Cidades

E AGORA? Inframérica vai devolver a bomba do Aeroporto de São Gonçalo

Foto: divulgação

O grupo argentino Inframérica vai devolver ao governo federal o aeroporto de Natal (RN), que foi leiloado à iniciativa privada em 2011, como primeira concessão do setor no país. A decisão será comunicada formalmente hoje, por meio de ofício, à Agência Nacional de Aviação (Anac).

A operadora entrará com pedido de indenização, nos termos da Lei 13.448 de 2017, que trata da devolução amigável de concessões e de sua posterior relicitação. Ela calcula ter investido cerca de R$ 700 milhões, sem levar em conta atualização monetária, em obras de infraestrutura.

O aeroporto fica no município de São Gonçalo do Amarante, nas proximidades de Natal, e tem menos de dez anos. Sua pista foi construída inteiramente com recursos públicos. Coube à Inframérica erguer o terminal de passageiros (com 42 mil metros quadrados de área operacional e seis pontes de embarque), fazer o pátio de aeronaves e acessos à pista.

Três fatores motivaram o grupo a tomar essa decisão: 1) os estudos de viabilidade do aeroporto à época do leilão previam um movimento de 4,3 milhões de passageiros em 2019, mas na realidade a demanda verificada foi de 2,3 milhões; 2) por questões regulatórias, as tarifas de embarque ficaram defasadas e hoje são 35% inferiores às dos aeroportos da segunda e da terceira rodadas de concessões, que foram licitados em 2012 e em 2013; e 3) a torre de controle em Natal é a única operada por uma concessionária, mas tem tarifas de navegação aérea que equivalem a um quarto do valor praticado pelas torres da Infraero ou do Decea, vinculado à Aeronáutica.

De acordo com o presidente da Inframérica, Jorge Arruda, autoridades federais e do Rio Grande do Norte já foram avisadas informalmente. Pelos termos da Lei 13.448, o pedido de devolução é encaminhado inicialmente à Anac. Depois, passa pelo Ministério da Infraestrutura e a pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

“Nos últimos dois anos, foi criado um arcabouço regulatório que permite a devolução amigável. Vamos seguir estritamente a regulamentação vigente”, disse Arruda ao Valor. Ele preferiu não estimar prazos para todo o procedimento, mas lembrou que a operação do aeroporto continuará com a Inframérica até uma futura passagem de bastão para outra concessionária. “Nesse meio tempo, temos um compromisso de manter os empregados, a qualidade operacional e os esforços de atratividade de novas rotas para Natal, além de compromisso com os lojistas e prestadores de serviços.”

Com a crise econômica dos últimos anos prejudicando as operações e a impossibilidade de reequilíbrio econômico do contrato, segundo Arruda, a devolução amigável tornou-se a melhor alternativa. Ele esclareceu que a concessionária está “100% adimplente” com suas obrigações regulatórias e financeiras. A outorga em Natal é de R$ 15 milhões por ano e a parcela de 2020 já foi quitada em janeiro.

O executivo desvincula esse processo das operações em Brasília e descarta completamente a possibilidade de entregar também sua principal concessão no país. “Continuamos investindo no aeroporto de Brasília e, como holding aeroportuária, estamos atentos às oportunidades no Brasil.”

Tanto é assim que suas equipes já estão mobilizadas para estudar os três lotes de aeroportos a serem leiloados neste ano. Ele menciona que o Bloco Sul, com Curitiba à frente, pode ter sinergia com as operações do grupo na Argentina e no Uruguai. O Bloco Norte tem Manaus como carro-chefe, um aeroporto com bastante movimentação de cargas, experiência que a Inframérica adquiriu em Natal.

O grupo está capitalizado. Em 2017, a Corporación América – empresa-mãe da Inframérica – levantou US$ 500 milhões em sua oferta inicial de ações na Bolsa de Nova York. Ela opera 52 aeroportos em sete países, somando 84 milhões de passageiros por ano.

Em Natal, a Inframérica é dona de 100% do aeroporto. No caso de Brasília, ela detém 51% – a Infraero manteve participação de 49% na sociedade. Ambas as unidades foram privatizadas no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Procurada, a Anac disse que “a adesão à relicitação é um ato voluntário da concessionária e consiste na devolução amigável do ativo, com a consequente realização de novo leilão e assinatura de contrato de concessão com outra empresa”. A agência avalia que esse instrumento “traz segurança jurídica para os contratos, além de permitir a continuidade da prestação de serviços aos usuários”.

O procedimento é detalhado pelo decreto presidencial 9.957, de 2019, e pela resolução 533 da Anac, que define a metodologia de cálculo dos valores para indenização dos investimentos de bens reversíveis não amortizados.

Para o Ministério da Infraestrutura, a sinalização de que a Inframérica pretende usar o mecanismo da devolução amigável é vista como um movimento natural de mercado e até oportuno do ponto de vista estratégico. “Oportuno porque o contrato atual é anterior a uma série de inovações de modelagem que estamos aplicando com muito sucesso no setor”, informou a assessoria da pasta.

