Diversos

Justiça determina suspensão de concurso público em Mossoró

A Justiça, através da Vara da Fazenda Pública de Mossoró, determinou a suspensão do concurso público 01/2013, conduzido pela Prefeitura Municipal. O magistrado Pedro Cordeiro Júnior deferiu parcialmente a tutela de urgência da ação civil pública movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e ordenou que a Prefeitura adeque os itens 3.1 e 3.2 do edital.

As modificações a serem feitas dizem respeito ao parâmetro de utilização de reserva de vagas para pessoas com deficiência. Além disso, o juiz de Direito determinou que sejam realizadas as adaptações de todas as fases do concurso de acordo com a deficiência dos candidatos portadores de necessidades especiais.

O edital não informa o número de vagas para pessoas com deficiência e também não garante a previsão de adaptação das provas e do curso de formação de estágio probatório, que deve atender às necessidades específicas de acordo com a deficiência do candidato.

Mossoró não possui lei sobre regrando a reserva de vagas para deficientes físicos em concursos públicos. Existe apenas uma disposição genérica no artigo 7º da Lei Complementar nº 29/08, que diz respeito ao estatuto do servidor público municipal.

Recomendação

O mesmo edital foi alvo de uma recomendação da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró. O objetivo foi a inclusão das licenciaturas em Física e Química como requisitos alternativos para o acesso à vaga de professor de Ciências.

O edital em vigor disponibilizava nove vagas para professor da disciplina de Ciências, que será ministrada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do município. Segundo o item 2.2.6 do edital, somente pessoas graduadas e com Licenciatura em Ciências Biológicas poderiam se inscrever para concorrer às vagas. A recomendação foi atendida, uma vez que a Prefeitura fez a alteração requerida.

MPRN

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Jornalismo

TAVA PRECISANDO: Mudanças na UPA de Parnamirim

Fotos: Reprodução

A UPA de Nova Esperança, estava passando sérias dificuldades, que vem de um histórico de várias gestões. Chegavam relatos a este comunicador quase diariamente dos problemas não apenas de superlotação, mas também de falta de insumos no início do ano.

Temos sido desde o início críticos quanto a gestão da Professora Nilda, mas inclusive na entrevista que nos concedeu, ela focou em buscar resolver alguns problemas da UPA, parece que começa a colher frutos.

Chega a informação que a unidade passou a ter 03 ambulâncias, agora conta com 32 tipos de exames sendo realizados e também a reativação do aparelho de raio-x que já se encontrava parado.

O problema da superlotação continua é a prefeita tem que focar nisso.

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Brasil

Nova rota da história: Estudo aponta chegada de Pedro Álvares Cabral no RN, e não na Bahia

Foto: Reprodução

Há exatos 525 anos, em 22 de abril de 1500, uma frota portuguesa avistava terras desconhecidas no Atlântico Sul — um episódio que marcaria, nos livros de História, a chegada da missão de Pedro Álvares Cabral às terras que mais tarde seriam chamadas de Brasil. Desde então, o imaginário nacional fixou-se em Porto Seguro, na Bahia, como o local do primeiro contato, do avistamento ao desembarque, dos exploradores europeus. Essa versão foi amplamente aceita, ensinada e reforçada ao longo dos séculos. Agora, um novo estudo reacende um antigo debate ao fortalecer hipóteses já defendidas por outros pesquisadores e questionar a rota consagrada pela tradição.

Publicado no Brazilian Journal of Science, o trabalho combina dados físicos, mapas interativos e imagens de satélite para sustentar que o ponto mais provável da chegada portuguesa não foi a Bahia, mas o atual território do Rio Grande do Norte. Liderado por cientistas potiguares e paraibanos, o estudo revisita registros históricos sob uma nova perspectiva, cruzando documentos da época com evidências geográficas e oceanográficas que apontam para um trajeto diferente daquele eternizado nos livros didáticos.

A ideia surgiu a partir da releitura da famosa carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Cabral. Nela, o fidalgo português descreve distâncias, profundidades do mar e uma montanha alta e arredondada avistada do navio. Os autores do estudo cruzaram essas informações com medições modernas e descobriram que os dados batem com a geografia do litoral potiguar, mais especificamente na região entre as praias do Marco, no município de Pedra Grande, e de Zumbi, em Rio do Fogo, próximo à foz do rio Punaú.

Conduzido por Carlos Chesman, do Departamento de Física da UFRN, e Cláudio Furtado, do Departamento de Física da UFPB, o estudo recorreu a conceitos da física para reinterpretar a trajetória da frota portuguesa. Um dos pontos centrais da pesquisa envolve a força de Coriolis, um efeito gerado pela rotação da Terra que influencia os ventos e as correntes marítimas. Esse fenômeno faz com que as correntes oceânicas girem no sentido horário no hemisfério norte e no sentido anti-horário no hemisfério sul. Segundo os autores, essa dinâmica natural teria desviado a frota portuguesa para o litoral potiguar, contrariando a versão tradicional.

O trajeto também foi calculado com base na batimetria, que mede a profundidade do oceano. Os pesquisadores converteram as “braças” mencionadas na carta de Caminha para metros e simularam a aproximação da costa usando softwares como o QGIS. Além disso, realizaram expedições reais com barcos, navegando cerca de 30 quilômetros mar adentro para fotografar, da mesma distância descrita na carta, as montanhas avistadas pela esquadra. O estudo indica que o monte avistado em 1500 (indicado nos livros como Monte Pascoal) seria, na verdade, o Monte Serra Verde, localizado no interior do RN, perto de João Câmara.

As simulações por GPS indicam que a chegada pela Bahia não corresponderia aos ventos e correntes da época. Já a rota pelo RN segue o trajeto natural das correntes atlânticas, descritas nos diários de navegação do século XV. A localização do desembarque na carta também coincide com a existência de um marco português, hoje representado por uma réplica na praia do Marco (o original está no Museu Câmara Cascudo, da UFRN). O ponto sugerido para esse desembarque fica a cerca de 60 quilômetros dali, exatamente como descrito no documento histórico.

Segundo os autores, o objetivo é revisar a narrativa histórica à luz de novas evidências científicas, promovendo uma interpretação mais alinhada aos dados contemporâneos. Eles acreditam que a ciência pode aprimorar a forma como compreendemos o passado, contribuindo para uma visão mais fundamentada e precisa dos eventos históricos.

Uma teoria cada vez mais forte

A pesquisa publicada por Carlos Chesman e Cláudio Furtado é mais uma peça que reforça uma tese antiga, agora sustentada por novos dados físicos, batimétricos e simulações computacionais. Essa abordagem atualiza o trabalho de estudiosos como Lenine Pinto, que defendeu durante décadas que o Brasil foi achado no litoral do Rio Grande do Norte e não na Bahia. Lenine baseou-se em registros náuticos, mapas antigos e relatos, como o da carta de Américo Vespúcio, para sustentar que a primeira terra avistada pelos portugueses foi o saliente potiguar.

Foto: Cícero Oliveira

Outros autores também contribuíram para essa hipótese. Luís da Câmara Cascudo, em Dois ensaios de história, destacou a força das correntes marítimas e dos ventos alísios, que empurrariam naturalmente qualquer embarcação vinda da África em direção ao litoral norte-rio-grandense. A professora Rosanna Mazaro, da UFRN, já havia reforçado esse argumento com base em sua própria experiência como navegadora, afirmando que as condições de vento e mar praticamente impossibilitam uma chegada direta à Bahia sem antes tocar o RN.

O pesquisador Manoel de Oliveira Cavalcanti Neto também apontou compatibilidade entre as profundidades descritas por Pero Vaz de Caminha e os dados batimétricos da costa potiguar. Seus argumentos mostram que, ao contrário de Porto Seguro, o litoral do potiguar apresenta os níveis de profundidade e visibilidade descritos no documento histórico. A mesma carta menciona um “monte muito alto e redondo”, que Lenine e Manoel identificaram inicialmente como o Pico do Cabugi. Em um segundo livro, porém, o próprio Manoel Neto corrigiu a informação para o Monte da Serra Verde.

Embora o debate não esteja encerrado, o acúmulo de evidências empíricas e o uso de métodos científicos contemporâneos fortalecem a tese de que Cabral teria chegado primeiro ao litoral do Rio Grande do Norte. A combinação entre tecnologia atual e documentação histórica fortalece a hipótese potiguar com um ineditismo metodológico que diferencia este estudo de interpretações anteriores, até então baseadas majoritariamente em análise documental. O que antes era sustentado por teoria literária e investigação histórica agora ganha reforço acadêmico e científico.

UFRN

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Polícia

Presidente do INSS é afastado após operação sobre fraude de R$ 6,3 bilhões

Foto: Reprodução

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado da sua função nesta quarta-feira (23) no âmbito da operação da Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal (PF) que investiga fraudes na entidade.

Além do presidente, outros cinco servidores do órgão foram afastados por determinação judicial.

Segundo a PF, entidades que representavam aposentados e pensionistas descontaram irregularmente parte de mensalidades associativas aplicadas sobre benefícios previdenciários.

As entidades cobraram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024, pelos cálculos dos investigadores.

Operação

A Controladoria-Geral da União e Polícia Federal deflagraram nesta quarta-feira (23) uma operação contra um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumprem 211 mandados de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e em 13 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Segundo a PF, as investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

CNN

Opinião dos leitores

  1. Não entendi! O cara roubou seis bilhões e foi afastado? É isso? Não foi preso, foi afastado? Viva a corrupção! Isso é Brasil.

  2. ➡️ONTEM
    👺👺👺💩💩💩Zanin compra briga com Moro pelo direito de gravar audiências
    Advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins pediu à OAB do Paraná que analise decisão do juiz Sergio Moro, de Curitiba, de proibir que advogados gravem vídeos das audiências, sem que, para tanto, haja autorização judicial; a defesa argumenta que a decisão de Moro “colide com a expressa disposição legal”; “A proibição das gravações, além de incompatível com a lei, impede que os advogados possam se defender de situações inadequadas eventualmente ocorridas após o desligamento da gravação do juízo”, defende Zanin; em vídeo, ele comentou os depoimentos realizados nesta sexta-feira 10 no caso do triplex no Guarujá e disse que eles confirmam a tese da defesa.
    ➡️HOJE
    👺👺👺💩💩💩O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, mandou lacrar, de maneira arbitrária, os celulares de todos os participantes da sessão da Corte sobre a denúncia da PGR contra o “núcleo 2” da suposta “trama golpista”.
    Advogados, jornalistas e investigados foram obrigados a entregar seus aparelhos antes de acessar o auditório da Turma.
    Os celulares foram lacrados e devolvidos em envelopes, com a orientação de que não poderiam ser abertos no local onde as denúncias estavam sendo analisadas.
    ➡️ EXISTE RAÇA PIOR E MAIS HIPÓCRITA DO QUE ESQUERDISTA? 💩💩💩 E HAJA CORRUPÇÃO! VOLTARAM A CCCEEENNNAAA DO CRIME 👺👺

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Cidades

DNIT promete concluir obra e liberar Ponte de Igapó até o final de maio

Foto: Alex Régis

Com serviços iniciados há 19 meses, as obras de reestruturação do Complexo Viário da Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte de Igapó), sobre o Rio Potengi, na zona Norte de Natal ainda vão demorar cerca de 40 dias, com previsão de liberação total para o tráfego em maio de 2025, conforme o Departamento Nacional de Infraestrura e Transportes (DNIT) informou à TRIBUNA DO NORTE. O cronograma está dentro do previsto e o orçamento, antes em R$ 20 milhões, chegará a R$ 30 milhões, segundo o órgão.

“O DNIT informa que que a execução da obra está dentro do previsto. A expectativa é de que até o final de maio/2025 o tráfego seja liberado na sua totalidade, ou seja com 100% da obra concluída. A autarquia salienta que está sendo devidamente cumprido o cronograma de pagamento das medições previsto em contrato firmado com a empresa executora. Ao todo estão sendo investidos aproximadamente R$ 30 milhões na obra”, diz nota enviada à TRIBUNA DO NORTE.

Com intuito de recuperar a ponte, que interliga bairros da zona Leste à zona mais populosa de Natal, a Norte, os serviços de recuperação na base da Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte de Igapó, estão acontecendo desde 12 de setembro de 2023 e tiveram orçamento inicial de cerca de R$ 20,8 milhões. Com previsão inicial de conclusão para janeiro de 2025, o projetosofreu alterações e a perspectiva do DNIT é de que a travessia seja totalmente liberada em maio de 2025, atingindo uma duração de 20 meses.

As intervenções fazem parte do projeto de execução das obras de reabilitação da Obra de Arte Especial (OAE), no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), viabilizadas com Orçamento Geral da União. Todo o complexo está sendo restaurado, abrangendo desde as fundações até a superestrutura que é composta por faixas de rolamento, passeios de pedestres, juntas de dilatação, entre outros.

O projeto inclui a restauração e o reforço de estacas, blocos e pilares; demolição de estruturas deterioradas; substituição asfáltica e de aparelhos de apoio; reforço de vigas, recuperação de barreiras de refúgio da ponte ferroviária e da passagem dos pedestres e guarda-corpos, dentre outros. A Ponte de Igapó, com 600 metros de extensão, nunca havia passado por uma reparação desde a construção de suas duas partes – uma em 1970 e outra em 1985.

Na reestruturação está sendo implantada também uma estrutura cicloviária, em conformidade com a legislação vigente, garantindo maior acessibilidade e segurança aos ciclistas. De acordo com o DNIT, essas intervenções são essenciais para a revitalização de um dos principais eixos de mobilidade da cidade, que atende um volume de tráfego de aproximadamente 70 mil veículos diariamente, e é fundamental para a integração viária da região metropolitana de Natal.

O Departamento diz que as ações para recuperar a travessia sobre o rio Potengi estão em andamento desde o dia 1 de setembro de 2021. Na data foi homologada a licitação para contratação dos projetos básico e executivo desta reabilitação. Na ocasião, foram obedecidos todos os trâmites administrativos e legais. Desde então, segundo o órgão, técnicos da autarquia desenvolveram na primeira etapa os projetos de engenharia necessários para dar início à reabilitação completa da travessia.

Com os serviços, apenas um lado da ponte está liberado ao tráfego, gerando transtornos para motoristas e para o transporte público de Natal. Além dos quase 20 meses de obras nas imediações da ponte, os natalenses que atravessam o espaço diariamente já conviveram com obras por vários meses para as obras da Avenida Felizardo Moura e no entorno do Viaduto da Urbana, que dá acesso à zona Norte e aos bairros Quintas e Nordeste, ambos da zona Leste.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Qual o motivo do orçamento ter sido reajustado para trinta milhões?
    Tem caroço nesse angu!

  2. SERÁ QUE O DESCASO E O SOFRIMENTO, ALÉM DA FALTA DE RESPEITO A ZONA NORTE E AOS DEMAIS MORADORES QUE UTILIZAM A PONTE DE IGAPÓ,VAI ACABAR? UMA MANUTENÇÃO DE QUASE DOIS ANOS PARA CONCLUIR, SÓ NO DESGOVERNO FÁTIMA BEZERRA E DO PT ACONTECE.

  3. Já? Aqueles 03 trabalhadores que faziam a obra já concluíram?
    Não levou nem 04 anos fazer uma obra que não era necessária. Alguém vai notar a diferença do antes e depois?
    Isso é exemplo de obra do governo estadual.

  4. Dois anos para reformar 700 metros de ponte…..
    Cai no “GOPI” quem quer.
    Viva o Brasil, viva o PT.

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Social

Lei 12.129 reconhece o Ribeira Boêmia como Patrimônio Cultural Imaterial do RN

Fotos: Divulgação

O projeto cultural Ribeira Boêmia, referência na valorização do samba no Rio Grande do Norte, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A Lei nº 12.129, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), foi sancionada pelo Governo do Estado e publicada na edição do Diário Oficial do dia 16 de abril de 2025.

O Ribeira Boêmia é um projeto cultural sem fins lucrativos que, desde 2012, valoriza e difunde o samba no Rio Grande do Norte. Com rodas de samba, festivais e eventos icônicos, tornou-se referência no cenário musical e cultural, promovendo intercâmbio entre artistas locais e nacionais. Além da música, o Ribeira Boêmia tem forte compromisso social e ambiental, arrecadando alimentos para comunidades vulneráveis e promovendo ações sustentáveis em seus eventos. O projeto não apenas celebra o samba, mas também fortalece a economia criativa e preserva tradições.

“Ao reconhecer o Ribeira Boêmia como patrimônio cultural, o Estado reafirma a importância de preservar nossas raízes e valorizar projetos que promovem arte, inclusão e identidade cultural”, destacou o deputado Ezequiel Ferreira.

O reconhecimento como patrimônio cultural imaterial chega como coroação de uma trajetória marcada por resistência, alegria e pertencimento.

Opinião dos leitores

  1. Espetacular! Fantástico! Incrível! O que seria do RN sem esse projeto? Agora o progresso e o desenvolvimento chegam. Todo o mundo virá ao RN para conhecer o Ribeira Boêmia. Vai faltar hospedagem.

    1. Gostei da ironia, a ribeira vai ser o melhor bairro de Natal. SQN.

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Polícia

PF prende na BR-101 foragido da Justiça condenado a mais de 10 anos de prisão

Foto: Divulgação 

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN), com apoio da FICCO/PB, prendeu na tarde desta terça-feira (22/04), um homem foragido da Justiça. O preso havia sido condenado a 10 anos e 6 meses de prisão, com sentença já transitada em julgado.

A prisão ocorreu em via pública, na BR-101, no município de João Pessoa (PB), e foi realizada em cumprimento a um mandado expedido pela 1ª Vara da Comarca de São Gonçalo do Amarante (RN).

De acordo com a PF, no momento da abordagem, com ele foram encontrados diversos documentos em nome de terceiros. A partir do material apreendido, será iniciada uma nova investigação para apurar as condutas de falsificação de documentos públicos e também lavagem de ativos, que é o processo de ocultar ou disfarçar a origem de recursos financeiros obtidos ilegalmente.

O preso figura ainda como réu em uma ação penal que transcorre na Comarca de São José do Mipibu/RN, onde o processo está suspenso em razão da sua não localização para citação.

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Geral

Lula entrega a PEC da Segurança Pública ao Congresso

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, faz uma cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 23, para oficializar a entrega da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública ao Congresso Nacional.

A cerimônia de entrega da PEC da Segurança Pública ocorre às 17h, com a presença das seguintes autoridades:

  • Davi Alcolumbre – presidente do Senado Federal;
  • Hugo Motta – presidente da Câmara dos Deputados;
  • Ricardo Lewandowski – ministro da Justiça e Segurança Pública;
  • Gleise Hoffmann – ministra da Secretaria de Relações Institucionais;
  • Randolfe Rodrigues – senador e líder do governo no Congresso;
  • Jaques Wagner – senador e líder do governo na Casa Alta;
  • José Guimarães – deputado e líder do governo na Casa Baixa.

No início deste mês, o ministro Lewandowski já havia apresentado o novo texto da PEC para o Congresso Nacional. Agora, será oficializada a entrega da proposta, que deve ter sua tramitação iniciada na Câmara dos Deputados.

PEC da Segurança Pública vai “condenar” as polícias

Durante a audiência da Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal em 9 de abril, Lewandowski disse que a proposta da equipe petista vai “coordenar” as forças policiais do país.

Para justificar essa suposta coordenação das forças de segurança pública, Lewandowski falou que “cada uma dessas forças de segurança não conversam entre si e, literalmente, atiram cada uma para um lado diferente”.

“Essa proposta que nós estamos apresentando ao Congresso Nacional tem o primeiro objetivo de coordenar essas forças, ter um banco único de informações e termos uma fotografia real da realidade do crime no Brasil”, argumentou.

Ainda sobre a “coordenação” das forças policiais, Lewandowski argumentou que a União já conta com as polícias Federal, Rodoviária Penal, Penal, Civil, Científica, Militar, além da Força Nacional. Ele sinalizou que as guardas civis municipais podem ser integradas a este quadro.

“Quando a população, com justa razão, diz que o grande problema que aflige hoje é a criminalidade e a culpa é do governo, ela não faz distinção entre governo municipal, estadual e federal”, argumentou.

Sobre as críticas da oposição de que o texto do governo Lula interfere na autonomia dos Entes Federativos, Lewandowski negou: “O governo federal não quer intervir na autonomia dos estados no que diz respeito à segurança pública”.

“A PEC é apenas uma tentativa de organizar o jogo, para então depois nós darmos uma nova partida”, declarou. “Infelizmente não existe uma bala de prata para enfrentar a criminalidade, enfrentar as organizações criminosas”.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. Conversa pra boi dormir. Querem é o poder de decidir tudo em Brasília. Se fosse somente para melhorar a comunicação entre as policiais e as unidades da federação, não precisaria dessa pompa toda. Querem exportar a bagunça do Rio de Janeiro, onde a marginalidade tomou conta de quase tudo, para o resto do país, essa é a verdade.

  2. A pec que fara a PF monopolizar a atuação do Estado contra o narcotráfico no Brasil. O Narcotráfico vai agradecer eternamente. Sociedade abra do olho!

  3. Vendo as “personagens” dessa imagem, podemos concluir que nesse projeto, coisa boa não tem, esses parasitas não dão ponto sem nó.

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Economia

Gargalos portuários causam prejuízo de R$ 8,9 mi na exportação de café

Foto: Reprodução/Unsplash

Os exportadores de café brasileiro deixaram de enviar 638 mil sacas de café para o mercado externo em março de 2025 em razão do esgotamento da infraestrutura portuária no país. O cenário, que resulta em gastos que não estavam no planejamento das empresas, causou um prejuízo de R$ 8,901 milhões para as companhias.

A estimativa consta no Boletim DTZ (Detention Zero), elaborado pela startup ElloX Digital em parceria com o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil). De acordo com o levantamento, de 325 embarcações, 179 tiveram atrasos ou alterações de escala. Desde junho de 2024, quando o monitoramento começou, as companhias associadas ao conselho relataram prejuízos de R$ 66,576 milhões.

O levantamento também mostrou que o não embarque desse volume de café fez com que o Brasil deixasse de receber US$ 262,8 milhões (R$ 1,510 bilhão) como receita cambial das transações comerciais no mês passado. A estimativa considera o preço médio FOB (free on board) de exportação de US$ 336,33 por saca (café verde) e um dólar de R$ 5,7462 na média de março.

Segundo o conselho, as causas do prejuízo do Brasil no período foram:

  • armazenagem adicional: quando o tempo de permanência gratuita do contêiner no porto acaba e a empresa precisa pagar pelo período extra que a carga fica a mais no terminal antes de ser embarcada ou retirada. A taxa é diária;
  • período em detentions: os contêineres de carga são alugados para a exportação. A empresa de transporte marítimo estipula um prazo para devolução de um contêiner. Detentions são como uma multa que a empresa precisa pagar pelo atraso na devolução das estruturas;
  • pré-stacking: os portos organizam os contêineres para facilitar os embarques nos navios. Atrasos nos embarques atrapalham o fluxo nos terminais e a organização antecipada. As empresas podem ser multadas por atraso na retirada de contêineres do pré-stacking;
  • antecipação de gates: os portos permitem que algumas cargas cheguem mais cedo aos terminais. Isso evita filas nas estradas de acesso aos portos. Mas, quando há antecipação da chegada dos contêineres aos terminais e atraso de embarque, além de atrapalhar o fluxo nos terminais, pode aumentar o custo aos donos da carga por causa do armazenamento adicional e do período de detentions.

O Porto de Santos, movimentou 78,5% dos embarques de café no 1º trimestre de 2025, com 63% de atraso ou alteração de escalas de navios. O tempo mais longo de espera no mês passado foi de 42 dias no embarcadouro santista.

Já o complexo portuário do Rio de Janeiro, 2º maior exportador dos cafés do Brasil, com 17,2% de participação nos embarques de janeiro a março deste ano, teve taxa de atraso de 59% no mês passado. O maior intervalo foi de 15 dias do 1º ao último dia de prazo.

GARGALOS NA INFRAESTRUTURA

O Cecafé afirmou que os investimentos que as autoridades públicas têm feito no setor são importantes, mas que ainda precisam de mais urgência na resolução das demandas.

“Os investimentos anunciados são muito importantes, como o leilão do TECON10 em Santos, a concessão do canal de entrada marítima ao porto, o túnel de ligação Santos-Guarujá e a terceira via de descida da Rodovia Anchieta para a baixada santista, porém a entrega demorará cerca de cinco anos e o segmento exportador nacional demanda de soluções urgentes, pois os prejuízos são gritantes”, afirmou o diretor-técnico do Cecafé, Eduardo Heron.

Segundo ele, a infraestrutura dos portos não acompanhou a evolução do agro brasileiro e, apesar de observarem recordes de movimentações, o cenário é “muito ruim” para as empresas que atuam no comércio exterior.

Em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que o governo federal estima a realização de 60 leilões até 2026 para ampliação da capacidade portuária do Brasil e já trabalha para acelerar a movimentação de cargas nos terminais.

“Foi criado o Programa Navegue e Simples, com o objetivo de aumentar a celeridade na movimentação de cargas, inclusive as conteinerizadas, desburocratizando os processos para novas outorgas, tanto nas concessões quanto nos leilões públicos. Nesse primeiro momento, o objetivo é reduzir o tempo de autorização de Terminais de Uso Privado (TUPs) e, em uma segunda etapa, diminuir o tempo dos arrendamentos de terminais portuários”.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Em vez de está exportando era pra o governo proibir, pois o café o preço no mercado interno está insustentável, era bom que estragasse e o prejuízo pra esses quer só pensam em lucro s exorbitantes

  2. Quero ver se agora eles não baixam o café, esses agricultores Bolsonaristas pensavam em prejudicar o Brasil, vendendo para outros países e deixando o Brasil sem café e o pouco que restou, encareceu. Agora ou baixa ou fica no prejuizo.
    E por ai

  3. Quanto maior for as exportações, pior é para o consumidor brasileiro que pagará mais caro pelo produto.

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Geral

Geopolítica não pode ser feita de “ocasiões”, diz Lula, em reunião com líder chileno

Foto: PR/Divulgação

O presidente Lula da Silva disse nesta terça-feira, 22, que a geopolítica não pode ser feita de “ocasiões”. A declaração do petista ocorreu depois de uma reunião bilateral com o presidente do Chile, Gabriel Boric, no Palácio do Planalto.

“Quando a gente preside um país a gente não preside de forma ideológica. A geopolítica do mundo não é feita de ocasiões, ela tem que ser perene”, afirmou Lula. Em seu discurso, o petista repetiu principalmente que é preciso reforçar a integração e as intituições multilaterais regionais.

Lula: “ninguém precisa gostar de ninguém”

Para ele, é importante que, independente do governo de ocasião, as relações entre os países da América do Sul sigam fortes. Lula acrescentou que sempre teve boa relação com os chefes de Estado do continente, seja qual fosse a ideologia política. Defendeu do mesmo modo que ninguém precisa “gostar” de ninguém porque não se trata de um “casamento”, mas que se deve ter um bom diálogo com todos que representam as nações.

“Ou nós aprendemos isso, ou continuaremos pobres. Eu não quero guerra fria. Eu não quero escolher a China ou os Estados Unidos”, afirmou. Conforme a declaração do brasileiro, o continente sul-americano ficou centenas de anos tratando seus vizinhos como inimigos e apenas “bajulando” países ricos como os Estados Unidos.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

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Geral

Bolsonaro diz em live que pode ter alta na próxima 2ª feira

Foto: Redes sociais/Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta 3ª feira (22.abr.2025) que deve ter alta na próxima 2ª feira (28.abr). Contudo, não deixou claro se ele se referiu à internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ou no hospital. Ele está internado na UTI do DF Star, em Brasília, desde 13 de abril, depois de realizar a 7ª cirurgia relacionada à facada que sofreu em 2018.

A declaração foi feita durante uma transmissão ao vivo em seu canal no YouTube, quando participava do sorteio de um capacete da sua marca, “Bravo Grafeno”, para os compradores da pré-venda receberem o artigo pelas mãos do ex-presidente.

“Recebi uma boa notícia hoje, talvez daqui a 2 dias eu fique livre da sonda nasogástrica e já começa a melhorar mais as coisas por aqui. Acredito que 2ª feira esteja de alta e quando a gente comece a voltar à normalidade”, declarou.

Bolsonaro se recupera de uma cirurgia realizada em 13 de abril para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal. O boletim médico divulgado nesta 3ª feira (22.abr) informou que ele tem “boa evolução clínica” e apresenta “sinais efetivos de movimentação intestinal”.

SAÚDE DE BOLSONARO

Bolsonaro deu entrada em hospital de Natal (RN) em 11 de abril, depois de sentir fortes dores abdominais durante um evento com apoiadores na cidade de Tangará. Foi transferido para Brasília no dia seguinte.

A cirurgia foi realizada em 13 de abril. Foi a 7ª cirurgia relacionada à facada que sofreu em 2018, durante a campanha presidencial. Em 17 de abril, Bolsonaro iniciou fisioterapia para se recuperar da operação.

No sábado (19.abr), o ex-presidente recebeu os filhos Flávio (PL-RJ), que é senador, e Carlos Bolsonaro (PL), vereador do Rio, durante sua estada no hospital. Também é acompanhado da mulher, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

No mesmo dia, o ex-presidente publicou um vídeo de agradecimento a Michelle pelo suporte no período de recuperação. “Por todo apoio e energia que tem depositado neste momento”, escreveu Bolsonaro.

Poder 360

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