No fim de semana, ao participar de convenção do DEM, o presidente nacional da legenda, senador José Agripino Maia disse, com todas letras, que o partido deverá se unir ao PSDB na campanha eleitoral de Natal em 2012.
Menos de 48 horas depois, o vice-governador Robinson Faria, cujo maior projeto atual é fortalecer o PSD, disse que a governadora Rosalba Ciarlini é quem comandará o processo sucessório, incluindo em Natal.
O episódio revela mais do que opiniões diversas de Agripino e Robinson, aliados da governadora Rosalba Ciarlini. Revela que nas bases governistas há uma briga surda por mais espaços políticos que vai desaguar nas eleições de 2012 e, principalmente, nas de 2014.
No campo nacional, PSD e DEM já vivem posições antagônicas com o primeiro contribuindo para o esvaziamento do Democratas. No plano local, o PSD ameaça se transformar em adversário direto nas eleições municipais.
Com quem ficará a governadora Rosalba Ciarlini? Com o vice-governador cujo esforço para dar forte musculatura ao PSD preocupa até mesmo alguns governistas? Ou com o senador Agripino, seu presidente nacional e correligionário há décadas? Ou com nenhum dos dois, montada em sua própria estrutura partidária e política?
O futuro trará as respostas.
Comente aqui