“Trata-se também de passo significativo na consolidação do mecanismo e passa aos investidores uma boa imagem de respeito aos contratos, com correção de eventuais erros do processo, sem nenhuma intervenção antimercado”, completou. “Por último, o aeroporto de Natal é considerado um ativo extremamente interessante, por sua proximidade com a América do Norte e com a Europa, uma região turística de enorme potencial e com investimentos estrangeiros consolidados.”

VALOR ECONÔMICO

Opinião dos leitores

  1. Já vai tarde. Elefante branco que só denegriu o RN. Só sérvio para enriquecer mais os Alves.
    Vergonha.

  2. Vamos fazer uma grande Festa com a volta do Aeroporto Augusto Severo,já estou decorando o Trio Xodó de Parnamirim para percorremos a grande Natal mobilizando a população em todas as classes sociais que está com o GRITO DE PROTESTO entalado na maioria em todo o RN.
    Vamos fazer a MAIOR MOBILIZACAO já vista neste ESTADO?????

  3. Tem que privatizar/conceder isso aí, quando privatizar haverá investimento para melhorias, infraestrutura, transporte, acesso…………ops!!!!

  4. Solução viável seria a Inframérica assumir o aeroporto de Mossoró, altamente lucrativo, e Fatão GD transformar o "Aluízio Alves" em presídio de segurança máxima para atender a região de SGA.

  5. João Pessoa é que está se beneficiando com todo este descaso. Já foi o tempo que Natal atraía mais turistas que o nosso belo vizinho.

  6. Ideia de jumento abrir esse aeroporto! Só serviu para o cidadão de bem arriscar a vida naquele fim de mundo, além desses politicos nojentos do RN lavarem dinheiro. Essa cidade não tem jeito! Parada no tempo e no espaço! Onde já se viu, colocar um aeroporto na pior localização da cidade, expondo a população aos bandidos! Já vai tarde! Sugiro construir uma penitenciária no local p colocar todos esses vermes dentro!

  7. Transforma numa penitenciária e inaugura com os políticos que tiveram a grande ideia de mudar o aeroporto de Parnamirim para s. Gonçalo. O Aeroporto de AUGUSTO SEVERO tem ou tinha capacidade de funcionar e atender ao RN pelo menos por 20 anos. O resto é balela, conversa de Político sem compromisso com o povo. Só interesse particular e muita bola ( CORRUPÃO)

  8. E o problema num era ser estatal pois a PPP iria resolver todos os problemas causados pela ineficiência do "Estado" brasileiro? Vamos se ligar gente. Essa regra de dizer que tudo que for Estatal é ruim, e o que for privado é bom, não vale nem na China.

  9. Resta saber se os políticos do RN envolvidos com a idéia IMBECIL de construir esse aeroporto serão processados e PRESOS, e se devolverão aos cofres públicos o dinheiro que roubaram para implantar essa porcaria em São Gonçalo do Amarante.

  10. Se este aeroporto tivesse mais companhias aéreas da Europa talves tivesse natal mais turismo
    Devido a máfia da tap ( presidente da tap que é brasileiro) só a tap voa para natal mais por isso a passagem para natal e mais cara de Portugal se formos de Portugal para São Paulo fica mais barata a passagem que para natal não tem como. Lisboa natal são 6:40 de viagem e as passagens chegam aos 1200€ para São Paulo 540 € ida e volta ambas

    1. Os politicos diziam aqui que ia ter voos até da China.
      Mentira.
      Tudo pra encherem o rabo de dinheiro público.
      Agora tá aí, dando prejuizo ao RN.

  11. Esse aeroporto em São Gonçalo foi uma das piores decisões de infraestrutura realizada em solo potiguar. Longe, perigoso, caro, etc. O aeroporto de Parnamirim, apesar de pequeno, atendia perfeitamente a demanda dos passageiros devido a sua boa estrutura, conforto, tranquilidade e rapidez. Na minha opinião, a base aérea de Parnamirim deveria ir para São Gonçalo, já que os militares teriam mais comodidade para suas atividades e o aeroporto civil retornaria à Parnamirim.

    1. Concordo! Seria uma troca benéfica para os usuários do aeroporto. Mais seguro e mais perto!

  12. Só vi comentários de moradores de Parnamirim, que acham melhor andar mais de 100 km para João Pessoa e Recife do que andar 30 km para são Gonçalo do Amarante, tudo isto é desgosto, por que o aeroporto saiu de Parnamirim zona sul e foi pra são Gonçalo do Amarante zona Norte, todos os acessos para o aeroporto de são Gonçalo do Amarante estão pavimentados, agora o que estes usuários do aeroporto querem é moleza estão só pensando nos seus próprios umbigos e não pensam nos benefícios que este aeroporto trouxe para são Gonçalo do Amarante e para a zona norte de Natal que até então era esquecida, quando só era lembrada na época das eleições. Se houve roubos e desvios de dinheiro na construção deste aeroporto ,que os responsáveis sejam presos e punidos pois a zona norte de Natal e são Gonçalo do Amarante não podem pagar por este roubo. O problema do aeroporto não ter o fluxo de passageiros esperado, são o preço da passagem aérea para Natal que é muito cara em relação às demais capitais do Nordeste vcs sabem muito bem disso, aí ficam torcendo pelo quanto pior melhor pensem grande não pensem pequeno pensem estado do Rio Grande do Norte como um todo , não pensem só em Parnamirim e zona sul de Natal. A partir de hoje está começando uma grande obra na zona norte que é a construção do complexo viário do gancho de igapó, depois desta obra terminada vai melhorar e muito o trânsito na região. E outra, quando o turista chega a Natal pelo aeroporto de são Gonçalo vindo pela zona norte, o turista se depara com um dos mais belos cartões postais da cidade que é ponte Newton Navarro e a via costeira que também é um dos belos cartões postais de Natal, o turista não tem só a opção de vir pela ponte de igapó, ele tem a opção de vim pela BR 101 Norte entrando na Av. Moema Tinoco e a nova Av. Conselheiro Tristão, já tenso acesso direto a ponte Newton Navarro sem pegar muito engarrafamento. Primeiro procurem conhecer a cidade e a região metropolitana que vcs moram aí depois vocês vêm aqui falar as asneira de vcs.

    1. Amigo quais foram os benefícios que o aeroporto trouxe pra zona norte? Ao meu ver continua esquecida, horizontal, perigosa e engarrafada. A questão não é resolvida com bairrismo bobo de parnamirim x São Gonçalo. A questão é que a cidade tinha um aeroporto bom e moderno, dentro da cidade, e decidiram gastar um oceano de dinheiro fazendo um novo aeroporto no meio do nada, dentro de um terreno de político. Totalmente bobo você comemorar o aeroporto ser em São Gonçalo visto que nem dentro da cidade é. O aeroporto é no meio do mato, não tem nenhuma zona residencial, comercial ou industrial perto.

    2. Então explica pra gente o motivo de ser mais barato (tanto a passagem, quanto o deslocamento) e mais seguro para as pessoas fazerem viagens de avião, saindo de João Pessoa do que em São Gonçalo do Amarante?

  13. O mais sensato deveria fazer um plebiscito para saber se o povo quer a volta para Parnamirim e mudar a base aérea para o aeroporto de São Gonçalo. Muito mais simples…

    1. Se fizer vai dá 99,9% do povo do RN deseja a volta do aeroporto Augusto Severo, aquele aeroporto é o fim do mundo

    1. Quem privatizou foi o governo do PT. SUBSIDIOU estudos de viabilidade totalmente fora da realidade. Mais uma do PT que vamos herdar. Paradoxalmente são contra privatizações, mas privatizou de forma irresponsável como tudo no PT. Sem contar a história do terreno…. Quem é de Natal sabe. Só Deus na causa.

    2. Oxe e privatizar é sim a melhor opção. Como provavelmente você não leu a matéria, vou te explicar: a empresa está devolvendo o aeroporto porque acha que não vale a pena, estão ganhando menos do que esperavam com as operações. Agora deixa de ser gado e pensar com essa cabeça burra de socialista porque se essa bosta fosse estatal nós do estado estaríamos pagando essa conta. Estado é pra prover saúde, educação e segurança, não é função do estado ser dono de empresas. Va estudar e se liberte dessa ideologia petista homi

    1. Tanto Henrique Alves como atual Governadora trabalharam em prol desse aeroporto. Verdadeiro Fiasco.

  14. Está ruim para Inframérica??!! Quem danado vai querer aquela bucha. Aquilo é uma máquina de quebrar empresário. Os taxistas faliram ou estão falindo, os lojistas faliram ou estão falindo… enfim, quer perder dinheiro, coloque seus recursos ali dentro.

  15. Vamos agradecer aos políticos que nos deram essa BOMBA de presente, e ficaram ainda mais podres de ricos.

  16. Hora de ser iniciado um movimento de retorno à Parnamirim. Na pior (das piores) hipóteses, manter em São Gonçalo e, pelo menos, fazer justiça a quem merece, ou seja, que volte a ser denominado Aeroporto Internacional AUGUSTO SEVERO.

  17. Manda de volta para Parnamirim. Tenho certeza que a maioria vai aprovar esse gasto e retrabalho.

    1. Criaram um museu no antigo aeroporto. Sabe qual é a visitação? Parece que será mais uma obra para o ostracismo no RN. Melhor voltar a ser aeroporto para os vôos nacionais, que atendia muito bem a todos, a té a chegada do deficitário e problemático aeroporto de São Gonçalo.

  18. O engraçado é que quando a notícia é boa, ai chamam Aeroporto de NATAL. Agora quando a notícia é ruim, chamam Aeroporto de São Gonçalo.

