A Câmara Municipal de Natal realizou uma audiência púbica para discutir a manutenção das estruturas das pontes de Igapó e Newton Navarro, que ficam sobre o Rio Potengi, ligando as regiões Norte e Sul da capital. A proposição do debate foi do vereador Sueldo Medeiros (PHS).
O vereador Sueldo explicou que apresentou um projeto que trata exatamente das estruturas físicas dos prédios de Natal, que, apesar de não contemplar as estruturas das pontes, motivou as discussões, principalmente após a análise do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias em Engenharia (Ibape) que recomendou a urgente manutenção das pontes.
“Decidimos realizar o debate diante da importância dos equipamentos que ligam as zonas Norte e Sul da cidade, que apresentam falhas visíveis, que precisam ser sanados antes que tenhamos problemas maiores. A realidade das duas pontes é muito preocupante. No momento em que fizemos uma lei em consonância com os técnicos do Ibape, foi sugerida a audiência pública. Como engenheiro e como parlamentar, não poderia deixar de estender a mão para os profissionais que, verdadeiramente, querem contribuir para a cidade”, disse.
O engenheiro Fábio Pereira, que coordenou os trabalhos periciais nas pontes, contou explicou que a Ponte Newton Navarro necessita apenas de pequenas manutenções, mas que a Ponte de Igapó necessita de mais cuidados, principalmente depois de constatado que não há uma cultura de manutenção das estruturas.
“Em Igapó temos duas pontes. Um construída em 70 e outra em 80 com características diferentes. Principal problema de lá, são os pilares-parede, que coincidem com a área de respingo da maré, que é uma ação mais agressiva amais estrutura. A ponta está com desgaste maior e com perda das armaduras. A armadura já foi corroída pela erosão, o que está sustentando lá é o volume. O que precisa ser feito é a recuperação desses pilares-parede e reforço”, contou ao afirmar que, nas demais áreas, os problemas de corrosão são menores.
O Ibape, que realizou o levantamento, é uma entidade federativa nacional de caráter técnico com trabalho desenvolvido por meio de projetos pioneiros intimamente ligados ao desenvolvimento das atividades dos profissionais da engenharia e da arquitetura atuantes nos campos das avaliações de bens e das perícias.
A Ponte de Igapó, no seu formato atual, foi inaugurada em 1988, enquanto a Newton Navarro teve a sua inauguração no ano de 2007. O objetivo da audiência é ampliar o debate e propor soluções imediatas para os possíveis problemas apresentados pelos técnicos. Participaram dos rebates representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), da Prefeitura do Natal, do Governo do Estado e ainda entidades ligadas ao urbanismo da sociedade.
Um assunto a ser tratado com a prioridade e urgência necessária que o problema exige. Não se pode esperar até que o pior aconteça. É urgente que se resolva a situação sob pena de se perder vidas!
Importante e elucidativa apresentação do professor Fábio Pereira. Mostra a necessidade de envolvimento de todos, principalmente da bancada federal que poderia destinar emenda orçamentária já para o ano de 2019, para que as obras de recuperação sejam o mais rápido possível iniciadas. Na audiência abordei a necessidade de acréscimo de uma terceira faixa em ambos os sentidos do fluxo de veículos, visto que a ponte reduz uma faixa em relação a Av. Tomaz Landim e o projeto de ampliação da Av. Felizardo Moura. Para minha surpresa o competente prof. José Pereira da Silva, calculista estrutural das duas pontes de concreto, informou já ter apresentado um estudo ao DNIT com esse intuito, inclusive, com o aproveitamento das bases da ponte metálica para o transito de trens, no que poderia resultar na reconstrução da bela ponte que emoldura o Potengi e hoje se apresenta em estado lastimável. Parabéns a todos os presentes a essa importante audiência pública.