O Papa Francisco, que hospitalizado nesta sexta-feira (14) para tratamento de bronquite, está sofrendo de uma infecção respiratória, mas está em condição estável, disse o Vaticano.
“O Santo Padre… passou por exames especializados e iniciou terapia medicamentosa hospitalar”, informou um comunicado.
“Os testes iniciais mostraram uma infecção do trato respiratório. Sua condição clínica é regular; ele tem uma leve febre”, adicionou a nota.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, ressaltou que o papa está “sereno” e de bom humor, e que havia lido alguns jornais.
Francisco está sofrendo de bronquite há mais de uma semana.
Papa Francisco cancela compromissos
Francisco foi hospitalizado na manhã desta sexta para dar continuidade ao tratamento de bronquite e realizar exames.
“Esta manhã, no final de suas audiências, o Papa Francisco foi internado no Policlínico Agostino Gemelli para alguns exames diagnósticos necessários e para continuar seu tratamento para bronquite, ainda em andamento, em um ambiente hospitalar”, destacou o Vaticano.
O pontífice teve que cancelar os eventos programados para os próximos três dias.
Ele deveria comparecer a uma audiência no sábado (15) e a uma missa no domingo (16), além de visitar os estúdios de cinema Cinecitta, em Roma, na segunda-feira (17).
Na quarta-feira (12), Francisco afirmou que ainda estava sofrendo de um surto da bronquite e pediu a um assessor fazer uma leitura — a segunda vez em uma semana.
Durante a reunião Francisco apresentou dificuldades para respirar durante fala.
Problemas de saúde do Papa
O Papa Francisco tem 88 anos e lidera a Igreja Católica desde 2013. Ele sofreu de gripe e outros problemas de saúde várias vezes nos últimos dois anos.
O pontífice sofreu duas quedas recentemente em sua residência no Vaticano, machucando o queixo em dezembro e o braço em janeiro.
Apesar de seus problemas periódicos de saúde e mobilidade reduzida, Francisco manteve uma agenda ocupada, incluindo viagens ao exterior.
Em setembro do ano passado, ele completou uma viagem de 12 dias pelo Sudeste Asiático e Oceania, a mais longa de seu papado.
CNN Brasil
Comente aqui