Política

Jornalista Daniel Cabral substitui Guia Dantas na secretaria de Comunicação do Governo Fátima

Foto: reprodução

O jornalista Daniel Cabral será o novo secretário de comunicação do Governo Fátima Bezerra.

Ele substitui a jornalista Guia Dantas no comando da pasta.

Segundo Fátima Bezerra, Guia passa a se dedicar a assessoria especial de imprensa da governadora.

Opinião dos leitores

  1. Fátima não vai nem pra segundo turno, ver como tá a saúde, é só ir no Walfrefo… #FATIMANUNCAMAIS

    1. Chico, a idade que vc tem deve ser o tempo da crise do Walfredo, ainda e6 novidade? Sabe-se que a saída é a regulação dos municípios, equipat esses hospitais pra não mandarem até uma caganeira pra natal.

    2. Quem vai para o segundo turno é Benes leocadio , Fábio Faria , Álvaro dias … kkkkkkkkkkkkkkkk…..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Mesmo impedido de votar, Dino influenciou decisão do STF sobre descriminalização do porte de maconha

Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro Flávio Dino, mesmo impedido de votar no julgamento que levou o Supremo Tribunal Federal (STF) a descriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal, conseguiu influenciar na decisão final tomada pela Corte.

Partiu de Dino a sugestão para que fosse vedado o contingenciamento, ou seja, a retenção de repasses, do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), estabelecendo que parte da verba seja usada para campanhas sobre o uso de drogas. A medida foi facilmente acolhida nesta quarta-feira, contando com o aval de todos os demais ministros.

Por ter sucedido a ministra Rosa Weber, que já havia votado no julgamento antes de se aposentar, Dino não votou, mas não deixou de participar dos debates. A ideia sobre o Fundo Nacional Antidrogas foi apresentada na última quinta-feira, após o voto de Dias Toffoli.

“Eu queria sugerir a vossa excelência, ministro Toffoli, que quando fala das verbas, colocasse uma vírgula, para incluir ‘inclusive descontingenciando o Funad’, que eu acho que é uma sugestão importante”, disse Dino ao colega.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Micro e pequenas empresas geram 86% dos empregos no RN

Foto: Reprodução

Responsáveis por mais de 86% dos empregos formais gerados no Rio Grande do Norte em 2024, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) celebram mundialmente, nesta quinta-feira (27), a importância desse segmento para a economia. De acordo com dados compilados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), esse agrupamento de negócios responde por 36,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

No Rio Grande do Norte, são mais de 101 mil MPEs nos setores de serviço; 74,2 mil no comércio; 18,6 na indústria; 12,2 mil na construção e 1,1 mil na agropecuária. Apenas na Grande Natal, estão concentrados cerca de 57,62% desse quantitativo, ou seja, mais de 119 mil empresas.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Autor do PL antiaborto diz que ouviu Michelle Bolsonaro e mudará proposta para que mulher não seja presa

Foto: Isac Nóbrega/PR

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) vai propor alterações no projeto de sua autoria que equipara o aborto ao homicídio quando feito depois de 22 semanas de gestação. Ele defende agora que a mulher estuprada que optar por interromper a gravidez nesta fase da gestação não seja mais acusada de cometer crime.

Sóstenes afirma que a inspiração para a mudança veio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que divulgou um vídeo nesta semana dizendo que o aborto deveria ser punido sem que a mulher fosse criminalizada.

“Eu vi o vídeo da primeira-dama e os argumentos que ela apresenta são importantes. As alterações que vou propor vão evitar desgastes desnecessários e assim podemos continuar valorizando a vida”, afirma o parlamentar.

O projeto apresentado por ele causou comoção porque, se aprovado, imporia às mulheres estupradas que interrompessem a gravidez uma pena, a de homicídio, que pode chegar a 20 anos de prisão —maior que a de seu violador. O estupro é punido com até dez anos de prisão.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lula defende superavit, mas rombo de maio cresceu 30,4% em 1 ano

Foto: Reprodução/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quarta-feira (26.jun.2024) o superavit das contas públicas. “Sempre tem que ter o cuidado que você não pode gastar mais do que você arrecada, isso é líquido, isso vale para minha família, isso vale para você […] e vale para todo mundo que tem responsabilidade”, afirmou em entrevista ao UOL.

No entanto, apesar da declaração, o deficit primário cresceu 30,40% em maio de 2024 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, considerando a inflação. O saldo ficou negativo em R$ 60,98 bilhões no período, o pior resultado desde a pandemia. Os dados foram divulgados pelo Tesouro Nacional.

Eis abaixo o que disse Lula:

O resultado primário é formado pelo saldo entre as receitas com tributos e as despesas públicas. Não considera o pagamento de juros da dívida.

alt

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Decisão do STF sobre maconha pode afetar abordagem policial e criar confusão sobre responsabilidades

Foto: Felipe Iruatã/Folhapress

Após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que descriminaliza o porte de maconha para uso próprio, pairam dúvidas sobre quais serão os efeitos para a atividade policial cotidiana relacionada ao tema.

Especialistas apontam que na teoria haverá poucas mudanças em relação às abordagens feitas pelos agentes —quem for encontrado com Cannabis, mesmo que seja considerado usuário, deverá ser levado a delegacia, ter a droga apreendida e terá que se apresentar a um juiz criminal, que determinará sanções administrativas.

A decisão da corte, porém, criou algumas lacunas que deverão ser resolvidas com outros debates e leis aprovadas pelo Legislativo.

Uma das consequências, dizem os especialistas, é uma possível desmotivação do trabalho policial. Segundo essa visão, um agente que ver alguém fumando um cigarro de maconha na rua pode preferir fazer vista grossa em vez de abordar o usuário. Isso porque a pessoa no máximo deverá sofrer alguma sanção administrativa, como a bronca de um juiz, se maiores consequências.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Juan José Zúñiga, responsável por tentativa de golpe na Bolívia, é preso e acusa presidente de orquestrar ato

Foto: Juan Karita/AP

O general Juan José Zúñiga, responsável por tentativa de golpe na Bolívia, foi preso na noite desta quarta-feira (26). A prisão foi determinada pela Procuradoria-Geral do país, segundo a imprensa local. Além dele, Juan Arnez Salvador, ex-comandante da Marinha, também foi detido.

Zúñiga foi preso na entrada da sede do Estado-Maior, em La Paz. Segundo a Associated Press, após ser detido, ele afirmou que o golpe foi orquestrado pelo próprio presidente Luis Arce. O objetivo seria aumentar a popularidade do governo.

“No domingo, na escola La Salle, me encontrei com o presidente e ele me disse que a situação está muito complicada”, afirmou Zúñiga. O general disse ainda que recebeu autorização do presidente para levar blindados às ruas.

O general era o comandante-geral do Exército boliviano, mas foi destituído do cargo na terça-feira (25). Ele foi afastado após afirmar que prenderia o ex-presidente Evo Morales caso ele fosse eleito nas eleições de 2025.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Draga chega a Natal sem prazo do Idema para liberação da engorda

Foto: Magnus Nascimento

Enquanto o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) continua sem definir um prazo para emitir a Licença de Instalação e Operação (LIO) que libera a obra da engorda na praia de Ponta Negra, na zona Sul de Natal, a draga que fará a extração e transporte do banco de areia para formar o aterro já chegou e encontra-se ancorada no mar da capital potiguar. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informou que estará no Idema nesta quinta-feira (27) para se discutir o assunto.

O secretário Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Carlson Gomes, informou que a embarcação chegou ao litoral potiguar na segunda-feira (26) e está realizando testes, uma vez que, para iniciar os procedimentos da execução da obra propriamente dita, precisa que o Idema conceda a LIO, que é a última autorização necessária.

Carlson explicou que a chegada da draga antes desse processo ser concluído foi uma decisão da empresa vencedora da licitação e não teve interferência da Prefeitura.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Festival de Quadrilhas Juninas de Natal começa nesta quinta-feira (27)

Foto: Joana Lima / Secom

O clima de São João segue em alta na cidade e vai se intensificar a partir desta quinta-feira (27) com o início do tradicional festival de quadrilhas juninas de Natal. O público que for ao Palácio dos Esportes, local das apresentações, vai se encantar com um verdadeiro espetáculo de valorização da cultura nordestina cheio de luzes, cores, magia e descontração. A disputa vai seguir até o dia 30/06, reunindo 25 grupos Juninos, entre Tradicionais, Estilizados e Cômicos. As quadrilhas receberão apoio financeiro para participar do Festival (num total de R$373.940,00 de investimento), além das premiações que totalizam R$187 mil. No Festival de Quadrilhas Juninas poderão participar Grupos de qualquer município do Rio Grande do Norte, sendo convidados pela Natal Cultural (projeto incentivado pela Lei Djalma Maranhão).

“O São Joãe de Natal segue a todo vapor. Depois de muito sucesso com os shows musicais agora vamos abrir espaço para o festival de quadrilhas juninas. Não poderíamos nunca deixar de apoiar e valorizar o movimento de quadrilhas juninas de Natal, que é muito forte e têm uma relevância histórica, cultural e economica muito forte. Tenho a plena convicção de que será um sucesso. Todos os grupos se esforçam, ensaiam o ano todo e vão brilhar nas apresentações. Eu não vou perder”, disse o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

A comissão julgadora vai definir as melhores apresentações, avaliando os seguintes critérios: respeito ao tempo estabelecido com cada grupo, dispondo de até 20 minutos para se apresentar; originalidade; roteiro musical; desempenho do marcador/apresentador; evolução; casamento; animação; figurino; homenagem ou tema e coreografia. Nas categorias tradicional e estilizada, serão premiadas as quadrilhas do primeiro ao quinto lugar, além de melhor rainha, rei, marcador, casal de noivos e grupo regional. Já na faixa cômica, serão contempladas a campeã e a vice.

A programação desta quinta-feiras terá início a partir das 20:00 horas com a apresentação das quadrilhas juninas na categoria estilizada: Junina Arroxonó; Arroxa o Milho; Cristão Matuto; Junina Tradição; Sangue Matuto; Matutos da Paixão e As Cabritas. O grupo Arraiá da Praia, da categoria estilizada, encerra o primeiro dia de performances. Na sexta-feira (28), também a partir das 20:00 horas, será a vez dos grupos Encanto do Agreste (Tradicional); Coração Matuto (Tradicional); Vice Versa (Cômica); Junina São João (Estilizada); Rei do Baião (Tradicional); Junina Rebuliço (Tradicional) e Brilho Matuto (Tradicional) se apresentarem para os jurados e o público.

O brilho, o encanto e a magia das quadrilhas vai seguir durante o final de semana. No sábado, desta vez mais cedo, a partir das 19:45, as quadrilhas Sertão Junino; Pisa na Fulô; Estrela Matutina; Junina Jeito Matuto; Loucura Junina; Junina Sertão; Encanta São João e Magnólias, todas na categoria tradicional prometem levantar a plateia. No domingo (30), último dia do festival, os grupos entram no pavilhão ainda mais cedo a partir das 18 hrs. A primeira quadrilha será a Junina São Francisco (Tradicional) ; Na seguida pela Arraiá Zé Matuto (Tradicional); Coração Nordestino (Estilizada); Flor do Serão (Tradicional); Balão Dourado (Estilizado); Arraiá Padre Piná (Tradicional) e a Brejo de Ouro (Brejinho).

“O segmento junino é um dos mais representantivos da nossa cultura. Milhares de pessoas estão envolvidas desde a concepção e planejamento dos temas, escolha dos membros, confecção dos figurinos, elementos e adereços, ensaios das apresentações, músicos, pessoal de apoio, enfim, é uma rede que possui um enorme engajamento profissional. São mais de 30 anos de tradição do festival. Entendendo essa importância, a gestão do prefeito Álvaro Dias não mediu esforços e sempre valorizou o movimento de quadrilhas juninas”, apontou o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão.

Edital da Secult/Funcarte também contempla Arraiás de Rua

Além da parte musical e das quadrilhas juninas, a edição 2024 do São João de Natal também abriu espaço para os arraiás de rua. Todas as regiões da cidade foram contempladas.  Cada arraiá irá receber R$5 mil para ajudar no custeio da realização. A lista da primeira série de propostas aprovadas no edital lançada pela secretaria municipal de Cultura (Secult) foi divulgada na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficila do Município (DOM) e pode ser conferida aqui. Foram inscritas no total, 58 (cinquenta e oito) propostas, sendo, 2 (duas) inscrições repetidas, 34 (trinta e quatro) propostas habilitadas e 22 (vinte e duas) propostas inabilitadas.

