A Justiça de São Paulo decretou a prisão do ex-vereador de Diadema, Manoel Eduardo Marinho, mais conhecido como Maninho do PT, e seu filho, Leandro Eduardo Marinho, por causa do episódio de agressão contra o manifestante e empresário Carlos Alberto Bettoni, ocorrida no dia 5 de abril em frente ao Instituto Lula, na região do Ipiranga. Eles foram denunciados pelo promotor Luiz Eduardo Levit Zilberman por tentativa de homicídio por motivo torpe e cruel. O processo corre sob segredo de Justiça.
Bettoni foi agredido no local após gritar ofensas contra o PT durante entrevista do senador Lindbergh Farias (RJ) à imprensa. Um dos denunciados empurrou a vítima, que bateu a cabeça em um caminhão que passava no local. Na ocasião, manifestantes estavam reunidos em frente ao instituto por causa da notícia de que o juiz Sérgio Moro tinha expedido a ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Bettoni foi internado no hospital São Camilo, onde permaneceu até o final de abril.
Quanto ao secretário nacional do Setorial Sindical do PT, Paulo Cayres, indiciado pela Polícia Civil, o promotor pediu o arquivamento do inquérito, alegando que ele não teria participado diretamente do ataque que levou o empresário Bettoni a bater a cabeça contra o caminhão. “A prisão cautelar decretada, além de muito bem fundamentada, atende aos anseios da sociedade ordeira e traz segurança para que as testemunhas e vítima possam ter tranquilidade e para depor em juízo e aguardar o julgamento pelo tribunal popular”, informou em nota o advogado Daniel Bialski, que representa Bettoni.
Um morador da região registrou o exato momento em que a ponte que liga o Maranhão ao Tocantins desabou neste domingo (22). Ele alertava justamente sobre os riscos de desabamento da ponte e cobrava das autoridades obras de manutenção, quando a estrutura colapsou, assustando o morador que comentava sobre a situação da ponte e o cinegrafista que o acompanhava.
A ponte, localizada sobre o Rio Tocantins, liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) e foi inaugurada em 1960. A estrutura faz parte de um importante eixo viário, sendo ponto de travessia das rodovias BR-226 (Belém-Brasília) e BR-230 (Transamazônica), além da Ferrovia Norte-Sul.
A ponte era vital para a economia e a logística da região, interligando o norte e nordeste do Brasil e contribuindo para o escoamento de produtos através da Ferrovia Norte-Sul. A interdição também afeta diretamente o transporte rodoviário de carga e passageiros, além de gerar impactos sociais e econômicos para os municípios de Aguiarnópolis e Estreito, que formam uma conurbação populacional.
Construída há mais de 60 anos, a ponte apresentava sinais de desgaste estrutural nos últimos anos, conforme relatado por moradores e motoristas que utilizavam a via. Denúncias sobre a falta de manutenção adequada foram feitas às autoridades competentes, mas ações concretas para reforma ou substituição da estrutura não foram realizadas.
Após tomar conhecimento do desastre, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, mobilizou equipes de resgate de todo o Estado para atuar na região. O Corpo de Bombeiros de Araguaína foi acionado e está se deslocando para o local, assim como equipes de um quartel próximo. Devido à profundidade do rio, que ultrapassa 50 metros, mergulhadores especializados de Palmas também estão sendo enviados para reforçar os trabalhos de busca e resgate.
Uma ponte entre os estados do Maranhão e Tocantins desabou neste domingo (22). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três caminhões caíram na água no desabamento e uma pessoa morreu.
O desabamento aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que fica entre as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins. A ponte é uma ligação importante entre os dois estados e passa sobre o rio Tocantins.
Imagens feitas por celular mostram o momento da queda da ponte e a situação após o desabamento.
De acordo com a PRF, as informações iniciais apontam que três caminhões estavam sobre a ponte no momento do colapso. Uma pessoa foi encontrada morta, e outras duas foram socorridas e encaminhadas a um hospital da região. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) o desabamento aconteceu porque o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu. A causa do desabamento ainda não foi informada.
Com o desabamento, o trecho está completamente interditado. Em nota, DNIT informou uma rota alternativa.
Caça F/A-18 Super Hornet pousa no porta-aviões USS Harry S. Truman, que está em operação no mar Vermelho – Foto: Andreas Solaro/AFP
Em um incidente revelador sobre a escalada de atividade militar no mar Vermelho, um navio de guerra americano abateu neste domingo (22) por engano um caça do próprio país que patrulhava a região. Os dois pilotos sobreviveram e foram resgatados.
O incidente de fogo amigo ocorreu em um lugar não revelado, logo após a decolagem do caça F/A-18 Super Hornet do deque do porta-aviões USS Harry S. Truman para uma missão de ataque contra posições de rebeldes houthis no Iêmen.
Navegando na região como parte do grupo de ataque do Truman, o cruzador USS Gettysburg “incorretamente atirou e acertou o F/A-18”, disse o Comando Central das Forças Armadas dos EUA, responsáveis pela região.
O caso está sendo investigado, e não está claro qual foi o erro, mas ele mostra os riscos de operação numa região saturada de ações militares.
Os houthis começaram a alvejar navios mercantes que consideram ligados a Israel e ao Ocidente após o Estado judeu decreta guerra na Faixa de Gaza, na esteira do mortífero mega-ataque terrorista do grupo palestino Hamas em 7 de outubro do ano passado.
Os rebeldes que dominam a capital e porções do oeste do Iêmen desde 2014, quando iniciaram uma guerra civil com apoio do Irã contra o governo local, aliado da Arábia Saudita, agem para dar suporte à luta do Hamas —igualmente bancado por Teerã, assim como o Hezbollah libanês.
De forma inesperada, causaram disrupção no comércio marítimo mundial, elevando custos de frete devido ao desvio de rotas pelo canal de Suez, que liga o mar Vermelho ao Mediterrâneo. Já ocorreram mais de cem ataques a navios mercantes e de guerra na área.
Segundo o índice FBX, da empresa espanhola Freightos, que calcula o custo de transporte de contêineres de 40 pés (12 metros) nas 12 principais rotas mundiais, quando os combates começaram esse valo estava em cerca de US$ 1.000. Chegou a quintuplicar, e nesta semana está em US$ 3.600.
Os houthis também têm intensificado os ataques diretos a Israel, agora que o Hezbollah e o Estado judeu vivem um frágil cessar-fogo no sul do Líbano e o Hamas está virtualmente incapacitado em Gaza.
No sábado (21), um míssil balístico do grupo atingiu diretamente o sul de Tel Aviv, sem ser interceptado pelas defesas aéreas israelense, ferindo 23 pessoas. Segundo as Forças Armadas locais, uma falha no sistema de longo alcance Arrow permitiu o ataque.
Os israelenses haviam atacado na véspera uma série de alvos no Iêmen, buscando manter os houthis sob pressão. Tel Aviv já havia promovido dois grandes ataques que obliteraram o principal porto do grupo, em Hodeidah.
Desde a chegada do grupo do Truman ao mar Vermelho, na semana passada, os EUA retomaram a rotina de bombardeios contra os houthis. Neste fim de semana, alvejaram a capital iemenita, Sanaa, buscando depósitos de mísseis.
Com a ajuda iraniana, os rebeldes montaram um vasto arsenal de mísseis e drones, cuja sofisticação pegou de surpresa Israel e seus aliados. A atividade tem sido considerada a mais intensa da Marinha americana desde a Segunda Guerra Mundial, e analistas creem que pode ser uma questão de tempo até que algum navio dos EUA seja atingido por míssil ou drone.
A derrubada do F/A-18, caça que no futuro será substituído pela versão naval do F-35 de quinta geração, com capacidades furtivas e empregado pelos israelenses contra os houthis, é a principal baixa americana até aqui nos combates.
O empresário Luiz Claudio Galeazzi estava a bordo do bimotor que caiu nesta quarta-feira, 22, em Gramado, na serra gaúcha. Segundo o Aeroclube de Canela, a empresa Helisul realizou o despacho do voo, e informou que Galeazzi, o dono da aeronave, pilotava o avião que tinha como destino a cidade de Jundiaí, em São Paulo. Além dele, estavam no avião nove passageiros, entre eles duas crianças.
De acordo com a Polícia Civil, as dez pessoas que estavam a bordo da aeronave morreram na queda. “A família do senhor Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi , esposa, três filhos, a irmã, o cunhado, a sogra e duas crianças. Em princípio, são essas as vítimas fatais desse lamentável fato”, disse o delegado à frente da investigação em uma entrevista coletiva. O avião era do modelo Piper PA-42 Cheyenne, de matrícula PR-NDN, e decolou de Canela, cidade vizinha à Gramado, às 9h12, com destino ao município paulista.
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Galeazzi estava à frente da Galeazzi & Associados, empresa familiar focada em gestão de crise e restruturação de empresas. O negócio foi fundado pelo pai de Luiz, Cláudio Galeazzi, que morreu em março de 2023, devido a um câncer. Em 2010, Luiz perdeu a mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, também em um acidente aéreo: o avião bimotor em que ela estava caiu em Sorocaba, no interior de São Paulo.
A gerente da loja que foi atingida pela queda de um avião em Gramado (RS) na manhã deste domingo (22) contou à BandNews TV que foi “salva” porque se atrasou para chegar ao trabalho devido à chuva.
“Nós trabalharíamos normalmente hoje. Só que, quando acordei, chovia torrencialmente, tinha uma neblina forte, então resolvi ir um pouco mais tarde para a empresa. Quando cheguei, por volta de 9h30, já havia ocorrido tudo”, disse Mara Metz.
O estabelecimento abriria às 10h – a queda ocorreu por volta das 9h15. “Meu desespero é que meu colega começaria às 8h30 e eu não conseguia ter notícias dele. Ele não atendia o telefone. Mas graças a Deus ele também resolveu se atrasar e chegou depois”, completou a gerente.
De acordo com Mara, a loja, que é de Santa Catarina e inaugurou há poucos meses a filial de Gramado, sofreu perda total. “Hoje foi muito triste para nós. Tanto para mim quanto para meus colegas e toda a cidade.”
Subiu para 41 o número de mortos em virtude do acidente na BR-116 em Teófilo Otoni (MG) neste sábado (21). A informação foi confirmada pela Polícia Civil de Minas Gerais em coletiva de imprensa neste domingo (22).
Segundo a instituição, 41 cadáveres deram entrada no Instituto Médico Legal de Belo Horizonte neste domingo (22).
Onze desse total já foram identificados e dois já foram liberados. Os corpos passarão por perícia e a investigação vai apurar se todos eram ocupantes do ônibus.
O motorista suspeito de causar o acidente está com a carteira de motorista apreendida há dois anos e não tinha autorização para dirigir. Ele é considerado foragido pela polícia.
Janine tenha cuidado, esse povo que vc admira e defende, nao gosta ou acredita em DEUS, vc pode ser devorada, se é isto que vc quer, nao saia do trilho.
Praia de Areia Preta, em Natal — Foto: Igor Jácome/g1
O litoral da Grande Natal está com cinco trechos impróprios para banho, segundo o boletim semanal de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgado na sexta-feira (20).
O boletim da balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, e a classificação se dá com base em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Veja os trechos impróprios:
Nísia Floresta/Foz do Rio Pirangi
Parnamirim/Rio Pirangi (Ponte Nova)
Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium)
Natal/Ponta Negra (Morro do Careca)
Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza)
A validade do boletim é de uma semana, momento em que os trechos serão reavaliados e um novo boletim será publicado.
Ao todo, são analisados 51 trechos de banho que ficam nas cidades de Baía Formosa, Tibau do Sul, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Areia Branca, Grossos e Tibau.
Um acidente no km 52 da BR-226, em Bom Jesus, região agreste do Rio Grande do Norte, resultou na morte de três pessoas e deixou outras duas feridas na manhã deste domingo (22).
A colisão frontal envolveu dois veículos Chevrolet Celta e ocorreu por volta das 6h50, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
No Celta vermelho, o condutor, de 50 anos, foi socorrido pelo SAMU com ferimentos graves. A passageira foi identificada como Maria das Graças Barbosa dos Santos, de 58 anos. Ela não resistiu e morreu no local.
No Celta cinza, o condutor, que foi identificado como Francisco Aparecido da Silva, de 43 anos, faleceu no local. Dois passageiros estavam no carro: João Guilherme Lima Rodrigues de Azevedo, de 15 anos, que também morreu na colisão, e um homem, de 42 anos, que foi socorrido com vida.
Além da PRF, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e Polícia Civil foram acionadas para atender à ocorrência.
A rodovia foi parcialmente interditada para o atendimento da ocorrência.
OU A POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL TOMA PROVIDÊNCIAS COM VIATURAS E PESSOAL NAS ESTRADAS COM RADAR E BAFOMETRO OU VAI FICANDO PIOR PARA A VIDA DOS QUE TRAFEGAM NAS RODOVIAS, USEM A LEI E O RIGOR DA LEI OK.
A queda do avião em Gramado deixou nove mortos, segundo informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias. Informações iniciais dão conta de que a aeronave, de pequeno porte, caiu em cima de lojas e atingiu também uma pousada. A situação do tempo na cidade é ruim, com chuva e nevoeiro.
Ao menos 15 pessoas foram socorridas a hospitais da região. Na pousada, o prédio foi atingido pelos destroços após a queda e houve um incêndio. Ao todo, 15 pessoas que estavam no local ficaram feridas e foram socorridas para o hospital. A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que a maior parte das vítimas precisou de atendimento por ter inalado a fumaça do incêndio.
No Governo desse sujeito trllionario só desgraça acontecido no país..Em todos os quadrantes desse país é tragédia em cima de tragédia..Sorte no país só para ele e os seus amigos
No Governo da “democracia” e “paz e amor”, só tragédias:
Corruptos de volta a cena do crime; economia, saúde, educação e segurança pública, agonizando na UTI…
E, agora, de ontem para hoje, 41 mortos em acidente rodoviário em Minas Gerais e queda de avião no Centro de Gramado… Os presságios estão aí… As pragas do Egito estão tomando conta de nossa Nação…
Frota Silva. Você é um palhaço. No tempo da ditadura do mito só teve coisa boa. covid-19, negacionismo, economia precária, inflação,
queimadas, mortes no Pará, Desenvolvimento zero. Cala a boca e vai conversar asneiras no teu pasto.
Né isso! Só faltam mais uns 699.950 mortos pra que o governo atual fique tão nefasto e mortal quanto foram os 4 anos do governo do golpista das rachadinhas, vulgo joalheiro das arábias!
E acrescentando, ainda tem os integrantes do grupo “Ali Babá e os 40 ladrões” (Nero, Gustavo Mafra e o Imparcial)…
Ana alice é tão tosca que não consegue interpretar uma simples linha de texto.
Parabéns!!!! Que aqueles que se dizem "do bem" não perca a cabeça em momentos onde pode tirar a vida de outro ser humano. #sirvadelicao