Jornalismo

Jovem Pan é censurada pelo TSE

Foto: Reprodução

Depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de suspender propagandas ofensivas a Lula, a Jovem Pan acendeu sinal amarelo para alguns de seus comentaristas. A ordem é maneirar no vocabulário nos programas da casa.

A partir de agora, está proibido usar adjetivos ofensivos contra Lula.

Em mensagem encaminhada para a redação, a chefia veta veementemente o uso de palavras como “corrupto” ou “ladrão”. Uma censura do TSE ao jornalismo, que impede que termos verdadeiros sejam utilizados pelos profissionais.

Leia o comunicado na íntegra abaixo:

“Caros, com base em decisão do TSE proferida nesta segunda-feira, estamos orientados pelo jurídico a não utilizar as seguintes expressões nos programas da casa:

Ex-presidiário
Descondenado
Ladrão
Corrupto
Chefe de organização criminosa

Além disso, não devemos fazer qualquer associação entre o candidato Lula ao crime organizado. E mais: as críticas aos ministros e ao judiciário não são recomendadas pelo nosso jurídico neste momento.

O descumprimento dessas determinações pode levar não só a direito de resposta como também a multa de R$ 25 mil e a remoção dos conteúdos de nossas plataformas.

A direção de jornalismo reforça que aqueles que não se sentirem confortáveis com essa determinação com base em decisão da Justiça, devem nos informar para que possam ser substituídos nos programas.”

Com informações de Splash – UOL

Opinião dos leitores

  1. Não tem como ficar alheia(o) a tudo o que está acontecendo.
    Eu INDIGNADA busquei de alguma forma fazer meu desabafo valer de alguma forma. Não podemos ficar calados, rendidos ao Mal.
    Segue “Reclamação” que enviei através do canal de Ouvidoria do TSE:

    Protocolo
    58610920091131
    Tipo
    RECLAMAÇÃO
    Usuário
    MILENA CRUZ
    Data de Registro
    20/10/2022 09:11:31
    Texto
    Quero deixar aqui minha INDIGNAÇÃO com esse “Órgão” que deveria estar ao lado dos Brasileiros e não de um Partido ou Candidato.
    Fazer o que estão fazendo, censurando, querendo calar algumas mídias (apenas as que representam risco à vocês e a quem lhes interessa) é uma VERGONHA.
    Acredito que o que levaria esse órgão a chegar tão baixo assim é o que alguns aí de dentro estão tentando esconder. Devem estar RENDIDOS nas mãos desse Partido (Candidato), Ex-Presidiário, Corrupto, Descondenado, Chefe de Organização Criminosa e Ladrão. Não há outra explicação para escancararem tão explicitamente de que lado vocês estão.
    Esse órgão deve ser neutro a preferências ou interesses, mas INFELIZMENTE não é assim que estão agindo.
    Muito triste ver a que ponto estão chegando, ver o quão BAIXO estão jogando, colocando em RISCO essa Nação que tem muito potencial e que merece ter acesso a VERDADES.
    Deixo aqui o desabafo de uma Brasileira que ama o país aonde nasceu, que ainda acredita que o BEM triunfará e que aqueles que tem algum “poder” nesse país venha abrir seus olhos e coração percebendo o quanto podem fazer por seus “irmãos” de Pátria.

    1. Chocado! é tipo uma intervenção militar que ta acontecendo?? hahahah vamos juntos PELO DIREITO DE ESPELHAR INFORMAÇÕES DUVIDOSAS!! juntos somos mais!

  2. A verdade vos libertará e nunca pode ser censurada.
    O Faraó di TSE pensa que é Faraó DE VERDADE..

  3. A JOVEM PAN é proibida de chamar Lula de ladrão, a Globo News foi proibida qdo de chamar Bolsonaro de genocida?
    Lula é ladrão, chefe de quadrilha e isso não tem como mudar.

    1. Essa Radio já deveria está fechada… cancelada..Lixo pam..defensores do anticristo…pq nada falam dos pastores que estavam atrás dos prefeitos querendo tirar vantagem do dinheiro da Educação…censuraresse lixo de Radio é pouco

  4. Não concordo nem um pouco com essa decisão, a Jovem Pan é uma equipe totalmente imparcial, São completamente responsáveis, não podemos deixar isso acontecer!!!!!

  5. O Rodrigo Pacheco tá de olho na vaga do STF. Acham que ele vai fazer alguma coisa? Só acreditando em Papai Noel.

  6. Chora gado.
    Depois do dia 30 essa emissora vai perder a função dela de proteger o presidente.
    Vai fechar e o gado vai chorar kkk

    1. SE VAI SE FUDER JUNTO, ALIAS TODOS NOS VAMOS. CENSURA!!!

    2. O CHEFE BARBUDO VAI PASSAR O HOLLYEN EM CARACAS COM O MADURO E VAI FICAR LÁ ATÉ QUE A INTERPOL FOR BUSCÁ-LO

    3. Espera Zé ruela a censura vai chegar aí tbm, ahhhh, em tempo, burro tbm é considerado gado #ficadica

    4. Todos, inclusive você, chorará sob o comando desse DITADOR Ladrão, Corrupto, Sem Vergonha e Imoral

    5. A Liberdade de expressão e fundamental numa Democracia ,procure se informar,não tem nada a ver com partido .

  7. Que vergonha desse país q estamos vivendo.
    Lula é ladrão e ponto.
    Vcs vão poder continuar falando a verdade em breve Jovem pan.

  8. TSE CERTÍSSIMO, a maioria dos jornalistas da rede JP extrapolam, principalmente Constantino, Cristina Grimel

    1. Você tá maluco cara? Está defendendo a censura? Que raio de democracia você pretende viver seu lixo

    2. Um dos únicos canais de comunicação confiável ou quer ficar com o Ministro Boner

    3. Não sou bolsonarista , mas quando chamam o presidente de genocida eu não vi nenhuma entidade sse manifestar…incoerente não?

  9. Essa galera do Bozo fala a toda hora do socialismo. Não tem nem o ensino médio. Não devem nem saber quem é Karl Max kkkk
    Esse Brasil é um bando de analfabetos pobres que são acham inteligentes e da elite.

    1. Oi eu tenho ensino médio e ja li bastante sobre Karl Max. Socialismo só tem um defeito, o ser humano. Por isso não funciona! Eu não me acho inteligente, eu sou racional! Não sou analfabeto, acho que o Ex presidente é! Eu não sou da elite, sou pobre. Tem algo mais pra tentar me ofender?

    2. Não sou bolsonarista , mas quando chamam o presidente de genocida eu não vi nenhuma entidade sse manifestar…incoerente não?

    3. O problema desse país são pessoas como você, Pobre de Espírito e Rica de Ignorância.

  10. Eu já gostava da Joven Pan a partir de agora eu amo e vamos ligar as televisões aqui em casa somente nela, infelizmente tem muitos batendo palmas para a impunidade e acreditando no maior mentiroso do mundo.
    Criticiar os adjetivos do molusco, larápio… por favor tenha santa paciencia.
    Ex-presidiário
    Descondenado
    Ladrão
    Corrupto
    Chefe de organização criminosa
    ……..
    Ex-presidiário
    Descondenado
    Ladrão
    Corrupto
    Chefe de organização criminosa
    ….
    Ex-presidiário
    Descondenado
    Ladrão
    Corrupto
    Chefe de organização criminosa
    LULA É LADRÃO E O LUGAR DELE É NA PRISÃO.

  11. Querem nos obrigar a defender o que é indefensável.
    Um candidato que é ex-presidiario, não deveria ser candidato, ou seja, deveriam censurar a candidatura dele e não os esclarecimentos ao povo dados por vocês.
    Que tristeza! Onde vamos chegar se tal candidato for eleito?

  12. Bem eu repito:
    LULA é
    Ex-presidiário
    Descondenado
    Ladrão
    Corrupto
    Chefe de organização criminosa.
    Complementando:
    Nojento
    Gaga
    Corrupto
    Analfabeto
    Escrito
    Demo …

  13. Estou me sentindo pequena.Será que os brasileiros vão entender que estamos sendo encurralados ;estão calando a imprensa. Cuidado meus queridos irmãos!

    1. Um dos únicos canais de comunicação confiável ou quer ficar com o Ministro Boner

  14. Lula ladrão nojento, nos pessoas de bem precisamos ganhar este eleição e arrumar esta casa (TSE), e tirar de vez esta podridão.

  15. O silêncio dos bons preocupa muito!! O tiro sairá pela culatra! Cada vez mais sou jovem pan! O melhor veículo de informação do Brasil!! Única que oferece o contraditório!! O resto é muito burro!!!

    1. Vergonha. Defender um ser sem escrúpulos que saqueou o país.

    2. Censurar?????
      A única fonte segura que temos em informações. O Ladrão pode chamar o Presidente de canibal, pedófilos,etc? NINGUÉM ENGOLE ESSA.

  16. O Lula é vagabundo e ladrão,o sistema corrupto do Brasil está de mãos com corrupção…o TSE virou propaganda política do lula ladrão,todos sabem o Lula é corrupto,impedir o jornalismo de falar isso,podem esperar a ditadura corrupta de extrema esquerda do pt,vai virar a nova Venezuela o Brasil infelizmente… o PT nunca mais sai do pt, porque essas eleições já estão manipuladas infelizmente!

  17. Esse bando de Urubus-Rei devem estar recebendo algum do PT pra estar fazendo isso, do Bolsonaro, da primeira dama e até da filha de 11 anos eles podem falar o que quiserem…..

  18. A propaganda que faltava para o Bolsonaro, acredito que irá impulsionar a campanha do PR. Tiro no pé!

    1. Repórter falar que a filha do presidente parece uma P…pode! É o poste mijando no cachorro! Tem que exilar a esquerda de novo!

    1. Você só pode estar falando da rede esgoto de televisão!

    1. Um absurdo! Nunca vi uma aberração dessas! Como pode os guardiões da CF agirem contra os princípios legais do Estado Demos de Direito. Que vergonha!!!

  19. Aquela Jornalista da Jovem Pan que é CUBANA desfaz do LULA todo dia, chama LULA de ladrão, comunista, ditador e de outras grosserias que não se justificam…!! Pode isso de uma Jornalista que seja democrática, inda mais vinda de CUBA..??
    ..

  20. Mas podem chamar o Bolsonaro de pedófilo, estuprador e genocida. Estão nos censurando sim! Não é errado dizer que o cara foi descondenado e que é um ex presidiário e quem rouba é o que? Ladrão.

    1. Diga qual emissora e qual comentarista chama Bolsonaro de pedófilo, estuprador e genocida? Essa emissora deve ser representada na justiça tb.

  21. BG.
    Será que vai ter padres para realizar casamentos esse fim-de-ano. O Bispo afastou outro padre (São Gonçalo do Amarante-RN). Ave Maria, o negocio tá feio.

  22. Reproduzo a frase emblemática de Martin Luther King ” o que me preocupa não é o grito dos maus mas o silêncio dos bons”.

  23. Sair xingando em rede nacional é liberdade ????? Não é crime ,,,esse pessoal tem que ser processado e indenizar lula…e se continuar , cadeia,…..tortura, pau de arara, assassinato escondendo o corpo não,,, isso é coisa que eles querem fazer com esquerdistas , eles adoram,,,eles até homenageiam ustra….no dos outros é refresco…

    1. O Lula é um ladrão e chefe do maior esquema de corrupção que um país já sofreu. Também é um ex presidiário, ex condenado. Isso não é crime de calúnia. Ele fez mesmo.

    2. Alguém que foi preso e solto é um ex presidiário! Os outros bandidos que o chamaram de chefe da quadrilha. Não sou a favor de tortura, assassinato, repressão ou qualquer autoritarismo, mas as ditaduras que o Ex presidente apoia sim!

    1. Isso ai Soraide, aquele Constantino é um sujeito asqueroso, não sei como pode uma empresa de comunicação dar espaço pra tipo assim.

  24. Pois eu digo todas elas:
    Ex-presidiário
    Descondenado
    Ladrão
    Corrupto
    Chefe de organização criminosa

    1. Você deve ser desse tipo, por isso acha que os outros são iguais.

    2. O problema é, tudo que o Bozo faz é certo.
      Duvido se qdo investigado encontrasse 107 imóveis no nome do lula ele com certeza ia estar preso até hoje.

    1. O BOZO pode desfazer das Filhas dos outros, pra esse DOIDO vale tudo…!!!

    1. Nada do que a jovem Pan fala é mentira… essa censura é prova de que o esquema da esquerda é forte! Acorda patralha!

  25. Um absurdo , Alexandre de Moraes e um Ditador sem escrúpulo o TSE e um puxadinho do PT , bandidos , não tem compromisso com a Pátria nem com os Brasileiros, Fora , imagina se o PT está assim imagina se ganhar as eleições , a candidatura do luladrao não é correta , vai contra todas os valores e princípios , e vai mostrar a sociedade que roubo compensa , tudo que não presta compensa que o crime vale a pena ! Deus irá nos ouvir e nos livrar dessa raça maldita

    1. Aguardaremos com cautela, temos um novo Senado q nunca esperaram.
      Nos aguardem.
      Liberdade Silenciosa

  26. Veja que interessante. A censura já foi deferida, agora para tentar mudar essa situação, você vai recorrer a quem te censurou. É muita muita vergonha. Pessoal acorda, estão tirando nossa liberdade. Temos que tirar esse povo de lá. Não são imparciais. Que Deus nos abençoe

    1. É da medo de fazer qual quer comentário, então melhor a gente se calar, nossa opinião já não tem valor, pergunto, pq o pensamento do outro vai prevalecer? o meu não posso nem opinar.

    2. Poderia dizer um zilhão de adjetivos do Lula. Mas vou dizer apenas um pensamento:” se estiver o Lula e o capeta numa eleição, Eu voto no satanás.

    3. A solução da esquerda é a censura? Calar quem é contra ou teve comentários contrários? Quem tem opiniões dissonantes? A esquerda censura então, e isso?

  27. Não tem problema pessoal, utilizem o antônimo das palavras. Refiram-se a honesto ao invés de ladrão. Será um deboche nacional.

    1. KKK, se fizer isso também vão censurar. Alegaram que o jornalismo é mentiroso e vai alterar a percepção da população. KKK, mas seria ótimo

  28. Todo Brasileiro têm um lado nessas eleições mas o poder moderador não pode ter lado, Absurdo!

  29. Depois ainda criticam a época em que vivemos durante o regime militar,essa arbitrariedade é um tapa na cara das pessoas de bem.

    1. A solução e o povo ir para a rua e acabar com isso antes que se torne insustentável, quem manda no país e o povo

  30. Um grande passo para a implementação da Ditadura/ socialismo da esquerda em nosso país. Um sistema todo infectado e imparcial. Nossa única salvação é impedir esse povo de chegar ao poder de novo.

  31. A jovem klan não faz jornalismo, faz propaganda política. Enaltece bolsonaro e ataca seus adversário. As pessoas atacadas precisam ter o direito de resposta garantido.

    1. Vc pensa o mesmo em relação a outros jornais que atacam Bolsonaro? Ou é só mais um hipócrita?

    2. O engraçado, é falar isso, enquanto a Globolixo, segue tacando o pau e chamando o opositor de genocida, a justiça deveria ser para todos e não apenas para um dos lados, quando a serpente nasce, o primeiro que ela devora são os mais próximos.

    3. O 9 dedos pode chamar o Bolsonaro de genocida e pedofilo, mas ninguém pôde chamar ele de ladrão e corrupto? Então vamos chamar ele de santo

    4. Absurdo. Cala a boca já morreu, quem manda na minha boca sou eu.

  32. 🇧🇷 2️⃣2️⃣Agora podem chamar o 2️⃣2️⃣ de genocida, fascista, misógino, racista, podem xingar a mãe, a mulher, chamar a filha de puta, a mulher de puta, jogar bola com a cabeça do 2️⃣2️⃣, dizer que vai dar tapa na cara dele, vai matar, tem que morrer, é corno é ladrão é quadrilheiro…
    Só não vê quem está com o vírus do PT no sangue,e os únicos que tomaram a vacina que teve 100% de eficácia foram os roraimense, onde nenhum candidato do PT foi eleito, como o 2️⃣2️⃣ não distribuiu pelos estados os antídotos, vai ganhar porrada até às eleições. 2️⃣2️⃣🇧🇷

  33. O cara nem se elegeu e já estamos no clima de ditadura! Minha gente, pelo amor de Deus, não vamos permitir que um louco, bêbado e corrupto seja eleito!!! Pensem no futuro dos seus filhos e netos!

  34. O que adianta não poder falar os termos acima citado se ele é tudo isso e muito mais.

  35. Infelizmente estão ameaçando vcs, mas nós “Milhões de Brasileiros” estamos do seu lado e vamos protestar como podemos.

  36. Gente, na booooa, só pra eu entender! Pode usar as expressões genocida, pedófilo e miliciano?

  37. Vou comentar o que? Não posso dizer verdades, tenho medo. E fica uma pergunta: quem é mesmo o ditador?🤔

    1. Dentro do contexto pode. Assim: IA PASSANDO DE MOTO, VI ALGUMAS MENINAS DE 13, 14, 15 ANOS. MENININHAS BONITINHAS! PINTOU UM.CLIMA. VOLTEI! NESSE CONTEXTO PODE. LULA13

    2. Imbecil. Genocida onde? Pedófilo onde? Vc é um retardado mental . Palhaço!

  38. Uma censura do TSE ao jornalismo, que impede que termos verdadeiros sejam utilizados pelos profissionais. Termos verdadeiros????

  39. Acho correta a suspensão de termos pejorativos como esses em relação aos candidatos; mas não li na descrição palavras como: Genocida, pedófilo, homofóbico, misógino… essas podem ser usadas ?

    1. Essas expressões nunca foram ditas na Jovem pan. O que eles fazem não é jornalismo, é um palanque do Bolsonaro. Não tem vergonha na cara.

    2. Obrigada por ver ainda coerência e justiça de alguns, pois estou né sentindo derrotada vendo os acontecimentos recentes vindos de parte do povo e do Judiciário do Brasil.

  40. Absurdo! Imoral! Tudo isso é medo do molusco perder as eleições. Querem a boquinha de volta. 🤮

  41. Engraçado que o comentário anterior só esqueceu de dizer que tem que barrar os termos usados para Bolsonaro também. Sendo caracterizado como: calúnia, injúria, difamação, desobendiência, entre outros. BOLSONARO22

  42. Deixa eu ver se eu entendi. Se chamar o ladrão de ladrão, o criminoso passa a ser você?
    E chamar o Bolsonaro de Bozo, genocida, miliciano…..entre outros….isso pode?
    a partir de

  43. Mas o ditador era Bolsonaro! A onde vamos parar? No dia 30/10 vamos de 22 ! Se não vai ser difícil

  44. Meus Deus! Como é difícil entender o que é lógico quando não o queremos entender. Pela milésima vez: se estavam falando termos que adjetivam negativamente um candidato baseando-se em condenações inexistentes, sujeitam-se os infratores aos rigores das leis podendo responder por crimes tais como: calúnia, injúria, difamação, desobediência, entre outros. Ninguém é considerado culpado sem o trânsito em julgado da referida sentença. LULA13

    1. Esse bandido foi condenado em três instâncias. Os relatores devolveram milhões, ele ciente de toda roubalheira e você ainda vem defendê-lo? Quem é cúmplice de bandido, bandido é.

    2. Pablo Marçal tá oferecendo um milhão de reais pra quem provar o que você falou aí. Ou seja, que é mentira que lula não é EX-PRESIDIÁRIO, CORRUPTO, LADRÃO, DESCONDENADO E CHEFE DE ORGANIZAÇÃO. Ganha esse dinheiro, seu retardado!!!

    3. Houve trânsito em julgado, 3 processos. Se informe. Vc sofre de hibristofilia!

    4. Neste caso o termo genocida, corrupto e torturador também deve ser considerado difamação. O absurdo é aceitar que isso é normal!

    5. Ex presidiário ele é ! Isso não há quem negue. Se foi preso uma vez é ex presidiário, sim ! Daí se questiona o porquê. Será que a justiça brasileira é tão mediocre a ponto de prender alguém sem motivos ??

    6. O ex presidiário, descondenado, ladrão, corrupto e chefe de organização criminosa foi julgado em TODAS as instâncias, condenado por unanimidade e teve sua sentença aumentada. A maracutaia jurídica feita pelo Facchin foi alegar que o “cep” de julgamento estava errado. Pesquise um pouco antes de postar bobagens.

    7. “Condenações inexistentes”? É preciso ser muito alienado para achar que o molusco não foi condenado.

    8. Se ele está sendo caluniado, se é injúria existe a lei pra isso. O que o TSE está fazendo é censura sim e o pior com gente como você aplaudindo porque lhe convém hoje, mas amanhã atingirá a todos . Acordae

    9. Você nao tem nome? Nesse caso, você já é uma fake news? Quem esconde o nome, não tem boas intenções.

    10. “Sinceramente” Acho que você não é Sincero/a nem com você mesmo/a…. você deveria
      sinceramente” se atualizar com os fatos nos tempos do governo
      petista. Veja a história de como a globolixo detonava o governo petista, tem centenas de vídeos para provar, “sinceramente” só pessoas como você não quer ver.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Banco Central comunica vazamento de chaves Pix utilizadas na Shopee

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O Banco Central (BC) divulgou, nesta quinta-feira (19/9), que houve um vazamento de dados de chaves Pix utilizadas na plataforma Shopee. Conforme o comunicado, não houve o vazamento de “dados sensíveis” como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais ou qualquer tipo de dado de sigilo bancário.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, diz trecho do comunicado.

As pessoas que tiveram os dados vazados serão comunicadas. De acordo com o BC, este contato será realizado apenas por meio do aplicativo ou internet banking na qual o cliente tenha relacionamento.

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, afirma o Banco Central.

O caso será apurado e sanções que estão previstas na legislação poderão ser aplicadas, conforme previsão na legislação vigente.

Metrópoles pediu um posicionamento sobre o caso à SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos LTDA, que tem como nome fantasia Shopee, e aguarda um posicionamento. O espaço segue aberto.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério Público reabre inquérito sobre segurança de Marçal por matar delator do PCC

Foto: Reprodução

O Ministério Público de Goiás (MPGO) desarquivou, na última terça-feira (17/9), uma investigação contra o tenente-coronel Edson Raiado, acusado de ter matado o ex-piloto do PCC Felipe Ramos Morais e outras duas pessoas. O militar atualmente é segurança particular do ex-coach Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano.

Felipe, que foi vítima de homicídio, trabalhou para a facção criminosa de São Paulo, mas fechou acordos de delação premiada depois de sua prisão em 2012. As informações do piloto embasaram pelo menos quatro operações da Polícia Federal contra o tráfico de dr0gas. Por causa disso, Felipe era ameaçado pelo PCC.

Na manhã de 17 de fevereiro de 2023, o tenente-coronel Edson e o major Renyson Castanheira Silva invadiram uma fazenda em uma área rural entre Abadia de Goiás e Goiânia e mataram a tiros o piloto Felipe, o gerente Nathan Moreira Cavalcante, de 21 anos, e o mecânico Paulo Ricardo Pereira Bueno, de 37.

Dos 15 tiros que mataram os três, 12 foram disparados por Edson. Os policiais alegam que revidaram após serem recebidos a tiros. Eles dizem que foram até a fazenda após uma denúncia anônima de tráfico de drogas. Os PMs apresentaram três armas e cerca de 5 kg de cocaína como sendo do trio morto.

A investigação contra os oficiais Edson e Renyson foi arquivada em junho, considerando que houve legítima defesa, já que não havia provas do contrário. No entanto, um novo laudo da Polícia Científica mostrando que não havia sinais de pólvora no corpo da v1tima Felipe provocou a retomada da investigação.

Em despacho desta semana, o promotor do MPGO Luís Guilherme Martinhão requisitou várias diligências para a Polícia Civil de Goiás: ouvir novas testemunhas, extrair dados de celulares, novos exames de vestígio de sangue e de impressão digital nas armas apreendidas.

Fonte: Metópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secretário acusado de assédio moral é demitido do Ministério dos Direitos Humanos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O secretário nacional da criança e do adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, Claudio Augusto Vieira, foi demitido nesta quinta-feira (19). A exoneração foi publicada no diário oficial. Vieira tido sido acusado de assédio moral durante a gestão de Silvio Almeida, mas os casos foram arquivados. Na última sexta-feira, 13, a pasta reabriu investigações. Procurado, o ministério não se manifestou.

Ao Estadão Vieira disse que, conversado com ministério, a saída foi o melhor caminho. Vieira disse que as acusações “não correspondem à realidade” e que não tem conhecimento de nada, tudo que soube dos casos foi pela imprensa.

Novas denúncias foram recebidas pela pasta na segunda-feira, após a saída de Silvio Almeida. A denúncia detalha uma série de comportamentos abusivos por parte de Vieira, principalmente contra mulheres. Ameaças de demissão, restrição à liberdade de expressão em reuniões, e atitudes de menosprezo são alguns exemplos do assédio. Além disso, ele teria feito críticas à vida pessoal dos servidores, incluindo comentários sobre gravidez.

Na denúncia, a qual o Estadão teve acesso, estão listadas 14 acusações:

Para você

  1. Privar a pessoa do acesso aos instrumentos necessários para realizar o seu trabalho.
  2. Sonegar informações necessárias à realização de suas tarefas ou fornecer informações que induzam ao erro.
  3. Não atribuir atividades à pessoa, deixando-a sem quaisquer tarefas a cumprir, provocando a sensação de inutilidade e de incompetência, ou colocando-a em uma situação humilhante frente aos colegas de trabalho.
  4. Contestar sistematicamente todas as suas decisões e criticar o seu trabalho de modo exagerado ou injusto, em especial na frente de outras pessoas.
  5. Pressionar para não exercerem seus direitos estatutários ou trabalhistas.
  6. Segregar a pessoa assediada no ambiente de trabalho, seja fisicamente, seja mediante recusa de comunicação.
  7. Agredir verbalmente, gritar, dirigir gestos de desprezo, ou ameaçar com outras formas de violência física e/ou emocional.
  8. Realizar um controle excessivo e desproporcional apenas sobre a pessoa assediada.
  9. Criticar a vida privada, as preferências ou as convicções pessoais ou políticas.
  10. Espalhar boatos ou fofocas a respeito da pessoa assediada, ou fazer piadas, procurando desmerecê-la ou constrangê-la perante seus superiores, colegas ou subordinados.
  11. Ignorar a presença e os trabalhos da pessoa.
  12. Apropriar-se das ideias de mulheres, sem dar-lhes os devidos créditos e reconhecimento.
  13. Interferir no planejamento familiar das mulheres, sugerindo que não engravidem.
  14. Emitir críticas ao fato de a mulher ter engravidado.

Depois do arquivamento na gestão de Almeida, as denúncias cessaram. Os novos casos só foram relatados com a chegada de Macaé à pasta. Vieira foi contratado em maio de 2023, substituindo Ariel de Castro.

Quando a pasta anunciou a reabertura dos casos, o Ministério enviou ao Estadão uma nota defendendo a apuração das denúncias. Questionada sobre a demissão, a pasta não respondeu até a publicação

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

X começa a cumprir determinação de Moraes e bloqueia perfis

Foto: Reprodução

O X (antigo Twitter), do bilionário Elon Musk, começou a cumprir as ordens do ministro Alexandre de Moraes, Supremo Tribunal Federal (STF), na noite de quarta-feira, 18, e tirou do ar perfis que tinham determinação judicial para serem suspensos. Entre os alvos que já tiveram as contas retidas estão o influenciador digital Allan dos Santos e o jornalista Paulo Figueiredo, que moram atualmente nos Estados Unidos.

As decisões de Moraes foram tomadas no âmbito de dois inquéritos conduzidos pelo ministro contra a propagação de desinformação nas redes sociais: o das fake news e o das milícias digitais. Influenciadores, empresários e políticos bolsonaristas já tiveram perfis em outras redes sociais suspensos por decisões relativas a esses inquéritos. Os alvos das investigações ainda não se pronunciaram sobre a suspensão.

Musk se recusava a cumprir as ordens da Justiça brasileira, o que causou a suspensão temporária da plataforma no País. O bilionário encerrou as atividades da representação brasileira do X – um dos requisitos para que empresas estrangeiras operem no Brasil.

Nesta quinta-feira, 19, o X informou ao ministro do STF a indicação de novo representante legal da plataforma no Brasil e disse que cumprirá as ordens do magistrado, em um recuo do empresário sul-africano Elon Musk, dono da plataforma.

Por determinação de Moraes no final de agosto, o X ficou fora do ar após Musk recusar nomear um novo representante legal da plataforma e pagar as multas, que chegaram na casa das dezenas de milhões de reais.

Na última quarta-feira, 19, o X chegou a voltar. Segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações houve o uso de um “IP dinâmico” como “burl(”) no Twitter, no Facebook e no Instagram. No mesmo despacho, proferido no âmbito do inquérito das fake news, estavam ordens de buscas e apreensões cumpridas em operação da Polícia Federal (PF) em endereços ligados aos aliados do governo.

Em julho de 2020, as plataformas Twitter, Facebook e Instagram chegaram a suspender as contas de 16 nomes ligados ao bolsonarismo, entre os quais os influenciadores Allan dos Santos, Bernardo Kuster e Sara Winter, além dos empresários Luciano Hang e Edgard Corona, em cumprimento a uma decisão de Moraes no inquérito das fake news. Segundo o ministro, a restrição aos perfis foi justificada “para a interrupção dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática”.

Em alguns casos, o bloqueio foi revertido, voltando a vigorar com decisões posteriores da Justiça. É o caso de Hang, que criou novos perfis no Twitter, no Facebook e no Instagram, mas teve as contas bloqueadas mais uma vez em julho de 2022. Allan dos Santos também teve perfis suspensos por ordem judicial em mais de uma ocasião, voltando a ser alvo de decisão do STF em outubro de 2021.

Políticos como Roberto Jefferson e Daniel Silveira, ex-deputados federais, também já foram alvos de restrições. Os perfis de Roberto Jefferson no Twitter e no Facebook foram alvos de bloqueio por decisão de julho de 2020, enquanto Silveira teve contas em todas as redes sociais suspensas ao defender o AI-5 e atacar ministros do Supremo em fevereiro de 2021.

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz que ministério dos Direitos Humanos é como “batata fria para descascar”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (19/9), que tirou a deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) do “conforto” da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para assumir como ministra dos Direitos Humanos.

“Eu tirei ela agora do conforto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para descascar essa batata fria que é ser ministra dos Direitos Humanos”, afirmou Lula durante evento em Alcântara, no Maranhão.

O presidente ainda destacou a trajetória de Macaé em funções como professora, vereadora, deputada estadual, secretária de Educação de Belo Horizonte e secretária da Educação de Minas Gerais.

Macaé Evaristo entrou no lugar de Silvio Almeida, demitido após o Metrópoles revelar denúncias de asséd1o sexual contra o então ministro, no início de setembro deste ano. Entre as vítimas estaria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Legista afirma que Marçal não teve fratura após cadeirada de Datena

Foto: Reprodução

Segundo resultado de corpo de delito, candidato sofreu “lesão corporal leve”

O laudo do exame de corpo de delito realizado em Pablo Marçal (PRTB) após a agressão de José Luiz Datena (PSDB) durante o debate na TV Cultura, concluiu que o candidato à Prefeitura de São Paulo sofreu uma lesão leve, sem fratura. A informação, divulgada pela Folha de S.Paulo, será incorporada ao inquérito da Polícia Civil de São Paulo, que investiga o caso após o candidato registrar um boletim de ocorrência por lesão corporal e injúria.

O laudo do exame de corpo de delito realizado em Pablo Marçal (PRTB) após a agressão de José Luiz Datena concluiu que o candidato à Prefeitura de São Paulo sofreu uma lesão leve, sem fratura.

No debate promovido pela RedeTV! e o UOL nesta terça-feira (17), Marçal participou com o braço engessado. Ele também cancelou agendas de campanha por causa de “dores na região da fratura”.

Fonte: Infomoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Irã promete “destruição de Israel após ataques contra Hezbollah

General Hossein Salami em Teerã • 17/8/2023 WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

Após o ataque com pagers e rádios walkie-talkies explosivos contra o Hezbollah, no Líbano, o Irã prometeu a “destruição completa” de Israel com uma retaliação da frente de resistência. A nova ameaça foi feita pelo comandante a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), Hossein Salami, nesta quinta-feira (19/9).

De acordo com a mídia estatal iraniana, o major general prometeu ao líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, que em breve o mundo testemunhará “a destruição completa deste regime cruel e criminoso [Israel] com a resposta esmagadora da frente da resistência”.

O Irã é considerado o líder do chamado eixo da resistência que, além de alguns países na região, é composto por grupos islâmicos como o Hamas, Hezbollah e Houthis. O regime do aiatolá Ali Khamenei ainda é apontado como o principal financiador das organizações rebeldes.

A nova am3aça do Irã contra o Israel se soma a outros episódios em que a tensão dos dois países aumentou.

Desde julho, o regime iraniano tem am3açado atacar Israel, em retaliação ao ass4ssinato do ex-líder político do Hamas, Ismail Heyneyr, em Teerã.

Meses antes do episódio, o Irã realizou uma ofensiva inédita contra o território israelense, com o disparo de mais de 350 mísseis e drones. Apesar da potência bélica, não houveram v1timas f4tais durante a ação.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes autoriza PF a monitorar “casos extremados” de uso do X

Foto: Agência Brasil

ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que a Polícia Federal (PF) monitore “casos extremados” de usos da rede social X.

Nesta quinta-feira (19), investigadores já começaram a averiguar publicações feitas a partir do Brasil para notificar usuários.

De acordo com a decisão, se houver “comportamento reiterado”, o usuário pode ser multado.

“DETERMINO à Polícia Federal que proceda ao monitoramento de casos extremados do uso do ‘X’, para que, identificado o usuário, seja, em um primeiro momento, notificado da decisão desta SUPREMA CORTE que suspendeu a referida plataforma, dando margem a que, mantido ou reiterado o comportamento, a multa seja aplicada”, diz determinação encaminhada à PF.

Usuários da rede apontaram possibilidade de acesso ao X, nesta quarta-feira (18). A plataforma pôde ser acessada, inclusive, por meio redes do Wi-Fi do próprio STF e do Palácio do Planalto.

Moraes manda advogados comprovarem representação do X no Brasil | BASTIDORES CNN
De acordo com o X, o serviço da plataforma de mídia social foi restaurado de maneira “inadvertida e temporária” no Brasil após uma mudança no provedor de rede da empresa.

Ainda ontem, o ministro Moraes voltou a determinar a aplicação de uma multa diária de R$ 5 milhões à Starlink e ao X por descumprimento da ordem de suspensão da rede no país.

O X está bloqueado no país desde 30 de agosto, depois de descumprir decisões judiciais para suspensão de perfis na rede, além de ter retirado a representação legal no país.

Fonte: CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Líder do Hezbollah diz que ofensiva de Israel é “declaração de guerra”

Líder do Hezbollah Sayyed Hassan Nasrallah faz discurso em Beirute • 3/11/2023 REUTERS/Mohamed Azakir

O líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, comentou pela primeira vez os ataques cibernéticos no Líbano, e classificou as ações como uma “declaração de guerra”. A fala aconteceu durante discurso realizado nesta quinta-feira (19/9).

Até o momento, explosões de pagers e rádios walkie-talkies de membros do Hezbollah mataram 37 pessoas no Líbano. Mais de quatro mil pessoas ficaram feridas na ação, atribuída pelo grupo libanês ao governo de Israel.

Após o ataque e o deslocamento de tropas israelenses para a fronteira com o Líbano, Nasrallah prometeu que a ofensiva contra o território israelense só vai parar após o fim da gu3rra na Faixa de Gaza.

Na quarta-feira (19/9), o governo israelense anunciou estar entrando em uma “nova fase na guerra”, e moveu soldados rumo ao território libanês com o objetivo de “garantir o retorno seguro” de moradores do norte de Israel. Eles foram obrigados a deixar a região após o Hezbollah iniciar uma série de ataques na região, em apoio ao Hamas.

Nasrallah enfatizou que a “a única forma de devolver os colonos [israelenses]” para o norte de Israel é com o fim da “agressão contra a Faixa de Gaza e a Cisjordânia”.

Desde o início da semana, o Oriente Médio vive a expectativa de uma guerra direta explodir entre Israel e Hezbollah, no Líbano.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TRE-SP marca para segunda-feira (23) julgamento que pode devolver redes de Pablo Marçal

Foto: Reprodução/ Instagram

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) marcou para segunda-feira (23), o julgamento do recurso do candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), para reaver suas contas nas redes sociais. Todos os desembargadores participarão da sessão.

O recurso foi apresentado pelo ex-coach depois que o PSB, partido da candidata Tabata Amaral, pediu a suspensão das redes do adversário. Tabata alegou que o adversário cometia abuso de poder econômico por remunerar seguidores para promover sua campanha compartilhando e fazendo vídeos. A prática descumpre as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O juiz Antonio Maria Patiño Zorz entendeu não haver clareza no fluxo de recursos e concedeu liminar determinando o bloqueio.

Um dia após perder os perfis, Marçal pediu ao TRE SP para derrubar a liminar por, segundo ele, tratar-se de uma violação da liberdade de expressão. Mas o pedido foi negado pelo desembargador Claudio Langroiva Pereira. Segundo ele, não se trata de censura, nem de prejuízo ao pleito.

Marçal então recorreu de novo. Sua defesa entrou com um mandado de segurança que alegou censura prévia e dano à campanha, afinal o PRTB não tem tempo de TV ou de rádio. Este é o recurso será julgado na próxima segunda-feira.

O candidato está sem suas redes sociais desde o dia 24 de agosto. O recurso foi liberado para julgamento em 15 de setembro. A decisão atinge os perfis que Marçal tinha no início da campanha, mas não o impede de criar novas contas para divulgar sua campanha, o que o candidato já fez.

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *