Geral

Início de votação tem filas em seções eleitorais de escola da zona Norte de Natal

Escola Estadual Aldo Fernandes de Melo | Foto: David Emanuel

Na manhã deste domingo (27), teve início o segundo turno das eleições municipais em Natal. Na Escola Estadual Aldo Fernandes de Melo, localizada na zona Norte e pertencente à 69ª zona eleitoral, eleitores começaram a comparecer às urnas logo antes mesmo da abertura oficial, às 8h. Ao todo, 3.318 eleitores estão aptos a votar no local, que conta com sete seções eleitorais. Na seção 92, um longa fila já está formada nesta primeira hora de pleito.

A cidade de Natal está em um momento decisivo, com a disputa entre Natália Bonavides (PT) e Paulinho Freire (União Brasil). No total, 1.544 urnas eletrônicas foram distribuídas em 215 locais de votação em toda a cidade. A votação ocorre até as 17h, no horário de Brasília.

No primeiro turno, a capital potiguar apresentou a maior taxa de abstenção entre as capitais nordestinas, com 25,2% dos eleitores (145,1 mil) deixando de comparecer. Apesar disso, vale lembrar que os eleitores que não votaram no último dia 6 de outubro podem votar no segundo.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Local de votação do candidato Evandro Leitão (PT) em Fortaleza tem discussão entre PMs e petistas

Apoiadores de Evandro Leitão (PT) e policiais militares já se envolveram em duas confusões na manhã deste domingo (27) em frente à Faculdade Farias Brito, no bairro da Varjota, em Fortaleza, onde o petista votou. Policiais acusaram parlamentares e lideranças petistas de promover ‘aglomeração’. O deputado federal José Guimarães era um dos mais exaltados.

Em outro momento de tensão, o deputado estadual Assis Diniz (PT) cercou o carro de um apoiador de André Fernandes (PL), que passou pelo local gritando “vocês vão ser presos”, em direção aos petistas. Assis Diniz protestou contra a atuação dos policiais, que segundo ele, ajudaram o carro de Fernandes a escapar do cerco. Ele queria que os policiais dessem voz de prisão ao apoiador do adversário.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Paulinho Freire (União), candidato a prefeito de Natal, vota e demonstra confiança

Foto: Lucas Cortez/Inter TV

O candidato Paulinho Freire (União Brasil) votou na UNI-RN, no Tirol, por volta das 11h20. Ele chegou ao local acompanhado de apoiadores.

“Estamos muitos confiantes por tudo que fizemos na campanha, pelas ruas, por onde nós andamos. O carinho, o abraço, a confiança do povo. E a gente precisa continuar avançando. Natal não pode mais retroceder. Então a confiança é muito grande, estou muito feliz de ter chegado hoje, na reta final, com o apoio popular. Sempre é difícil, não existe campanha fácil, mas nós apresentamos muitas propostas, um plano de governo muito bem elaborado e acredito que a população assimilou esse plano de governo”, disse Paulinho.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Não é só crime organizado, é máfia’, diz secretário nacional de Segurança sobre atuação de facções na eleição

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Com atentados à bala contra candidatos e recorde na apreensão de dinheiro vivo durante as eleições de 2024, o Ministério da Justiça avalia que as facções criminosas já avançaram para um nível de máfia no Brasil. Este é o diagnóstico feito pelo secretário nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, que criou um grupo de trabalho na pasta para propor um conjunto de leis antimáfia.

— Não é só crime organizado, é atuação de máfia. (Ações criminosas durante as eleições) são a comprovação do diagnóstico que nós fizemos. Está muito claro que há articulações do crime com o mundo privado e que eles estão procurando construir ligações com o mundo público — disse Sarrubbo ao jornal O Globo.

O país teve um aumento de 130% nos casos de violência política durante as eleições deste ano em comparação com o pleito de 2020. Os dados são de uma pesquisa feita pelas organizações Terra de Direitos e Justiça Global. Entre os registros, há o episódio do candidato a prefeito de Taboão da Serra (SP) que foi baleado no ombro e uma candidata a vereadora do Rio que teve o carro cravejado a tiros. Além disso, conforme informações da Polícia Federal, foi apreendido um volume recorde de dinheiro em espécie (R$ 23,3 milhões) em investigações sobre corrupção eleitoral e compra de votos — isso representa quinze vezes mais do que o valor confiscado na última eleição municipal, em 2020.

Diante desse cenário, o secretário responsável pela área de segurança pública no governo federal afirmou que é precisar construir uma “reação” a nível nacional.

— Nós temos que reagir à altura. Por isso, estamos trabalhando no campo legislativo. Mas é preciso sair do lugar comum de aumentar a pena. A ideia é ser muito mais consistente e efetivo em medidas cautelares, como abreviar procedimentos para a perda de bens dos criminosos — afirmou ele.

