O Globo:
O avião da Noar Linhas Aéreas, que caiu na manhã desta quarta-feira em Recife, matando pelo menos 16 pessoas, já havia apresentado problemas antes. O piloto Roberto Gonçalves, que morreu no acidente, havia dito ao irmão dele, o também piloto Jairo Gonçalves, que a aeronave apresentava perda de força na decolagem e havia atribuído o problema a um defeito do modelo LET-410. Ele havia dito ainda que um grupo de técnicos já havia vindo do exterior para verificar o problema. A aeronave é fabricada pela Let Aircraft, da República Tcheca, e a Noar opera com apenas dois aviões deste modelo.
– Pelo visto, o problema não foi solucionado – disse Jairo, acrescentando que não acredita em falha humana e que o irmão era “muito experiente e evitou uma tragédia” ao se afastar de uma área residencial e tentar um pouso forçado em um terreno baldio. Ainda segundo Jairo, o irmão estava de folga e só trabalhou porque atendeu a um pedido de um colega que tinha um compromisso.
Segundo informações da Aeronáutica, a aeronave decolou às 6h51m do aeroporto de Recife com destino a Mossoró, com escala em Natal, e caiu às 6h55m perto praia de Boa Viagem. O Comando da Aeronáutica, em nota, informou que o avião decolou e logo em seguida, o piloto informou à Torre de Controle estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.
A queda ocorreu em um terreno baldio, entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, a 100 metros da praia e quatro quilômetros do aeroporto.
O piloto teria buscado o terreno baldio para o pouso forçado, mas não conseguiu evitar a queda.
Logo depois de tocar o solo, o avião explodiu. Todos os ocupantes morreram carbonizados.
Segundo o Comando da Aeronáutica, o piloto do avião informou no plano de voo a existência de 16 pessoas a bordo e a informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem. O avião tem capacidade para até 19 pessoas, segundo a Noar.
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