Cidades

E AGORA? Inframérica vai devolver a bomba do Aeroporto de São Gonçalo

Foto: divulgação

O grupo argentino Inframérica vai devolver ao governo federal o aeroporto de Natal (RN), que foi leiloado à iniciativa privada em 2011, como primeira concessão do setor no país. A decisão será comunicada formalmente hoje, por meio de ofício, à Agência Nacional de Aviação (Anac).

A operadora entrará com pedido de indenização, nos termos da Lei 13.448 de 2017, que trata da devolução amigável de concessões e de sua posterior relicitação. Ela calcula ter investido cerca de R$ 700 milhões, sem levar em conta atualização monetária, em obras de infraestrutura.

O aeroporto fica no município de São Gonçalo do Amarante, nas proximidades de Natal, e tem menos de dez anos. Sua pista foi construída inteiramente com recursos públicos. Coube à Inframérica erguer o terminal de passageiros (com 42 mil metros quadrados de área operacional e seis pontes de embarque), fazer o pátio de aeronaves e acessos à pista.

Três fatores motivaram o grupo a tomar essa decisão: 1) os estudos de viabilidade do aeroporto à época do leilão previam um movimento de 4,3 milhões de passageiros em 2019, mas na realidade a demanda verificada foi de 2,3 milhões; 2) por questões regulatórias, as tarifas de embarque ficaram defasadas e hoje são 35% inferiores às dos aeroportos da segunda e da terceira rodadas de concessões, que foram licitados em 2012 e em 2013; e 3) a torre de controle em Natal é a única operada por uma concessionária, mas tem tarifas de navegação aérea que equivalem a um quarto do valor praticado pelas torres da Infraero ou do Decea, vinculado à Aeronáutica.

De acordo com o presidente da Inframérica, Jorge Arruda, autoridades federais e do Rio Grande do Norte já foram avisadas informalmente. Pelos termos da Lei 13.448, o pedido de devolução é encaminhado inicialmente à Anac. Depois, passa pelo Ministério da Infraestrutura e a pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

“Nos últimos dois anos, foi criado um arcabouço regulatório que permite a devolução amigável. Vamos seguir estritamente a regulamentação vigente”, disse Arruda ao Valor. Ele preferiu não estimar prazos para todo o procedimento, mas lembrou que a operação do aeroporto continuará com a Inframérica até uma futura passagem de bastão para outra concessionária. “Nesse meio tempo, temos um compromisso de manter os empregados, a qualidade operacional e os esforços de atratividade de novas rotas para Natal, além de compromisso com os lojistas e prestadores de serviços.”

Com a crise econômica dos últimos anos prejudicando as operações e a impossibilidade de reequilíbrio econômico do contrato, segundo Arruda, a devolução amigável tornou-se a melhor alternativa. Ele esclareceu que a concessionária está “100% adimplente” com suas obrigações regulatórias e financeiras. A outorga em Natal é de R$ 15 milhões por ano e a parcela de 2020 já foi quitada em janeiro.

O executivo desvincula esse processo das operações em Brasília e descarta completamente a possibilidade de entregar também sua principal concessão no país. “Continuamos investindo no aeroporto de Brasília e, como holding aeroportuária, estamos atentos às oportunidades no Brasil.”

Tanto é assim que suas equipes já estão mobilizadas para estudar os três lotes de aeroportos a serem leiloados neste ano. Ele menciona que o Bloco Sul, com Curitiba à frente, pode ter sinergia com as operações do grupo na Argentina e no Uruguai. O Bloco Norte tem Manaus como carro-chefe, um aeroporto com bastante movimentação de cargas, experiência que a Inframérica adquiriu em Natal.

O grupo está capitalizado. Em 2017, a Corporación América – empresa-mãe da Inframérica – levantou US$ 500 milhões em sua oferta inicial de ações na Bolsa de Nova York. Ela opera 52 aeroportos em sete países, somando 84 milhões de passageiros por ano.

Em Natal, a Inframérica é dona de 100% do aeroporto. No caso de Brasília, ela detém 51% – a Infraero manteve participação de 49% na sociedade. Ambas as unidades foram privatizadas no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Procurada, a Anac disse que “a adesão à relicitação é um ato voluntário da concessionária e consiste na devolução amigável do ativo, com a consequente realização de novo leilão e assinatura de contrato de concessão com outra empresa”. A agência avalia que esse instrumento “traz segurança jurídica para os contratos, além de permitir a continuidade da prestação de serviços aos usuários”.

O procedimento é detalhado pelo decreto presidencial 9.957, de 2019, e pela resolução 533 da Anac, que define a metodologia de cálculo dos valores para indenização dos investimentos de bens reversíveis não amortizados.

Para o Ministério da Infraestrutura, a sinalização de que a Inframérica pretende usar o mecanismo da devolução amigável é vista como um movimento natural de mercado e até oportuno do ponto de vista estratégico. “Oportuno porque o contrato atual é anterior a uma série de inovações de modelagem que estamos aplicando com muito sucesso no setor”, informou a assessoria da pasta.

“Trata-se também de passo significativo na consolidação do mecanismo e passa aos investidores uma boa imagem de respeito aos contratos, com correção de eventuais erros do processo, sem nenhuma intervenção antimercado”, completou. “Por último, o aeroporto de Natal é considerado um ativo extremamente interessante, por sua proximidade com a América do Norte e com a Europa, uma região turística de enorme potencial e com investimentos estrangeiros consolidados.”

VALOR ECONÔMICO

Opinião dos leitores

  1. Já vai tarde. Elefante branco que só denegriu o RN. Só sérvio para enriquecer mais os Alves.
    Vergonha.

  2. Vamos fazer uma grande Festa com a volta do Aeroporto Augusto Severo,já estou decorando o Trio Xodó de Parnamirim para percorremos a grande Natal mobilizando a população em todas as classes sociais que está com o GRITO DE PROTESTO entalado na maioria em todo o RN.
    Vamos fazer a MAIOR MOBILIZACAO já vista neste ESTADO?????

  3. Tem que privatizar/conceder isso aí, quando privatizar haverá investimento para melhorias, infraestrutura, transporte, acesso…………ops!!!!

  4. Solução viável seria a Inframérica assumir o aeroporto de Mossoró, altamente lucrativo, e Fatão GD transformar o "Aluízio Alves" em presídio de segurança máxima para atender a região de SGA.

  5. João Pessoa é que está se beneficiando com todo este descaso. Já foi o tempo que Natal atraía mais turistas que o nosso belo vizinho.

  6. Ideia de jumento abrir esse aeroporto! Só serviu para o cidadão de bem arriscar a vida naquele fim de mundo, além desses politicos nojentos do RN lavarem dinheiro. Essa cidade não tem jeito! Parada no tempo e no espaço! Onde já se viu, colocar um aeroporto na pior localização da cidade, expondo a população aos bandidos! Já vai tarde! Sugiro construir uma penitenciária no local p colocar todos esses vermes dentro!

  7. Transforma numa penitenciária e inaugura com os políticos que tiveram a grande ideia de mudar o aeroporto de Parnamirim para s. Gonçalo. O Aeroporto de AUGUSTO SEVERO tem ou tinha capacidade de funcionar e atender ao RN pelo menos por 20 anos. O resto é balela, conversa de Político sem compromisso com o povo. Só interesse particular e muita bola ( CORRUPÃO)

  8. E o problema num era ser estatal pois a PPP iria resolver todos os problemas causados pela ineficiência do "Estado" brasileiro? Vamos se ligar gente. Essa regra de dizer que tudo que for Estatal é ruim, e o que for privado é bom, não vale nem na China.

  9. Resta saber se os políticos do RN envolvidos com a idéia IMBECIL de construir esse aeroporto serão processados e PRESOS, e se devolverão aos cofres públicos o dinheiro que roubaram para implantar essa porcaria em São Gonçalo do Amarante.

  10. Se este aeroporto tivesse mais companhias aéreas da Europa talves tivesse natal mais turismo
    Devido a máfia da tap ( presidente da tap que é brasileiro) só a tap voa para natal mais por isso a passagem para natal e mais cara de Portugal se formos de Portugal para São Paulo fica mais barata a passagem que para natal não tem como. Lisboa natal são 6:40 de viagem e as passagens chegam aos 1200€ para São Paulo 540 € ida e volta ambas

    1. Os politicos diziam aqui que ia ter voos até da China.
      Mentira.
      Tudo pra encherem o rabo de dinheiro público.
      Agora tá aí, dando prejuizo ao RN.

  11. Esse aeroporto em São Gonçalo foi uma das piores decisões de infraestrutura realizada em solo potiguar. Longe, perigoso, caro, etc. O aeroporto de Parnamirim, apesar de pequeno, atendia perfeitamente a demanda dos passageiros devido a sua boa estrutura, conforto, tranquilidade e rapidez. Na minha opinião, a base aérea de Parnamirim deveria ir para São Gonçalo, já que os militares teriam mais comodidade para suas atividades e o aeroporto civil retornaria à Parnamirim.

    1. Concordo! Seria uma troca benéfica para os usuários do aeroporto. Mais seguro e mais perto!

  12. Só vi comentários de moradores de Parnamirim, que acham melhor andar mais de 100 km para João Pessoa e Recife do que andar 30 km para são Gonçalo do Amarante, tudo isto é desgosto, por que o aeroporto saiu de Parnamirim zona sul e foi pra são Gonçalo do Amarante zona Norte, todos os acessos para o aeroporto de são Gonçalo do Amarante estão pavimentados, agora o que estes usuários do aeroporto querem é moleza estão só pensando nos seus próprios umbigos e não pensam nos benefícios que este aeroporto trouxe para são Gonçalo do Amarante e para a zona norte de Natal que até então era esquecida, quando só era lembrada na época das eleições. Se houve roubos e desvios de dinheiro na construção deste aeroporto ,que os responsáveis sejam presos e punidos pois a zona norte de Natal e são Gonçalo do Amarante não podem pagar por este roubo. O problema do aeroporto não ter o fluxo de passageiros esperado, são o preço da passagem aérea para Natal que é muito cara em relação às demais capitais do Nordeste vcs sabem muito bem disso, aí ficam torcendo pelo quanto pior melhor pensem grande não pensem pequeno pensem estado do Rio Grande do Norte como um todo , não pensem só em Parnamirim e zona sul de Natal. A partir de hoje está começando uma grande obra na zona norte que é a construção do complexo viário do gancho de igapó, depois desta obra terminada vai melhorar e muito o trânsito na região. E outra, quando o turista chega a Natal pelo aeroporto de são Gonçalo vindo pela zona norte, o turista se depara com um dos mais belos cartões postais da cidade que é ponte Newton Navarro e a via costeira que também é um dos belos cartões postais de Natal, o turista não tem só a opção de vir pela ponte de igapó, ele tem a opção de vim pela BR 101 Norte entrando na Av. Moema Tinoco e a nova Av. Conselheiro Tristão, já tenso acesso direto a ponte Newton Navarro sem pegar muito engarrafamento. Primeiro procurem conhecer a cidade e a região metropolitana que vcs moram aí depois vocês vêm aqui falar as asneira de vcs.

    1. Amigo quais foram os benefícios que o aeroporto trouxe pra zona norte? Ao meu ver continua esquecida, horizontal, perigosa e engarrafada. A questão não é resolvida com bairrismo bobo de parnamirim x São Gonçalo. A questão é que a cidade tinha um aeroporto bom e moderno, dentro da cidade, e decidiram gastar um oceano de dinheiro fazendo um novo aeroporto no meio do nada, dentro de um terreno de político. Totalmente bobo você comemorar o aeroporto ser em São Gonçalo visto que nem dentro da cidade é. O aeroporto é no meio do mato, não tem nenhuma zona residencial, comercial ou industrial perto.

    2. Então explica pra gente o motivo de ser mais barato (tanto a passagem, quanto o deslocamento) e mais seguro para as pessoas fazerem viagens de avião, saindo de João Pessoa do que em São Gonçalo do Amarante?

  13. O mais sensato deveria fazer um plebiscito para saber se o povo quer a volta para Parnamirim e mudar a base aérea para o aeroporto de São Gonçalo. Muito mais simples…

    1. Se fizer vai dá 99,9% do povo do RN deseja a volta do aeroporto Augusto Severo, aquele aeroporto é o fim do mundo

    1. Quem privatizou foi o governo do PT. SUBSIDIOU estudos de viabilidade totalmente fora da realidade. Mais uma do PT que vamos herdar. Paradoxalmente são contra privatizações, mas privatizou de forma irresponsável como tudo no PT. Sem contar a história do terreno…. Quem é de Natal sabe. Só Deus na causa.

    2. Oxe e privatizar é sim a melhor opção. Como provavelmente você não leu a matéria, vou te explicar: a empresa está devolvendo o aeroporto porque acha que não vale a pena, estão ganhando menos do que esperavam com as operações. Agora deixa de ser gado e pensar com essa cabeça burra de socialista porque se essa bosta fosse estatal nós do estado estaríamos pagando essa conta. Estado é pra prover saúde, educação e segurança, não é função do estado ser dono de empresas. Va estudar e se liberte dessa ideologia petista homi

    1. Tanto Henrique Alves como atual Governadora trabalharam em prol desse aeroporto. Verdadeiro Fiasco.

  14. Está ruim para Inframérica??!! Quem danado vai querer aquela bucha. Aquilo é uma máquina de quebrar empresário. Os taxistas faliram ou estão falindo, os lojistas faliram ou estão falindo… enfim, quer perder dinheiro, coloque seus recursos ali dentro.

  15. Vamos agradecer aos políticos que nos deram essa BOMBA de presente, e ficaram ainda mais podres de ricos.

  16. Hora de ser iniciado um movimento de retorno à Parnamirim. Na pior (das piores) hipóteses, manter em São Gonçalo e, pelo menos, fazer justiça a quem merece, ou seja, que volte a ser denominado Aeroporto Internacional AUGUSTO SEVERO.

  17. Manda de volta para Parnamirim. Tenho certeza que a maioria vai aprovar esse gasto e retrabalho.

    1. Criaram um museu no antigo aeroporto. Sabe qual é a visitação? Parece que será mais uma obra para o ostracismo no RN. Melhor voltar a ser aeroporto para os vôos nacionais, que atendia muito bem a todos, a té a chegada do deficitário e problemático aeroporto de São Gonçalo.

  18. O engraçado é que quando a notícia é boa, ai chamam Aeroporto de NATAL. Agora quando a notícia é ruim, chamam Aeroporto de São Gonçalo.

    Que falta de profissionalismo, heim?

  19. Ou seja, com impostos altos sobre o querosene e sem ter vindo nenhum HUB das grandes companhias aéreas, é inviável… Algo que é resolvido politicamente…. E lembrando também da antiga questão da refinaria que não veio, agora até a Petrobrás do RN é inviável… E se não cuidar da infraestrutura da cidade para o turismo, não tardará a hora de vermos hotéis fechando. E por aí vai…

  20. Outra João bebê, manda tua governadora GD colocar o estado nos eixos e fazer um governo descente, até agora só mentiras e aperto nos funcionários, não demitiu um terceirizado.

  21. Cuidado João burrice mate e eita mesmo…..kkkkk e é bom Jair se acostumanfo, aguentar ferro na boneca por mais, no mínimo 15 anos não é fácil. Chora que doi menos bebê.

  22. Estou sem entender qual é a novidade.! Quem tem o mínimo de inteligência sabe que muitos interesses particulares tiveram o maior peso, além de conluios de toda natureza. Viva o brasil…….

  23. Até quando esse aeroporto vai ser sinal de problemas, serviço ruim, exploração de estacionamento e reclamações de todo tipo?
    Aeroporto imposto ao RN por vontade política que desagradou 9 entre cada 10 norteriograndense e desagrada 6 em cada 10 turistas.
    Aeroporto que nasceu de uma mentira, virou um engodo e é problema a todos, gera insatisfação em quem chega e viaja.
    Mais isso é problema do povo, dos babacas que pagam imposto, aos políticos só existe o dever de mandar e o assunto está encerrado.

  24. Não precisa ser nenhum especialista para perceber a inviabilidade do Aeroporto de São Gonçalo. Uma bomba localizada no fim do mundo, em uma região sem nenhuma infraestrutura e apinhada de bandidos da pior espécie, criada por políticos e empreiteiras com o objetivo mesquinho de meter a mão no dinheiro público para enriquecer e pagar suas campanhas políticas. Enquanto isso o povo de Natal perdeu seu adorado aeroporto em Parnamirim. Meu sonho é que aquele símbolo da corrupção e elefante branco da pior qualidade, feche as portas por total desinteresse das administradoras.

  25. Eita!
    Com esse (des )governo diminuindo a renda e precarizando o trabalho (só vaga pra motorista de app e entregador de comida)…vai piorar e muito. Ô governo de burros. É melhor JAIR se acostumando.

    1. É vdd !!! Ela se diz professora e massacra a própria classe. Só sabe comer Bokus.

  26. Quem danado quer um presente de grego desse que só dá prejuízo? Muita gente tem preferido ir nos aeroportos de João Pessoa e até mesmo no de Recife do que nesse abacaxi que temos aqui. Sem contar o risco que se corre no deslocamento a noite. Lamentável

  27. Tem que botar na conta dos responsáveis pela implantação desse Elefante Branco, no caso todos os políticos envolvidos nisso, que custou muito ao contribuinte e que esse custa não terminará nunca, tendo em vista a "viagem" que o passageiro tem que fazer sempre que tem que ir ao único aeroporto da cidade. sem falar nos riscos que todos correm no deslocamento.
    Não tenhamos dúvidas que muita gente ganhou e vai ganhar muita grana com isso tudo.

  28. Esse aeroporto foi só politicagem. Longe demais, perigoso demais. E sem preconceito, feito em uma área feia e sem infraestrutura da cidade. A pessoa chega em Natal e o cartão postal da cidade é o engarrafamento da ponte de igapó. Sem contar que você paga até para entrar.

    1. Politicagem ou pilantragem ? Ou as duas juntas ? Tive mais um bocado de coisas sujas e interesses na valorização das terras que circundam o aeroporto. Sei que foi projetado para receber cargas, e por isso a laje é bem reforçada. O aeroporto de Parnamirim tinha acabado de ser todo reformado como ocorreu com o Estádio Machadão.
      Ainda acho que o aeroporto em Parnamirim é a melhor opção para o Estado e sua população.

  29. Tomara que fechem logo de vez e retomem o Augusto Severo. Quero conhecer alguém que esteja satisfeito em ter que se deslocar até aquele fim de mundo, correndo o risco de assaltos, passando pela horrorosa "paisagem" das favelas ao redor da ponte antiga e tendo que pagar uma tarifa absurda de estacionamento porque a tolerância de 15 minutos mal permite embarcar e desembarcar nossos parentes.

    Esse aeroporto foi uma das piores coisas que foram trazidas para o RN nos últimos tempos.

  30. NINGUEM LEMBRA MAIS HENRIQUE ALVES BRIGOU POR ESSE DESASTRE SO PARA COLOCAR O NOME DO PAI DELE NESSE AEROPORTO
    MAIS UM PREJUIZO DESSA FAMILIA
    GOSTA DE JOGAR DINHEIRO PUBLICO NO LIXO

  31. Se qualquer pessoa buscar no Google verá quantos de nossos políticos davam esse aeroporto, que inicialmente e para enganar o povo, seria de carga, com o pilar de nossa salvação.
    Um terminal longe de tudo, caro, com tarifas surreais, que, para completar, as empresas operam com valores maiores que cidades vizinhas como João Pessoa e Recife, não tinha como dar certo.
    E não dará com a nova proprietária, mantidas as mesmas condições e cenários.
    O Augusto Severo, recém reformado, não merecia o destino que teve.
    Mas é isso, ao menos aqueles políticos que achamos no Google estão felizes. Até chegar aquele "Uber Black" na porta as 6hs da manhã.

  32. Mais um prejuízo do CANALHA luladrão. Esse bandidos o maior crime contra humanidade do século. Acabou com o país, e parece impossível de se erguer.

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Tecnologia

Amazon lança satélites Kuiper em concorrência com Starlink

Foto: Reprodução

A Amazon, liderada pelo bilionário Jeff Bezos, lançou, na última segunda-feira, 28 de abril, os primeiros satélites Kuiper.

Essa iniciativa visa oferecer conexão à internet de alta velocidade a partir do espaço, competindo diretamente com o serviço Starlink, desenvolvido pelo também bilionário Elon Musk.

O lançamento dos 27 satélites ocorreu a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, utilizando um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA), uma joint venture entre Boeing e Lockheed Martin.

Com um investimento superior a 10 bilhões de dólares, o Projeto Kuiper está projetado para incluir mais de 3.200 satélites em sua rede, que deverá ser operada a partir de 2025.

A proposta da Amazon é fornecer acesso à internet em áreas remotas e até mesmo em regiões afetadas por conflitos ou desastres naturais.

Embora o custo do serviço ainda não tenha sido definido, a empresa se compromete a manter preços acessíveis, em linha com sua estratégia comercial de oferecer produtos a preços competitivos.

Starlink e Kuiper

Atualmente, sua concorrente, a Starlink, já conta com cerca de 6.750 satélites em órbita e tem consolidado sua posição como líder no setor de internet via satélite.

O serviço foi utilizado em diversas situações emergenciais, incluindo intervenções após desastres naturais como terremotos e incêndios florestais.

O sucesso da Starlink destaca não apenas a capacidade técnica de Elon Musk, mas também sua influência na definição das políticas espaciais atuais.

Diferente das tradicionais telecomunicações via satélite que operam com grandes satélites em órbita geoestacionária (a mais de 35.000 km da Terra), tanto o Kuiper quanto o Starlink utilizam uma rede de satélites em órbita baixa.

Isso possibilita uma latência significativamente menor nas transmissões de dados e permite cobrir áreas onde as infraestruturas terrestres são insuficientes ou inviáveis.

Risco de colisões entre satélites

No entanto, a rápida expansão dessas constelações levanta preocupações sobre o congestionamento da órbita terrestre baixa.

A competição acirrada entre as empresas pode resultar em um aumento do risco de colisões entre satélites e interferir nas observações astronômicas.

Além disso, questões de soberania estão sendo debatidas, especialmente considerando o crescente papel político exercido por Musk, que se tornou um conselheiro próximo do ex-presidente Donald Trump.

O cenário competitivo no setor promete intensificar ainda mais à medida que novos jogadores entram no mercado, como Eutelsat e Guowang da China.

O Antagonista

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Geral

STF usa técnicas ‘incompatíveis com a democracia’, diz defesa de Filipe Martins

Foto: Divulgação

O advogado Marcelo Sant’Anna, que atua na defesa do ex-assessor da presidência Filipe Martins, afirmou que o processo que tornou seu cliente réu por suposta participação em tentativa de golpe de Estado se baseia em premissas equivocadas e que violações processuais graves foram cometidas durante a tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Sant’Anna, o julgamento de recebimento da denúncia não respeitou garantias mínimas de defesa. “Uma decisão de recebimento de denúncia tem que oportunizar a pessoa acusada à defesa”, disse. “A pessoa tem o direito de tentar demonstrar que aquela acusação é manifestamente improcedente.”

Em entrevista ao Oeste Sem Filtro nesta segunda-feira, 28, o advogado explicou que, durante a sessão, a defesa solicitou que o relator, ministro Alexandre de Moraes, mostrasse onde estavam, nos autos, os dados de geolocalização de Filipe Martins, cuja quebra havia sido determinada em outubro de 2023. Contudo, segundo ele, a documentação não consta nos autos.

Também foi questionada a existência da chamada “minuta do golpe”, atribuída à acusação. “Não temos uma minuta de cópia, nós não temos materialidade”, afirmou Sant’Anna. “Meu colega, o dr. Sebastião, pediu para que o ministro indicasse nos autos onde estaria a tão falada minuta do golpe. O relator não indicou, e o voto prosseguiu.”

Ministro é “vítima” e deveria ser considerado impedido, diz advogado

Sant’Anna também criticou o fato de Alexandre de Moraes conduzir o processo em que, segundo ele, é parte interessada. “Não é um juiz, nós estamos diante da vítima”, descreveu. “Embora, tecnicamente, tenhamos um relator magistrado, ministro da Suprema Corte, o ministro Alexandre de Moraes é vítima. E, por ser vítima, ele não está distante o suficiente dos fatos.”

Segundo ele, esse comprometimento afeta a imparcialidade exigida de um julgador e prejudica a condução do caso. “O STF não entra de fato nas discussões que precisa entrar e não está se prestando a uma jurisdição de qualidade, uma jurisdição à altura de uma Suprema Corte”, criticou o advogado.

Para o advogado, “esse julgamento transborda o aspecto jurídico” e, durante a sessão, houve “falas que, tecnicamente, são muito acanhadas”. O advogado também abordou a atual situação de Filipe Martins, que hoje cumpre prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica, depois de ter passado seis meses em regime fechado.

Para a defesa, a manutenção das medidas cautelares não se justifica. “Sobre o fato gerador daquela prisão, que seria sua suposta viagem, esse fato já está absolutamente esclarecido, nunca houve”, ressaltou. “Não existe o menor sentido na manutenção dessas medidas cautelares diversas da prisão, que é o monitoramento de Filipe hoje.”

Sant’Anna também criticou a proibição de entrevistas impostas a Filipe Martins, ao citar um episódio histórico. “Nelson Rodrigues teve um filho que foi preso durante a ditadura militar, e Flávio Cavalcanti foi até a prisão para entrevistá-lo“, recorda. “Hoje, nessa suposta democracia em que vivemos, não temos isso.”

STF analisa suposta viagem de Martins aos EUA

Parte central da defesa gira em torno da alegação de fraude nos registros migratórios que mostravam uma suposta viagem de Filipe Martins aos EUA. De acordo com Sant’Anna, as investigações em andamento nos EUA já tratam o episódio como falso.

“No dia 9 de abril, tivemos uma audiência muito importante”, recordou Sant’Anna. Atualmente, o processo nos Estados Unidos está na fase de disclosure, em que as partes devem, de maneira recíproca, contribuir para a instrução do processo. Segundo ele, “já se sabe” que o documento de entrada de Martins é falso.

O advogado relatou que a expectativa é esclarecer quem realizou a fraude, por qual razão e a mando de quem. “Esperamos que agora, nas próximas semanas, a gente tenha algum andamento mais concreto disso, já que o governo norte-americano sinaliza com alguma colaboração, para que a gente possa saber”, disse.

Durante a entrevista, Sant’Anna afirmou que o STF tem ignorado os argumentos técnicos da defesa e que o processo apresenta falhas graves. “É um processo que pretende julgar pessoas que supostamente praticaram um golpe, mas que se vale de mecanismos de exceção e de técnicas de interpretação que são absolutamente incompatíveis com a própria democracia”, afirmou.

Revista Oeste

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Geral

Entidade alvo da PF por fraude no INSS contratou filho de Lewandowski

Foto: Divulgação

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contratou o escritório do filho do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, quatro meses antes da operação deflagrada na última quarta-feira (23/4).

Em 2 de dezembro de 2024, o Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap) acertou a contratação do escritório do advogado Enrique Lewandowski e de outras duas bancas de advocacia com o objetivo de “representar institucionalmente a associação” junto a vários órgãos federais “de forma a assegurar a manutenção do ACT (Acordo de Cooperação Técnica)”, que é o convênio com o INSS que permite os descontos de mensalidade associativa de aposentados e pensionistas.

Entre os órgãos listados no contrato está a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao ministério comandado por Lewandowski, assim como a própria Polícia Federal. A Senacon tem como principal objetivo proteger os direitos dos consumidores e a prerrogativa de aplicar multas milionárias a entidades que cometem infrações ao Código de Defesa do Consumidor.

Além do órgão vinculado ao Ministério da Justiça, também são citados no contrato atuação junto ao próprio INSS, à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU), órgãos que começaram a investigar fraudes nos descontos a partir de dezembro de 2023, quando o Metrópoles publicou as primeiras reportagens revelando o esquema dos descontos indevidos.

Por meio de nota, a assessoria do ministro Lewandowski afirmou que “não há, nem houve, nenhuma atuação do referido escritório no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública”.

Já o advogado Enrique Lewandowski afirmou, por meio de sua assessoria, que o documento obtido pela reportagem “diz respeito a uma proposta de prestação de serviços na área do direito administrativo ao Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap)” e que “não contempla atuação na esfera criminal”.

“Esclarece, ainda, que jamais atuou em nenhum processo no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, completa.

De acordo com o contrato, o valor dos honorários advocatícios ficou definido em R$ 200 mil por mês, sendo R$ 50 mil para o escritório do filho de Lewandowski, por um período de 12 meses, totalizando R$ 600 mil em um ano.

O contrato prevê atuação “no atendimento consultivo às fiscalizações demandadas pelos órgão reguladores dos ACTs” e “assessoria jurídica consultiva para evitar a desabilitação da cliente [Cebap] dos quadros do INSS como entidade autorizada a realizar descontos de mensalidades de seus associados, sempre em âmbito administrativo”.

“Para tanto, iremos participar de reuniões com as diferentes autoridades púbicas que possam tratar da referida habilitação, incluindo, mas não se limitando ao INSS, à Senacon, CGU, TCU e outros para apresentação, realização de diagnóstico e entendimento do estágio atual da relação da entidade com os órgãos”, afirma o contrato.

No dia da operação da PF, o ministro Ricardo Lewandowski convocou uma coletiva de imprensa em Brasília para explicar o escopo da investigação, que cumpriu 211 mandados de busca e apreensão e seis de prisão por desvio de dinheiro de aposentados que podem chegar a R$ 6,3 bilhões. O Cebap foi um dos alvos da operação — sofreu busca e apreensão em seu escritório na capital paulista.

Na última sexta-feira (25/4), o Ministério da Previdência decidiu suspender todos os acordos de cooperação em vigor e prometeu devolver o dinheiro descontado dos aposentados e pensionistas no mês de abril. Já a devolução dos descontos não reconhecidos pelos beneficiários realizados antes do mês passado, diz a pasta, “serão avaliados por grupo da Advocacia-Geral da União (AGU) que tratará do tema”.

Metrópoles

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Mundo

Trump completa 100 dias com impasse sobre tarifas e queda de popularidade

Foto: Reuters/Nathan Howard

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, completa 100 dias, nesta terça-feira (29), desde que assumiu seu segundo mandato na Casa Branca, em 20 de janeiro de 2025.

Desde a data, ele lançou uma guerra tarifária global sem precedentes e cortou a ajuda externa dos EUA. Falou sobre anexar a Groenlândia, retomar o Canal do Panamá e tornar o Canadá o 51º estado dos EUA.

Nos primeiros 100 dias desde que Trump retornou ao poder, ele travou uma campanha frequentemente imprevisível que abalou partes da ordem mundial baseada em regras que Washington ajudou a construir a partir das cinzas da Segunda Guerra Mundial.

“O que estamos vendo é uma enorme ruptura nos assuntos mundiais”, disse à Reuters Dennis Ross, ex-negociador do Oriente Médio para governos democratas e republicanos. “Ninguém tem certeza, neste momento, do que fazer com o que está acontecendo ou do que virá a seguir”, ele acrescentou.

A Casa Branca rejeita a ideia de que Trump tenha prejudicado a credibilidade dos EUA, citando, em vez disso, a necessidade de se recuperar do que chama de “liderança irresponsável” do ex-presidente Joe Biden no cenário mundial.

“O presidente Trump está tomando medidas rápidas para enfrentar os desafios, trazendo a Ucrânia e a Rússia à mesa de negociações para encerrar a guerra, estancando o fluxo de fentanil e protegendo os trabalhadores americanos, responsabilizando a China, e levando o Irã à mesa de negociações ao impor novamente a Pressão Máxima”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Brian Hughes, em um comunicado.

Ele acrescentou que Trump também estava “fazendo os houthis pagarem por seu terrorismo… e protegendo nossa fronteira sul, que estava aberta a invasões por quatro anos”.

No entanto, à medida que se aproximava dos 100 dias de sua Presidência, a visão dos americanos sobre o que ele fez até agora tornou-se profundamente negativa, revela uma nova pesquisa da CNN conduzida pela SSRS.

CNN

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VÍDEO: Vídeos de adolescente pregando geram indignação nas redes sociais

Vídeo: Reprodução/Instagram/Canal do Paulo Mathias

Nos últimos dias, vídeos de um jovem pregador adolescente têm circulado amplamente nas redes sociais, gerando debates acalorados e indignação entre internautas e líderes religiosos. As imagens mostram o adolescente, identificado como Miguel Oliveira, fazendo declarações polêmicas durante pregações e entrevistas, o que levantou questionamentos sobre a exposição de menores em ambientes religiosos e o conteúdo das mensagens transmitidas.​

Autointitulado “profeta”, Miguel aparece em pregações intensas, alegando realizar curas milagrosas, como a de uma mulher com leucemia, e solicitando doações via Pix, o que levantou questionamentos sobre a autenticidade de suas ações e a exploração da fé alheia.

O conteúdo vem gerando reações de líderes religiosos, psicólogos e internautas. Nas redes sociais, o termo “falso profeta” chegou a figurar entre os assuntos mais comentados, com milhares de postagens questionando a veracidade das cenas e a responsabilidade dos adultos ao redor do jovem. Já outros alertam para o risco de perseguição religiosa e pedem mais empatia na abordagem do caso.

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Em meio à investigação de fraude, Lula só deve demitir Lupi se houver provas contra ministro

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva só deve demitir o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, se houver provas contra ele no caso das fraudes do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Segundo apurado pelo R7 e pela RECORD, o petista, por enquanto, não deve dispensar Lupi, que está no governo desde o início do mandato. Apesar de avaliarem que o ministro não está ameaçado, as fontes admitem que ele tem sido atingido pelo assunto. “Obviamente ele terá um caminho duro nos próximos dias”, destacou um interlocutor.

Apesar do desgaste e da “pancadaria”, como relatou uma fonte, Lupi não é oficialmente investigado pela operação da Polícia Federal e da CGU (Controladoria-Geral da União) da última terça-feira (22).

Lupi reconheceu, nessa segunda (28), que houve demora do INSS para investigar o esquema de desvio em benefícios de aposentados e pensionistas. Em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social, ele argumentou que os processos internos do órgão são demorados porque o instituto não é “um botequim de esquina”.

Apesar do contexto, pessoas que estiveram no encontro do conselho dessa terça relataram à reportagem que a atmosfera da reunião ficou dentro do previsto, com clima “sóbrio e um pouco tenso”. O assunto não estava na pauta do grupo, que se reúne todo mês, mas foi abordado por Lupi logo na fala de abertura.

O ministro recebeu as primeiras denúncias sobre possível fraude no INSS em junho de 2023 e determinou que o assunto fosse investigado, o que foi concluído em setembro do ano passado. “Eu pedi à época, instruí, para que o INSS, que é a instituição responsável pela ação dessa política pública, começasse a apurar essas denúncias apresentadas. Levou-se tempo demais”, admitiu.

R7

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Prefeito Jaime Calado concede benefícios fiscais à Zurich Airport para impulsionar o desenvolvimento e geração de emprego

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante deu mais um passo estratégico para o fortalecimento da economia local com a assinatura do ato de concessão de benefício fiscal à Zurich Airport, operadora do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. A assinatura do documento aconteceu nesta segunda-feira (28) pelo prefeito Jaime Calado e o secretário municipal de Tributação, Valério França, e garante a redução da base de cálculo da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) para 2% pelo prazo de dez anos.

“São Gonçalo do Amarante possui hoje uma das legislações mais modernas do Brasil para fomentar a instalação e a permanência de empresas em nosso município. Essa política de incentivo garante a geração de empregos, o crescimento econômico e a qualidade de vida da nossa população”, afirmou Jaime Calado.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou que novas parcerias estão sendo articuladas para impulsionar ainda mais o desenvolvimento do Complexo Aeroportuário.

“Nosso objetivo é tornar São Gonçalo do Amarante um polo de desenvolvimento econômico, gerando oportunidades para quem vive aqui. Estamos trabalhando de forma planejada para garantir um futuro de progresso e mais dignidade para a nossa gente”, disse Jaime Calado.

Para Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, a habilitação da concessionária no programa municipal de incentivo fiscal consolida a confiança no município e no Estado.

“É fundamental estarmos enquadrados no decreto do ISS 2%. Operamos há um ano em São Gonçalo e agora celebramos essa habilitação, que reforça nosso compromisso com o Rio Grande do Norte e com a cidade. Anunciamos R$ 25 milhões em novos investimentos e a criação de mais de 60 postos de trabalho”, disse Gesse.

“A relação da gestão municipal com a iniciativa privada é marcada pelo profissionalismo e pela transparência, o que nos dá segurança para investir ainda mais”, acrescentou o CEO.

A cerimônia também marcou a inauguração da Sala Multissensorial do aeroporto, espaço dedicado ao acolhimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. A expectativa é atender de três a cinco famílias por semana.

O evento contou com a presença de secretários do Governo do Estado, representando a governadora Fátima Bezerra, funcionários da empresa Zurich Airport e secretários municipais.

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Por 6×4, STF referenda decisão de Moraes e mantém prisão de Collor

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira (28) referendar a decisão do ministro Alexandre de Moraes e manter a prisão do ex-presidente Fernando Collor.

O placar final foi de 6×4. Votaram para acompanhar a decisão de Moraes: Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

Os ministros André Mendonça, Luiz Fux, Nunes Marques e Gilmar Mendes divergiram e votaram para revogar a prisão.

Os quatro ministros divergentes consideraram que o recurso apresentado pela defesa de Collor tem base no Regimento Interno do STF e deveriam ser acatados.

Fux, Gilmar e Mendonça também mencionaram discordar de Moraes ao dizerem que o recurso não foi “meramente protelatório”.

Decisão de Moraes

Moraes pediu a prisão imediata do ex-presidente na quinta-feira (24), após rejeitar o segundo recurso da defesa de Collor, que foi condenado — em maio de 2023 — a oito anos e dez meses de prisão por participação em esquema de corrupção na BR Distribuidora, atual Vibra.

Neste segundo recurso, a defesa que fosse considerada a pena sugerida pelos ministros que votaram por punições mais leves durante sua condenação em 2023: André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

Na decisão, Moraes afirmou que esse tipo de pedido só é aceito quando ao menos quatro ministros votam pela absolvição total, o que não aconteceu, nem mesmo se os crimes forem analisados separadamente.

O ministro disse ainda que a defesa de Collor tinha “intenção protelatória” ao entrar com o segundo recurso, já que não apresentou fatos novos. Com isso, julgou ser necessário que a decisão seja cumprida de forma imediata.

A decisão ainda precisava ser referendada pelo Plenário da Corte, que iniciou o julgamento na sexta-feira (25). Naquele dia, a votação foi suspensa por pedido de destaque de Gilmar Mendes, o que levaria o julgamento para o plenário físico.

No entanto, o ministro recuou da decisão, permitindo que a análise prossiga no plenário virtual, onde não há debates entre os ministros — apenas o registro dos votos no sistema eletrônico do STF.

Segundo apurou a CNN, houve uma articulação para que Mendes retirasse o pedido de destaque. A avaliação interna foi de que seria ruim manter a prisão de Collor com uma decisão monocrática, especialmente porque a próxima sessão presencial da Corte está prevista apenas para o dia 7 de maio.

Em 2023, a maioria dos ministros da Corte entendeu ter ficado comprovado que Collor recebeu R$ 20 milhões de propina entre 2010 e 2014 para facilitar a construção de obras da UTC Engenharia na BR Distribuidora usando sua influência política como senador.

Ele não foi preso na época porque ainda cabiam recursos da decisão. Essas possibilidades de recurso ficam agora esgotadas com a terceira condenação pela Corte.

O ex-presidente foi preso na madrugada de sexta-feira (25), em Maceió, Alagoas, e segue em sala especial do presídio. A defesa tenta prisão domiciliar e alega que Collor tem mais de 75 anos e sofre com comorbidades graves.

CNN

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Governo Lula usa cargos em conselhos para agradar Motta, Alcolumbre e partidos aliados

Foto: WILTON JUNIOR/ ESTADÃO

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva utiliza cargos em conselhos de empresas estatais para prestigiar sua base no Congresso. Figuras ligadas aos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, foram contempladas na distribuição desses postos, que, além de influência na gestão dos negócios, rendem remunerações adicionais ao salário – os chamados jetons.

O Planalto diz que as nomeações seguem exigências da Lei das Estatais e passam por avaliação dos comitês de elegibilidade das empresas que verificam a conformidade dos processos de indicação. A reportagem também procurou os parlamentares e seus auxiliares por meio das assessorias de imprensa, mas não obteve resposta.

Conforme revelou o Estadão, há 323 aliados do petista indicados para colegiados de empresas públicas ou privadas. Em alguns casos, as nomeações ignoram critérios de formação técnica e experiência profissional condizente com os ramos de atuação das companhias. A lista de beneficiados inclui não só ministros, dirigentes petistas e servidores comissionados, mas também pessoas ligadas a parlamentares com influência sobre a pauta do Legislativo.

Assistente técnico no gabinete de Motta desde fevereiro, Marcone dos Santos é membro do conselho fiscal da Infraero, responsável pela operação e pelo aprimoramento da infraestrutura dos aeroportos do País. Ligado ao Republicanos, sua indicação partiu do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, de quem foi assessor quando o chefe da pasta exercia mandato na Câmara. Santos também passou pelo gabinete do deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE).

Mariangela Fialek, assessora da Presidência da Câmara, é conselheira da Brasilcap, uma subsidiária do Banco do Brasil que atua na emissão de títulos de capitalização. Ela é ligada ao antecessor de Motta, o deputado Arthur Lira (PP-AL), e foi mantida no cargo após a troca de comando na Casa.

Fialek – ou Tuca, como é chamada por aliados – é uma figura conhecida nos corredores do Congresso. Na condição de auxiliar de Lira e assessora da Liderança do PP, foi uma das principais articuladoras da distribuição de emendas entre deputados e teve atuação destacada no orçamento secreto. Em 2022, às vésperas da eleição presidencial, era ela quem recebia parlamentares e assessores em uma sala para deliberar sobre a repartição dos recursospara redutos eleitorais.

Também já trabalhou com o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) e com o ex-presidente Michel Temer (2016-2018), a quem serviu na Secretaria de Governo da Presidência da República. Sob Jair Bolsonaro, trabalhou no Ministério do Desenvolvimento Regional, na gestão de Rogério Marinho (PL-RN), hoje senador.

O perfil dela é similar ao de Ana Paula de Magalhães Albuquerque Lima, chefe de gabinete de Davi Alcolumbre e principal assessora do presidente do Senado em assuntos relacionados ao orçamento público. Ela integra os conselhos fiscal da Caixa Loterias e de administração da PPSA, estatal constituída para a exploração do pré-sal. A remuneração dos dois cargos rendem R$ 13,7 mil mensais.

No fim do ano passado, um relatório da Polícia Federal sobre supostos desvios de recursos de emendas revelou que empresários investigados repassavam o contato dela entre si. Um deles é Marcos Moura, apelidado de “Rei do Lixo”.

Outro representante da cota do Congresso é Inácio Melo Neto, presidente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CRPM) e membro do conselho de administração da entidade vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Ele é marido da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Somam-se a ele ainda o chefe de gabinete do senador Otto Alencar (PSD-BA), Fabio Coutinho, conselheiro de administração da Nuclep, estatal que produz equipamentos para os setores nuclear, de defesa, de óleo e gás, e de energia, e Micheline Xavier Faustino, assessora do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), antecessor de Alcolumbre. Ela integra conselhos da PPSA e da Eletronuclear.

Estadão

Opinião dos leitores

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Brasil

Anitta tenta barrar farmacêutica de usar nome dela em novos remédios


A cantora Anitta está travando uma batalha para impedir o uso de seu nome artístico em produtos que não estejam ligados à sua imagem. A disputa é contra a farmacêutica responsável pelo vermífugo “Annita”, que além de fabricar o medicamento, também possui o registro da grafia “Anitta”, idêntica à usada pela artista.

O problema começou quando a empresa solicitou a ampliação do registro para atuar no setor de cosméticos. Preocupada com a associação de sua imagem a outros produtos, Anitta, por meio de seus escritorio, entrou com um pedido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para impedir a expansão do uso da marca.

Além dessa disputa com a farmacêutica, a cantora também tenta barrar uma empresa finanças que registrou o nome “Anitta” para a produção de gim. Determinada a proteger sua identidade, a artista quer garantir que seu nome continue sendo relacionado exclusivamente aos seus projetos musicais e comerciais.

Correio Brasiliense 

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