“Os arriaiás de rua carregam toda aquela tradição, integram as comunidades e também contribuem para movimentar a economia, sobretudo dos micro e pequenos empreendodores, que aproveitam a oportunidade para fazer uma renda extra e ampliar o orçamento doméstico. Também valorizamos os artistas locais, vez que a maior parte das apresentações nesses eventos fica sob a responsabilidade de músicos e cantores da cidade. Investir em cultura gera benefícios imensuráveis”, destacou o prefeito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeito Álvaro Dias inaugura capeamento asfalto no bairro Barro Vermelho

 

Foto: Joana Lima / Secom

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, entregou nesta terça-feira, 25, mais uma rua contemplada dentro do Programa Asfalto Novo, coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), que vem investindo mais de 70 milhões em obras por toda a cidade. A Rua Joaquim Fagundes, no Bairro Barro Vermelho, Zona Leste da Capital, está sendo entregue à população da região com um novo capeamento asfáltico, sinalização e pinturas verticais e horizontais de toda a sua extensão viária. A obra asfáltica desta via compreende uma localização importante e de grande relevância para os moradores e seguimentos diversos da atividade econômica da região.

Em sua fala, o prefeito Álvaro dias destacou a relevância da parceria estabelecida dentro do Programa Asfalto Novo entre as Secretarias Municiais de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, na realização de tantas obras pela cidade. “Temos aqui mais uma obra modernizada, sinalizada e funcional através do trabalho de desenvolvimento da mobilidade urbana que tem sido feito entre as secretarias, com o intuito de cada vez mais melhorar o trânsito, o tráfego e as condições de deslocamento da população. São obras que prezam por modernizar e melhorar a cidade do Natal de uma maneira nunca antes vista. A rua Joaquim Fagundes é um exemplo dos resultados de um estudo de mobilidade bem-feito e executado, tendo seus resultados reconhecidos por todos que passam agora a utilizar a via”, conta.

Localizada próximo à Praça Augusto Leite, mais um dos inúmeros equipamentos públicos que teve sua estrutura completamente revitalizada pela gestão, juntos, somam-se ao conjunto de melhorias realizadas em uma das áreas de maior influência na capital, proporcionando às suas principais vias de acesso (Avenidas Hermes da Fonseca, Prudente de Morais, Afonso Pena e Romualdo Galvão), melhores condições de fluxo e estrutura de mobilidade para todos que necessitam trafegar no setor.

Para Cândido Gentil, empreendedor do ramo alimentício na região, às obras chegam para trazer mais segurança ao trânsito. “Antes das obras, sem as sinalizações, especialmente das rotatórias, o trânsito era bastante perigoso. Aqui já tivemos de presenciar acidentes por falta de sinalização, sem contar também na acessibilidade das calçadas que permite maior segurança à cadeirantes e pedestres. Com a nova pintura, nós que somos empreendedores, nos sentimos mais seguros com o trânsito fluindo melhor também para os nossos clientes”, relata com satisfação.

O pacote de serviços asfálticos segue priorizando as principais ruas de fluxo da cidade, entregando mais mobilidade, acessibilidade e segurança aos condutores e pedestres que trafegam na capital potiguar.

A solenidade de inauguração contou com a presença de secretários municipais, autoridades políticas, lideranças e populares.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula tem viagem marcada para a Bolívia, palco do “golpe de Estado”

Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma viagem marcada para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, no próximo dia 9 de julho. O país vive uma crise política após o general Juan José Zúñiga anunciar um golpe de Estado no país, nesta quarta-feira (26/6).

Conforme colunista, do Metrópoles, o titular do Planalto convocou uma reunião de emergência para discutir a situação no país vizinho.

Nesta quarta, Lula pediu ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que reúna mais informações antes de o Brasil tomar uma posição no conflito.

“Eu quero informações. Pedi pro ministro Mauro [Vieira] ligar para a Bolívia, ligar para o presidente, ligar para o embaixador brasileiro para a gente ter certeza, para a gente poder ter uma posição”, disse.

“Como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. Golpe nunca deu certo”, pontuou o presidente em conversa com jornalistas nesta quarta.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Atenção patriota!!! Todos os patriotas, principalmente os que acamparam em frente ao 16, vcs estão convocados p irem a La Paz ajudar no golpe!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *