Foto: Reprodução/Instagram
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender, nesta 3ª feira (5.jan.2021), o uso precoce de medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento da covid-19. Em publicação no Twitter, o chefe do Executivo atribuiu a baixa taxa de óbitos por coronavírus em países africanos à distribuição em massa da ivermectina.
A imagem divulgada pelo presidente lista 9 países que integram iniciativa da OMS (Organização Mundial de Saúde) de distribuição do medicamento no Programa Africano para Controle de Oncocercose, doença chamada também de “cegueira do rio”.
Os dados apresentados na tabela apontam que, até 4 de janeiro de 2021, entre os países listados, o Quênia tinha o maior número de mortes por milhão de habitantes (32,1). O Brasil, até 1º de janeiro deste ano, era o 21º país do mundo em mortes por milhão de habitantes (923).
Na mesma publicação, Bolsonaro também fez apologia ao uso do medicamento antiviral nitazoxanida, conhecido como Anitta. Segundo ele, o vermífugo é capaz de reduzir a carga viral de pacientes infectados pelo coronavírus.
O presidente afirmou que estudo sobre o remédio foi publicado em “conceituada revista científica internacional”. O mandatário anexou à publicação um áudio de reportagem do programa de rádio A Voz do Brasil sobre a veiculação, pela revista científica European Respiratory Journal (íntegra, em inglês – 2 MB), de artigo científico com resultados do estudo financiado pelo governo federal.
*- TABELA DA OMS DE 04/JAN/2021.*
*- Nota-se a baixíssima taxa de óbitos por Covid em países africanos (no Brasil são 923/milhão/hab em 03/jan/21).*
*- No Programa, a distribuição em massa da IVERMECTINA pode ser a responsável pela baixa mortalidade da Covid-19 nesses países.* pic.twitter.com/vC9qzubDtg
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 5, 2021
– Conceituada revista científica internacional atesta que o medicamento antiviral nitazoxanida é capaz de reduzir a carga viral em pacientes infectados pelo coronavírus. Saiba mais em https://t.co/DvnjO99EO1
. No YouTube: https://t.co/uCDMpt4WgM
. @mctic @Astro_Pontes pic.twitter.com/0e4AE77ahK
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 5, 2021
De acordo com a pesquisa, a carga viral dos 194 pacientes que se trataram com a nitazoxanida caiu 55% depois de 5 dias. Entre os 198 voluntários que tomaram o placebo, a carga viral teve redução de 45% no mesmo período. O vermífugo não levou à redução dos sintomas da covid-19. Os pesquisadores concluíram não haver evidências de que o medicamento seja uma terapia efetiva para pacientes com casos leves de covid-19.
Um membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, ouvido pela reportagem do Poder360 e que não quis se identificar, disse que o estudo não apresenta “dados clínicos relevantes“. “O artigo é muito fraco. É impossível recomendar qualquer coisa baseada nele“, afirmou.
O trabalho foi enviado ao European Respiratory Journal em 5 de outubro. Foi aceito em 4 de dezembro e publicado em 24 de dezembro. É assinado por 29 pesquisadores, coordenados pela professora Patrícia Rocco, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Em outubro, o governo federal promoveu evento para divulgar os resultados desse estudo, mas não apresentou os dados. Usou um gráfico genérico, comprado em banco de imagens, para ilustrar a apresentação.
Com acréscimo de informações do Poder 360
Se A IVERMECTINA DESSE RESULTADO POSITIVO, NATAL NÃO TERIA TIDO TANTOS ÓBITOS. Natal é uma das cidades que mais teve óbitos por milhão de habitantes no mundo. A Ivermectina aqui em Natal foi é está sendo distribuída igual a RECEITA DE BOLO. Se desse resultado, não teríamos tido tantas mortes aqui em Natal.
Só LEMBRANDO que a TAXA DE MORTALIDADE POR COVID EM NAT É UMA DAS MAIORES DO MUNDO POR MILHÃO DE HABITANTES. Aqui em Natal IVERMECTINA É RECEITA DE BOLO NOS GINÁSIOS DE ESPORTES E POSTOS DE SAude, se desse resultado, NATAL NÃO TERIA MORRIDO TANTA GENTE.
Pra esses genocidas petralhas, nenhum remédio. pra. uso precoce serve. Sintomática essa campanha odiosa contra rudo o que aparece. Só serve trancar todo o mundo pra ferrar os empregos e depois. sapatear em cima das cinzas, pra politizar.
Ôôôh Véi arrochado da cota serena.
Mais arrochado do que C… de sapo.
Num tá vendo que eu não troco um homi desse por esses ladrões do PT.
Deus me livre e guarde.
Mito 2022.
Entendo ser MUITO difícil fazer oposição a um presidente honesto (estamos no meio do mandato e NENHUM caso de corrupção), patriota, democrata, realmente preocupado com o povo brasileiro (inclusive com sua LIBERDADE) e que já demonstrou estar certo em TUDO o que já disse com relação a essa pandemia. Resta aos lacradores o único recurso a mentiras e baixarias, expondo de maneira explícita a sua má índole e seu despreparo. Fazer o quê?
Como uma pessoa faz uma irresponsabilidade dessa? O imbecil ataca de novo.
Esse ignóbil quer holofotes e capim para alimentar seu gado.
Impressionante que nenhuma nação do primeiro mundo usa esses placebos contra essa vírus.
Os comentários agora estão legíveis depois que o moderador deu "ban" em um certo doente.
Cloriqiuina é defendida por dos mais renomados virologistas e infectologista do Mundo.
Aqui uma horda de delinquentes faz campanha contra. Gente deliquente mesmo.
Se você está se referindo aquele francês picareta pode pesquisar um pouco mais e saber que o próprio está mais do que desmoralizado na comunidade científica.
Em vez de apelar para esse tipo de argumento, drefute-o com suas palavras pq ele está errado. Não é só ele..
*refute-o
Poderia linkar uma cacetada de estudo. Uso precoce….não com gente com o pé na cova…mas não vou perder tempo com que já decidiu que não vai dar o braço a torcer.
Os que ficam criticando os estudos referidos por Bolsonaro não são capazes de ler nada (nem contra nem a favor) de fonte primária. Mal falam Português. Só passam o dia em zurros histéricos.
Apresente um link de um estudo que esse comprimido cura a COVID-19, que é eficaz, etc.
Não quero saber se Dr Fulano aconselha tomar, etc.
Mostre um estudo.
É que "estudo" e Bolsonaro são incompatíveis. Bolsonaro nunca estudou, o próprio Mourão já comentou a respeito do QI baixo do "gênio" que nos guia.
Tem uma cacetada de relatos empíricos. Isso também é ciência. Virou birra mesmo. Vc não sabe o que é isso.
As sementes de feijão do pastor Valdemiro Santiago tem se mostrado muito eficaz contra a Covid19.
Talvez seja porque a expectativa de vida nesses países seja baixa… Em regra, inferior a 60 anos. E a COVID vitime mais idosos.
Ivermectina é meus cunhão
Falou o Veterinário da boiada brasileira.
Incompetente, ele e o min da saúde “especialista” em logística, que não sabe transferir uma seringa de um estado pra outro.
Espera até 22 e elege o Lula que entende de transferências. No momento, criticar o Presidente é desrespeitar o voto da maioria. Eleito para governar, não para ficar ouvindo sugestões.
OS MELHORES E BEM MAIS CONCEITUADOS MÉDICOS DE NATAL, RECOMENDAM A IVERMECTINA.
QUEM É CONTRA, É PORQUE DEFENDE O "QUANTO PIOR, MELHOR"
FORA PETRALHAS.
O bobo da corte exercendo seu papel com maestria.
Já já os lacradores…1,2,3…
Vão produzir alienados
Mito 2022
O que ele vai fazer com a cloroquina de Jesus, que comprou milhões de comprimidos? Ah já sei, vai transformar em líquido, armazenar em bisnagas e sugerir a utilização nos mesmos moldes do ozônio.