) – 44.416 habitantes
  7. Planalto (Zona Oeste, Natal) – 37.166 habitantes
  8. Lagoa Nova (Zona Sul, Natal) – 35.725 habitantes
  9. Ponta Negra (Zona Sul, Natal) – 35.151 habitantes
  10. Jardins (São Gonçalo do Amarante) – 26.955 habitantes

Também chama atenção, na lista dos maiores bairros do estado, o crescimento de Ponta Negra, em Natal, que passou de uma população de 24,6 mil habitantes em 2010 para 35,1 mil moradores em 2022 – crescimento de 42,4%.

O bairro Planalto, na Zona Oeste da capital, cresceu 19%, passando de 31,2 mil para 37,1 mil moradores nos últimos 12 anos.

A Zona Norte de Natal é a região mais populosa da cidade, com 275.512 habitantes, representando 36,7% da população da capital. A Região Oeste, com 10 bairros, ocupa a segunda posição, concentrando 202.945 pessoas, ou 27% do total.

A Zona Sul tem 171.380 moradores, correspondendo a 22,8% da população, enquanto a Região Leste, com 12 bairros, apresenta o menor percentual, com 13,5%, ou 101.463 habitantes.

Opinião dos leitores

  1. Sempre achei que Cidade Satélite fosse o bairro mais populoso, ou pelo menos um dos três primeiros!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula limitará valorização do salário mínimo a 2,5% acima da inflação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A equipe econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda atrelar a valorização do salário mínimo às regras do marco fiscal, aprovado em 2023. Com essa medida, o reajuste seria de, no máximo, 2,5% acima do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

O objetivo do governo é impor o mesmo teto de gastos do marco fiscal a despesas obrigatórias –como benefícios previdenciários, abono-salarial e seguro-desemprego, por exemplo. Esses programas estão indexados ao salário mínimo.

O salário mínimo cresceu quase 3 vezes mais que a inflação de 1996 a 2024. Enquanto a taxa acumulada do INPC no período de dezembro de 1996 a outubro de 2024 foi de 429,3%, o piso remuneratório cresceu 1.160,7% até 2024. Com o salário-base previsto em R$ 1.509 em 2025, a valorização seria de 1.247,3%.

Nos últimos 30 anos, o reajuste superou a correção de 2,5% acima da inflação em 15 oportunidades, incluindo 2023 e 2024.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Sindicalista limitando reajuste no maximo a 2.5% a mais do indice que nao reflete a inflacao. ou seja, a inflacao vai ficar acima de qualquer reajuste sobre o salario minimo com previsao em LEI. Votem no L e sejam felizes… picanha e cerveja.

  2. TUDO que é do povo e para o povo È retirado, NAO pode, MAS quando se destina aos vampiros sanguessugas NAO existe limites e Tampouco barreiras, leis e questionamentos. EITA POVO COV3RD3, que se humilham e aceitam tapinhas e apertos de maos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

População do bairro de Ponta Negra cresceu 42% entre 2010 e 2022

Foto: Canindé Soares

O bairro de Ponta Negra, localizado em Natal, registrou um crescimento populacional de 42,4% entre 2010 e 2022, conforme os dados do Censo Demográfico de 2022. Este aumento coloca Ponta Negra como um dos bairros com maior variação positiva na capital potiguar durante o período.

A pesquisa divulgada pelo IBGE também revelou dados sobre a distribuição da população no Rio Grande do Norte e no Brasil. Em 2022, a população total do estado foi de 3.302.729 habitantes, com 82% vivendo em áreas urbanas e 18% em áreas rurais. Em Natal, a cidade possui 751.300 habitantes, todos em áreas urbanas, sem registros de população rural.

Nos municípios do Rio Grande do Norte, a cidade de Natal se destacou com 100% de sua população residente em áreas urbanas, acompanhada de Parnamirim, que também não possui população rural. Por outro lado, municípios como Ielmo Marinho e Jundiá apresentaram os maiores percentuais de população rural, com 86,8% e 77,5%, respectivamente.

Em termos de domicílios, o estado do Rio Grande do Norte registrou 944.165 residências urbanas, com uma média de 2,86 moradores por domicílio, e 197.708 residências rurais, com média de 3,00 moradores.

A evolução da população urbana no Brasil, Nordeste e Rio Grande do Norte tem mostrado um aumento contínuo. O Brasil viu sua população urbana crescer de 81,3% em 2000 para 87,4% em 2022, enquanto o Nordeste subiu de 69,1% para 77,7% e o Rio Grande do Norte de 73,4% para 82,0%.

A análise da variação populacional em bairros de Natal também indica que, enquanto Ponta Negra teve um crescimento significativo, bairros como Potengi, Filipe Camarão e Lagoa Azul apresentaram quedas na população.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Explosões em Brasília vão ser investigadas pela PF como ato terrorista

Foto: Bruno Peres / Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito para apurar as duas explosões que ocorreram em Brasília e causaram a morte de um homem na noite desta quarta-feira (13). O caso é investigado como ato terrorista, segundo informou o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues.

“O que justifica o inquérito para apurar o ataque terrorista é justamente o cunho político desse ato. Já concluímos a varredura por parte da PF no local onde houve a explosão”, disse o diretor-geral da PF.

A Lei Antiterrorismo, em vigor desde 2016, define como ato de terrorismo “usar ou ameaçar usar, transportar, guardar, portar ou trazer consigo explosivos, gases tóxicos, venenos, conteúdos biológicos, químicos, nucleares ou outros meios capazes de causar danos ou promover destruição em massa”.

As duas explosões ocorreram em um intervalo de 20 segundos, na região da Praça dos Três Poderes. A primeira foi em um carro que estava no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados. A segunda, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), resultou na morte de Francisco Wanderley Luiz, dono do veículo.

O homem tinha residência fixa em Rio do Sul, em Santa Catarina, onde se candidatou a vereador pelo PL em 2020. De acordo com a PF, ele tinha alugado “há vários meses” uma casa em Ceilândia, a cerca de 30 quilômetros do local das explosões.

No imóvel, foram achados artefatos explosivos do mesmo tipo usado na Praça dos Três Poderes. No endereço ligado ao homem em Rio do Sul, a PF apreendeu um notebook e um pen drive.

A Polícia Federal e a Polícia Militar do Distrito Federal passaram a madrugada fazendo varredura na ára das explosões. Além do inquérito de terrorismo aberto pela PF, a Polícia Civil do DF também abriu uma investigação sobre o caso.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. Çei. É mais fácil e cômodo. Um ato terrorista onde o terrorista não tem uma arma, está sozinho, joga fogos de artifício numa estátua e depois ( se não tiver sido abatido) se explode. Que terrorista profissional. E pra finalizar, deixa o corpo do cidadão por 13h de exposição, antes de ser removido do local.

  2. O vídeo do que aconteceu tá aí pra todo mundo ver. Só não vê quem nada quer. Um ser descontrolado, tentando tirar a vida, deixando história.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes rechaça “anistia a criminosos” e diz que explosão no STF não é “fato isolado”

Foto: Reprodução

Um dia depois das explosões em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes, relator na Corte dos inquéritos que investigam os atos violentos de 8 de janeiro de 2023, classificou o episódio como “um dos mais graves atentados” contra a instância máxima do Poder Judiciário brasileiro.

“O que ocorreu ontem no STF não é um fato isolado do contexto. Queria Deus, e a Polícia Federal vai analisar, os autos já estão com a presidência do STF, que seja um ato isolado. Mas é um contexto que se iniciou lá atrás, quando o famoso gabinete do ódio começou a destilar discurso de ódio contra as instituições, contra o STF principalmente, contra a autonomia do Judiciário, contra os ministros do Supremo”, afirmou Moraes.

“Nós não podemos ignorar o que ocorreu ontem, e o Ministério Público é uma instituição importante e vem fazendo esse trabalho de manutenção da democracia e no combate a esse extremismo que nasceu e cresceu no Brasil em tempos atuais. Nós precisamos continuar combatendo isso”, prosseguiu o ministro do Supremo.

Em seu pronunciamento sobre o suposto atentado contra o STF, Alexandre de Moraes rechaçou a hipótese de uma anistia aos condenados pelos ataques violentos de 8 de janeiro ao Supremo, ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto. O projeto de anistia vem sendo defendido por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“A PF já está em vias de conclusão dos inquéritos dos autores intelectuais [do 8 de janeiro]. Mas isso não terminou, e ontem é uma demonstração de que só é possível essa necessária pacificação do país com a responsabilização de todos os criminosos. Não existe possibilidade de pacificação com anistia a criminosos”, afirmou Moraes.

“O criminoso anistiado é um criminoso impune. E a impunidade vai gerar mais agressividade, como gerou ontem. As pessoas acham que podem vir até Brasília, tentar entrar no STF para explodir o STF, porque foram instigadas a agredir, a atacar”, disse o magistrado.

Fonte: Infomoney

Opinião dos leitores

  1. Ministro, com todo respeito, realmente a maioria da população sente ódio pelo ministros do supremo tribunal Federal, no entanto senhor ministro, esse ódio não nasceu do gabinete do ódio como o senhor fala, esse ódio nasceu do gabinete de vossas excelências que sistematicamente exarava sentenças absurdas o que se chama de decisões monocraticas para beneficiar corruptos e amiguinhos da corte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *