Centenas de escolas continuam ocupadas em todo o país por manifestantes que se dizem contrários a reforma do ensino médio e a PEC 241, já aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados. As invasões contam com o apoio de militantes do PT e demais partidos de esquerda. Para o deputado federal Rogério Marinho, é hora de dar um basta na “manipulação e exploração de estudantes” em prol de partidos políticos.
“Os esforços do setor educacional, corpo docente, discente e sindicatos, deveriam estar concentrados em superar a imensa precariedade de qualidade existente no ensino brasileiro. Melhor do que invadir escolas e depreda-las seria encarar os desafios de qualificação desta etapa importante para os jovens brasileiros, afinal o que defendem os que invadem as escolas? A catástrofe do atual sistema de ensino que reproduz a mediocridade?”, questiona o parlamentar em artigo publicado neste final de semana.
Ainda de acordo com Rogério Marinho, a “reforma do ensino médio é mais do que bem-vinda, é uma atitude governamental há muito esperada e ansiada por aqueles que pensam no futuro do País. Precisamos superar o atrelamento vergonhoso do setor educacional a interesses escusos daqueles que foram apeados do poder e se utilizam de inocentes para causar tumultos e afrontar as medidas necessárias para tirar o Brasil do atoleiro. Chega de manipulação e exploração de estudantes. É preciso dar um basta neste verdadeiro crime que estão cometendo contra a nação brasileira”.
Leia o texto completo abaixo.
O uso de inocentes na política
Deputado Federal Rogério Marinho
Os fatos não deixam dúvidas de que partidos e sindicatos esquerdistas são mestres em utilizar estudantes como massa de manobra. Nada pode ser mais torpe do que manipular inocentes para defender interesses corporativos e políticos inconfessáveis. Hoje, no Brasil, contam mais de mil escolas invadidas por alunos e militantes profissionais. É um espetáculo deprimente! As reivindicações dos mesmos são puramente negativas. Eles seriam contra a reforma do ensino médio e a PEC 241, já aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados.
Temos discorrido sobre a importância de qualificar o ensino médio, flexibiliza-lo e diversifica-lo. Exatamente é o que propõe o governo na dita reforma. É consenso técnico e político a necessidade de reformar esta etapa de ensino e aplicar medidas que já foram há muito tempo implementadas por nações com educação de alto desempenho e valor.
Vejamos alguns dados que mostram indubitavelmente a precariedade do ensino médio regular. Os números são do próprio MEC e fazem parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Na rede pública brasileira, em 2015, foram reprovados 20,2% dos estudantes de ensino médio. Considerando todas as redes de ensino do RN houve reprovação de 26,1% dos estudantes secundaristas, ou seja, mais de um quarto do total. Na rede estadual do RN o problema é ainda mais grave: 30,6% de reprovados.
Sobre resultados dos testes aplicados em 2015 de Matemática e Língua Portuguesa a realidade é de pouco aprendizado. Os secundaristas não estão sendo formados adequadamente para seguirem seus estudos ou entrarem no mercado de trabalho. É um verdadeiro limbo.
Em Matemática nenhuma rede de ensino do nosso Estado alcançou a nota mínima esperada, nem mesmo a rede privada, que ficou quase 55 pontos abaixo do mínimo. Os alunos da rede estadual do RN auferiram 247,4 pontos, isto é, 102,6 pontos abaixo do mínimo esperado. É uma situação calamitosa de falta de aprendizado. Para efeito de comparação, chamamos atenção de que estudantes da rede pública nacional obtiveram 260 pontos, ou, a 90 pontos de alcançar o mínimo esperado.
Ainda, alunos da rede estadual de ensino médio do RN alcançaram, em média, 243,9 pontos no teste de Língua Portuguesa; número aquém 56,1 pontos da média mínima esperada. No período entre 2005 e 2015 a média obtida pelos estudantes da rede estadual cresceu apenas 11,2 pontos. A nota média auferida pelos estudantes brasileiros de rede pública foi de 260,9 pontos, ou seja, 39,1 pontos abaixo da média mínima.
Os esforços do setor educacional, corpo docente, discente e sindicatos, deveriam estar concentrados em superar a imensa precariedade de qualidade existente no ensino brasileiro. Melhor do que invadir escolas e depreda-las seria encarar os desafios de qualificação desta etapa importante para os jovens brasileiros, afinal o que defendem os que invadem as escolas? A catástrofe do atual sistema de ensino que reproduz a mediocridade?
A reforma do ensino médio é mais do que bem-vinda, é uma atitude governamental há muito esperada e ansiada por aqueles que pensam no futuro do País. Precisamos superar o atrelamento vergonhoso do setor educacional a interesses escusos daqueles que foram apeados do poder e se utilizam de inocentes para causar tumultos e afrontar as medidas necessárias para tirar o Brasil do atoleiro. Chega de manipulação e exploração de estudantes. É preciso dar um basta neste verdadeiro crime que estão cometendo contra a nação brasileira.
Os estudade estão sendo manipulado pelo pt, mais isto é a cará do pt
O antigo governo de Dilma cortou 10 bilhões do orçamento do MEC em 2015!! Não me lembro desses "estudantes" invadindo escolas no ano passado!
Eu me lembro do nobre deputado Rogério Marinho pedindo votos para LULA nas eleições de 2002 e 2006.
Tenho certeza que não estou com amnésia!!!
Sera que esse deputado enfartou com medo da delação de Marcelo Odebrecht?
Na lista de "doações" da Odebrecht consta o nome do nobre deputado.
A direita brasileira que tirar ate o direito de opniao das pessoas. Lamentavel.
É joão, escolas técnicas por todo o estado, UFRN duplicando o número de alunos, laboratórios e estruturas aos montes construidas na UFRN, bolsas para alunos carentes das universidades federais ampliadas, Universidades federais no interior, abertura de vários cursos de biomédica no interior, Governo federal ajudando no salários dos professores de ensino fundamental, ônibus para levar e buscar e levar alunos nos rincões do Brasil….
Realmente a educação piorou nesse país.
O mau-caratismo das pessoas e o ódio ideológico são uma doença.
Concordo!!!
CHAMA O CHAPOLIN COLORA !! KKKKKKK
ESCOLAS TECNICAS? LABORATORIOS? BOLSAS? QUE BOLSAS? BIOMÉDICA? Caro, sinceramente, não ser um incauto é uma opção, mas, insistir, é ser cego para a alienação ideológica das instituições federias.. Pena!
Quando vejo os textos de Rogério Marinho o que me vem a cabeça é que ele foi doutrinado pela extrema direita…e assim segue
Dá prá se ver que vc não faz a menor ideia do que seja "extrema direita", meu caro.
Realmente estão sendo manipulados pelo pt, e a outra parte está sendo manipulada pelo pmdb\psdb, no momento pmdb\psdb é mais eficiente.
Embora não seja, nem nunca o seja, eleitor do Deputado ele está absolutamente certo.
O PT perdeu força no Congresso e nas Prefeituras. Seus integrantes possuem tanta confiabilidade quanto uma nota de R$ 7,00 então usam o terreno pouco habitado das mentes desses adolescentes, que ao contrário, se acham o supra sumo da esperteza e da consciência política, para incitar atos contra o Governo.
Esses estudantes sequer sabem dizer "241" de forma ordinal. Se pedir uma redação sobra a reforma do ensino médio eles não passarão da linha do título. Isso sem dizer que reforma de idêntico teor foi apresentada pelo PT e por Dilma, mas eles nada reclamaram. Estranho, não?
Para fundamentar suas ações dizem da entrada nas universidades. Sim, muitos entraram. Mas entraram com o subterfúgio das cotas e não porque estavam preparados.
O despreparo é tanto que as médias, em muitas das Universidades, foram reduzidas de 7 para 5.
Ao invés de investir no ensino público de modo a buscar aproximá-lo do privado, mantiveram o nível lixo mas compensam as reclamações dizendo: "Não se preocupe por não ter professor nem aulas. Você vai entrar na universidade de qualquer jeito. Não é isso que você quer? Então!"
Uma lástima!
Parabéns pelo lúcido comentário. Algo precisa ser feito sobre essas ocupações. Prejudicam o direito de quem quer assistir aula e proíbem até mesmo os familiares dos estudantes de ingressarem nas escolas (que são PÚBLICAS, não pertencem aos alunos, nem aos professores, nem a sindicatos, partidos ou a ninguém especificamente). Até morte de estudante já houve no Paraná, assassinado por um colega, também "ocupador" da escola, num episódio envolvendo CONSUMO DE DROGAS, conforme foi divulgado pela polícia daquele estado. Um absurdo!
Os estudantes estão sendo como usados para que a mordomia nas escolas continue a greve que eles ganhão não trabalhão mas os estudantes perdem pois não aprendem greve é só bom para poucos e muitos poucos.
João e o seu pé de feijão. Vc dizer que não teve melhoras na educação, é no mínimo estranho. Vc estava nas nuvens com o gigante???
Petista em extinçao detect… Melhor nas nuvens sonhando com um país sem essa esquerda facista manipuladora. Estado falido, caro e fracassado. Talvez esteja se referindo as escolas particulares as tais melhorias. Compare educacao publica de hoje com a de 15 anos atras, alem de estar ruim como sempre foi, nunca esteve melhor como era ha 40 anos atras. Vive em greve, ensina pela metade, fracasso total.
A educação do nosso país continua uma droga, sim. E caríssima. Os resultados são mais do visíveis por toda parte. Nos exames internacionais de avaliação da qualidade do ensino, estamos sempre na "rabeira", atrás de países insignificantes, inclusive. Formamos uma porção de analfabetos funcionais em nossas universidades, que custam muito caro ao nosso povo e quase nada retornam em termos de produção científica. Nossas universidades públicas foram transformadas em cabides de empregos muito bem remunerados. Seus professores e dirigentes, aliás, delas se utilizam como verdadeiras empresas de turismo remunerado, patrocinadoras que são de infindáveis e custosas viagens nacionais e internacionais. É só pesquisar nas redes sociais e confirmar. Por que não priorizar o ensino básico e fundamental, que é o princípio de tudo?
Embora nao goste do Deputado, tenho que concordar que ele tem razao. A ultima decada acabou com a educacao no país. Um atraso em todos os aspectos, ilusao para mente manipulada dos jovens. Tem que diga que houve melhorias, mas facilitar a entrada na universidade publica nao quer dizer melhoria na educacao. Ninguem contrata mais por causa de diploma universitario, porque sabe que a formacao é capenga. Hoje as empresas formam a propria mao de obra. Analfabetismo funcional com doutrinaçao é pratica da esquerda.
Concordo!! Uma casa se começa no alicerce.