    Que falta de profissionalismo, heim?

  19. Ou seja, com impostos altos sobre o querosene e sem ter vindo nenhum HUB das grandes companhias aéreas, é inviável… Algo que é resolvido politicamente…. E lembrando também da antiga questão da refinaria que não veio, agora até a Petrobrás do RN é inviável… E se não cuidar da infraestrutura da cidade para o turismo, não tardará a hora de vermos hotéis fechando. E por aí vai…

  20. Outra João bebê, manda tua governadora GD colocar o estado nos eixos e fazer um governo descente, até agora só mentiras e aperto nos funcionários, não demitiu um terceirizado.

  21. Cuidado João burrice mate e eita mesmo…..kkkkk e é bom Jair se acostumanfo, aguentar ferro na boneca por mais, no mínimo 15 anos não é fácil. Chora que doi menos bebê.

  22. Estou sem entender qual é a novidade.! Quem tem o mínimo de inteligência sabe que muitos interesses particulares tiveram o maior peso, além de conluios de toda natureza. Viva o brasil…….

  23. Até quando esse aeroporto vai ser sinal de problemas, serviço ruim, exploração de estacionamento e reclamações de todo tipo?
    Aeroporto imposto ao RN por vontade política que desagradou 9 entre cada 10 norteriograndense e desagrada 6 em cada 10 turistas.
    Aeroporto que nasceu de uma mentira, virou um engodo e é problema a todos, gera insatisfação em quem chega e viaja.
    Mais isso é problema do povo, dos babacas que pagam imposto, aos políticos só existe o dever de mandar e o assunto está encerrado.

  24. Não precisa ser nenhum especialista para perceber a inviabilidade do Aeroporto de São Gonçalo. Uma bomba localizada no fim do mundo, em uma região sem nenhuma infraestrutura e apinhada de bandidos da pior espécie, criada por políticos e empreiteiras com o objetivo mesquinho de meter a mão no dinheiro público para enriquecer e pagar suas campanhas políticas. Enquanto isso o povo de Natal perdeu seu adorado aeroporto em Parnamirim. Meu sonho é que aquele símbolo da corrupção e elefante branco da pior qualidade, feche as portas por total desinteresse das administradoras.

  25. Eita!
    Com esse (des )governo diminuindo a renda e precarizando o trabalho (só vaga pra motorista de app e entregador de comida)…vai piorar e muito. Ô governo de burros. É melhor JAIR se acostumando.

    1. É vdd !!! Ela se diz professora e massacra a própria classe. Só sabe comer Bokus.

  26. Quem danado quer um presente de grego desse que só dá prejuízo? Muita gente tem preferido ir nos aeroportos de João Pessoa e até mesmo no de Recife do que nesse abacaxi que temos aqui. Sem contar o risco que se corre no deslocamento a noite. Lamentável

  27. Tem que botar na conta dos responsáveis pela implantação desse Elefante Branco, no caso todos os políticos envolvidos nisso, que custou muito ao contribuinte e que esse custa não terminará nunca, tendo em vista a "viagem" que o passageiro tem que fazer sempre que tem que ir ao único aeroporto da cidade. sem falar nos riscos que todos correm no deslocamento.
    Não tenhamos dúvidas que muita gente ganhou e vai ganhar muita grana com isso tudo.

  28. Esse aeroporto foi só politicagem. Longe demais, perigoso demais. E sem preconceito, feito em uma área feia e sem infraestrutura da cidade. A pessoa chega em Natal e o cartão postal da cidade é o engarrafamento da ponte de igapó. Sem contar que você paga até para entrar.

    1. Politicagem ou pilantragem ? Ou as duas juntas ? Tive mais um bocado de coisas sujas e interesses na valorização das terras que circundam o aeroporto. Sei que foi projetado para receber cargas, e por isso a laje é bem reforçada. O aeroporto de Parnamirim tinha acabado de ser todo reformado como ocorreu com o Estádio Machadão.
      Ainda acho que o aeroporto em Parnamirim é a melhor opção para o Estado e sua população.

  29. Tomara que fechem logo de vez e retomem o Augusto Severo. Quero conhecer alguém que esteja satisfeito em ter que se deslocar até aquele fim de mundo, correndo o risco de assaltos, passando pela horrorosa "paisagem" das favelas ao redor da ponte antiga e tendo que pagar uma tarifa absurda de estacionamento porque a tolerância de 15 minutos mal permite embarcar e desembarcar nossos parentes.

    Esse aeroporto foi uma das piores coisas que foram trazidas para o RN nos últimos tempos.

  30. NINGUEM LEMBRA MAIS HENRIQUE ALVES BRIGOU POR ESSE DESASTRE SO PARA COLOCAR O NOME DO PAI DELE NESSE AEROPORTO
    MAIS UM PREJUIZO DESSA FAMILIA
    GOSTA DE JOGAR DINHEIRO PUBLICO NO LIXO

  31. Se qualquer pessoa buscar no Google verá quantos de nossos políticos davam esse aeroporto, que inicialmente e para enganar o povo, seria de carga, com o pilar de nossa salvação.
    Um terminal longe de tudo, caro, com tarifas surreais, que, para completar, as empresas operam com valores maiores que cidades vizinhas como João Pessoa e Recife, não tinha como dar certo.
    E não dará com a nova proprietária, mantidas as mesmas condições e cenários.
    O Augusto Severo, recém reformado, não merecia o destino que teve.
    Mas é isso, ao menos aqueles políticos que achamos no Google estão felizes. Até chegar aquele "Uber Black" na porta as 6hs da manhã.

  32. Mais um prejuízo do CANALHA luladrão. Esse bandidos o maior crime contra humanidade do século. Acabou com o país, e parece impossível de se erguer.

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Violência contra a mulher: 58% das vítimas no RN foram agredidas na frente dos filhos

Foto: Pedro Santana/EPTV

A Justiça do Rio Grande do Norte registrou mais de 36,4 mil medidas protetivas a favor de mulheres vítimas de violência doméstica de janeiro de 2020 a agosto de 2024. Os dados são do projeto Marias – Radar da violência doméstica – que traça um perfil das vítimas e dos agressores.

De acordo com o painel, que é produzido com base em informações dos processos, mais de 8 mil mulheres, cerca de 58% das vítimas com formulários registrados no período relataram que sofreram atos de violência na frente dos filhos. 47% delas disseram que têm filhos com o agressor.

Cerca de 21% também relataram que vivam algum conflito em relação à guarda das crianças, visitas ou pagamento de pensão, no momento da agressão. Praticamente um quarto das vítimas disse que sofreu a violência durante gravidez ou no período de três meses após o parto.

Os tipos de violência sãos os mais diversos. Quando se trata de violência física, 22% das vítimas relataram que sofreram empurrão. Em segundo lugar vem tapa (17%), seguido de puxão de cabelo (14%,7), soco (14,6%) e chute (12,8%). Ainda há enforcamentos, pauladas, facadas e tiros, entre as violências registradas.

Os dados também mostram que a violência não tem classe social. Mais de 77% das mulheres vítimas da violência doméstica no estado não se consideram dependentes financeiramente dos agressores. Mais de 63% também informaram que não moram em bairro, comunidade ou área rural com risco de violência.

Por outro lado, o painel mostra que mais de 65% dos agressores fazem uso abusivo de álcool ou outras drogas. Ainda de acordo com as vítimas, mais de 32% desses agressores tinham acesso a armas de fogo.

Nesta segunda-feira (25) é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, que visa o combate a esse tipo de violência.

Segundo o TJ, os dados do painel Marias são extraídos automaticamente dos processos judiciais de Medida Protetiva no sistema PJE e processados para remover informações que possam identificar as partes envolvidas.

“A violência doméstica e familiar contra a mulher é uma triste realidade que persiste em nossa sociedade, violando seus direitos fundamentais e comprometendo sua segurança e bem-estar. Esta forma de violência se manifesta de maneiras diversas, incluindo agressões físicas, sexuais, psicológicas e até mesmo homicídios. Diante dessa alarmante problemática, torna-se crucial identificar os fatores de risco associados e desenvolver medidas de prevenção e proteção para assegurar a segurança e a dignidade das mulheres”, diz o Judiciário na abertura do painel.

g1-RN

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Pioneira, Câmara Municipal de Parnamirim adere à Inteligência Artificial no atendimento à população

Nível máximo em transparência, a Câmara Municipal de Parnamirim, sob a liderança de Wolney França (PSDB), destaca-se pelo pioneirismo no Rio Grande do Norte ao adotar inteligência artificial (IA) no atendimento ao cidadão. Essa iniciativa posiciona Parnamirim na vanguarda da modernização legislativa, facilitando o acesso a informações e serviços com agilidade e eficiência.

“Nossa missão é transformar a Câmara Municipal em um modelo de eficiência e modernidade, mostrando que a gestão pública pode ser inovadora, inclusiva e voltada para o bem-estar de todos”, disse Wolney.

Com essa tecnologia, a Câmara aproxima os cidadãos do Poder Legislativo, oferecendo um atendimento mais rápido e transparente, além de otimizar processos internos e liberar os servidores para atividades mais estratégicas. Essa ação reflete a visão inovadora da gestão Wolney França, que coloca Parnamirim no mapa da inovação pública e reforça o compromisso com a eficiência e a modernidade na gestão pública.

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Prefeitura dá ordem de serviço para construção de espaço esportivo no Planalto

Foto: Magnus Nascimento

Antes de transmitir o cargo para o prefeito em exercício, Eriko Jácome, o prefeito Álvaro Dias assinou na sexta-feira passada (22), no Palácio Felipe Camarão, a ordem de serviço para a construção do Espaço Esportivo Comunitário no Bairro do Planalto, Zona Oeste de Natal. O Espaço Esportivo foi contemplado após a Prefeitura do Natal cadastrar o projeto no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tornando-se o primeiro espaço esportivo do país nesta modalidade.

Álvaro Dias classifica o projeto como um desejo antigo dos moradores do Planalto e destaca que a construção do Espaço Esportivo Comunitário vai mudar de vez o cenário do bairro. “O Espaço Esportivo é uma obra de interesse comunitário. E, como nós estamos também realizando obras na praça do bairro, o Espaço Esportivo vai deixar a região ainda melhor resolvida e mais bonita”, disse o prefeito, durante o ato de assinatura.

Com um valor orçado em R$ 1,1 milhão, o Espaço Esportivo Comunitário do Planalto será construído entre as ruas Francisco Matheus Mendes, Oswandir Araújo de Souza e Maria Araújo Leite. A estrutura contará com
campo society, meia quadra 3×3 de basquete, pista de caminhada, além de um espaço de convivência e playground.

A secretária municipal de Esporte e Lazer (SEL), Jódia Melo, ressalta dois pontos do projeto: “É muito importante podermos dar essa autorização para a obra, para que possamos não só comprovar a eficiência da
Prefeitura de Natal nesses trâmites junto à coordenação do PAC, mas também contemplar uma população que tanto almejava por um espaço como esse e que, em breve, estará recebendo esse presente”.

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Ministro da Agricultura diz que embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango: ‘Não vamos admitir que questionem nossa carne’

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reagiu com indignação à decisão do Carrefour na França sobre a paralisação de compra da carne brasileira e afirmou que, além de os produtores paralisarem a venda de carne na rede nacional do grupo francês, produtores de frango também estão seguindo o mesmo caminho.

Em entrevista à Folha, Fávaro disse que a decisão tem o apoio integral do ministério e da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), que reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais.

Ao se referir à decisão do presidente mundial do Carrefour, Alexandre Bompard, que, na semana passada, anunciou a suspensão da compra de carne de países do Mercosul, incluindo o Brasil, por suposta motivação sanitária e ambiental, o ministro classificou o ato como um “absurdo” e um pretexto protecionista.

“Isso é um absurdo. Se ele não quer comprar os produtos brasileiros, é simples, não compra. Se não quer comprar, diz que não quer. Agora, dizer que não tem qualidade sanitária? Faz 40 anos que a França compra carne do Brasil. E faz isso agora? Isso nós não vamos admitir, porque o que nós temos de mais precioso é a qualidade sanitária da nossa carne. É isso que nos abriu tantos mercados no mundo”, disse Fávaro.

A França tem uma participação de apenas 0,5% da venda internacional da carne brasileira. A União Europeia soma entre 3,5% a 5%.

Grandes frigoríficos, como JBS e Masterboi, já anunciaram a paralisação de venda de carne para o Carrefour no Brasil, mas, segundo o ministro, o posicionamento tem o apoio de todo o setor. “A reação dos frigoríficos tem nosso apoio. Se o Brasil não serve para colocar a carne brasileira colocar na gôndola do Carrefour na França, não serve para colocar na gôndola do Carrefour no Brasil”, comentou.

Na semana passada, o Carrefour Brasil informou que “nada muda nas operações do país” e que a rede continuava comprando carne de produtores locais.

O ministro Carlos Fávaro disse à Folha que várias indústrias de frango decidiram que também não vão vender para o Carrefour na França, enquanto não houver uma retratação global da empresa.

“Eles tocaram em algo que é sagrado, que é a qualidade sanitária de nossas carnes. Isso nós não admitimos, porque é o que temos de mais precioso. Não é pelo que eles vão comprar. Repito. Se não quiserem comprar, não comprem. Nós vendemos para 170 países. Temos a garantia do que entregamos”, afirmou Fávaro.

“Quando a França começa a falar e duvidar da nossa carne, querendo fazer embargo econômico através de pretextos sanitários e ambientais, nós vamos ter a altivez de responder. Não vamos admitir que questionem a qualidade da nossa carne.”

Segundo o ministro, a França é o único país que está trazendo dificuldades para a retomada do acordo entre Mercosul e União Europeia, o qual criaria a maior zona de livre comércio do mundo. A estimativa é de que esse acordo criaria um mercado comum de 780 milhões de pessoas e um fluxo de comércio de até R$ 274 bilhões em produtos manufaturados e agrícolas.

“Eu estou te falando. Não quer comprar, não compre, não tem nenhum problema. A França representa 0,5% da nossa venda internacional. Agora, não venha arrumar pretexto e, em hipótese alguma, falar da qualidade sanitária e ambiental de nossas carnes”, disse o ministro.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Todo País de esquerda é imundo e o povo come lixo. A França tem toda razão em repudiar o frango.

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Geral

Inscrições para o concurso efetivo de professor da Prefeitura do Natal começam hoje (25)

Foto: Manoel Barbosa/SME

A Prefeitura de Natal deu início nesta segunda-feira (25), até o dia 16 de dezembro, às inscrições para o concurso público da Rede Municipal de Ensino, com a oferta de 710 vagas destinadas a diversos cargos de professores. Os interessados em participar do concurso podem realizar a inscrição exclusivamente no www.comperve.ufrn.br.

Para os candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição no valor de R$100 podem realizar o pedido entre os dias 25 de novembro e 2 de dezembro. O resultado da isenção vai ser divulgado no dia 6 de dezembro.

Para se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação como Passaporte, Certificado de Reservista (para os homens), carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, tenham validade de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para preencher todos os campos obrigatórios do Formulário de Inscrição. Não serão aceitos documentos com rasuras.

O processo seletivo será composto por prova objetiva e redação, que serão aplicadas no dia 12 de janeiro de 2025, nos municípios de Natal, Caicó e Mossoró. A informação sobre os locais de realização das provas estará disponível para consulta no site da Comperve a partir do dia 8 de janeiro. Após a realização das etapas, o resultado final dos aprovados será publicado no dia 25 de março de 2025.

Com cargos que incluem Professor Pedagogo, Professor de Artes em diferentes áreas (como Dança, Teatro, Música e Artes Visuais), Professor de Educação Física, Professor de Ensino Religioso, além de disciplinas como Geografia, História, Língua Portuguesa, Inglês, Matemática e Ciências da Natureza, o concurso busca preencher vagas que fortalecem o quadro docente e promovem melhorias na educação municipal. O concurso estabelece 37 vagas destinadas para as pessoas com deficiência física (PCD), – 124 vagas para negros/pardos e 531 vagas para a ampla concorrência. O edital completo está disponível também na edição desta segunda-feira (25), do Diário Oficial do Município no www.natal.rn.gov.br.

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Brasil

Vini Jr. sofre lesão, vira baixa contra o Liverpool e só deve voltar ao Real Madrid em 2025

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Vinícius Júnior só deve voltar aos gramados em 2025. O atacante brasileiro sofreu uma lesão em partida do Real Madrid no fim de semana e a previsão inicial é de que fique um mês afastado dos gramados. Assim, já é desfalque certo para o confronto com o Liverpool, líder da Liga dos Campeões, na quarta-feira, em Anfield.

“Após os exames realizados hoje ao nosso jogador Vini Jr. pelos serviços médicos do Real Madrid, foi-lhe diagnosticada uma lesão no bíceps femoral da perna esquerda”, anunciou o clube espanhol, nesta segunda-feira.

Como de costume, o time de Madri não divulga estimativa de tempo quanto à recuperação do atleta. Mas a imprensa espanhola aponta um afastamento de quatro semanas. A previsão tem como base lesões semelhantes que o brasileiro já sofreu no mesmo músculo em outras situações.

O atacante da seleção brasileira sentiu dores musculares ao longo da vitória sobre o Leganés por 3 a 0, no domingo, em rodada do Campeonato Espanhol. Ele jogou os 90 minutos, sem restrições. Mas apontou o desconforto muscular assim que chegou ao vestiário. Exame realizado nesta segunda confirmou o problema no músculo.

O desfalque de Vinícius Júnior vem em momento delicado para o Real na temporada. No Espanhol, está quatro pontos atrás do líder e arquirrival Barcelona. E, na Liga dos Campeões, vem decepcionando a torcida, com duas derrotas em quatro jogos. Com este retrospecto, a equipe espanhola ocupa a modesta 18ª colocação da tabela, fora da zona de classificação direta às oitavas de final.

Sem Vini Jr., o técnico Carlo Ancelotti pode dar chance a outro brasileiro. Endrick, que não vem recebendo chances na equipe titular, é uma das opções para o setor. Mas enfrenta a concorrência de Brahim Díaz e Arda Güler. Rodrygo, outro brasileiro do mesmo setor, está machucado e não tem data exata para voltar ainda. No domingo, Endrick ganhou alguns minutos em campo na reta final contra o Leganés.

Brasileiro critica calendário

Em breve mensagem nas redes sociais, Vini Jr. culpou o calendário cheio do futebol europeu pelo problema físico. “O calendário maluco…”, afirmou. “Vamos nos recuperar”, completou o atacante da seleção brasileira.

Fonte: Estadão

Opinião dos leitores

  1. Esse babaca ainda vem reclamar do calendário, mesmo ganhando o que ele ganha. Pra receber o que você recebe de salário, tem que trabalhar “Mané”.

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Geral

GRAVE: Calote de Fátima paralisa Maternidade de Mossoró; Allyson cobra governadora e custeia partos de urgência

Foto: Cedida

O caos na saúde pública do Rio Grande do Norte alcançou um novo patamar com a paralisação dos partos na Maternidade Almeida Castro, em Mossoró, por atraso de 7 meses nos salários de médicos custeados pelo Governo do Estado. Enquanto o Estado se omite, o prefeito Allyson Bezerra anunciou que a Prefeitura de Mossoró assumirá os custos para garantir os partos de urgência, atendendo mães de Mossoró e de mais de 60 municípios da região.

Na unidade, cinco médicos obstetras são responsáveis pelos atendimentos: três custeados pelo Governo do Estado e dois pela Prefeitura. Com os atrasos estaduais, os três médicos contratados pelo governo suspenderam suas atividades, deixando a carga de trabalho para os dois profissionais pagos pela Prefeitura, que está em dia com seus compromissos. Para evitar que as mulheres fiquem desamparadas, esses dois médicos irão absorver toda a demanda da maternidade, garantindo os atendimentos de urgência.

“Hoje, o Governo do Estado deixa a Maternidade Almeida Castro sem obstetras devido a um atraso salarial de 7 meses, prejudicando mães de Mossoró e de 60 municípios da região. Para não deixar essas mães desamparadas, a Prefeitura de Mossoró está custeando os médicos para atender os partos de urgência”, afirmou Allyson Bezerra em suas redes sociais.

O prefeito também fez um apelo direto à governadora Fátima Bezerra, pedindo que o problema seja resolvido imediatamente. “Essa é uma questão de humanidade e vida. Todas as mulheres merecem respeito e dignidade”, reforçou Allyson.

Opinião dos leitores

  1. Esse prefeito pede logo dinheiro ao estado quando é pra usar na saúde.. mas pra festa não falta

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Geral

Grupo Reviver homenageia vereador Eriko Jácome por emenda que viabiliza serviço de biópsia no combate ao câncer em Natal

Foto: Cedida

Na manhã de hoje (25), durante a abertura da campanha “Não importa a cor do laço, o que vale é a prevenção”, realizada na Câmara Municipal de Natal, a presidente do Grupo Reviver, Ana Tereza, manifestou sua gratidão ao vereador Eriko Jácome pela destinação de uma emenda parlamentar que viabilizou a oferta do serviço de biópsia, fortalecendo os esforços no cuidado e na luta contra o câncer.

Em sua fala, a presidente do Grupo Reviver destacou a importância da parceria entre o poder público e as instituições sociais:
“Esse apoio é fundamental para salvar vidas. Graças à sensibilidade e compromisso do vereador Eriko Jácome, conseguimos ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, essencial no enfrentamento ao câncer”, afirmou.

Eriko Jácome, que atualmente exerce o cargo de prefeito interino, discursou durante a solenidade, enfatizando o compromisso com a saúde pública e a relevância da campanha:
“Estamos aqui para reafirmar que saúde é prioridade. A prevenção e o diagnóstico precoce são nossas maiores ferramentas na luta contra o câncer. Esta campanha representa um esforço coletivo, e é um privilégio contribuir com iniciativas que impactam diretamente a vida das pessoas”.

O vereador Hermes Câmara, que atualmente responde como presidente interino da Casa, também esteve presente no evento.

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Judiciário

Quarta Vara de Execução Fiscal e Tributária de Natal atinge pauta zero

Foto: Reprodução
A 4ª Vara de Execução Fiscal e Tributária da  Comarca de Natal atingiu a chamada pauta zero, situação que significa que não constam processos conclusos para despachos, decisões e sentenças na unidade judiciária; tendo sido, inclusive, atingidas as metas previstas pelo Tribunal de Justiça.
A marca foi registrada pela Secretaria Unificada das Varas de Execução Fiscal e Tributária da 

Comarca de Natal, e anunciada pela unidade judiciária, nesta segunda-feira (25/11).
Gestora da unidade judiciária, a magistrada Suely Maria Fernandes Silveira destaca que todas as metas foram atingidas por meio de um trabalho constante, “em um trabalho árduo” com a participação e dedicação de todos que fazem a equipe da 4ª VEFT. “Contamos com a participação de uma equipe comprometida com a prestação jurisdicional célere”, reitera a juíza.
Nos últimos 12 meses, a unidade judiciária proferiu 17.055 atos, sendo 8.495 decisões, 5.930 despachos e 2.630 sentenças. O acervo atual da Vara é de 10.082 processos em tramitação, sendo destes 5.740 processos suspensos.
Fonte: TJRN

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Brasil

STF vai gastar R$ 5 milhões com nova frota de veículos

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

O STF abriu um edital de contratação para renovar a frota de veículos, avaliado em R$ 5 milhões, para atender às demandas de ministros e servidores.

Tratam-se de cinco mini-vans de pequeno porte (R$ 636,9 mil), oito vans de teto alto (R$ 2,6 milhões), uma van tipo furgão R$ 264,4 mil, um caminhão baú (R$ 490,3 mil).

A lista traz também a aquisição de um caminhão com carroceria (R$ 403,5 mil), uma caminhonete cabine dupla, R$ 288,8 mil), uma caminhonete cabine simples (R$ 183,1 mil) e uma mini van (R$ 180,5 mil).

Fonte: Lauro Jardim  – O Globo

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