Sarrubbo defende que ações na Justiça sejam “desburocratizadas” para evitar que os pertences apreendidos de facções sejam devolvidos ou que criminosos saiam pela porta da frente da cadeia por brechas na legislação. É o que aconteceu com o suposto chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC) André Oliveira Macedo, o André do Rap. Ele foi libertado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2020, teve nova prisão decretada em seguida e desde então está foragido. No ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) mandou a polícia paulista devolver um helicóptero de R$ 7,2 milhões que supostamente pertencia à quadrilha de André do Rap, segundo as investigações.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Natália Bonavides (PT), candidata à Prefeitura de Natal, vota acompanhada do vice Milklei Leite

Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

A candidata Natália Bonavides (PT), que é deputada federal, chegou para votar, na Escola Estadual Winston Churchill, por volta de 11h. Ela estava acompanhada de apoiadores e do candidato a vice Milklei Leite.

“As expectativas são como sempre, em toda a campanha, a gente tem sido muito pé no chão, mas também ficado muito feliz. Então é assim que eu estou me sentindo agora. Muito alegre muito com a campanha que a gente fez, porque eu acho que fazia muito tempo que Natal não via um movimento político agitar tanto a cidade, despertar tanta esperança nas pessoas e tanta vontade de ver o rumo da cidade ser diferente”, afirmou Natália.

g1-RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de carne de porco empanada com purê de batata; e bruschetta trufada de queijo de cabra com pepino

CARNE DE PORCO EMPANADA COM PURÊ DE BATATA – TONKATSU

Ingredientes:
600g lombo suíno
50ml shoyu
⁠5g gengibre
5g alho
5g páprica defumada
3 ovos
200g de farinha de trigo
200g de farinha de rosca
500g de farinha Panko

Modo de preparo:
Com o lombo suíno em escalopes grossos, deixar marinando no shoyu gengibre, alho e páprica defumada por no mínimo 2 horas.
Depois empane passando na farinha de trigo, no ovo batido e depois na farinha Panko.
Fritar em imersão a 180graus por 8 minutos.
Retire, deixe escorrer o excesso do óleo. Sirva em seguida conforme montagem.

Tempo de preparo: 60 min
Tempo de cozimento: 8 min

Molho Katsu:
100ml shoyu
150ml ketchup
50ml molho inglês
100ml água
3 rodelas gengibre ralado
1 alho pequeno

Modo de preparo:
Rale o gengibre e o alho.
Coloque todos os ingredientes numa panela e deixar reduzir até apurar sabor, dar o ponto na acidez, doçura e pungência.

Tempo de preparo: 3 min
Tempo de cozimento: 12 min

Purê de batata – Lump mash
5 batatas médias inglesas
100g manteiga
⁠200ml leite
1 folha de louro
2 cravos
100g parmesão
Cebolinha
1 cebola

Modo de preparo:
Cozinhe as batatas em fogo médio, após cozidas, descascar ainda quente e amassar.
Em uma panela coloque o leite, com o louro, a cebola e os cravos e aqueça, sem ferver.
Acrescentar nas batatas, finalizar com a manteiga, o queijo ralado, a cebolinha e misture no purê, até ficar bem homogêneo.

Tempo de preparo: 12 min
Tempo de cozimento: 5 min

Montagem do prato:
Faça uma cama de purê (Lump mash), corte o lombo em tiras de 2cm, coloque sobre o purê e o molho Katso sobre o lombo. Enfeite com cebolinha cortada ou brotos.

DICA RÁPIDA

BRUSCHETTA TRUFADA DE QUEIJO DE CABRA COM PEPINO

Ingredientes:
60g de Queijo de cabra cremoso (Borborema)
10g de pepino em fatias finas
20 g de tomate cereja confitado
2 fatias de pão artesanal
Semente de cominho
Tomilho fresco
Sal
Pimenta do reino
5g de salsa de trufa

Modo de Preparo:
Aquecer as fatias de pão de fermentação natural, temperar com sal e pimenta do reino.
Passar o queijo de cabra cremoso sobre toda a superfície das fatias de pão. Por as fatias de pepino sobre a bruschetta.
Finalizar com o tomate cereja, o tomilho fresco, o cominho seco e a salsa de trufa.

Tempo de preparo: 12 min
Tempo de cozimento: 5 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Goteira molha caderno de votação de uma das seções na UERN; material precisou ser reimpresso

Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte registrou apenas uma ocorrência nas primeiras horas de votação em Natal. Na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, uma goteira molhou o caderno de votação de uma das seções, que precisou ser reimpresso.

Apesar disso, a Corte informou que não houve atraso. No local, a equipe informou que a seção foi transferida para outra sala antes do início da votação e que o manual do mesário e a ata também foram molhados e substituídos.

Até as 10h45, três urnas foram substituídas (duas pertencentes à 4ª zona e uma da 69ª zona).

Opinião dos leitores

  1. Goteira na UFRN?? Com a quantidade de recursos q esta universidade recebe não era pra acontecer isso.

    1. Desculpe, digitei errado. É UERN, porém a quantidade de recursos também é grande, só que mal utilizado.

    2. Não me surpreende que você não saiba compreender um texto tão curto, afinal, bolsonarista só compreender fake news.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

2º turno das eleições municipais tem 11 pessoas detidas por crimes eleitorais, diz balanço da PF

Foto: PF/Divulgação/Arquivo

A Polícia Federal divulgou um balanço parcial que aponta que, até as 10h deste domingo (27), 11 pessoas foram detidas por suposta prática de crimes eleitorais neste segundo turno das eleições municipais.

A PF não detalhou, contudo, quais foram os crimes cometidos e em quais cidades as ocorrências foram registradas.

Até a última atualização desta reportagem, um veículo estimado em R$ 57 mil foi apreendido pelos agentes de segurança em Campina Grande (PB).

Ainda conforme a PF, foram abertos dois inquéritos policiais e um termo circunstanciado foi assinado no Maranhão, na Paraíba e em Tocantins.

Segundo levantamento do Ministério da Justiça um eleitor foi preso por propaganda irregular. O local em que a prisão foi efetuada também não foi especificado.

Estes foram os primeiro balanços divulgados pelo governo federal sobre este domingo de votação em 51 municípios brasileiros.

Para fiscalizar as eleições municipais e garantir a segurança do pleito, o governo montou uma operação especial, que envolve PF, Polícia Rodoviária Federal, Exército e forças de segurança estaduais.

Segundo o Ministério da Justiça, mais de 23 mil agentes foram mobilizados para atuação neste segundo turno.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[AO VIVO] MARCHA DA APURAÇÃO 2024 – 2º TURNO – [96 FM E BLOG DO BG]

O BLOGDOBG e a 96 FM realizam no domingo, dia 27 de outubro, a Marcha da Apuração, a mais completa cobertura da Eleição no Rio Grande do Norte e no Brasil.

Serão 10 horas de transmissão, ao vivo, no rádio e no Youtube, para trazer tudo o que acontecer no dia do pleito eleitoral.

Enio Sinedino e Bruno Giovanni comandam a equipe de jornalistas e analistas políticos, com correspondentes em todo o RN. A ideia é trazer tudo em tempo real, inclusive, durante a apuração.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Bolsonaro diz que primeiro turno foi “uma sapecada monumental em cima da esquerda”

Imagem: reprodução/CNN

O ex-presidente Jair Bolsonaro avalia que o desempenho do Partido Liberal (PL) no primeiro turno foi “uma sapecada monumental em cima da esquerda”.

O comentário foi feito, neste domingo (27), em Goiânia, ao acompanhar o voto de Fred Rodrigues (PL), candidato a prefeito apoiado por Bolsonaro.

“Se você vê o PL, olha só, em dois terços dos municípios, o PL não teve candidato. Então esse embate meu com a esquerda, nesses municípios, a tendência foi não votar no PT”, disse o ex-presidente.

“Não votou no PL porque não tinha, e votou em outros partidos. Então, ajudamos outros partidos de direita, centro-direita, até de centro ajudamos bastante. E foi uma sapecada monumental em cima da esquerda”, acrescentou.

Com informações de CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Pode até ter sido,mais 2026 com Marçal também candidato, divide os votos da direita e elege a esquerda no primeiro turno

  2. Agora as urnas eletrônicas são corretas, não tem fraudes, não tem ninguém por trás manipulando. Como acreditar nesse homem de duas palavras????? Quer dizer só é fraude exclusivamente para presidente. Não aceite que os seus filhos foram eleitos nas urnas eletrônicas. Fanfarrão.

  3. Quando ganha é uma beleza, só alegria, mas quando perde é quebra-quebra e pedido de voto impresso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bolsonaro critica Moraes ao lado de aliado alvo de PF e STF: “Só tem em cima da direita, na esquerda não tem nada. Sempre ele, sempre o mesmo”

Imagens: Ranier Bragon

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanhou na manhã deste domingo (27) o voto de seu candidato à Prefeitura de Goiânia, Fred Rodrigues (PL). Na ocasião, esteve acompanhado do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), alvo de operação de busca e apreensão na sexta-feira.

“Uma precipitação. Só tem em cima da direita, na esquerda não tem nada. Mas não está colando mais esse tipo de ação. E caiu para variar com o mesmo ministro do Supremo. É sempre ele, sempre o mesmo”, disse Bolsonaro se referindo a Alexandre de Moraes, ministro do STF autorizou a ação.

O ex-presidente disse ainda que o Tribunal Superior Eleitoral agiu como “partido político” nas suas eleições e nas eleições atuais.

O ex-presidente cumprirá em Goiás maratona de votações, não só na capital, mas em Aparecida de Goiânia e Anápolis.

Ele também irá acompanhar a votação de Gayer. A busca contra ele foi motivada por suspeita de desvio da cota parlamentar.

Antes de ir para as votações tomou café da manhã na casa do senador Wilder Morais (PL).

Folhapress

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *