Geral

Jair Bolsonaro é indiciado pela Polícia Federal em inquérito sobre joias

Foto: Reprodução/Fantástico

A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta quinta-feira (4), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 11 pessoas no inquérito que apura se ele e ex-assessores se apropriaram indevidamente de joias dadas “de presente” pela Arábia Saudita ao governo do Brasil.

A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Cesar Tralli, da TV Globo.

Bolsonaro foi indiciado pela PF pelos crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro e apropriação de bens públicos. Também foram indiciados Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia; Fábio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social; Frederick Wassef, advogado do ex-presidente; e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens; entre outros (veja mais abaixo).

O relatório final da corporação foi encaminhado para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o relator do caso na Corte. O magistrado agora vai encaminhar o material à Procuradoria-Geral da República (PGR), que avaliará se há ou não evidências suficientes para que Bolsonaro seja denunciado. O órgão também pode pedir o arquivamento do caso ou solicitar à PF que aprofunde as investigações.

Caso Bolsonaro seja denunciado pela PGR, caberá ao STF analisar o caso e decidir se o ex-presidente se tornará réu ou não. O Supremo, em tese, também poderia arquivar a denúncia ou remeter o caso para a primeira instância do Poder Judiciário.

De acordo com as investigações da PF, Bolsonaro recebeu as joias durante o exercício de seu mandato e teria tentado vendê-las ilegalmente nos Estados Unidos a partir de junho de 2022 – último ano de seu mandato à frente do Palácio do Planalto. Entre os itens estavam um relógio da marca Rolex de ouro branco, um anel, abotoaduras e um rosário islâmico entregue a Bolsonaro durante uma viagem à Arábia Saudita, em 2019.

Segundo as regras do Tribunal de Contas da União (TCU), presentes de governos estrangeiros devem ser incorporados pelo Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH), órgão da Presidência da República responsável pela guarda desses itens.

No entanto, de acordo com a investigação da PF, os itens teriam sido destinados ao acervo pessoal de Bolsonaro. A partir de meados de 2022, eles teriam sido vendidos fora do país, em negociações que teriam sido operacionalizadas pelo ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid.

Fonte: Infomoney

Opinião dos leitores

  1. Eita, Micheque escapou fedendo mas ela fique pianinho, mas dessa vez o canalha fascista parece que vai ás barras da justiça!
    Chora agora não, corja direitopata que o calvário desse canalha está só começando.
    E se preparem pra fazer papel de trouxas novamente acampando dessa vez, em frente ao complexo da Papuda!

  2. Peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Tudo joia pro ladrão de joias. “A papudo te espera; boa estadia lá”. Kkkk

  3. Vai esticar essa narrativa até 2026, aí depois vão arquivar. Isso mantém os idiotas úteis mais inúteis ainda.

  4. Interessante e o Lula não foi indiciado mesmo tendo levado dois containeres de coisas, o Pau que bate em um tem de ser igual com o outro, a perseguição a direita brasileira tá escancarada, saudades do tempo que a justiça no Brasil não era corrompida.

    1. Um erro justifica o outro?
      Quem é que está defendendo bandido agora?
      É seu bandido de estimação?

  5. Eu pensei que nessa família só tinha joias raras mas eram bijuterias. Kkkkkkk. Nem tudo que reluz é ouro.

  6. Um marginal condenado pode dizer abertamente que saiu do palácio do planalto com containers de presentes no segundo mandato, o outro, que o sistema e o consórcio detestam, não pode vender 3 jóias que o próprio TCU já declarou serem do acervo pessoal. Esse país é uma piada de mau gosto e essas autoridades são uma tristeza. Não foi a toa que o pai desse Alexandre de Moraes morreu de desgosto.

    1. Onde está essa declaração do TCU? NÃO EXISTE TAL AFIRMATIVA! Vive na terra plana? Come capim cloroquinado?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeções indicam vitória da esquerda no segundo turno das eleições legislativas na França

Foto: Reuters

Em uma reviravolta no segundo turno das eleições legislativas na França, as projeções indicaram neste domingo (7) a vitória da aliança de esquerda Nova Frente Popular (NFP), com a extrema direita liderada por Marine Le Pen sendo apenas a terceira força.

O Reagrupamento Nacional (RN), que também possui Jordan Bardella como um de seus principais nomes, ficou atrás até mesmo da coalizão do atual presidente do país, Emmanuel Macron.

De acordo com as estimativas divulgadas pelo Ipsos, a NFP garantirá de 172 a 192 cadeiras no Parlamento, enquanto o bloco do mandatário ficará com 150 a 170. Por fim, a extrema direita deverá lucrar de 131 a 152 assentos.

As pesquisas da Opinionway e da Ifop, por sua vez, indicaram que a NFP poderá conquistar nas eleições de 180 até 210 ou 215, respectivamente. Os números oficiais ainda não foram comunicados.

Já o chefe de Estado celebrou que o “bloco centrista está vivo” e pediu “cautela”, pois os resultados não respondem à questão de “quem deve governar”.

Raphael Glucksmann, que comanda a esquerda moderada do país, alertou que, diante de uma “Assembleia Nacional dividida”, todos precisarão “se comportar como adultos”.

Bardella, que era cotado para ser premiê caso o RN obtivesse maioria, analisou que a legenda “alcançou o resultado mais importante de toda a sua história”, mas lamentou que “perigosos acordos eleitorais” tenham privado a população de uma “política de recuperação”.

O histórico pleito em território francês registrou a taxa de participação mais alta em 40 anos, com uma estimativa de 67% de eleitores que compareceram às urnas.

Com essa quantidade, apesar do quase certo triunfo, a esquerda não conseguirá formar maioria para indicar um primeiro-ministro, já que precisaria de pelo menos 289 cadeiras.

A partir de agora, Macron e a NFP deverão iniciar intensas negociações.

Após a divulgação das primeiras projeções, Jean-Luc Mélenchon, líder da esquerda, proclamou que a Nova Frente Popular “deve governar” e que os franceses “rejeitaram a pior solução”.

“A extrema direita está longe da maioria. O resultado eleitoral é o resultado de um magnífico esforço de mobilização.

Macron deve se curvar e admitir que foi derrotado, o primeiro-ministro deve ir embora”, acrescentou.

UOL com informações de ANSA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro é quem decide a vida do PL hoje, diz Valdemar na CPAC

Foto: reprodução

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, disse neste domingo (7) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é quem decide a “vida” do partido. Ele deu a declaração na CPAC Brasil (Conferência de Política e Ação Conservadora) em Balneário Camboriú (SC).

“Bolsonaro é quem decide vida do PL hoje. Nós chegamos aonde chegamos, graças ao Bolsonaro”, declarou Valdemar.

Em seu discurso, Valdemar elogiouEduardo Bolsonaro (PL-SP), um dos organizadores da conferência. Disse que em 40 anos de política “nunca viu um trabalho como o desenvolvido” pelo deputado.

O presidente do PL voltou falar do desejo de que Eduardo seja candidato ao Senado em 2026, mas disse que decisão caberá ao ex-presidente Bolsonaro. “Nós queremos ele [Eduardo Bolsonaro] candidato ao Senado pelo Estado de São Paulo, isso se o Bolsonaro não precisar dele para outro cargo”, afirmou.

CPAC BRASIL

O evento é realizado neste final de semana em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. A organização é da ACU (American Conservative Union) e da YAF (Young Americans for Freedom), em parceria com o Instituto Legal Conservador.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Voltz, e eles podem se encontrarem? Só essa pergunta mesmo, pois na matéria na explica o por q do tal presidente do PL aparecer em vídeo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Draga que faria a engorda de Ponta Negra e deixou Natal é notícia na Paraíba

Imagem: reprodução

A draga que faria a engorda da praia de Ponta Negra e deixou Natal na manhã deste domingo (7), após a não liberação do Idema para o início da obra também foi destaque virou notícia no estado vizinho a Paraíba.

O site Paraíba Business, portal de notícias focado em economia e negócios, repercutiu a notícia entre seus leitores. O portal destacou que a embarcação holandesa havia chegado em 24 de junho, vinda da Espanha mas não tinha autorização para iniciar a obra.

Opinião dos leitores

  1. Neste governo do PT o RN tem crescido muito………para baixo, “que nem rabo de cavalo”.

  2. Depois de Carlos Eduardo, agora vem Fátima Bezerra atrapalhar o desenvolvimento de Natal. PT e Alves sempre foram o retrato do atraso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Problema graves em biomas e greve do Ibama: clima de decepção marca política ambiental do governo Lula

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Antes mesmo de tomar posse, Lula sinalizou que a política ambiental seria uma das prioridades do seu governo e a principal aposta para melhorar a imagem do Brasil no exterior.

A ideia era promissora, mas não tão simples, já que o petista herdaria graves problemas deixados pelo seu antecessor. Jair Bolsonaro flexibilizou medidas de preservação, fez vistas grossas para o garimpo ilegal e desmontou políticas públicas importantes.

De modo a reforçar sua intenção de dar uma formidável guinada nessa área, Lula anunciou Marina Silva como ministra do Meio Ambiente. Passados menos de dois anos do mandato, no entanto, há um inegável clima de decepção.

A área que era para ser uma vitrine da nova gestão acumula encrencas e recebe críticas de todos os lados, inclusive de algumas alas do governo e de simpatizantes do PT.

Chegou-se ao ponto em que — ironia das ironias — até a tropa de choque de políticos bolsonaristas ocupa as redes cobrando providências e promessas não cumpridas.

Veja

Opinião dos leitores

  1. Um desastre ambiental, maior da história e ainda ficam fazendo ações de apagar com meia dúzia de bombeiros, em vez de solicitar ajuda internacional para resolver de imediato, é um prejuízo enorme essa administração do meio ambiente, é pior do que aquele discurso de passar a boiada, acorda Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] ENGORDA DE PONTA NEGRA: BG dispara, “sobrou para nós a síndrome do vira-lata”

Bruno Giovanni comenta a saída da draga que faria a engorda da praia de Ponta Negra em Natal, na manhã deste domingo (7), o equipamento aguardava a licença do IDEMA para começar a operar. “Sobrou para nós a síndrome do vira-lata”, disparou o BG.

Opinião dos leitores

  1. Eu ainda não entendi uma equação bem simples, por q a draga foi trazida sem a documentação está tudo ok para o início da dragagem, não consigo entender

  2. Não se pode reclamar!! A população conduziu essa INCAPAZ e incompetente ao posto de governadora. Ela não tem culpa das estradas não serem recuperadas, da saúde pública ser um caos, da ponte de igapó estar com a obra que não tem fim, do Turismo do estado estar emperrado (e ela emperrando mais ainda), etc…, porque ela está sendo autêntica e verdadeira. Ela está sendo o que ela é: Inoperante. a culpa é da população que colocou ela lá….. tenho dito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Milei tem encontro com Bolsonaro e recebe medalha ‘3is’: ‘imorrível, imbrochável e incomível’

Foto: Divulgação/governo de Santa Catarina

O presidente da Argentina, Javier Milei, se reuniu a portas fechadas na manhã deste domingo, 7, com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jorginho Mello (PL-SC) e o deputado Eduardo . O encontro ocorreu no hotel que eles estão hospedados em Balneário Camboriú (SC). Bolsonaro aproveitou para dar de presente ao argentino a medalha “3is: imorrível, imbrochável e incomível”, um presente em tom de ironia que ele costuma dar a aliados políticos.

Bolsonaro presenteia Milei com medalha de “imbrochável” em SC | MetrópolesImagem: reprodução/Instagram

Antes do encontro reservado, Milei tomou café com políticos bolsonaristas. A irmã do presidente argentino, Karina Milei, e o ministro da Defesa da Argentina, Luis Petri, também participaram do encontro. Ao final do encontro, o governador de São Paulo não entrou em detalhes sobre o que foi tratado. “Foi ótimo”, disse Tarcísio sobre o encontro com o Milei. “Discutimos futebol”, brincou. Ele não respondeu se Lula foi tema da conversa.

O presidente argentino também se reuniu com empresário locais. Jorginho Mello disse que o objetivo do encontro com Milei e empresários foi discutir as relações comerciais entre Santa Catarina e a Argentina. “Foi um belo encontro para falar de democracia, economia e animar a direita”.

Estavam presentes Mário Cezar Aguiar, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Otto von Sothen, do Grupo Tigre, Dilvo Casagranda, da Aurora, Edilson Zanatta, da Farben, e um representante da XP Investimentos.

É a primeira visita do presidente da Argentina ao País desde que ele assumiu o cargo em dezembro do ano passado. Milei, contudo, não se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em desrespeito ao protocolo diplomático. Os governantes dos dois países discutiram pela imprensa e redes sociais ao longo da semana.

Lula disse que Milei deveria pedir para desculpas pelas “bobagens” que falou sobre ele e o Brasil. O presidente argentino, contudo, voltou a repetir que o petista é “comunista” e “corrupto”.

O argentino fará a palestra de encerramento da versão brasileira da Conferência de Política Ação Conservadora (CPAC Bradil) na tarde deste domingo.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Bolsonaro recebeu as medalhas 4im. Incompetente, irresponsável, imprestável, inelegível.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Quase metade dos brasileiros não possui conhecimentos básicos de informática, diz Anatel

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), realizou um levantamento acerca das habilidades digitais dos brasileiros. Segundo a pesquisa, apenas 29,9% das pessoas têm noção básica de informática, como, por exemplo, mover um arquivo ou pasta, enviar e-mails com arquivos em anexo e copiar e colar.

Os dados se referem à nova pesquisa da Superintendência de Relações com os Consumidores (SRC) da Anatel. Neste estudo, com base em informações de 2023, 17,9% das pessoas possuem conhecimento intermediário quanto às habilidades digitais (ou seja, ações como usar uma fórmula aritmética básica em uma planilha, conectar ou instalar novos equipamentos como modem, impressora ou câmera).

Isso significa que cerca de 48% da população do país não possui habilidades digitais básicas. A Anatel estabeleceu uma meta de que até 2027, 30% dos indivíduos em território nacional, acima de 10 anos, tenha especialização intermediária quanto a esta tecnologia.

Conhecido como “Alfabetização Digital”, o programa pretende transformar o país e, como consequência, colaborar para uma realidade igualitária.

SBT News

Opinião dos leitores

  1. E daí?
    Mais da metade dos brasileiros acredita na inexpugnabilidade das urnas eletrônicas e na inocência de Lula!

  2. Se mais da metade não sabe interpretar um pequeno texto. Vai saber informática.
    Aí já é querer demais para um país que idólatra a extrema esquerda.

  3. Qualquer país sério investe em educação de qualidade pra mitigar as desigualdades sócio-econômicas definitivamente. Políticas assistencialistas e populistas não só mantém como aumenta as desigualdades.

  4. Enquanto isso os bancos jogando os clientes, inclusive idosos para a internet. Acho que se nós pagamos taxas caríssimas para manutenção da conta, uma baita sacanagem. Assim eles estão fomentando os golpes virtuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Sete trechos do litoral na Grande Natal estão impróprios para banho, aponta boletim de balneabilidade

Foto: Anadelly Fernandes

Sete trechos do litoral na Grande Natal estão impróprios para banho, apontou o boletim semanal de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgado neste sábado (6).

Os pontos impróprios são:

Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
Rio Pirangi, em Parnamirim
Pirangi do Norte, em Parnamirim
Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim
Escadaria de Mãe Luiza (Areia Preta), em Natal
Redinha (Rio Potengi), em Natal
Redinha (Igreja), em Natal

O boletim da balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, e a classificação se dá com base em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O resultado leva em consideração o histórico de cinco semanas de análise. A validade do boletim é de uma semana, momento em que os trechos serão reavaliados e um novo boletim será publicado.

Ao todo, são analisados 51 trechos de banho que ficam nas cidades de Baía Formosa, Tibau do Sul, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Areia Branca, Grossos e Tibau.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de Polenta com ragu de linguiça; e vinagrete de feijão verde

POLENTA COM RAGU DE LINGUIÇA

Ragu de linguiça
Ingredientes:
500g de linguiça toscana
1 linguiça calabresa
1 cenoura pequena picada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 ½ xícara de vinho tinto
½ L de molho de tomate
1 colher de sobremesa de páprica defumada
Sal e pimenta do reino a gosto
1L de água
Azeite a gosto
Ervas finas a gosto

Modo de preparo:
Retire a pele da linguiça toscana e da linguiça calabresa e pique o recheio com uma faca ou passe no processador até ficar bem cortadinho. Reserve.
Em uma frigideira quente, coloque um fio de azeite, a cebola e refogue um pouco.
Acrescente o alho, refogue um pouco, coloque as linguiças e refogue por 3 minutos.
Acrescente a cenoura, o molho de tomate, a páprica, as ervas finas, o vinho tinto e misture.
Acrescente a1/2 litro de água e deixe cozinhar por 35 a 40 minutos.
Ajuste o sal e pimenta do reino. Reserve.

Tempo de preparo: 15 min
Tempo de cozimento: 40 min

POLENTA CREMOSA
Ingredientes:
2 xícaras de fubá instantâneo
1 colher de sopa de azeite
1 L de caldo de carne
1 colher de sopa de manteiga
Sal a gosto

Modo de preparo:
Coloque o fubá em uma panela, acrescente metade do caldo, misture e ligue em fogo baixo.
Acrescente o azeite, o sal a gosto, a manteiga e misture bem até incorporar.
Mexa sempre com o auxilio de um fouet até engrossar.
Quando começar a descolar da panela acrescenta mais caldo para ficar bem cremoso.
Após 10 minutos está pronta.

Montagem do prato:
Coloque a polenta cremosa em um prato, formando uma cama e, por cima, coloque o ragu sobre a polenta.
Decore com um galho de alecrim e sirva em seguida.

DICA RÁPIDA

VINAGRETE DE FEIJÃO VERDE

Ingredientes:
200g feijão verde cozido
1/2 cebola roxa
1/2 tomate salada
1/4 de pimentão amarelo
1/4 de pimentão verde
1/4 de pimentão vermelho
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de vinagre de vinho branco
1/4 de limão siciliano
Raspa de limão siciliano a gosto
Coentro a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o feijão verde em água fervente por aproximadamente 15min.
Cortar a cebola roxa, o tomate e os mix de pimentões em pedaços pequenos.
Em um bowl temperar o feijão com sal, pimenta, azeite, vinagre e os legumes picados.
Misturar bem.
Finalizar com folhas de coentro grosseiramente picadas, sumo de limão siciliano e um pouco de raspa do limão siciliano.

Tempo de preparo: 10min
Tempo de cozimento: 15min

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro diz que ‘não vai recuar’ com investigações da PF e cita mudança no TSE e Parlamento para ter ‘futuro melhor’

Imagem: reprodução/YouTube

Ao fechar o primeiro dia da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) Brasil deste ano, o ex-presidente Jair Bolsonaro disse que não vai recuar, mesmo com as investigações da Polícia Federal contra ele, e mostrou esperança ao afirmar que, com a mudança de composição no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e “uma grande bancada” poderá ter um “futuro melhor”. Bolsonaro está inelegível até 2030 por abuso de poder político e econômico.

Bolsonaro afirmou que acredita ter chegado em um “ponto de inflexão” e que “as coisas vão mudar”. A fala ocorre um dia após ele e mais 11 pessoas serem indiciados pela PF no inquérito que apura o desvio de joias do acervo presidencial. A ele são imputados os crimes de peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

— Temos eleições neste ano, votem com a razão e não com o coração ou emoção. Porque a composição do TSE vai mudar, já mudou, se tivermos uma grande bancada em 2026 pode ter certeza que a gente faz pelo Parlamento, não pela canetada, uma história melhor para todos nós — acrescentou.

O TSE, que tornou Bolsonaro inelegível no ano passado, passou por mudanças nos últimos meses. Alexandre de Moraes deixou a presidência e a Corte depois de quatro anos, dando lugar a André Mendonça, indicado ao STF pelo ex-presidente.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Cala a boca inelegível, vai procurar o que fazer. So leva o tempo em falar baboseira. Seu inelegível, seu indiciado.

    1. “Genial” GM , quem vai colher estes frutos da atual conjuntura são seus filhos e seus descendentes!

    2. Por que TCU indiciou Bolsonaro por desvio de joias e autorizou Lula a ficar com relógio de luxo?
      Decisão da área técnica do tribunal indicou que atual chefe do Executivo pode manter item, mas caso ainda terá que passar pelo plenário, sem data para entrar na pauta. O Globo.
      Por que será, hein? Algum jumento, desprovido de inteligência não sabe?

    3. Mas não é ex-presidiário, é mito. Tira esse carimbo do Lula e torna ele mito, otário!!!

    4. Vc está muito nervosismo xará,, tenha calma, lula só cai se continuar sendo babaca mentiroso e perdulário, que afunda o país na recessão.

    5. Gustavo, ele pode ser chamado de tudo, menos de corrupto e ex presidiário

  2. 🚨👺🚓 Documentos atestam o extravio de bens da União na era PT
    TCU diz que 4.564 bens vinculados à Presidência desapareceram nos últimos 13 anos e que 716 presentes recebidos por Lula e Dilma não foram incorporados ao patrimônio público, como prevê a lei.
    FONTE: REVISTA VEJA.
    A ESQUERDA PODE FAZER ISSO E FICAR POR ISSO MESMO OU A PERSEGUIÇÃO A BOLSONARO NUNCA VAI PARAR?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *