Imagem: reprodução
Primeira mulher a se reeleger vereadora na história da Câmara Municipal de Natal, Júlia Arruda deixou o PDT nesta sexta-feira (3) e assinou ficha de filiação ao PCdoB no Rio Grande do Norte. A nova comunista chega com o objetivo de renovar pela quarta vez o mandato no parlamento municipal e também de fortalecer a nominata da sigla que concorrerá às eleições em outubro de 2020, caso o calendário eleitoral seja mantido.
A filiação ocorreu na véspera do prazo legal da janela de transferências partidárias, que se encerra neste sábado (4) O anúncio do desligamento do PDT ocorreu pelas redes sociais num texto forte e com recados velados a integrantes do partido.
A vereadora afirmou que recebeu recados enviados por emissários do Partido a convidando a se desfiliar do partido para acomodar um determinado grupo de vereadores da legenda:
– Minha saída do PDT era uma das condições negociadas entre a direção local do partido e o grupo de vereadores do chamado “chapão”. Grupo este que, ao contrário do aumentativo da alcunha, demonstra com essa condicionante a pequenez daqueles que se acovardam diante de desafios. Seria justificável tamanho receio em enfrentar uma mulher com votação superior a todos eles nas últimas eleições?”, disparou.
Júlia Arruda disse ainda que foi informada por um “segundo emissário” da sigla que, caso optasse por permanecer no PDT, o partido negaria a ela a legenda e, por consequência, o direito de disputar as eleições deste ano.
– Ameaça sórdida, desavergonhadamente confirmada por um segundo emissário do “chapão”, e que só justifica o descrédito da classe política perante a opinião pública. Afinal, são artimanhas desse tipo que insistem em transformar a política partidária em um território obscuro e vergonhoso.Diante disso, chego a duas conclusões: a de que esse constrangimento não é meu, e de que esse PDT não me representa”, afirmou.
Procurada pela agência Saiba Mais, Júlia Arruda disse que já vinha dialogando com o PCdoB e chega no Partido Comunista do Brasil para colaborar:
– O PCdoB sempre esteve aberto, sempre foi transparente na forma de conduzir, na linha em que me identifico, com as pautas que levanto na Câmara, com a democratização das ações. Chego para colaborar com a composição da nominata, para disputar a reeleição, colaborar com o partido”, disse.
A vereadora aproveitou ainda para alfinetar o PDT, partido com o qual já vinha em litígio desde 2018, quando a sigla negou a ela o direito de disputar uma vaga na Câmara Federal e, logo depois, rompeu com o ex-prefeito e presidente estadual da legenda Carlos Eduardo Alves.
– (No PCdoB) não há um tom de revanchismo, puxada de tapete, o que no sistema político atual credenciou e institucionalizou os donos de partido”, afirmou.
Questionada se chegava ao PCdoB para disputar a prefeitura já em 2020, Júlia Arruda disse que o objetivo é renovar o mandato pela quarta vez, mas deixou em aberto o futuro:
– Vamos afinar e pensar a partir de agora. Chego para disputar a reeleição, vou para o quarto mandato e dar continuidade ao nosso trabalho”, diz.
Júlia Arruda enxerga o PCdoB como uma legenda em processo de renovação. Embora admita que não conheça a fundo o projeto do “Movimento 65”, lançado pelos comunistas para atrair simpatizantes e tirar o peso do símbolo comunista da marca da sigla, ela cita o governador do Maranhão Flávio Dino como expoente dessas mudanças na legenda:
– Embora seja um partido quase centenário há uma renovação através dos membros, abrindo para nova filiação de pessoas, que aceita contribuição para se reoxigenar. Nessa perspectiva, a história mostra que não é uma legenda de aluguel, nao usa das pessoas para outras prática e vem tentando se renovar, o próprio Flávio Dino é um exemplo disso”, afirmou.
Saiba Mais – Agência de Reportagem
TENHO DÓ de VC JULIA > Sua postura não cabe em partido comunista.
Inacreditável!Neta do deputado Lauro Arruda da velha guarda do PSD, pecuarista e latifundiário em nova Cruz;filho do ex Deputado Leonardo Arruda, deverá perder muitos votos com essa mudança! É uma pena Júlia essa sua mudança!
Uma mulher séria e com uma carreira sem nada que desabone na política. Todavia a nova escolha partidária, sem dúvidas, fechará muito mais portas do que abrirá. Uma pena! Dessa palavra COMUNISTA quero distância…
Comunista? Perdeu meu voto.
Triste escolha, perdeu meu voto! 🙁
Perdeu meu voto, infelizmente.
Lamentável!
Cavou a sepultura.
Na esquerda, radical no PT.
Não tem votos pra ela (julia)
No palanque de Carlos Eduardo era outra coisa.
Já perdeu a reeleição, mais é muito bem empregado, três mandatos, já é uma profissional fa politica. Ta mais do que na hora de ficar de fora, já mamou de mais, nas tetonas da CMN.
Pense numa merda grande, acabou de cavar a própria sepultura. Vai "timbira" peido azedo!!!!
Tem meu voto
Tenho nojo do seu pai. Ele que me demitiu da urbana .Ele presta , safado e ladrão. Independente dele voto em vc. Saiba que seu pai é safado e ladrão
notícia de extrema importância para o futuro da humanidade.
a sociedade preocupada na sobrevivência e essa patricinha preocupada em continuar parasitando o contribuinte.
CHEGA!!!! BASTA!!!!
após essa crise passar a luta será:
-políticos = + cidadania
Júlia Arruda no PC do B…ok…que o poste tá mijando no cachorro, nós já sabemos. Só espero que a senhora tenha conhecimento, primeiro do que está fazendo, e depois sobre o Decreto do Papa Pio XII, publicado em 1 de julho de 1949 pelo Santo Ofício…
E pra mudar de partido tem que consultar o Papa?
Vixi Maria, pense numa comunista/socialista/invertebrada/"ingual" a Manuela lá do RS., dizem as boas línguas: Que o oportunismo faz um bom comunista, só dependem da hora.
Vai perder a boquinha!!!!
Mais uma patricinha comunista. Aqui está cheio dessa turma.
Aderiu ao Partido do Comunismo… Meus pêsames.
Só pode ser piada. Mais uma que acredita na burrice do nosso povo. Uma filhinha de papai querendo enganar a quem? Quando essa criatura pensou alguma vez na vida nas pessoas? Kkkkkkkkk
É mesmo. Quando essa pensou no povo? E num partido comunista? PC do B? Isso é escárnio.